SEGUNDO LIVRO DE ENOQUE COMPLETO - APÓCRIFO COMPLETO 2/3

SEGUNDO LIVRO DE ENOQUE COMPLETO - APÓCRIFO COMPLETO 2/3 O segundo livro de Enoque é considerado uma importante obra para a compreensão das crenças e tradições judaicas e cristãs anteriores ao surgimento do cristianismo como uma religião organizada embora não faça parte do nosso Canon bíblico é amplamente estudado por estudiosos interessados em Teologia e espiritualidade o segundo livro de Enoque é também conhecido como Enoque eslavo ou Enoque etip o termo Eno etip Geralmente se refere ao primeiro livro de eno que é o mais extenso e influente dos três principais livros.

SEGUNDO LIVRO DE ENOQUE COMPLETO - APÓCRIFO COMPLETO 2/3

Atribuídos a Enoque este livro é frequentemente associado à tradição eí devido a sua preservação e popularidade dentro da igreja ortodoxa etip que o considera parte do seu cânon religioso ele geralmente é datado em um período entre os séculos primeiro antes de Cristo e primeiro depois de Cristo no entanto como acontece com muitos textos antigos a datação exata é difícil de determinar com precisão o texto foi preservado em várias versões incluindo escritos em eú slavo e georgiano.

Refletindo a sua disseminação e influência em diferentes regiões além de tradições religiosas ao longo dos séculos para auxiliar na sua busca pelo conhecimento e Estudos vou fazer um breve resumo das principais características que você irá encontrar nesse segundo livro de Enoque assim como no primeiro livro O segundo livro de Enoque é composto por uma série de Visões e profecias atribuídas a Enoque essas visões abordam uma variedade de temas incluindo a criação o destino da humanidade e o mundo espiritual uma das.

Descrições destintas do segundo livro de Enoque são as descrições detalhadas das viagens de Enoque pelos céus e pelos diferentes níveis do Cosmos ele encontra anjos serafins e outros seres Celestiais e recebe revelações sobre a estrutura do universo e o propósito Divino para a humanidade além das visões e profecias o livro também contém ensinamentos éticos e Morais de destinados a orientar os leitores em sua conduta moral e.

Espiritual esses ensinamentos refletem os valores religiosos e éticos da época em que o livro foi escrito ele também inclui uma descrição detalhada do juízo final e do Destino Final da humanidade além de descrever um grande conflito entre as forças do bem e do mal culminando na Vitória final de Deus na renovação da criação segundo livro de Enoque Capítulo 1 havia um sábio um.

Grande artífice e o senhor dedicou-lhe seu amor e o recebeu a ponto de fazê-lo testemunhar As mais altas moradas dos maiores e mais sábios e imutáveis reinos do todo-poderoso das mais maravilhosas gloriosas e brilhantes estações de muitos olhos dos Servidores do Senhor e o inacessível trono do senhor e os graus e manifestações e hostes incorpóreas e o inefável ministério e a multidão de.

Elementos e as várias aparições e o canto indis das hostes dos querubins e a luz infinita naquele tempo disse ele quando completei 165 anos gerei meu filho Matusalém depois disso Vivi 200 anos e ao todo minha vida foi de 365 anos no primeiro dia do primeiro mês estava eu sozinho em minha casa descansando no meu leito quando adormeci e quando estava adormecido uma.

Grande tristeza tomou conta de meu coração e chorei durante o sono e não podia entender que tristeza era aquela ou o que iria acontecer me e então me apareceram dois homens extraordinariamente grandes como eu nunca vira antes na terra suas Faces resplandeciam como o sol e os seus olhos eram como uma chama e de seus lábios saíam um canto e um fogo variados cor violeta Na aparência suas asas eram mais brilhantes que o ouro suas mãos mais.

Brancas que a Neve eles estavam em Pé Na cabeceira de meu leito e puseram-se a chamar-me pelo nome acordei e vi claramente aqueles dois homens de pé na minha frente e saudei os e fui tomado de medo e meu semblante transformou-se pelo terror e homens disseram tem coragem Enoque não temas o Deus eterno nos mandou a ti e vê tu hoje deverás subir aos céus conosco e deverás.

Dizer a teus filhos e aos da tua família tudo o que deverão fazer na casa durante tua ausência na terra e não os deixes procurar-te até que o Senhor te devolva a eles e não me demorei em obedecê-los e saí de minha casa como me foi ordenado chamei meus filhos Matusalém regim e gaid e contei-lhe todas as maravilhas que me haviam dito aqueles homens Capítulo do ouvi-me meus filhos não sei aonde vou ou.

O que será de mim entretanto digo-vos não vos desvie de Deus para os vaidosos que não criaram o céu e a terra pois que perecerão junto com os que os adoram e que o senhor vos torne confiantes em vosso coração no temor a e agora meus filhos não deixeis que pensem em me buscar até que o senhor me devolva a vós Capítulo.

3 aconteceu que depois de Enoque ter falado com os filhos os anjos o levaram em suas asas ao primeiro céu e o puseram nas nuvens e aí eu olhei e olhei outra vez mais para o alto e vi o éter e eles me puseram no primeiro céu e me mostraram um grande mar maior que o mar da terra Capítulo 4ro trouxeram até mim os anciãos e os.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Dirigentes das ordens Estelares e mostraram-me 200 anjos que dirigiam as

    Estrelas e suas funções nos céus e voaram com suas asas e apareceram todos que navegam Capítulo C olhei para baixo e vi as tesourarias da Neve e os anjos que mantém seus terríveis depósitos e vi as nuvens que dali saem e para onde vão .

    Elas Capítulo 6 eles me mostraram a tesouraria do Orvalho tal qual azeite de oliva e a sua forma assim como todas as flores da terra Além disso os muitos anjos que guardavam a tesouraria dessas coisas e como fazem para abrir e fechar Capítulo s e aqueles homens me tomaram e me conduziram ao segundo céu e me.

    Mostraram as trevas mais escuras que as da terra e eu vi prisioneiros atados vigiados que aguardavam o grande infinito julgamento e esses anjos eram escuros Mais Escuros que a escuridão da terra e os faziam chorar incessantemente o tempo todo e eu disse aos homens que estavam comigo por que motivo estão eles sendo torturados sem parar eles me responderam estes são os infiéis a Deus que não obedeceram aos mandamentos de.

    Deus mas que se aconselharam segundo sua própria vontade e se foram com seu príncipe que também está acorrentado no quinto céu senti muita pena deles e eles me saudaram e me disseram homem de Deus ora por nós ao Senhor e Eu lhes respondi quem sou eu um mortal para que possa orar aos anjos quem sabe para onde vou e o que será de mim ou quem orará por.

    Mim Capítulo oito e aqueles homens me tomaram então e me conduziram ao terceiro céu e lá me puseram e olhei para baixo e vi os produtos daquele lugar que jamais foram conhecidos e vi as mais doces árvores floridas e olhei seus frutos e os alimentos que produziam e todos exalavam as mais doces fragrâncias e no meio daquelas árvores a da vida naquele lugar.

    Onde Deus descansa quando vai para o paraíso e essa árvore é de uma qualidade fragrância inefáveis e mais adornada do que qualquer coisa que existe e de todos os lados é como o ouro e o cabre e o fogo e ela tudo cobre e aproveito de todos os frutos sua raiz está no Jardim no fim da terra e o paraíso está entre corrupti e a incorruptibilidade e de suas fontes brotam mel e leite e de seus jorros saem.

    Óleo e vinho e eles se separam em quatro partes e vão dar no paraíso do éem entre a corrupti e a incorruptibilidade e dali elas vão à Terra sofrem uma revolução em seu círculo transformando-se até outros elementos e aqui não há árvore sem frutos e todo o lugar é abençoado e há 300 anjos muito brilhantes que guardam o jardim e com o incessante doce canto e com vozes que nunca silenciam servem o.

    Senhor todas as horas e todos os dias e eu disse quão doce é este lugar e aqueles homens me disseram até aqui Vimos a descrição de uma experiência espiritual vivida por Enoque on dia ele é convocado para uma jornada Celestial após testemunhar visões e revelações divinas Eno é levada aos céus por dois homens extraordinários ele observa as maravilhas dos diferentes céus incluindo a punição dos infiéis e a beleza do paraíso ao retornar Enoque.

    Compartilha suas experiências com seus filhos deixando-os com as palavras de Sabedoria e admoestação a jornada de Enoque é uma revelação das Maravilhas da criação divina e da ordem espiritual veremos agora como o texto narra a jornada al de Enoque guiado pelos mesmos dois homens extraordinários eles o irão conduzir através do Céus mostrando as maravilhas e Mistérios divinos bem como punições reservadas aos ímpios primeiramente Enoque será levado a um lugar terrível preparado para os que.

    Desonram a Deus e praticam o pecado ele testemunhará torturas terríveis e a

    Escuridão sufocante acompanhadas por um rio de fogo e geada Cruel onde os anjos impiedosos infligiram penas tenebrosas aos con em seguida Enoque será conduzido através dos céus onde ele observará a órbita do sol e da lua bem como os portões que regulam o seu movimento ele irá aprender sobre os elementos celestes que acompanham o sol como Fênix e shaldre e.

    Testemunhará o ciclo lunar e seus portões de entrada e saída Eno é Maravilhado com a ordem e a beleza do Cosmos enquanto os anjos celebram o criador e a luz que ele traz ao mundo ele aprende sobre os complexos cálculos do movimento Celestial e dos ciclos que regem o Sol e a Lua refletindo sobre a grandiosidade da Criação Divina Capítulo no Este Lugar ó Enoque é preparado para os justos o que se abstem de todas as.

    Formas das ofensas que vem daqueles que enraivecer seus olhos da iniquidade e que fazem julgamentos justos que levam pão aos Famintos e cobrem de vestes os NS e levantam os que caíram que ajudam os órfãos e que andam sem mácula diante do Senhor e somente a Ele servem e para estes é preparado este lugar de herança eterna Capítulo 10 e aqueles dois homens me tomaram e me conduziram ao norte e me.

    Mostraram um lugar terrível onde havia todas as maneiras de torturas trevas e escuridão sufocantes nenhuma luz havia lá mais um fogo escuro constantemente ardia no alto e havia um rio de fogo que corria e por todo o lugar havia fogo e por todo lugar havia geada e gelo sed de tremores enquanto que as penas eram muito cruéis os anjos temíveis impiedosos portavam armas terríveis e infligiram torturas tenebrosas e eu disse ai ai quão.

    Terrível é este lugar e aqueles homens me disseram Este Lugar ó Enoque é preparado para os que desonram Deus que na terra praticam o pecado contra a natureza que corrompem a criança pela sodomia feitiçaria Demoníaca e encantamentos e aqueles que apregoam seus feitos maldosos roubo mentiras calúnias inveja rancor fornicação assassinato e aqueles que amaldiçoados roubam as almas dos homens que vendo os.

    Pobres tiram LH seus bens a aqueles que sendo capazes de satisfazer o vazio deixam Os Famintos morrer a míngua sendo capazes de vestir despem os NS e aqueles que não conheceram seu Criador e curvaram a cabeça para Deus e sem vida que não podem nem ver nem ouvir Deuses vaidosos que também moldaram imagens muito esforo e curvam-se a obras imundas para todos estes é preparado este lugar em meio aos outros lugares para herança.

    Eterna Capítulo 11 aqueles homens me tomaram e conduzir-me ao quarto céu e me mostraram os sucessivos acontecimentos e todos os raios da luz do sol e da lua e eu me dis seus movimentos e comparei suas luzes e vi que a do Sol é maior que a da lua seu ciclo e suas órbitas Nos quais eles sempre se movimentam como um vento de uma velocidade maravilhosa e o Ti a.

    Noite tem um rápido trânsito sua passagem e seu retorno são acompanhados por quatro grandes estrelas e cada estrela tem sob seu controle mil outras estrelas à direita da órbita do Sol e quatro à esquerda cada uma tendo o controle de 1000 estrelas ao todo 8000 seguindo continuamente com o sol e de dia 15 miríades de anjos o assistem e à noite 1 e seis alados seguem com os anjos diante da da órbita do sol em suas.

    Chamas flamejantes e 100 anjos acendem o sol Capítulo 12 e eu olhei e vi outros elementos voadores do Sol cujos nomes são Fênix e chidre maravilhosos e Magníficos com pés e caudas na forma de leão cabeça de crocodilo e sua aparência Escarlate é como o arco-íris seu tamanho é de 900 medidas suas asas são como as do anjos cada um tem 12 e atendem e.

    Acompanham o sol dando calor e orvalho tal como lhes foi ordenado por Deus assim o sol gira e vai e levanta sobre a terra e seu curso Vai embaixo da terra com a luz incessante de seus raios Capítulo 13 estes homens levaram-me para o leste e me puseram nos portais do sol para onde o sol se dirige de acordo com a regul ent ação das estações e do circuito dos meses do ano todo e o número de horas do dia e da noite e vi.

    Seis portões abertos cada um com 61 estádios e um quarto de um estádio e eu realmente o medi e entendi o por desse tamanho tão grande através do qual o sol se dirige para o oeste equilibra-se e se levanta durante todos os meses e torna voltar aos seis portões de acordo com a sucessão das estações assim o período de um um ano completo Termina depois da volta das quatro.

    Estações Capítulo 14 e outra vez aqueles homens conduziram me as paragens do Oeste e me mostraram seis grandes portões que correspondem aos portões do Leste lado oposto onde o sol se põe de acordo com o número de dias 365 e 1/4 assim outra vez eleva vai para os portões do Oeste e retira sua luz a grandiosidade de seu brilho e vai para.

    Baixo da terra e enquanto a coroa de seu brilho está no céu com o senhor guardada por 400 Anjos O sol gira em sua órbita debaixo da terra e fica 7 horas da noite e passa metade de seu Curso debaixo da terra quando então vem do lado leste Na oitava hora da noite traz sua luz a coroa do brilho e o sol arde em Chamas mais que o fogo capítulo.

    15 então os elementos do Sol chamados Fênix e chidre e romperam em uma canção consequentemente cada pássaro bateu suas asas rejubilam em um Cântico ao comando do Senhor o que dá a luz vem para dar claridade ao mundo todo e a centinela da manhã toma forma que são os Raios do Sol e o sol da terra nasce e ela recebe o brilho que ilumina toda e eles me mostraram os cálculos do caminho do Sol.

    E os portões Nos quais ele entra estes são os grandes portões do computo das horas do ano por essa razão o sol é uma grande criação cujos circuitos duram 28 anos para Recomeçar do início Capítulo 16 aqueles homens mostraram-me outro curso o da lua 12 grandes portões Coroados de Oeste a leste pelo qual a lua vai e vem nos tempos usuais ela entra no primeiro portão do.

    Lado oeste do sol pelo primeiro portão com 31 dias exatamente pelo segundo portão com 31 dias exatamente pelo terceiro com 31 dias exatamente pelo quarto com 31 dias exatamente pelo quinto com 31 dias exatamente pelo sexto com 31 dias exatamente pelo sétimo com 31 dias exatamente pelo oitavo com 31 dias exatamente pelo nono com 31 dias.

    Exatamente pelo 10º com 31 dias exatamente pelo 11º com 31 dias exatamente pelo 12º com 28 dias exatamente e ela vai através do portão do Oeste na ordem e número do leste e cumpre os 365 dias e 1/4 do Ano solar enquanto que o ano lunar tem 354 dias e ficam lhe faltando 12 dias do ciclo solar que são as fases lunares de um ano assim também o grande ciclo tem.

    532 anos o quarto de um dia é omitido por 3 anos e o quarto ano o completa exatamente por isso eles são tirados do céu por 3 anos e não são adicionados ao número dos dias porque eles acrescentariam dois novos meses a um ano no sentido de e tirariam outros dois no sentido de diminuição e quando os portões do Oeste terminam ela volta e vai ao leste para a luz e vai desse modo pelos ciclos celestes dia e noite mais baixo que.

    Todos os ciclos mais rápido que os ventos dos céus e espíritos e elementos e Anjos Voando Cada anjo tem seis asas a partir daqui Eno que é levado ao quinto céu onde encontra os anjos que se rebelaram contra o senhor da luz ao se unirem às filhas dos homens ele intercede por eles mas é revelado que serão punidos no grande dia do Senhor os Anjos reconhecem seus erros e se submetem diante do Senhor enquanto Enoque testemunha seu cântico de arrependimento Enoque é conduzido por.

    Diferentes céus onde testemunha a adoração Celestial a administração dos elementos e estações pelos arcanjos e a glorificação contínua do Senhor pelos querubins e serafins ele ele é levado então ao 10mo céu onde vê a face indescritível do Senhor e é ungido com o bálsamo Celestial ele recebe a incumbência de Escolher os livros sagrados e é instruído sobre as obras do mundo por um Arcanjo Eno registra todas as obras e instruções divinas em 366 livros revelando os segredos da.

    Criação por Deus ele testemunha a formação da Luz das Trevas da água e da terra assim como a separação dos elementos e a nomeação do firmamento o primeiro dia da criação é completado com a separação entre o dia e a noite Capítulo 17 no meio dos céus eu vi soldados armados servindo o senhor com tímpanos e órgãos com vozes incessantes com doces vozes com doces incessantes vozes e.

    Vários cânticos que é impossível de descrever E que assombra qualquer inteligência de tão magnífico e maravilhoso que é o cântico daqueles anjos e eu estava Encantado ouvindo Capítulo 18 os homens levaram-me ao quinto Céu e lá me puseram e vi muitos incontáveis soldados chamados Gregor de aparência humana e eram maiores que os maiores gigantes e suas Faces eram sem viço e o.

    Silêncio de suas bocas Perpétuo e não havia qualquer serviço no quinto céu e eu disse aos homens que estavam comigo por que eles são tão sem viço e suas Faces melancólicas suas bocas silenciosas E por que não há serviço neste céu eles me disseram estes são os Gregor que com seu príncipe Satanás rejeitaram o senhor da luz e atrás deles estão os que são mantidos nas grandes trevas do Segundo Céu e três deles foram para a terra vindos do trono do senhor.

    Para o hermom e quebraram seus votos das encostas da Colina do hermon e viram como eram bonitas as filhas dos homens e tomaram nas por esposas e sujaram o mundo com suas obras e durante todo o tempo de sua estada cometeram ilegalidade e promiscuidade e nasceram gigantes e impressionantes homens grandes e grandes inimizades e por isso Deus julgos com um grande julgamento e eles choraram por seus irmãos e serão punidos no grande dia do.

    Senhor e eu disse aos Gregor eu vi vossos irmãos e suas obras e seus grandes tormentos e orei por eles mas o senhor conos a estar embaixo da terra até o céu e a terra se acabarem e eu disse Por que razão esperais irmãos e não servis diante da face do Senhor e por que não pusestes vossos serviços diante da face do Senhor para que o senhor não se ene tanto e eles ouviram.

    Minhas Estações e falaram para as quatro ordens do céu e vede enquanto eu estava com esses dois homens quatro Trombetas soaram juntas bem alto e os grigor romperam em um Cântico uníssono e suas vozes foram até o senhor cheias de Piedade e afeição capítulo 19 e então Aqueles homens tomaram me e me puseram no sexto céu e lá Vi sete grupos de anjos muito brilhantes gloriosos e suas Faces.

    Brilhavam mais que o sol resplandecendo e não havia diferenças em suas Faces comportamento ou maneira de vestir-se e eles fazem as ordens e aprendem o movimento das Estrelas a alteração da lua ou a revolução do sol e o bom governo do mundo e quando Eles veem coisas ruins fazem os mandamentos e dão instruções e cânticos doces e altos e todos são cânticos de louvor Esses são os arcanjos que estão acima dos anjos e.

    Eles avaliam toda a vida no céu e na terra e os anjos que estão designados para as estações do ano os anjos que cuidam dos rios e dos mares e os que cuidam dos frutos da terra e os que cuidam de toda a vegetação dando comida para todos e os anjos que anotam todas as almas dos homens e todos os seus feitos e todas as suas vidas diante da face do Senhor em meio deles estão seis.

    E seis querubins e seis com seis asas continuamente com uma voz cantante e não é possível descrever seus cânticos e seu júbilo diante do Senhor aos pés do Senhor Capítulo 20 e aqueles dois homens levaram-me até o sétimo Céu e lá vi uma grande luz e as flamejantes hostes dos grandes arcanjos milícias incorpóreas e dominações ordens e governos qu 15 serafins Tronos e alguns de muitos olhos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=a28RblVy4TY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem