Atendida! Na Bíblia, conhecemos alguns reis perversos que se casaram com rainhas igualmente malignas. Estas rainhas ou incentivavam seus maridos a praticar o mal ou elas mesmas cometiam maldades em nome deles. Um exemplo dessas rainhas nefastas mencionadas na Bíblia é Jezabel, Rainha de Israel..
Um israelita não deveria se casar com um pagão, conforme o Senhor havia ordenado. No entanto, Acabe ignorou a palavra de Deus e casou-se com Jezabel, Princesa de Sidom, filha de Itobáal, rei dos sidônios. Jezabel e Acabe mergulharam profundamente o reino de Israel na idolatria, pois estabeleceram a religião de Baal no reino..
Jezabel era filha do sacerdote-rei Itobáal, governante das cidades fenícias de Tiro e Sidom. Seu nome em fenício significava 'primavera', mas em hebraico, Jezabel, significava 'lixo', que era como ela ficou conhecida. No Antigo Testamento, Jezabel era a esposa do rei Acabe, monarca do reino de Israel na.
Época. Acabe não só seguiu Jeroboão na idolatria, mas também se casou com Jezabel, filha do rei dos sidônios. Ambas as ações contribuíram para a fama de Acabe como um rei extremamente perverso. Conforme o Livro dos Reis, Acabe era reconhecido como o pior de todos os reis, causando imensa.
Destruição durante seus 22 anos de reinado. Foi com este homem que Jezabel se casou. Ficou evidente que ela usou Acabe para alcançar seus objetivos sinistros, e ele não precisou de muita persuasão. Essa foi a primeira vez que um rei de Israel se aliou, por meio do casamento, com uma princesa.
Pagã. Jezabel decidiu praticar o culto satânico de Baal em vez de adorar o Senhor Deus. Conforme 1 Reis 18:19: 'Agora, pois, envia e reúne a mim todo o Israel no monte Carmelo, os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas dos postes-ídolos, que comem à mesa de Jezabel.'.
A prática da adoração a Baal se espalhou por Israel durante o reinado de Acabe e também afetou Judá. Em diferentes regiões, Baal era adorado de várias maneiras e mostrou ser um Deus extremamente universal. Cada local destacava um ou outro atributo dele e desenvolvia seitas especiais do baalismo..
Baal é retratado nas esculturas usando um capacete adornado com chifres de touro, símbolo de força e fertilidade. Ele segura um clube ou maça em uma mão, provavelmente representando o trovão, e uma lança decorada com folhas na outra, possivelmente simbolizando tanto o relâmpago quanto a vegetação. Após se casarem, Jezabel conseguiu convencer Acabe a aceitar Baal..
Ela era uma mulher ávida por mais poder e buscava silenciar qualquer um que tentasse desafiar sua autoridade. Jezabel não era guiada por princípios, não se limitava por medo de Deus ou do homem e era zelosa em seu compromisso com a adoração pagã que praticava. Ela não poupou esforços para manter a idolatria em toda a sua grandiosidade ao seu redor..
Suas ações foram, de muitas maneiras, extremamente prejudiciais ao reino de Israel e Judá. O capítulo 21 de Reis traça os eventos que levam à morte de Jezabel e Acabe. Há poucos casais na Bíblia tão desagradáveis quanto o Rei Acabe e a Rainha Jezabel. No final de 1 Reis, somos apresentados ao seu crime obsceno e repugnante. Por sofrerem de uma quase total ausência de liderança carismática, foram forçados.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- NUNCA PERCA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes
- 09. A Cegueira de Israel (Am 4.4-13)
- UMA FAXINA NA ALMA - Hernandes Dias Lopes
A recorrer a enganos, egoísmo e astúcia para alcançar seus objetivos.
O cenário é Jezreel, onde Acabe e Jezabel tinham um palácio. Ao lado do palácio, havia uma vinha de Nabote, o jizreelita. Acabe desejava anexar a vinha para plantar um jardim de vegetais. Nabote recusou vender ou trocar sua terra, pois a lei de Israel determinava que a propriedade.Deveria permanecer na família à qual foi originalmente designada. Conforme Números 36:7, Bíblia Amplificada: 'Assim, nenhuma herança dos israelitas será transferida de tribo para tribo, pois cada um dos israelitas deve manter a herança da tribo dos ancestrais tribais de seu pai.' Quando Jezabel encontrou seu esposo irritado e mal-humorado, e soube da recusa de Nabote.
Em vender sua vinha, ela assegurou a Acabe que a vinha logo seria dele. Em 1 Reis 21:8-16, ela escreveu cartas em nome de Acabe, selando-as com seu selo, e as enviou aos anciãos e nobres que viviam com Nabote em sua cidade. Nas cartas, ela escreveu: 'Proclamem um jejum e coloquem Nabote à frente do povo. E coloquem dois homens desprezíveis e sem princípios opostos a ele, e façam com que.
Testemunhem contra ele, dizendo: 'Você amaldiçoou Deus e o rei.' Então, levem-no para fora e apedrejem-no até a morte.' Os homens de sua cidade, os anciãos e os nobres que lá viviam, fizeram como Jezabel havia instruído, conforme estava escrito nas cartas que ela enviou. Eles proclamaram um jejum e colocaram Nabote à frente do povo..
Dois homens desprezíveis e sem princípios entraram e se sentaram opostos a ele, e testemunharam contra Nabote diante do povo, dizendo: 'Nabote amaldiçoou e renunciou a Deus e ao rei.' Então, eles o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Depois, enviaram a notícia para Jezabel, dizendo: 'Nabote foi apedrejado até a morte.' Quando Jezabel soube que Nabote havia sido apedrejado e estava morto, ela disse a Acabe:.
'Levante-se, tome posse da vinha de Nabote, o jizreelita, que ele se recusou a vender para você, pois Nabote não está mais vivo, mas morto.' Quando Acabe soube da morte de Nabote, levantou-se para descer até a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela. Jezabel, sendo a pessoa ardilosa que era, armou contra Nabote de tal maneira que parecia.
Que ele estava sendo executado por desobedecer à lei de Jeová. Jezabel ordenou a morte dos filhos de Nabote, pois sabia que, após a morte de seu pai, a herança passaria para eles. A rainha perversa era tão metódica quanto maléfica em seus esquemas. Elias encontrou Acabe a caminho de tomar posse da vinha e pronunciou um julgamento contra.
Acabe por assassinato e roubo. Elias disse que Acabe seria morto, que o corpo de Jezabel seria devorado por cães em Jezreel, e que os descendentes de Acabe não receberiam um enterro apropriado. A severidade do castigo de Acabe pode ser entendida ao considerar as profundezas a que ele desceu em sua busca pela idolatria..
A Bíblia afirma que não houve ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer maldades. Após Acabe tomar conhecimento de sua destruição iminente, ele se prostrou perante o Senhor em arrependimento. Em resposta a isso, o Senhor emitiu um decreto de que os julgamentos que seriam aplicados à esposa e aos filhos de Acabe não ocorreriam até depois da morte de Acabe..
Ela matou os profetas de Deus.
Conforme 1 Reis 18:4, Bíblia Amplificada: 'Pois quando Jezabel destruiu os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu de cinquenta em cinquenta em uma caverna e lhes forneceu pão e água.' E 1 Reis 18:13: 'Não foi dito a meu senhor Elias o que fiz quando Jezabel matou os profetas.Do Senhor, como escondi cem dos profetas do Senhor de cinquenta em cinquenta em uma caverna e lhes forneci pão e água?' Ela também tentou o seu melhor para matar Elias. 1 Reis 19:1-4, Bíblia Amplificada: 'Agora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como ele matou todos os profetas de Baal com a espada.'.
'Então Jezabel enviou um mensageiro a Elias, dizendo: 'Assim façam os Deuses comigo, e ainda mais, se até esta hora amanhã eu não tornar a sua vida como a de um deles.' 'E Elias, temendo por sua vida, levantou-se e fugiu para salvar-se, e chegou a Berseba, que pertence a Judá, e deixou seu servo ali.' 'Mas ele mesmo viajou um dia de jornada para o deserto, e veio e sentou-se debaixo de um.
Zimbro e pediu a Deus que pudesse morrer.' Ele disse: 'Já basta, agora, Senhor, tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais.' Elias, temendo por sua vida, dirigiu-se a Horebe. A morte de Jezabel aconteceu conforme a profecia..
Alguns anos mais tarde, Acabe foi morto em uma batalha contra os sírios e Jezabel continuou a governar por quase mais 10 anos após sua morte. Como sucessor de Elias e profeta por direito próprio, Eliseu retomou a cruzada de Elias para erradicar a adoração a Baal. Ele instalou um comandante militante chamado Jeú para ser rei de Israel, uma ordem que.
Provocou uma guerra civil, pois Jorão, filho de Acabe e Jezabel, então governava. Jeú era comandante de carros de guerra para o rei de Israel, Acabe e seu filho Jorão, na fronteira de Israel com Damasco e Assíria. Nos anais da história, Jezabel é lembrada como a personificação de tudo o que é astuto, sorrateiro, desagradável, vingativo e malicioso..
Quando Jeú entrou pelos portões de Jezreel, ela olhou pela janela do palácio e disse: 'Teve paz “Zinri” que significa “Assassino”, depois de matar seu senhor?' Ele ergueu a cabeça e sinalizou para seus camareiros que a jogaram pela janela. Ela foi rapidamente consumida pelos cães da rua, segundo a palavra de Elias, o tisbita, após o incidente de Nabote e sua propriedade..
1 Reis 21:19: 'E falarás a ele, dizendo: 'Assim diz o Senhor: Matou e também tomou posse?' E tu falarás a ele, dizendo: 'Assim diz o Senhor: No lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão também o teu sangue, até o teu.' Depois disso, o nome de Jezabel passou a ser usado como sinônimo de uma mulher perversa..
'Contudo, tenho isto contra você: você tolera aquela mulher Jezabel, que se autodenomina profetisa, e com seu ensino desencaminha meus servos para a imoralidade sexual e para comerem alimentos sacrificados a ídolos', Apocalipse 2:20. Se você pensa que Jezabel foi a pior, deixe-me apresentar-lhe a filha dela. Número dois, Atalia, Rainha de Judá..
Atalia era filha de Acabe, rei de Israel. Ela se casou com Jeorão, filho de Josafá. Provou ser uma rainha perversa, assim como sua mãe, a rainha Jezabel, seu pai, o rei Acabe, e seus irmãos, os reis Acázias e Jeorão. Atalia, cujo nome significa 'afligida por Deus', reinou como rainha de Judá entre os.
Anos 841 e 835 a.C. Ela sentou-se no trono do rei Davi. O nome dela significa 'afligida por Deus'. O reinado de Atalia como rainha ocorreu entre vários séculos durante os quais Judá e Israel foram governados por reis e rainhas perversos..
Atalia era fervorosa seguidora de Baal, e como resultado, foi tão perversa quanto os monarcas que a precederam e a sucederam. O marido de Atalia, Jeorão, foi rei de Judá até a sua morte em 841 a.C. Diferente de seu pai, Jeorão foi um rei perverso. O filho de Atalia, Acázias, subiu ao trono aos 22 anos e se mostrou tão mau quanto seu.
Pai. Atalia guiava seu filho em seus esquemas diabólicos. 2 Crônicas 22:3, Bíblia Amplificada: 'Ele também seguiu os caminhos da casa de Acabe, pois sua mãe era sua conselheira e o incentivava a agir perversamente.' Acázias serviu como rei de Judá por menos de um ano, pois foi assassinado junto com.
O enfermo rei Jorão de Israel. Seu assassino foi Jeú, que originalmente era um comandante no exército do rei Acabe. 2 Reis 9:25. Então Jeú disse a Bidkar, seu oficial: 'Pegue-o e jogue-o no campo de Nabote, o jizreelita, pois me lembro de quando você e eu estávamos montando juntos atrás de seu pai Acabe, e.
O Senhor proferiu esta profecia contra ele.' Jeú foi ungido como o novo rei de Israel pelo profeta Eliseu, que também o comissionou como instrumento do Senhor para executar o castigo que Deus havia pronunciado contra o rei Acabe e toda a sua família por causa de sua idolatria. Como parte do objetivo de Jeú de pôr fim à dinastia estabelecida por Acabe, Jezabel.
E seus filhos foram mortos. Aconteceu que seu filho, Acázias, estava visitando Jorão quando Jeú chegou para executar o plano de matar Jorão. Como resultado, Acázias também perdeu a vida. 2 Crônicas 22:10-12: 'Quando Atalia, mãe de Acázias, viu que seu filho estava morto,.
Ela começou a destruir toda a família real da casa de Judá.' 'Mas Josabeate, filha do rei Jeorão, tomou Joás, filho de Acázias, e o roubou dentre os príncipes reais que estavam prestes a ser assassinados, e o colocou com sua ama em um quarto de dormir.' 'Porque Josabeate, filha do rei Jeorão e esposa do sacerdote Joiada, era irmã de Acázias,.
Ela escondeu a criança de Atalia para que ela não o matasse.' 'Ele permaneceu escondido com eles no templo de Deus por seis anos, enquanto Atalia governava a terra.' Atalia, que já havia perdido o marido e depois o filho, tomou o reino para si, executando seus próprios netos, depois de já ter perdido o marido e o filho..
Satanás era a força oculta por trás desse massacre selvagem da família real, buscando cortar a linhagem messiânica, como havia tentado fazer no passado e se esforçaria para fazer no futuro. Jeová moveu Josabeate a esconder seu sobrinho Joás, pois a promessa em Gênesis 3:15 garantia que o Senhor preservaria a linhagem através da qual o Senhor Jesus viria..
O marido de Josabeate, Joiada, que era sacerdote, cuidou dele pelos próximos seis anos enquanto ele estava escondido no templo. 2 Reis 11:2: 'Josabeate, filha do rei Jeorão de Judá e meia-irmã de Acázias, pegou Joás, filho de Acázias, e o raptou dentre os filhos do rei que estavam para ser mortos, e o escondeu com sua ama em um quarto de dormir..
Assim, eles se esconderam de Atalia e ele não foi morto.' 2 Crônicas 24:7: 'Pois os filhos de Atalia, aquela mulher perversa, invadiram a casa de Deus e também usaram todas as coisas sagradas e dedicadas da casa do Senhor para os Baais.' Desconhecida por Atalia, um único neto escapou do massacre. Assim como sua mãe, ela adorava o Deus conhecido como Baal..
Durante o reinado de Acabe e Jezabel, no auge da adoração a Baal em Israel, Deus confrontou diretamente o paganismo por meio de seu profeta Elias. Primeiro, Deus mostrou que Ele, e não Baal, controlava a chuva, enviando uma seca que durou três anos e meio. Baal era o nome do Deus adorado em toda Canaã e Fenícia nos tempos antigos..
Durante o período dos juízes, a prática da adoração a Baal entrou na vida religiosa judaica. Depois que Atalia reinou por seis anos, o sumo sacerdote Joiada colocou guardas ao redor do templo e coroou publicamente o jovem Joás como o rei legítimo. Quando o novo rei foi ungido, o povo aplaudiu e gritou: 'Viva o rei.’.
2 Reis 11:12: 'Então Joiada trouxe o filho do rei e colocou a coroa nele e lhe entregou o testemunho, uma cópia da Lei Mosaica.' 'E eles fizeram dele rei e o ungiram, e eles aplaudiram e disseram: 'Viva o rei.'' 2 Crônicas 23:12-13: 'Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo e aplaudindo o rei, ela foi até eles no templo do Senhor..
Ela olhou e lá estava o rei, de pé junto à sua coluna na entrada.' 'Os oficiais e os trombeteiros estavam ao lado do rei, e todo o povo da terra estava se alegrando e tocando trombetas, e os músicos com seus instrumentos estavam liderando os louvores.' Então Atalia rasgou suas vestes e gritou: 'Traição, traição!'.
A rainha Atalia veio até o povo no templo para investigar os aplausos e gritos, apenas para encontrar um rival criança que ela pensava estar morto há muito tempo agora usando uma coroa real. Mas o que deve ter a alarmado ainda mais foi a percepção de que o povo estava solidamente ao lado dele..
Ninguém deu ouvidos à sua acusação de traição. Afinal, ela era a usurpadora, não Joás. Joiada ordenou que ela fosse morta, mas não dentro do templo. Ela foi levada até o Portão dos Cavalos, onde foi morta por suas atrocidades em Judá. Algumas pessoas ascendem a posições de autoridade por causa de sua paixão por sua causa e seu.
Senso de dever. Outras desejam posições de liderança por nenhum outro motivo além de alcançar poder sobre os outros e desfrutar da sensação arrogante que vem com estar em uma posição de superioridade. Na maioria das situações, descobrir que tipo de líder você tem não levará muito.
Tempo. No caso de Atalia, chegar a uma decisão não levou tempo algum. Assim que soube que Jeú havia tirado a vida de seu filho, o rei Acázias, ela se levantou e destruiu todos os herdeiros reais da Casa de Judá, o que incluía todos os seus netos. Ela não conseguiu matar Joás, a única criança que sobreviveu, porque uma jovem devota chamada.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=nZnet2RiiPA