1. Como Viver Contente na Escassez (Fp 4:10-13)

1. Como Viver Contente na Escassez (Fp 4:10-13) Filipenses 4 de 10 a 13 é o texto que nós iremos compartilhar nessa devocional eu vou colocar aqui na tela para que fique mais fácil a gente seguir como nós já temos feito em outras ocasiões.

1. Como Viver Contente na Escassez (Fp 4:10-13)

Palavras do apóstolo Paulo alegrei-me sobre maneira no Senhor porque agora mais uma vez renoves a meu favor o vosso cuidado o qual também já tinha antes mas vos faltava.

Oportunidade digo isso não por causa da pobreza porque aprendi a Viver Contente em toda e qualquer situação tanto ser está humilhado como também ser honrado de tudo e em todas as circunstâncias já.

Tenho experiência tanto de fartura como de fome assim de abundância como de escassez tudo posso naquele que me fortalece graças a Deus nós vamos agora orar e pedir que Deus abençoe esse.

Momento de devocional no coração de todos aqueles que estão participando pai querido nós pedimos a tua graça a tua benção sobre nós especialmente nesses momentos difíceis de incerteza de.

Apreensão com relação ao futuro nós pedimos que o Senhor nos ensine a viver contentes em toda e qualquer situação que as palavras do apóstolo Paulo que nós vamos estudar sejam usadas pelo teu.

Espírito santo para nos mostrar o caminho da satisfação mesmo em circunstâncias graves como Talvez nós tenhamos de passar ouve a nossa oração em nome de Jesus.

Amém queridos Paulo estava preso em Roma numa casa alugada por ele Acorrentada a um soldado Romano enquanto esperava o julgamento de César e ali ele certamente estava passando por algumas dificuldades.

Algumas privações ele era Prisioneiro e a vida de Prisioneiro não era uma vida de abundância não era uma vida onde havia Fartura poderemos imaginar que Paulo estava passando por alguma.

Dificuldade talvez pouco alimentação talvez não tinha roupa suficiente para se proteger do frio da noite a situação era de escassez era um momento de dificuldade quando de repente ele recebe.

A visita de epafrodito um dos líderes da igreja de filipos que havia sido fundada pelo Apóstolo Paulo Poucos Anos Antes filipos traz uma oferta da igreja para o apóstolo Paulo bem como informações.

Sobre a igreja a oferta era muito bem-vinda o apóstolo Paulo agora poderia se grar porque ele poderia comprar alimentação e aquilo que ele tinha necessidade ele escreve essa carta que.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Na certa foi levada por epafrodito de

    Volta ou por outro ou por outro emissário onde ele agradece a oferta onde ele dá algumas instruções pra igreja e onde ele aproveita a sua.

    Própria experiência para encorajar os Filipenses a viver contentes em todo e qualquer situação os próprios Filipenses estavam passando dificuldades nós imaginamos por conta das perseguições.

    Que eram tão comuns no século io onde os cristãos às vezes se viam assediados eh pela polícia pelos moradores da mesma cidade pelos seus vizinhos e lançados fora dos seus empregos não tinham ganh.

    Pão era uma situação sempre difícil o apóstolo Paulo então aqui nessa passagem encoraja os Filipenses a viver contentes em toda e qualquer situação eu queria Então ver com vocês.

    A a três três pontos aqui da passagem que eu espero serão úteis para nos ajudar nisso que nós queremos que é Honrar o nosso Deus seja qual for a dificuldade o primeiro ponto é a.

    Alegria de Paulo que ele demonstra com aquela oferta alegrei-me sobre maneira no Senhor porque agora mais uma vez renoves a meu favor o vosso cuidado o qual também já tinha antes mas vos.

    Faltava oportunidade Paulo expressa aqui sua gratidão aos Filipenses ele diz que se alegrou sobremaneira uma alegria muito profunda e ele se alegrou no senhor a razão da Alegria foi ele diz.

    Porque ele percebeu O amor que o amor dos Filipenses por ele não havia mudado provavelmente fazia alguns anos ou algum tempo desde que Paulo tinha recebido a última oferta da igreja de filipos que.

    Foi uma igreja que sempre o ajudou e agora com a chegada dessa oferta nesse momento que ele tava passando na prisão Paulo tem motivos para agradecer e se alegrar no Senhor porque ele ele percebe.

    Como ele diz aqui que os Filipenses

    Renovaram a favor de Paulo o cuidado que eles como ele diz aqui o qual também já tinha es antes os Filipenses Como eu disse eles sempre tiveram cuidado do.

    Apóstolo Paulo que era o pai espiritual deles e o cuidado aqui é o cuidado financeiro mandando ofertas e de alguma forma ajudando o apóstolo Paulo a passar pelos momentos difíceis que ele tinha.

    Enfrentado no seu ministério no seu ministério de pregador de pastor e de missionário e agora Paulo tá feliz porque percebe que a igreja o ama que a igreja Cuida dele e Paulo se alegra em.

    Deus por ver o cuidado dos Filipenses para com ele e ele como Cavalheiro que sempre é como uma pessoa um um gentleman ele diz aqui mas eu sei que faltava oportunidade vocês e não é tá tá tá mais.

    Ou menos dizendo assim passou um tempinho né entre as ofertas ele não tá dizendo isso diretamente mas ele disz mas eu sei é porque faltou oportunidade para vocês fazerem isso e essa falta de.

    Oportunidade era talvez porque os Filipenses não tinham tido recursos financeiros para ajudar o apóstolo Paulo ou porque Paulo também não tinha dado essa oportunidade não é agora ele tava.

    Preso em Roma E era uma boa ocasião paraa igreja de filipos demonstrar o seu amor mas veja que aqui no verso 11 Paulo faz uma ressalva ele diz digo isso não por causa da pobreza ou seja isso que.

    Ele acabou de dizer dizer de que ele tinha se alegrado sobremaneira com a oferta que tinha chegado dos Filipenses a causa daquilo não era o fato de que ele estava vivendo uma situação de.

    Pobreza preso Paulo não estava angustiado Paulo não estava desesperado Paulo não estava se queixando reclamando ou criticando então eh a ponto de que quando a oferta chegou ele então se.

    Sentiu Alegre não ele já tinha aprendido a ficar alegre e Viver Contente antes mesmo da oferta dos Filipenses chegar e ele coloca em seguida três razões pelas quais ele já vivia aprendia ou ou tinha.

    A experiência de contentamento a primeira delas é essa daqui porque aprendi a Viver Contente e toda em toda e qualquer situação coisa importante Paulo tinha.

    Aprendido a Viver Contente a ficar satisfeito com o que ele tinha isso não foi uma coisa que caiu do céu no coração do apóstolo Paulo ele diz que aprendeu e isso significa que houve um processo de.

    Aprendizado durante a sua vida durante a sua carreira como pastor missionário obreiro passando por dificuldades momentos difíceis e às vezes também momentos de Glória em que recebia ajuda.

    Em que tinha o suficiente Paulo aprendeu a arte do contentamento a ficar feliz tendo muito ou tendo pouco passando dificuldade ou tendo mais do que necessário para sua vida e eu creio que.

    Essa é uma das coisas que Deus deseja nos ensinar através dessa crise que está sobre nós e que talvez ainda vá durar algum tempo trazendo consequências severas paraa economia e que de uma.

    Forma ou de outra vai nos alcançar no meio de tudo isso pode ser que nós tenhamos de passar de um estado de ter alguma coisa a reduzir o que nós temos a termos que viver com bem menos daquilo.

    Que nós temos hoje e algumas pessoas certamente vão passar por alguma privação o que Deus deseja nos ensinar isso tudo é que nós aprendamos a viver contentes com aquilo que nós temos quer.

    Nós tenhamos em Fartura quer nós tenhamos em escassez Paulo aprendeu a Viver Contente em toda e qualquer situação quando ele tinha muito quando ele tinha pouco ele aprendeu como se.

    Alegrar no senhor como ficar satisfeito com as alternâncias das circunstâncias que acometem a natureza humana o curso da nossa história e toda a sociedade eu tenho certeza que é isso que Deus também.

    Deseja nos ensinar a não viver reclamando criticando angustiados em Pânico mas com contentamento no coração dizendo Deus eu te agradeço o pouco que tenho um dia eu já tive muito mas agora.

    Eu tenho pouco mas eu te agradeço que eu ainda tenho alguma coisa para comer eu ainda tenho alguma coisa para trazer pros meus filhos eu te agradeço porque o senhor vai suprir todas as minhas.

    Necessidades é isso que Deus quer nos ensinar e essa é primeira razão que Paulo apresenta aqui para dizer para os Filipenses que não foi por conta da oferta deles necessariamente que ele.

    Tinha se alegrado no Senhor porque ele já tinha aprendido a viver alegre em qualquer situação a segunda o segundo a o segundo argumento segunda razão que ele apresenta aqui é que ele aprendeu.

    Sei tanto sei estar humilhado como também ser honrado etc Paulo aprendeu eh ele sabia ele tinha tomado de como passar pelas diferentes situações da vida veja como ele diz aqui.

    No meio do verso 12 de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência já passei por tudo diz o apóstolo Paulo por todas as circunstâncias e portanto adquirir.

    Experiência e agora Paulo era um crente experiente um crente maduro mas ele teve que passar por tudo e por todas as circunstâncias Deus usa cada distância como uma sala de aula para nos ensinar a.

    Viver na dependência dele a viver felizes se Deus nos dá em abundância se nos dá em em em Fartura ou se ele então permite que nós passemos por dificuldade Deus usa cada circunstância dessa como.

    Uma sala de aula para nos ensinar a arte do contentamento e aqui o apóstolo Paulo faz três contrastes para explicar o que ele está dizendo primeiro ele diz que sabe viver humilhado e também sabe ser.

    Honrado depois ele diz eu aprendi a viver com fartura e aprendi também a viver com fome eu aprendi a viver com abundância e aprendi também a ter escassez em todas estas coisas eu tenho.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gtZbtjugGbM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem