VOCÊ CAIU DEUS PODE TE RESTAURAR! - Hernandes Dias Lopes

VOCÊ CAIU DEUS PODE TE RESTAURAR! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos amados vamos abrir a palavra por gentileza no evangelho de Cristo conforme o registro de Marcos Capítulo 16 Marcos 16 Versículo 7 Marcos 16 Versículo.

VOCÊ CAIU DEUS PODE TE RESTAURAR! - Hernandes Dias Lopes

7 eu queria que toda a igreja lesse comigo esse texto vamos juntos mas ide dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia lá o vereis como ele vos disse amém eu quero tratar do seguinte tema nesta noite que e restauração para mim uma das vidas mais.

Emblemáticas da Bíblia é a vida de Pedro eu não conheço ninguém mais parecido com você e comigo do que Pedro falamos agora à tarde sobre Davi um dos expoentes do Antigo Testamento agora falaremos sobre Pedro um dos expoentes do novo testamento Pedro foi um homem que teve experiências incríveis e intensas com o.

Senhor Ele nasceu em betsaida ali às margens do mar da Galileia filho de João ele era irmão de de André ele foi pescador ele foi até um empresário de de pesca e ele foi chamado por Jesus para ser discípulo para ser pescador de homens ele andou com Jesus e ele escutou Jesus ele viu Jesus fazer milagres ele viu Jesus levantando paralíticos ele viu Jesus curando cegos.

Ele viu Jesus curando mudos e surdos ele viu Jesus purificando leprosos ele viu Jesus ressuscitando mortos este homem foi um líder todas as listas dos Apóstolos do novo testamento ele encabeça todas elas Líder natural um homem de temperamento quente às vezes falava antes de.

Pensar um homem contraditório às vezes um homem de altos e baixos de avanços e recuos de subidas e quedas de coragem e covardia um homem que era capaz de fazer declarações belíssimas sobre Jesus tu és o cristo Filho do Deus Vivo para depois tentar afastá-lo do projeto de Deus capaz de F robusta Se és tu manda.

Me ter contigo por sobre as águas para depois naufragar capaz de fazer promessas de fidelidade inegociável ainda que todos te abandonem eu jamais para em seguida negar Jesus covardemente antes de você criticar Pedro eu quero dizer que Pedro habita em você o sangue dEle corre em suas veias a medula dele tem em você coração dele bate no seu.

Peito aqui eu quero examinar com vocês à luz desse texto que trata da restauração dele primeiro lugar se ele precisa restaurado é porque caiu e quais foram as causas da queda de Pedro e por que estamos examinando isso Os Sermões chamados biográficos né pastor Arival parece que são mais fáceis pra gente do que um sermão de uma nomenclatura ou de um tema porque a.

Gente se identifica com a pessoa Nos vemos no rosto da pessoa e a pergunta é por que que esse homem Caiu Quais foram os degraus que este homem Desceu na sua queda e eu queria hoje que vocês tivessem Bíblia aberta porque pra gente assimilar não basta ouvir quando você ouve e você vê você cresce na assimilação Então a.

Primeira coisa que eu elenco aqui nas escrituras que levou Pedro à Queda foi a sua exagerada confiança em si mesmo então agora vamos abrir a Bíblia para olhar isso por gentileza olha comigo o que ele escreve em Mateus 26:35 o que tá escrito em Mateus 26:35 Olha a afirmação dele Leia comigo por gentileza Mateus.

26:30 todos juntos disse-lhes Pedro ainda que me seja necessário morrer contigo de nenhum modo te negarei todos os discípulos disseram o mesmo quando ele diz ainda que me seja necessário morrer contigo de nenhum modo te negarei tava confiando no seu taco eu tenho estrutura eu tenho compromisso eu tenho coragem eu faço.

Lá em Marcos 14:31 Vocês não precisam ler só eu vou repetir mas ele insistia com mais veemência ainda que me seja necessário morrer contigo de nenhum modo te negarei Lucas 2223 senhor estou pronto a ir contigo tanto paraa prisão como para a morte preste atenção nisso parece ser uma virtude mas pode ser também uma casca de banana quando você tem uma exagerada.

    Confiança em você mesmo eu faço eu consigo eu vou eu resolvo é

    Comigo confiar em você mesmo é um perigo esse foi o primeiro degrau da queda de Pedro vamos ao segundo degrau ele considerou-se melhor do que os outros veja bem primeira autoconfiança exagerada agora eu olho e não eu eu sou melhor que você você não consegue não mas eu consigo vamos ver o que tá escrito Olha aí Marcos 14.

    29 Marcos 14:29 vocês vão ler comigo isso é processo de assimilação de aprendizado Você tá lendo e você está falando e você está ouvindo então todos juntos vamos lá 1429 disse-lhe Pedro ainda que todos se escandalizem eu jamais sabe o que que ele tá dizendo eu sou melhor que os outros eu sou mais crente sou mais leal sou mais fiel sou mais confiável em.

    Mateus 2633 está escrito aí ainda que venhas acertou o preo para todos nunca o serás para mim que que ele tá fazendo aqui se comparando com os outros e se elevando acima dos outros é um perigo isso Toda vez que você se acha melhor que alguém você tá em grande perigo você tá numa grande ameaça num grande risco terceira causa da queda de Pedro ele foi incapaz de orar e vigiar.

    Na hora mais crucial da vida então agora você vai ler comigo Mateus 26 40 e 41 Olha aí por gentileza Mateus 40 41 toda a igreja por gentileza Mateus 26 40 41 vamos lá e voltando para os discípulos Achou os dormindo e disse a Pedro então nemum hora pudestes vós vigiar comigo vigiai e.

    Orai para que não entreis em tentação o espírito na verdade está pronto mas a carne é fraca o contexto é que Jesus tá entrando no gete o contexto é que Jesus deixa oito dos discípulos para trás pega Pedro Tiago E João e diz vocês vem comigo e diz o texto bíblico que Jesus Abre o coração para esses três e diz assim a minha alma está profundamente triste até a morte ficai comigo vigiai.

    Comigo e Jesus avança sozinho pro interior do Jardim e chora e ora e se submete à soberania do pai quando volta para eles os três eles estão dormindo depois da advertência de Jesus e do pedido de Jesus e é curioso que Jesus não acorda os três desperto o Pedro Por que o Pedro porque o Pedro já tinha dado demonstrações sojas de que ele se.

    Considerava melhor do que os outros quanto mais privilégios mais responsabilidade quanto mais compromisso mais forte deve ser a fidelidade e sabe meus irmãos quando nós deixamos de vigiar e orar nós caímos em tentação se Pedro Apóstolo de Jesus e líder dos Apóstolos caiu em tentação não.

    Pense você que você está livre quarto lugar sabe porque que Pedro caiu terceiro degrau da queda do Pedro perdeu o controle emocional olha comigo João 18 Versículo 10 nós vamos ler João 18 Versículo 10 voltando a repetir isso é processo pedagógico você tá ouvindo você está lendo você está ouvindo a sua própria voz João 18:10 toda a igreja vamos lá.

    Então Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do Sumo Sacerdote cortando-lhe a orelha direita e o nome do servo era Malco Versículo 11 mas Jesus disse a Pedro mete a espada na bainha não beberei porventura O Cálice que o meu pai me deu isso é valentia carnal a gente é carnal é destempero emocional é.

    Descontrole é falta de domínio próprio é entrar na guerra

    Errada contra as pessoas erradas com as armas Erradas com motivação errada Jesus chegou a dizer para pseu eu precisasse desse tipo de ajuda Pedro eu rogari o pai e ele me mandaria mais de 12 legiões de anjos você tem ideia de que o que representa 12 legiões de anjos são.

    72.000 anjos um anjo só matou 185 soldados assírios ao redor de Jerusalém agora o que que pode fazer 72.000 anjos o pastor Arival brincou conosco com o jeito que ele tem que só ele pode falar se eu falar vai virar um escândalo ele fala todo mundo ri ninguém fica com raiva dele uma benção que iso é dom de Deus tem hora que você fica irritado tem hora que você dá vontade de.

    Fazer algumas coisas mas louvado seja Deus dá vontade passa também o Pedro achou que o problema era com ele e achou que com a espada resolveria tudo e se Jesus não curasse o Malco talvez devia ter quatro Cruzes lá no Calvário destempero emocional não ajuda em nada não resolve nada quinta causa da queda do Pedro seguiu Jesus de longe olha comigo agora.

    Mateus 26 verso 58 Mateus 26 58 por favor olha aí vamos juntos a uma só voz mas Pedro o seguia de longe até o pátio do sumo sacerdote e tendo entrado assentou-se entre os serventuários para ver o fim o que que seguir Jesus de longe eu não quero perder Jesus de vista mas também não quer.

    Compromisso eu não tô assim a ponte de largar a igreja não eu não vou deixar de ir no culto para ir para balada não vou deixar de ir no culto para assistir Corinthians e Palmeiras nem para assistir Fórmula 1 eu vou pra igreja mas eu eu também não quero muito compromisso não eu eu eu vou devagar não quero perder Jesus de vista mas não também não quero me aproximar demais não quero sofrer riscos do.

    Compromisso do discipulado quer tomar a cruz renunciar ae mesmo seguir a Jesus irmãos tem muita gente dentro da igreja seguindo Jesus de longe vem no culto crente né mas virou as costas ali na esquina a agenda é outra o compromisso é outra a conversa é outra o papo é outro a motivação é outra e ajus de longe sem.

    Muito compromisso sem aliança sem riscos Esse é o Pedro Bom sexta causa da queda dele sexto degrau Pedro assentou-se na roda dos escarnecedores confira comigo por gentileza Lucas 22 54 55 tem os textos Paralelos nós não estamos lendo todos os Paralelos para.

    Vocês terem a oportunidade em casa depois revê essa matéria Lucas 22 54 e 50 e 5 vamos juntos toda a igreja então prendendo-o o levaram e o introduziram na casa do Sumo Sacerdote Pedro seguia de longe e quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram Pedro tomou o lugar entre.

    Eles a Bíblia diz que um abismo chama outro abismo ninguém cai assim uma veada só é um processo sede um pouquinho hoje sede um pouquinho amanhã não para para refletir não retoma e Pedro vai entrar exatamente no quartel general do inimigo e ele está lá entre os que estão zombando escarnecendo de Jesus para.

    Desfrutar do conforto da fogueira que tá acesa e a noite tá fria ele se assenta exatamente no meio deles mas para que ele fizesse isso coisas aconteceram lá atrás confiar exagerada confiança em si mesmo achou que ela é melhor que os outros dormiu quando devia tá orando valentia descontrola L ada seguiu Jesus de longe agora não tem.

    Escrúpulo vai enfraquecendo vai perdendo a capacidade e resistência e agora se assenta na roda dos escarnecedores O que que a orientação bíblica nos diz no Salmo primeiro feliz bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores houve uma época pastor ival lá em Vitória nós fizemos uma programação inusitada até arriscada.

    Diria naquele ano eu disse para o conselho da igreja assim esse ano nós não vamos fazer Retiro esse ano nós vamos pro miolo da crise nós vamos pro miolo da Tempestade nós vamos para dentro do carnaval evangelizar Alguém falou pastor mas não dá para evangelizar no Carnaval não é complicado demais Sabe qual a conclusão que nós chegamos 30% das pessoas que estão nas passarelas bebendo correndo atrás de um trio elétrico fumando bebendo e drogando.

    Passaram por uma igreja evangélica são chamados crentes desviados e quando nós chegávamos para abordar pessoa na rua no meio da confusão a pessoa desatava a chorar nós a levá para um lugar mais íntimo secreto orar por ela e ela em lágrimas voltar para casa se arrependendo do seu erro é um processo.

    Processo daqui a pouquinho a pessoa tá lá na no meio da coisa crente servo de Deus foi cedendo pouquinho a pouquinho mas o último degrau da queda do Pedro foi que ele negou Jesus três vezes Abra sua Bíblia em Mateus 27 por favor aliás Mateus 26 Mateus 26 por gentileza versos 60 a.

    62 Mateus 26 70 72 74 São três Versículos porque é um crescendo e você vai entender porque e só Mateus coloca ess crescendo aqui tá por isso nós estamos lendo Mateus Então primeiramente vamos Ler Mateus 26:70 toda a igreja comigo ele porém o negou diante de todos dizendo não sei o que dizes só até aqui ele negou diante.

    Todos eu não sei o que dizes por o que que foi dito para ele também tu estavas com Jesus O Galileu ele negou diante de todos eu não sei o que vocês estão falando agora vamos ler Versículo 72 toda a igreja e ele negou Outra Vez com juramento não conheça a homem Qual qual é a ascensão Qual a intensificação do problema na primeira vez nega na nega com juramento Eu juro que eu não conheço.

    Jesus terceiro grau ou degrau da queda aí Versículo 74 vamos lá então começou ele a praguejar e a jurar não conheç esse homem imediatamente cantou o galo então ele negou segundo ele negou com Juramento terceiro ele negou com praguejou ele jurou e blasfemou falou palavrão eu não conheço Jesus fundo do poço sabe o que tá acontecendo aqui.

    Negou seu nome negou sua fé negou seu apostolado negou o seu senhor Pedro fragmento de pedra menti Pedro pó apenas pó se você tá censurando Pedro se você está criticando Pedro no seu coração Pedro mora dentro de você coração dele bate em seu peito o sangue dEle corre em suas veias nem você nem eu.

    Somos melhores do que Pedro mas louvado seja Deus vamos ver agora a restauração porque a Bíblia trata de restauração Não importa quão longe você tenha ido Não importa quão profundamente você tenha caído Jesus está aqui hoje para restaurar você você que está nos assistindo não importa onde você esteja como você esteja Jesus está nesta noite aqui para restaurar sua vida então vamos ver as causas da restauração de Pedro primeiramente o.

    Olhar compassivo de Jesus Olhe aí Lucas 22 Abra aí Lucas 20 60 a 62 Lucas 22 60 a 62 Som juntos irmãos mas Pedro insistia homem não compreendo O Que dizes e logo estando ele ainda a falar cantou Então voltando-se o senhor fixou os.

    Olhos em Pedro e Pedro se lembrou da palavra do senhor como lhe dissera hoje três vezes me negara antes de cantar o galo então Pedro Saindo dali chorou amargamente ô meus irmãos eu fico imaginando esse olhar de Jesus doce eterno misericordioso compassivo Jesus alertou Pedro avisou Pedro e o Pedro cheio de autoconfiança.

    Se julgando melhor que os outros dormindo na maior batalha da vida seguindo Jesus de longe se infiltrando no meio dos blasfemadores dos escarnecedores negando Jesus publicamente em graus cada vez maiores e agora no auge da sua queda ou no mais profundo da sua queda melhor dizendo Jesus olha para.

    Ele sem uma palavra sem um discurso sem um sermão sem qualquer palavra dura apenas um olhar e olar fo para derreter O Pedro tem olhar irmãos que dói mais do que um tapa na cara é o olhar de Jesus tão doce tão.

    Meigo Tão gentil como diz o cântico Vivi tão longe do Senhor assim eu quis andar até que eu encontrei a luz no seu Divino olhar seu maravilhoso olhar seu maravilhoso olhar transformou meu ser todo o meu viver seu maravilhoso olhar segundo degrau pra restauração de Pedro foram as lágrimas do.

    Arrependimento olha comigo por gentileza Marcos 1472 vá comigo para lá Marcos 1472 por gentileza igreja vamos juntos e logo cantou o galo pela segunda vez Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera antes que os duas vezes cante o galo tu me negarás três vezes e caindo em si desatou a.

    Chorar Mateus 2675 diz e Saindo dali chorou amargamente e a ideia do amargamente na língua grega é como se tivesse brotando de dentro dele água podre água suja irmãos aqui para mim é o quebrantamento coração derretido porque as lágrimas que vazam são exatamente o produto de um.

    Coração que se derrete no Genuíno arrependimento Alguém já disse que o mesmo sol que endurece o barro amolece a cera há pessoas que caem e Ao serem confrontadas se endurecem ou dão desculpas como Saul mas um coração arrependido ao ser confrontado ele se dobra ele se.

    Rende e chega As Lágrimas do arrependimento benditas lágrimas é nessa conjuntura né pastor Arival que tá lá nas bem-aventuranças bem-aventurados os que choram porque serão consolados ali não é o choro do desespero ali não é o choro do remorço ali não é o choro porque fui flagrado num erro que não podia ser flagrado não ali é o choro do Arrependido choro do arrependimento terceiro degrau de.

    Pedro nesse processo da Restauração a procura de Jesus por ele vamos voltar para Marcos 16 Versículo 7 nós já Lemos Mas vamos ler de novo Marcos 16:7 Leia comigo toda a igreja mas ide dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante vós para a Galileia lá o vereis como ele vos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fGcqRhNmYJ0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem