24. Não abusem dos privilégios de Deus (1Co 10.1-13)

24. Não abusem dos privilégios de Deus (1Co 10.1-13) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 10 e vamos ler até o verso 13 Primeira aos Coríntios 10:1 a 13 aqui o apóstolo Paulo faz uma advertência aos irmãos fortes da igreja de Corinto para que eles não abusassem dos privilégios que Deus havia dado primeiro aos Coríntios Capítulo 10 de 1 a 13 ora irmãos não quero que vocês ignorem que os nossos pais estiveram todos sobre.

24. Não abusem dos privilégios de Deus (1Co 10.1-13)

A nuvem e todos passaram pelo mar e todos em Moisés foram batizados tanto na nuvem Como no mar todos eles comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia e a pedra era Cristo mas Deus não se agradou da maioria deles razão pela qual ficaram prostrados no deserto olha essas coisas se tornaram exemplos para nós a.

Fim de que não conhecemos as coisas más como eles cobiçaram não sejam idólatras como alguns deles foram conforme está escrito o povo assentou-se para comer e beber levantou-se para se divertir e não praticamos imoralidade como alguns deles o fizeram e caíram mortos num só dia 23 mil não ponhamos o senhor a prova como alguns deles fizeram e foram mortos pelas serpentes não fiquem murmurando como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo Exterminador essas.

Coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós para quem os fins dos tempos tem chegado por isso aquele que pensa estar em pé veja que não caia não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana Mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar pelo contrário juntamente com a tentação proverá Livramento para que vocês possam suportar até aqui a leitura da escritura nessa.

Noite o pai pedimos mais uma vez que o senhor Abra os nossos olhos para que nós vejamos as maravilhas da tua lei que o senhor ilumine nosso entendimento para compreender a tua palavra e para que possamos aplicar as nossas vidas em nome de Jesus amém queridos hoje nós vamos ver essa advertência Severa que eu aposto Paulo faz aqui a igreja de Corinto e que está mais dirigida para aqueles irmãos que são chamados de fortes aqui porque tinha.

Uma consciência robusta tinha um conhecimento sólido a respeito de Deus de Jesus Cristo e que não viam qualquer dificuldade em comer carne sacrificada a Ídolos mais do que isso eles não tinham qualquer problemas ou escrúpulos em ir ao templo Pagão a um dos muitos templos que havia na cidade de Corinto e ali participar daquelas festividades em homenagem às divindades greco-romanas e geralmente essas festividades incluía não somente.

Comer carne de animais que eram sacrificados em homenagem aqueles Deuses mas envolvia também o que é chamado de prostituição cultural praticamente quase todos esses cultos pagãos tinham sacerdotisas que se envolviam sexualmente com os adoradores como eram religiões que celebravam os ciclos da do ano a chuva que fecundava a Terra e a semente que brotava isso era ensinado através de relações sexuais.

Entre os adoradores e as sacerdotisas nem todo culto tinha essa chamada prostituição cultural mas fazia parte das religiões do antigo Oriente especialmente aquelas chamadas religiões que vinham da frísia da Mesopotâmia enfim desses lugares aí onde as trevas eram tremendas então os irmãos da igreja de Corinto que não via um problema com a carne sacrificada ídolo estavam inclusive se atrevendo a participar.

Desses festivais Eles não iam lá para idolatrar ele já tinha que a idolatria era pecado eles tinham crido em Deus e no Senhor Jesus sabiam que eles eram libertos pela graça de Deus para servir Ao Único Deus verdadeiro e ao seu filho Jesus Cristo e também eles não iam lá para praticar prostituição mas ao fazer isso eles estavam correndo risco de se envolver abusando da Graça de Deus dos privilégios corriam risco de se envolver e também acabavam trazendo escândalo.

Para irmãos que tinham dificuldades com todas estas todas essas questões conforme a gente tenha acompanhado desde o Capítulo 8 então aqui no capítulo 10 o apóstolo Paulo parte do exemplo da Nação de Israel e tira algumas lições preciosas para a igreja de Corinto particularmente para esses irmãos que estavam abusando da Graça de Deus nós vamos ver primeiro quatro privilégios da Nação de Israel mencionados por Paulo aqui nos versos de 1 a 4.

Depois veremos que esses privilégios não impediram que Deus ficasse desagradados com eles versos 5 a 6 depois quatro episódios que o apóstolo Paulo menciona de como Israel desprezou os privilégios e a graça de Deus versus de 7 a 11 e finalmente nos versos 12 13 aplicação que Paulo faz para a igreja de Corinto também para nós vamos terminar tentando ver de que maneira isso tem a ver conosco também então em primeiro lugar.

Os quatro privilégios da Nação de Israel mencionados aí nos versos de um a quatro meus irmãos eu não quero que vocês ignorem que os nossos pais estiveram todos sobre a nuvem e todos passaram pelo mar aqui eu posso Paulo menciona que a nação de Israel depois que saiu do Egito quando saiu do Egito experimentou viu os grandes milagres do Senhor e experimentou a sua proteção privilégios que não foram dados a.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Nenhuma outra nação do antigo Oriente Deus havia escolhido a nação de Israel se manifestou a nação de Israel e se

    Revelou de uma forma extraordinária primeiro através da abertura do Mar Vermelho um sinal nunca acontecido uma maravilha um milagre extraordinário abrir um mar para passar uma multidão de quase um milhão de pessoas a pé enxuto e quando os egípcios tentaram eles morreram Afogados e depois na peregrinação pelo Deserto contar com a.

    Proteção de Deus simbolizada pela coluna de nuvem durante o dia que os guiava e pela Coluna de Fogo durante a noite garantindo a proteção do Povo de Deus aqui outro povo Deus deu esse privilégio no antigo Oriente na história antiga nenhum a nação de Israel de fato foi escolhida por Deus pela graça de Deus e Deus se revelou de uma maneira extraordinária aquele povo através de sinais e maravilhas como estes aqui que são mencionados então primeiro grande privilégio Israel era a única nação que.

    Experimentou de forma extraordinário Poder de Deus e viu aqueles grandes Milagres debaixo da proteção do Senhor segundo privilégio está aí no verso 2 e todos em Moisés foram batizados tanto na nuvem Como no mar aqui para a gente entender essa passagem a gente tem que entender o propósito do apóstolo Paulo ele tá querendo dizer aos crentes de Corinto o fato de que vocês foram batizados no nome de Jesus não.

    Quer dizer que vocês estão imunes e que vocês não podem ser castigados pelos erros que vocês cometeram da mesma forma que a nação de Israel no passado eles também foram batizados foram batizados em Moisés como vocês agora são batizados em Cristo então eles foram batizados em Moisés quando eles passaram pelo mar e estavam debaixo da nuvem ambos os casos era por aspersão mas eu.

    Não vou entrar nesse ponto aqui tá certo não vou entrar nesse caso aqui então eles foram batizados em Moisés porque eles creram em Moisés creram em Moisés seguiram Moisés e aquele momento em que eles atravessam o mar vermelho e depois são guiados por uma nuvem representa a experiência Inicial deles como povo de Deus o batismo sempre tem um caráter iniciar iniciatório é um rito de iniciação pelo batismo nós nos tornamos membros da.

    Igreja visível a Igreja de Cristo pela conversão membro da igreja invisível que a igreja verdadeira Mas pelo batismo a gente se torna membro do corpo de Cristo visível externo organizado os israelitas passaram por uma experiência de iniciação que foi quando eles atravessaram o mar vermelho em cima deles estava a nuvem que os guiavam protegia e eles foram batizados por assim dizer em Moisés então que grande que outro povo teve esse.

    Privilégio de receber os sacramentos Aliança de Deus os sinais que simbolizavam que Deus era o Deus deles e que eles eram povo desse único Deus verdadeiro nenhum outro povo teve esse privilégio e eles assim se tornaram ou começaram a sua peregrinação na presença de Deus tendo estes prodígios e estes sinais como confirmação mas não só isso no verso 3 terceiro lugar Paulo diz assim todos eles comeram do mesmo alimento espiritual ele falou de.

    Batismo agora vai falar da ceia né comeram do mesmo manjar espiritual ele está se referindo ao Maná o pão do céu é chamado de espiritual não encontraste a alguma coisa física mas espiritual porque procedeu de Deus Deus mandou do céu aquele pão espiritual porque ele simbolizava o alimento espiritual que Deus haveria de dar na pessoa do seu filho O Messias é uma figura do Messias o Maná é apresentava Cristo pão da vida.

    Cristo vai usar se referir a humana dessa forma lá no Evangelho de João dizendo assim Moisés deu a vocês o pão do céu mas meu pai dá a vocês agora o pão da vida que sou eu então ele faz essa analogia Jesus de onde a gente entende que quando Paulo diz aqui que eles comeram do mesmo manjar do mesmo alimento espiritual a referência é o Maná como símbolo e tipo da carne de Cristo o pão da vida.

    Mas não para aí no verso 4 e beberam da mesma bebida espiritual porque bebiam de

    Uma pedra espiritual que os seguia e a pedra era Cristo aqui a referência de Paulo é a dois momentos na jornada de Israel durante aqueles 40 anos no Deserto em que Deus fez sair água da Rocha o primeiro episódio tá lá no início da jornada no deserto num local chamado massa você pode ler depois em Êxodo capítulo 17 verso 6 o povo tava.

    Com sede não tinha água começou a reclamar Deus mandou Moisés falar bater na rocha Moisés bateu saiu água satisfeito de todo mundo cerca de 40 anos depois o mesmo Episódio acontece o povo com sede não tem o que beber ele estava agora em meribá Deus diz fala Rocha e Moisés com raiva bateu na rocha duas vezes né O que inclusive custou a entrada dele na terra ele não entrou na terra por conta disso ele devia ter falado a rocha ele não falou Mas bateu.

    Deus fez com que ele saiu saísse água e descendentou o povo ali você tem dois episódios da água saindo da Rocha no início tá lá em Êxodo capítulo 17 verso 6 e no final da peregrinação em números Capítulo 20 verso 11 maçã e meribá os rabinos especialmente um rabinho chamado Solomon muitos anos muitos séculos atrás Ele olhou para essa passagem ele chegou a.

    Seguinte conclusão era a mesma rocha e a rocha ia acompanhando os israelitas porque tinha Rocha tava no começo e a rocha tava no fim então a rocha estava acompanhando os israelitas né a rocha física o apóstolo Paulo conhecia essa tradição e essa interpretação só que ele diz que não tinha nenhuma Rocha física seguindo mas Cristo que a água da vida Cristo que é a rocha ele estava acompanhando a nação de Israel não é isso aqui ó verso.

    4 beberam da mesma bebida espiritual da mesma forma que o Maná apontava para a carne de Cristo o pão da vida a água que saía da Rocha aponta para o seu sangue lembrando o episódio lá relatado no Evangelho de João quando o soldado abre o lado de Jesus com a lança que sai sangue e água como a rocha ferida no deserto uma rocha ferida no deserto eles beberam dessa pedra espiritual não era uma pedra.

    Física mas uma pedra é um símbolo que os seguia e olha a interpretação de Paulo e essa pedra era Cristo mas que era a pessoa de Cristo fisicamente lá mas ela apontava para Cristo era um tipo era uma figura de Cristo e aqui você tem o quarto privilégio não é que eles que eles tinham primeiro viram sinais e prodígios experimentar proteção de Deus segundo Eles foram batizados em Moisés terceiro eles participaram do maná que.

    Apontava para o corpo de Cristo e beberam da água da Rocha que apontava para Cristo e seu sangue vertido Pelos Pecados ou seja aqui outra nação Deus deu esses privilégios nenhum nenhuma outra nação e havia Nações maiores Nações mais poderosas Babilônia o Egito a Síria os cananeus que moravam lá em Canaã a nenhum deles nenhum desses povos deu se revelou mas somente aos descendentes de Abraão ele manifestou a sua glória deu a sua aliança e deu também os sinais dessa.

    Aliança os meios de graça pelos quais os israelitas poderiam saber que eram de Deus e que Deus é menino de cumprir todas as suas promessas Igualmente e aqui é o ponto né os Coríntios haviam sido agraciados por Deus os crentes da cidade de Corinto eles primeiro experimentaram o poder de Deus na convenção deles primeiro aqui nós vimos no capítulo 6 onde o apóstolo.

    Paulo dá uma relação de qual era a situação de muitos dos crentes de Corinto antes de conhecerem o evangelho gente difícil gente complicada gente perdida perversa torcida Mas eles conheceram o evangelho e esse conhecimento trouxe um milagre da mesma proporção de abrir o mar e ser guiado por uma coluna de nuvem de Fogo o mesmo Deus que abriu o mar abriu o coração deles abriu o coração.

    Deles e se manifestou em glória majestade e poder os Coríntios haviam também conhecido o poder de Deus não só isso eles tinham sido batizados no nome de alguém que é superior a Moisés os israelitas foram batizados em Moisés mas os Coríntios foram batizados em nome de Jesus Cristo filho de Deus um privilégio ainda maior e eles participavam da ceia do senhor na.

    Igreja de Corinto eles partiam um pão e bebiam cálice Alice alimentando espiritualmente do corpo e do Sangue de Cristo como Jesus disse minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeiro a bebida é claro que ele estava falando de maneira tipológica figurada espiritual mas de fato quando nós participamos da ceia do senhor nós nos alimentamos espiritualmente do Senhor Jesus o pão e o vinho não viram o corpo de Cristo e nem o seu sangue mas o senhor Jesus está presente espiritualmente ali e quando nós.

    Participamos em Fé nós nos alimentamos espiritualmente de Cristo que grande Privilégio para a igreja de Corinto enquanto que os pagãos estavam nos templos dirigidos nos altos dos Montes comendo carne sacrificada ídolo bebendo aquelas abluções lá tudo oferecida demônios eles tinham um verdadeiro conhecimento de Deus e participavam da verdadeira comida e da verdadeira bebida espiritual agora o ponto do apóstolo Paulo aqui é que esses.

    Privilégios que os Coríntios tiveram conversão batismo ceia do senhor não garantia a salvação deles e não os isentava de ser castigados por Deus se porventura desobedecessem a Deus Da mesma forma que lá no antigo testamento use israelitas que tiveram privilégios análogos e semelhantes também não escaparam da Ira de Deus quando desobedeceram a Deus que é o próximo ponto aqui do apóstolo Paulo no verso no verso 5 a 6 ele diz como Deus se.

    Desagradou daquele povo a quem havia dado tantos privilégios e a quem havia manifestado a sua graça verso 5 mas o mais aí estabelece o contraste Deus deu todos aqueles privilégios mas nem eu mas Deus não se agradou da maioria deles note aqui a comparação nos versos anteriores.

    Peço o primeiro todos passaram pelo mar verso 2 todos foram batizados verso 3 todos comeram do mesmo alimento verso 4 todos beberam da mesma água mas Deus não se agradou da maioria pela graça de Deus Josué e Calebe não foram todos né que incorreram no agrado de Deus sempre tem um remanescente fiel mas Deus não se agradou da maioria deles aqui é uma referência do apóstolo Paulo aquele Episódio dos espias que vocês.

    Depois podem ler em números Capítulo 13 e Capítulo 14 Deus mandou que Josué Deus mandou que Moisés enviasse 12 espias um de cada tribo para fazer uma análise militar e adquirir informação inteligência Militar da terra de Canaã para saber qual a melhor maneira de atacar e conquistar aqueles povos os espinhos foram fizeram o reconhecimento recolher inteligência militar trouxeram inclusive amostras da.

    Fartura da terra diz lá que tinha um cacho de uva tão grande que tinha que ser assim no braço nos ombros de dois né para poder carregar e quando os espias chegaram eles disseram ao povo deram relatório e disseram ao povo Olha a terra de Fátima é maravilhosa mana leite e mel é uma terra frutífera uma terra de fontes de de árvores é uma terra frondosa tem pasto tem tudo Só tem um problema nós vimos lá o gigante os filhos de enaque que três metros de.

    Altura nós somos como que gafanhoto diante dele eles são estão armados as cidades são muradas e nós não vamos vencer não nós não vamos conseguir Josué e Calebe especialmente em Josué disse não nós vamos nós vamos sim Deus vai nos dar a vitória e o povo desanimo aí começou a chorar começou a reclamar Por que que Deus nos tirou lá da terra do Egito para nos fazer morrer na mão Desse pessoal aqui era melhor ter deixado a gente morrer lá no Egito o povo começou a murmurar reclamar de Deus.

    Aí Deus disse tá certo então vocês não vão entrar na terra com exceção de Josué e Calebe vocês vão voltar e vocês vão andar 40 anos no deserto até que toda essa geração incrédula perversa Rebelde que viu todos os meus Milagres esses aqui que foram mencionados que participaram de todos esses privilégios E agora vocês estão me tentando e vocês não estão querendo em mim então vocês não vão entrar na terra prometida e diz aí o verso 6 o verso 5 final do.

    Verso 5 razão pela qual ficaram prostrados no deserto Deus mandou que eles fizessem meia volta regressassem ao terrível deserto onde durante 40 anos foram morrendo um por um por um foram morrer toda aquela geração só ficaram os filhos que na época em que tentaram a Deus eram pequenos e não participaram né não tinham como participar disso aí até que toda aquela geração morreu Esse é o ponto e é isso.

    Que aqui Paulo está querendo dizer a Israel que o fato de que eles tinham tido todos aqueles privilégios não impediu o juízo de Deus sobre eles quando ele se revoltaram contra Deus não acreditaram em Deus e desprezaram os sinais da misericórdia de Deus tudo aquilo que eles viram aquilo que experimentaram o Maná a água e tantos outros sinais da providência de Deus isso tudo diz Paulo aqui no verso 6 se.

    Tornou exemplo para nós ora estas coisas se tornaram exemplos para nós a fim de que não cobicemos as coisas mais como eles começaram eles cobiçaram as coisas mais o que é que eles cobiçaram lá no deserto eu quero Ah que saudade desse bolos do Egito Ah que saudade lá dos Alhos do Egito lá pelo menos a gente tinha carne para comer aqui a gente só tem esse pão viu que cai do céu não temos mais nada a não ser Maná todo dia.

    Café da manhã é mandar na hora do almoço suflê de Maná tapioca de mamar omelete de Maná é Manaus o tempo todo não aguento mais quem dera tivéssemos carne para comer Essa é a lição que o apóstolo Paulo tá dizendo aqui isso que aconteceu com Israel é um exemplo para nós estas coisas se tornaram exemplos para nós para que nós não façamos a mesma coisa.

    Que a nação de Israel fez Qual é a aplicação lembra que isso aqui é escrito para igreja de Corinto em geral e pros fortes em particular vocês fortes que ficam cobiçando essa carne oferecida aos Ídolos a carne da melhor qualidade porque os pagãos ofereciam como juDeus também ou melhor dos seus rebanhos para os seus Deuses Vocês ficam.

    Cobiçando essas coisas vai acontecer com vocês a mesma coisa que aconteceu com Israel no passado se vocês continuarem a cobiçar essas coisas que vocês não devem fazer é uma advertência Severa aqueles irmãos que se diziam fortes e que não viam um problema nenhum em se aventurar no templo Pagão agora do verso 7 a 11 Paulo para ilustrar bem isso ele disse que essas coisas se tornaram exemplo para nossa a.

    Fim de que não comecemos as coisas mais como eles começaram ele cita quatro episódios daquela peregrinação no deserto 40 anos que ilustra bem isso que ele falou aqui primeiro episódio do bezerro de ouro verso 7 não sejam idólatras que é o que vai acontecer se vocês continuarem aí para o templo Pagão não seja idólatras como alguns deles foram conforme está escrito o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir Paulo aqui.

    Tá facilitando o êxodo Capítulo 32 verso 6 onde nós temos aquele episódio Todo o Capítulo 32 é narra o Episódio de que o povo na ausência de Moisés Moisés tinha subido ao monte Moisés passou lá 40 dias e 40 noites o povo tava achando que Moisés estava demorando demais e aí pediram a Arão que fizesse Deuses que o levassem de volta que os levassem de volta para o Egito então Arão saiu fazendo uma coleta de brinco de ouro peça de ouro pulseira o que tinha de.

    Ouro e forjou um bezerro de ouro e disse tá aqui o os Deuses que te tiraram do Egito ou Israel e Arão era o irmão de Moisés né era o sacerdote responsável enquanto Moisés estava fora o povo se desviou completamente completamente aí começaram a fazer festa começar a adorar o bezerro de ouro segundo eles faziam quando estava no Egito né que lá no Egito eles adoraram outros Deuses até Deus se manifestar para eles e aí Deus mandou um castigo terrível.

    Sobre eles não seja o idólatras diz aqui Paulo a os crentes de Corinto como eles foram povo sentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir a diversão aqui era umas danças sensuais e depois as relações sexuais que era a mesma coisa que acontecia nos tempos pagãos lá da cidade de Corinto não não sejam idólatras o segundo episódio tá no verso 8 que a prostituição dos israelitas com mulheres moabitas vocês podem ler em números 25 Paulo diz aqui e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zJITX1qi9U8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem