EVANGELHO DE BARTOLOMEU / UMA JORNADA NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO

EVANGELHO DE BARTOLOMEU / UMA JORNADA NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO O evangelho apócrifo de Bartolomeu é um texto apócrifo do antigo cristianismo primitivo que não foi incluído na Bíblia Cristã canônica o texto é considerado apócrifo porque não é reconhecido como uma fonte autorizada ou inspirada pelo Espírito Santo para a maioria das denominações cristãs o evangelho de Bartolomeu é atribuído a Bartolomeu um dos 12 apóstolos de Jesus e descreve a vida de Jesus suas palavras e Seus.

EVANGELHO DE BARTOLOMEU / UMA JORNADA NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO

Milagres no entanto o texto é altamente simbólico e Místico incluindo muitas passagens que são difíceis de interpretar alguns estudiosos sugerem que o texto pode ter sido usado por uma seita Cristã gnóstica ele foi escrito por volta do século Tero depois de Cristo e foi preservado em cópias coptas e tipes e árabes o evangelho foi descob em uma biblioteca CTA em nagrad no Egito em.

1945 juntamente com outros textos Apócrifos do cristianismo primitivo desde então tem sido objeto de estudo e debate entre estudiosos da hisa do cristianismo se tornando uma fonte important para entender as crenças e práticas de algumas seitas cristãs antigas introdução ao evangelho de Bartolomeu tradução da versão Latina Jerônimo e Epifânio citam o evangelho de Bartolomeu onde se registra.

A conversa de Bartolomeu e Cristo com belial começando após a ressurreição Adão o diabo o inferno Enoque e Elias são mencionados ao longo da narrativa além de Maria comentar com os apóstolos detalhes da Concepção bastante significativo também é o trecho onde belial comenta a sua queda e assim ele nos.

Relata depois que nosso senhor Jesus Cristo Ressuscitou de entre os mortos acercou-se dele Bartolomeu e abordou desta maneira desvela noos senhor os mistérios dos céus Jesus respondeu-lhe se não me despojar deste corpo carnal não os poderei desvelar Bartolomeu pois acercando-se do Senhor disse-lhe tenho algo a dizer-lhe Senhor Jesus por sua vez respondeu já.

Sei o que me vais dizer dize-me pois o que quiseres pergunta e eu te darei a razão Bartolomeu Então falou quando ias no caminho da Cruz eu te seguia de longe e te vi a Ti dependurado no lenho e aos anjos que descendo dos céus te adoraram ao sobrevirem as trevas eu estava tudo contemplando e vi como desaparec da Cruz e só pude ouvir os lamentos e o ranger de dentes que se produziram subitamente das entranhas da terra dize-me Senhor.

Aonde foste depois da Cruz Jesus então respondeu desta forma feliz de ti Bartolomeu meu amado por que te foi dado contemplar este mistério agora podes perguntar-me qualquer coisa que a ti ocorra porque tudo dar-te eu a conhecer quando desapareci da Cruz aos infernos para dali tirar Adão e a todos que com ele se encontravam cedendo as súplicas do.

Arcanjo Gabriel Então disse Bartolomeu e o que significava aquela voz que se ouviu responde-lhe Jesus era voz do tártaro que dizia belal a meu modo de ver Deus se fez presente aqui quando desci pois com meus anjos ao inferno para romper os ferrolhos e as portas de bronze dizia ele ao diabo parece-me que é como se Deus tivesse vindo à terra e os anjos dirigiram seus clamores às potestades dizendo levantai ó Príncipes as portas e.

Fazei correr as cortinas eternas porque o rei da glória vai descer à terra e o inferno disse quem é esse Rei da Glória que vem do céu a nós mas quando já havia descido 500 Passos O Inferno encheu-se de turbação e disse parece-me que é Deus que baixa Terra pois ouço a voz do Altíssimo e não o posso aguentar e o diabo respondeu não percas o ânimo inferno recobra teu vigor que Deus não.

Desce à Terra quando voltei a baixar outros 500 Passos os anjos e potestades exclamaram alçi as portas ao vosso rei e elevai as cortinas eternas pois Eis que está para entrar o Rei da Glória disse de novo o inferno Ai de mim já sinto o sopro de Deus e disse o diabo ao inferno para que me assustas inferno se somente é um profeta que tem algo semelhante a Deus apanhem e lev-lo.

À presença desses que creem que está subindo ao céu mas replicou o inferno e quem é entre os profetas informa-me é por acaso Enoque o escritor muito verdadeiro mas Deus não lhe permite baixar a terra antes de 6000 anos acaso te referes a Elias O Vingador mas este não poderá descer até o final do mundo que farei para nossa perdição é chegado o fim de tudo pois.

Aqui tenho escrito em minha mão o número dos anos belial disse ao tártaro não te perturbes assegura bem teus poderes e reforça os ferrolhos acredita-me deu de não baixa a terra responde o inferno não posso ouvir tuas belas palavras sinto que se me arrebenta ou ventre minhas entranhas enchem-se de aflição outra coisa não pode ser Deus apresentou-se aqui ai de mim aonde irei esconder-me de seu rosto da força do.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Grande rei deixa-me que me esconda em tuas entranhas pois fui criado antes de

    Ti naquele preciso momento entrei eu o flagi e o atei com correntes que não se rompem depois fiz sair a todos os patriarcas e voltei novamente para a cruz dize-me senhor disse-lhe Bartolomeu Quem era aquele homem de talhe gigantesco a quem os anjos levavam em suas mãos Jesus respondeu aquele era Adão o primeiro homem que foi criado a quem fiz.

    Descer do céu à terra e eu lhe disse por ti por teus descendentes foi pregado na cruz ele ao ouvir isso deu um suspiro e disse sim rendo-me a ti Senhor de novo disse Bartolomeu vi também os anjos que subiam diante de Adão e que entoavam hinos mas um destes o mais esbelto de todos não queria subir tinha em suas mãos uma espada de fogo e fazia sinais somente a ti e os demais rogavam que ele subisse ao céu mas ele não queria quando.

    Porém tu mandaste subir vi uma chama que saía de suas mãos e que chegava à cidade de Jerusalém e disse Jesus era um dos Anjos encarregados de vingar O Trono de Deus e esta suplicando a mim a chama que viste sair de suas mãos feriu o edifício da Sinagoga dos juDeus para dar testemunho de mim por terem eles me sacrificado e quando falou isto disse aos Apóstolos esperai neste lugar porque.

    Hoje se oferece um sacrifício no Paraíso e ali he de estar para recebê-los e disse Bartolomeu Qual é o sacrifício que se oferece hoje no Paraíso Jesus respondeu as almas dos justos que saíram do corpo vão entrar hoje no Éden E se eu não estiver lá presente não poderão entrar Bartolomeu respondeu dizendo quantas almas saem diariamente deste mundo disse Jesus 30.000 disse-lhe novamente Bartolomeu.

    Senhor quando te encontrava entre nós ensinando-nos tua palavra receb ais sacrifícios no Paraíso respondeu-lhe Jesus dizendo Em verdade te digo eu meu amado que quando me encontrava entre vós ensinando-os a palavra estava simultaneamente sentado junto de meu pai disse-lhe Bartolomeu quantas almas nascem diariamente no mundo responde-lhe Jesus uma só a mais do que as que saem do mundo e dizendo isto.

    Deu-lhes a paz e desapareceu no meio deles estavam os apóstolos Em Um Lugar Chamado xura com Maria a mãe de Deus e Bartolomeu acercando-se de Pedro André e João disse-lhes Por que não pedimos a cheia de graça que nos di como concebeu ao Senhor e como pode carregar em seu seio e dar à luz o que não pode ser gestado mas eles vacilaram em perguntar-lhe e disse Bartolomeu a Pedro.

    Tu como Corifeu e nosso mestre que és acerca-se dela e pergunta-lhe mas ao ver todos vacilantes em desacordo Bartolomeu acercou-se dela e disse Deus te salve Tabernáculo do Altíssimo aqui viemos todos os apóstolos a perguntar-te como conceb estee ao que é incompreensível e como carregaste em teu seio aquele que não pode ser gestado ou como enfim deste à luz tanta grandeza.

    Mas Maria respondeu não me interrogue acerca deste mistério Se começar a falar-vos dele sairá fogo de minha boca e consumirá toda a terra mas eles insistiram e Maria não querendo dar-lhes ouvidos disse oremos os apóstolos puseram-se de pé atrás de Maria esta disse a Pedro e tu Pedro que és chefe grande Pilar estás de pé atrás de nós pois não disse o senhor que a cabeça do varão é Cristo e a da mulher é.

    O varão Mas eles replicaram o senhor plantou Sua Tenda em ti e em tua pessoa ouve por bem ser contido tu deves ser nossa guia na oração Maria então disse-lhes vós sois estrelas brilhantes do céu vós sois os que devem orar dizem-lhe tu deves orar pois que sois a mãe do Rei Celestial com o que Maria colocou-se diante deles e elevando as mãos aos céus Começou a dizer ó Deus tu que és o grande o sapientíssimo o rei dos séculos.

    Inexplicável inefável aquele que com uma palavra deu consistência às magnitudes

    Siderais aquele que fundamentou em afinada Harmonia a celcit Due do firmamento aquele que separou a obscuridade tenebrosa da Luz aquele que alicerçou em um mesmo lugar os Mananciais das águas tu que deste base à Terra tu que não podendo ser contido nos Sete céus te dignaste a ser contido em mim sem dor alguma sendo o verbo perfeito do pai por.

    Quem todas as coisas foram feitas dá glória Senhor a teu magnífico nome manda-me falar na presença de teus santos Apóstolos e terminada a oração disse sentem-nos no chão e vem tu Pedro que és o chefe senta-te à minha direita e apoia com tua esquerda meu braço tu André faz o mesmo do lado esquerdo tu João que és virgem segura meu peito e tu Bartolomeu põe-te de joelhos atrás de mim e apoia.

    Minhas costas para que ao começar a falar meus ossos não se desarticulam e quando fizeram isso começou a falar desta forma estando eu no templo de Deus aonde receb alimento das mãos de um anjo apareceu-me certo dia uma figura que me pareceu ser Angélica mas seu semblante era indescritível e não levava nas mãos nem pão nem cálice como o Anjo que anteriormente tinha vindo a mim e Eis.

    Que de repente rasgou-se o vé do templo e sobreveio um grande terremoto joguei-me por terra não podendo suportar o semblante do anjo mas ele estendeu-me sua mão e levantou-me olhei para o céu e vi uma nuvem de orvalho que aspergiu me da cabeça aos pés mas ele enxugou-se com o seu manto e disse-me salve cheia de graça cálice da eleição então deu um golpe com sua mão direita e apareceu um pão muito grande que colocou sobre o altar do templo.

    Comeu em primeiro lugar e em seguida deu-o a mim também deu outro golpe com a aurela esquerda de sua túnica e apareceu um cálice muito grande e cheio de vinho bebeu em primeiro lugar e em seguida deu-o a mim também e meus olhos viram um cálice transbordante e um pão então disse-me ao cabo de três anos eu te dirigi novamente minha palavra e com conceberás um filho pelo qual será salva toda a criação tu és o cálice do mundo a.

    Paz esteja contigo minha amada e minha paz te acompanhará sempre e nisto desapareceu de minha presença ficando o templo como estava anteriormente mas ao terminar de falar Começou a sair fogo de sua boca e quando o mundo estava para ser destruído apareceu o senhor que disse a Maria Não desveles este mistério Porque se o fizerdes no dia de hoje sofrerá a criação inteira um cataclisma os apóstolos consternados.

    Temeram que o Senhor pudesse irar-se Contra Eles Então o senhor caminhou com eles até o monte Morá e se sentou no meio deles mas como tinham medo hesitavam em perguntar-lhe e Jesus incitou os perguntai o que quiserdes pois dentro de sete dias partirei para o meu pai e já não estarei visível a vóz nesta forma e eles vacilantes lhe dizem permite-nos.

    Ver o abismo como nos Prometeste e disse-lhes Jesus melhor seria para vós não verdes O Abismo mas se o quereis segui-me e o vereis e os conduziu ao local chamado sheru que significa lugar de verdade e fez um sinal aos Anjos do ocidente e a terra abriu-se como um livro e o abismo apareceu e ao vê-lo os apóstolos prostraram-se em terra mas o senhor os ergueu dizendo não vos dizia.

    Há pouco que não vos faria bem verdes o abismo e tomando-os de novo ps-se a caminho do Monte das Oliveiras e Pedro dizia a Maria ó tu cheia de graça roga ao senhor que nos revele os arcanjos Celestiais Maria respondeu a Pedro ó tu pedra escolhida por acaso não prometeu ele fundar sua igreja sobre ti Pedro.

    Insistiu a ti que és um amplo Tabernáculo cabe perguntar disse Maria tu és a imagem de Adão e este não foi formado da mesma maneira que Eva observa o sol e vê Que tal qual Adão ele se avantaja em brilho aos demais astros observa também a lua e vê como está enod doada pela transgressão de EVA porque o Senhor pôs Adão ao Oriente e Eva ao ocidente ordenando a ambos que.

    Ofereçam a face mutuamente e quando chegaram ao cimo do monte o senhor afastou-se um pouco deles e Pedro disse a Maria tu és aquela que desfez a infração de EVA transformando a de vergonha em regozijo e tornando o senhor disse-lhe Bartolomeu Senhor mostra-nos o inimigo dos homens para que vejamos quem é e quais são suas obras já que nem mesmo de ti se apiedou fazendo-te pender do.

    Patíbulo e Jesus fixando nele seu olhar disse-lhe teu coração é duro não te é dado ver isso que pedes então Bartolomeu todo agitado caiu aos pés de Jesus dizendo Jesus Cristo chama inextinguível criador da luz eterna tu que és dado a graça Universal a todos os que te amam e que nos és outorgado por meio da Virgem Maria o fugor perene da tua presença neste mundo concede-nos o nosso desejo.

    Quando Bartolomeu acabou de falar o senhor ergueu-se dizendo vejo que é teu desejo ver o adversário dos homens mas lembra-te que al fitá-lo não apenas tu mas também os demais Apóstolos e Maria cais por terra e ficareis como mortos mas todos lhe disseram senhor vejamos então felos descer do Monte das Oliveiras e havendo lançado um olhar enfurecido aos anjos que custodiam o tártaro ordenou a Miguel que fizesse.

    Soar a trombeta fortemente quando este o fez belial subiu aprisionado por anjos e at com correntes de Fogo o dragão tinha de altura 1600 côvados e de largura 40 seu rosto era como uma centelha e seus olhos tenebrosos do seu nariz saía uma fumaça mal cheirosa e sua boca era como a false de um precipício ao vê-lo os apóstolos caíram por terra sobre os rostos e.

    Ficaram como que mortos mas Jesus acercou-se deles ergueu os infundiu lhes ânimo e disse a Bartolomeu pisa com teu próprio pé sua servis e pergunta-lhe quais foram suas obras até agora e como engana os homens Jesus estava de pé com os demais Apóstolos e Bartolomeu temeroso ergueu a voz e disse bendito seja desde agora e para sempre o nome de teu reino Imortal quando ele acabou de dizer isso.

    Jesus o exortou de novo anda pisa a serviz de belial então Bartolomeu caminhou apressadamente para belial e pisou-lhe o pescoço deixando-o a tremer e Bartolomeu fugiu assustado dizendo deixa-me pegar a borda de tuas vestes para que me atreva a aproximar-me dele Jesus respondeu-lhe não podes tocar a fim das minhas vestes Porque não são as mesmas que eu tinha antes de ser crucificado disse-lhe Bartolomeu tenho.

    Medo senhor de que assim como não se compadeceu dos Anjos da mesma maneira me Esmague também a mim respondeu Jesus mas por acaso não se acertaram todas as coisas graças à minha palavra e à inteligência de meu pai a Salomão se submeteram os espíritos Vai tu pois em meu nome e pergunta-lhe o que quiseres e ao fazer Bartolomeu o sinal da cruz e a Jesus e rompeu um incêndio e.

    As vestes do apóstolo foram tomadas pelas Chamas disse-lhe então Jesus de novo pisao como te disse na servis de maneira que possas perguntar-lhe Qual é o seu poder Bartolomeu pois se foi e pisou-lhe a servis que trazia oculta até as orelhas dizendo-lhe dize-me Quem és tu e Qual é teu nome e ele Bartolomeu afrouxou lhe um pouco com as ligaduras e lhe disse conta tudo quanto tens feito respondeu.

    Belial a princípio me chamava satana que quer dizer mensageiro de Deus mas desde que não reconhecia a imagem de Deus meu nome foi mudado para Satanás que quer dizer anjo guardião do tártaro e Bartolomeu falou de novo conta-me tudo sem nada ocultar e ele responde juro-te pela glória de Deus que ainda que quisesse ocultá-lo serme ia impossível está aqui presente aquele que.

    Me acusa e se me fosse possível vos Faria desaparecer a todos da mesma maneira que o fiz com aquele que pregou para vós também fui chamado primeiro anjo porque quando Deus fez o céu e a terra apanhou um punhado de Fogo e formou-se a mim primeiro e o segundo foi Miguel e o terceiro Gabriel e o quarto Rafael e o quinto Uriel o sexto Natanael e assim outros 6000 anjos cujos nomes me é impossível pronunciar pois são os lictores de Deus e me flagelam sete.

    Vezes a cada dia e sete vezes a cada noite não me deixam um momento e são os encarregados de minar minhas forças os dois anjos Vingadores são estes que estão diante do trono de Deus eles foram criados primeiro depois destes foi criada a multidão dos Anjos no primeiro céu a 100 miríades no segundo sem miríades no terceiro sem miríades no quarto sem.

    Miríades no quinto sem miríades no sexto sem miríades no sétimo sem miríades fora do âmbito dos sete céus está o primeiro firmamento onde Residem as potestades que exercem sua atividade sobre os homens há também outros quatro anjos um é Bas cujo nome é vuil xerum tem na mão uma vara de fogo e neutraliza a força que a umidade exerce sobre a terra para que esta não chegue a secar.

    Outro anjo está no aquilon e seu nome é elista etal Fata tem a seu cargo aquilon e ambos ele maqui que está no bóias mantém em suas mãos tochas incendiadas e varas de Fogo para neutralizar o frio o frio doss ventos de maneira que a terra não se resseque e o mundo não pereça cedor cuida do austro para que o sol não perturbe a terra pois levior apaga a chama que sai da boca daquele para que a.

    Terra não seja abrasada há outro anjo que exerce domínio sobre o mar e reduz o empuxo das ondas o mais não estou disposto a revelar então disse-lhe Bartolomeu Apóstolo anda diz-me malfeitor e mentiroso ladrão desde o berço cheio de amargura engano inveja e astúcia velho réptil trapaceiro Lobo rapace como te arrumas para induzir os homens a deixar o Deus vivo criador de.

    Todas as coisas que fez o céu e a terra e tudo que neles está contido Pois és sempre inimigo do gênero humano e disse-lhe o anticristo dirte Ei Eis aqui uma roda que sobe do abismo e tem sete facas de fogo a primeira delas tem 12 canais e lhe perguntou Bartolomeu quem está nas facas respondeu o anticristo no canal ígneo da primeira faca ficam os.

    Inclinados ao Sortilégio à adivinhação e à arte de encantamento e também os que neles creem e os buscam já que por malícia de seu coração buscaram adivinhações falsas no segundo canal de fogo vão os blasfemos que maldizem de Deus de seu próximo e das escrituras também ficam aí Os Feiticeiros e os que os buscam e lhes dão crédito entre os meus encontram-se também os Suicidas os que se lançam à.

    Água ou se enforcam ou se ferem com a espada todos esses estarão comigo no terceiro canal vão os homicidas os que se entregam à idolatria e os Que se deixam dominar pela avareza ou pela inveja que foi o que me arrojou do céu à Terra nos demais canais vão os perjuros os soberbos os ladrões os que desprezam os peregrinos os que não dão esmolas os que não ajudam os encarcerados os que servem.

    Com tibieza à igreja os caluniadores os que não amam ao próximo e os demais pecadores que não buscam a Deus ou o servem debilmente a todos esses eu os submeto ao meu arbítrio disse-lhe então bartolome meu dize-me diabo mentiroso e insincero fazes tu essas coisas pessoalmente ou por intermédio de teus iguais responde-lhe o anticristo ó se eu pudesse sair e fazer essas coisas por mim mesmo em três dias destruiria o.

    Mundo inteiro desgraçadamente porém nem eu nem nenhum dos que foram arrojados juntamente comigo podemos sair temos todavia outros ministros mais fracos que por sua vez atraem outros colegas aos quais emprestamos Nossa vestimenta e mandamos semear insídias que inred as almas dos homens com muita suavidade afagando para que se deixem dominar pela embriaguez a avareza a blasfêmia O homicídio o furto a fornicação a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XVuY-7b9FQQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem