05 - Salmo 124: Se não fosse o Senhor

05 - Salmo 124: Se não fosse o Senhor Queria convidá-los abrir a palavra de Deus no Salmo 124 Estamos dando continuidade a nossa série de Exposições nos salmos de romagem e esse é o quinto Salmo nessa série que começa com Salmo 120 Salmo 124 ouçamos a leitura de todo o sal não fosse o senhor que esteve ao nosso lado Israel que o diga não fosse o.

05 - Salmo 124: Se não fosse o Senhor

Senhor que esteve ao nosso lado quando os homens se levantaram contra nós e nos teriam engolido vivos quando a sua Ira se acendeu contra nós as águas nos teriam submergido e sobre a nossa alma teria passado a torrente águas impetuosas teriam passados sobre a nossa alma bendito senhor que não nos deu por presa aos dentes deles salvou-se a nossa alma como um pássaro do laço dos Passarinheiros quebrou-se o.

Laço e nós nos vemos Livres o nosso socorro está em nome do senhor criador do céu e da terra Amém graças a Deus por isso o Salmo 24 124 que nós temos diante de nós foi escrito pelo Rei Davi Davi pela graça de Deus compôs vários dos Salmos que estão presentes aqui no saltério no Canon bíblico e ele autor de pelo menos dois dos Salmos de romagem que são estes.

Salmos que fazem essa coleção que vai do 120 até o 134 e esse é o segundo Salmo de Davi que nós estamos vendo aqui nessa coleção esse Salmo é um hino de louvores autação a Deus por livramentos por libertação concedida em momentos de grande perigo aqui o Rei Davi reconhece em primeiro lugar que se Deus não tivesse ao lado do seu povo e não interviesse em momentos.

Difíceis o povo estaria perdido versos de um a cinco depois ele bem diz a Deus porque Deus em momento de Socorro sempre vem em salvamento do seu povo versos 6 a 7 Ele termina o Salmo declarando a sua confiança em Deus e conclamando o povo a confiar no nome do senhor a primeira pergunta que nós precisamos fazer Em que situação Davi escreveu esse sal quando a gente sabe que Davi é o autor então fica.

Fácil responder nós vamos ler nos livros históricos que relatam a vida de Davi e perguntar Em que situações ele teria escrito um Salmo como esse e há pelo menos três situações em que Davi poderia ter escrito esse Salmo que nós acabamos de ler falando da libertação de Deus a primeira é aquela história muito conhecida quando ele enfrentou o Gigante Golias o Gigante Golias estava era o campeão dos filisteus estava ameaçando o Exército de Deus ninguém tinha coragem.

Para aceitar o desafio do gigante que dizia mandem alguém lutar contra mim e quem ganhariar então decide o destino da guerra e Davi era um pastor de ovelhas homem não treinado na batalha e chega para trazer alimento para os seus irmãos que estavam no serviço militar e houve lá o gigante desafiando o povo de Deus e não somente desafiando o povo de Deus mas insultando a Deus e Davi então é tomado de um grande zelo pelo nome de.

Deus e resolve ele mesmo partir para enfrentar aquele homem grande não é poderoso um guerreiro já experiente e com uma pedrada na testa do gigante Davi põe fim ao conflito né se Deus não tivesse do lado de Davi o Gigante Golias tinha engolido ele vivo né Como diz aqui as águas e as torrentes teriam passado por cima mas Deus estava do lado de Davi e lhe deu esse grande livramento Então.

Ele pode ter escrito esse Salmo em lembrança daquele episódio há uma outra a um outro momento na vida do rei Davi em que esse Salmo também poderia ter sido escrito é quando ele estava fugindo do Rei Saul quando Saul descobriu que Davi era o escolhido de Deus para reinar no lugar dele Saul começou uma campanha para matá-lo e o perseguia onde soubesse que ele estava e há um relato de como o.

Rei Saul com o seu exército Descobriu onde Davi estava acampado e veio pelo da montanha por um lado da montanha para circundar a montanha e chegar onde Davi estável eles estavam separados somente por uma montanha Então tava o exército de Saul indo nessa direção do outro lado da montanha um morro né estava Davi e os seus homens tentando fugir e eles iam encontrar-se na esquina não é e o resultado ia ser desastroso para Davi e quando Saul se aproxima está perto.

Realmente de pegar Davi matar chega o mensageiro e disse Saul os filisteus acabam de invadir lá a tua cidade tem que ir lá agora faltando isso aqui para pegar Davi Saul é obrigado a desistir e volta para resolver os problemas que estão acontecidos lá na sua terra né E foi a libertação de Deus Deus livrou Davi Certamente ele seria morto pelo Rei Saul naquele encontro que parecia inevitável né se Deus não estivesse ao lado de Davi.

Quando os homens Furiosos se levantaram contra ele então Davi teria sido engolido vivo como diz o Salmo teria sido destruído como a torrente como a enchente que passa e destrói todas as coisas mas também é um outro Episódio na vida de Davi em que ele poderia ter escrito esse Salmo foi quando o filho dele chamado Absalão Se Revoltou contra o seu pai Davi e queria tomar o reino queria tomar.

    O trono de Israel e liderou uma um golpe de estado contra o seu próprio pai

    Quando o pai viu que Absalão vinha e que Absalão já tinha os militares ao seu lado e os influentes e os políticos Davi fugiu pela porta dos fundos da cidade e ele foi embora juntamente com a sua tropa Mas deixou um conselheiro amigo dele chamado usai lá no palácio e quando salão toma o palácio reúne todo mundo usar e tá lá no meio né o salão.

    Agora Rei pergunta aos conselheiros quem que nós vamos fazer agora com o meu pai que tá fugindo tá para atravessar o Rio Jordão aí um conselheiro chamado troféu disse você tem que matá-lo agora se você não Moisés para acabar com Davi agora você não vai fazer mais isso aproveita que ele tá cansado tá fugindo tá desorganizado e mata agora aí o Zayn disse esse conselho não é bom não porque Rei Absalão O Senhor conhece seu pai seu pai ele tá acuado é feito uma ursa no.

    Campo é uma fera ferida se você mandar seus exércitos agora Davi vai destruir esse pessoal e vai virar o golpe é a melhor coisa é deixar ele atravessar o Rio acampar E quando ele tiver de noite tranquilo e descansado a gente ataca de surpresa o rei disse é esse conselho de usar é melhor do que o dia e troféu e disse para ir troféu não eu vou fazer o que usar e está dizendo ai tua fé ficou tão bravo que foi se enforcar em casa né.

    Ficou tão Decepcionado que se enforcou Mas isso foi o que livrou Davi o conselho daquele homem que estava lá no palácio se não Davi teria sido de fato destruído naquela noite se Deus não estivesse do lado de Davi quando os homens se levantaram contra ele ele teria sido destruído pelo menos três situações Nós não sabemos exatamente qual delas mas pelo menos há três situações que a gente sabe na vida de Davi em que Deus efetuou Um grande.

    Livramento Deus o livrou do perigo e o Salmo é a respeito disso De que Deus está do lado do seu povo e que ele intervém na salvação do seu povo mais tarde esse Salmo foi adicionado aos cânticos dos peregrinos e salmos de romagem que os peregrinos cantavam a caminho de Jerusalém quando iam visitar o templo ou Tabernáculo para o serviço a Deus oferecer os seus sacrifícios e.

    Adorar o nosso Deus e esse Salmo ele também é muito conhecido entre os crentes porque eles pressa os sentimentos do nosso coração na nossa jornada aqui nesse mundo quando nosso peregrinamos para Jerusalém e poderíamos também contar quantas vezes Deus esteve ao nosso lado de quantos perigos ele nos livrou é um Salmo que fala então a respeito disso vamos então para a exposição do Salmo primeiro lugar Deus está ao nosso lado versus um e dois não.

    Fosse o senhor que esteve ao nosso lado Israel que o diga não fosse o senhor que esteve ao nosso lado quando os homens se levantaram contra nós e nos teriam engolido vivos quando a sua Ira se acendeu contra nós aqui Davi está falando de Deus estar do seu lado e é isso que vai fazer a diferença Eu estava estudando esse Salmo preparando a minha mensagem e um comentarista contou uma história que ele acha que ilustra bem isso aqui ele.

    Lembra quando era menino não é e ele morava ele morava no Canadá e lá depois da escola era tradição jogar hóquei é aquele esporte canadense é próprio para o frio né E o pessoal jogava na rua mesmo acabaram acabava as aulas e o pessoal ia lá para aquelas ruas ou ele não tinha trânsito a gente sabe comer você fez isso quando era menino né naquele tempo a rua onde eu morava não tinha não tinha calçamento era de terra de tardezinha a gente colocava Duas.

    Barras de futebol né parecendo gol e a gente jogava famosa pelada né a turma os meninos vinham jogava e tudo mais aí ele tava contando que lá a escola terminava o pessoal botava o equipamento começava jogar hóquei e 30 minutos depois chegava o Jack Jack eram melhor jogador que tinha e ele já tinham combinado o Jack que chegava depois porque ele ele tinha aula até mais tarde né quando ele chegava o jogo já tava em andamento quando Jack chegava ele ia para o time.

    Que tava perdendo e não importava de quanto o time tivesse perdendo e que

    Time estava perdendo quando Jack entrava o jogo acabava com Vitória para o lado de Jack não for a Jack que estivesse ao lado do time Eles teriam perdido completamente Jack era o salvador de todo time perdido naquela naquele jogo então ele disse que isso aqui ilustra muito bem o que Davi tá dizendo aqui se.

    Deus não estiver do nosso lado nós estamos perdidos estamos perdidos é porque ele está do nosso lado que nós somos libertados que nós somos livres de situações é de perigo de calamidade de crises né que nós demonstrar aqui isso Deus ao nosso lado nada mais é de que uma forma de expressar aquilo que na Bíblia e na teologia nós chamamos de a doutrina da Aliança a doutrina do pacto que Deus fez uma aliança com o seu povo de entre a humanidade Deus escolheu.

    Aqueles que são seus com eles fez uma aliança selada no sangue de Jesus prefigurada pelo sangue dos animais na antiga no tempo do velho testamento e nessa aliança Deus diz eu sou o Deus de vocês e vocês são o meu povo eu estou do lado de vocês isso significa então em termos práticos que Deus age em nosso favor e isso significa que ele nos liberta de perigos que ele nos livra não somente de situações de risco materiais.

    Mas mais ainda situações de risco espiritual ele nos protege ele nos corrige ele nos sustenta ele nos guia aqui nesse mundo porque ele é o nosso Deus e somos o seu povo ele está do nosso lado é por isso que Davi é por isso que o apóstolo Paulo lá em romanos Romanos 11 hã perdão Romanos Capítulo 9 perdão Capítulo 8 ele diz assim Se Deus é por nós.

    Quem será contra nós o senhor está do nosso lado por conta da Aliança lembre que essa essa que Deus está do nosso lado não por causa de méritos nosso não porque nós somos os melhores do que qualquer outra pessoa não porque você particularmente é melhor e tem mais méritos de que qualquer outra pessoa mas pela misericórdia de Deus pela graça de Deus pela aliança que ele fez com o seu filho Jesus Cristo porque Jesus morreu e.

    Derramou seu sangue pelo povo de Deus por isso Deus está do nosso lado e essa é a doutrina fundamental do cristianismo Ou seja é a partir disso De que Deus está do nosso lado que nós podemos falar de salvação de vida eterna perdão de Pecados o mundo vindouro e de todas as bençãos que Deus preparou para nós nos versos 3 a 5 Davi Diz o que que aconteceria se Deus não estivesse do.

    Nosso lado um e dois Ele tá dizendo Deus está do nosso lado três a cinco ele diz se ele não estivesse veja o que é que aconteceria final do verso 2 não fosse o senhor que esteve ao nosso lado quando os homens se levantaram contra nós nos teriam engolido vivos quando a sua Ira se acendeu contra nós as águas nos teriam submergido e sobre a nossa alma teria passado a torrente águas impetuosas teriam passados sobre a nossa.

    Alma Davi usa três figuras aqui para descrever o que é que aconteceria conosco se Deus não estivesse ao nosso lado primeiro ele ele usa a figura do fogo né aí no verso 3 ele diz que os homens nos teriam desculpem ele usa a primeira metáfora do de um terremoto no verso 3 os homens nos teriam engolidos vivos a figura que está aqui é da terra num terremoto se abrir e as pessoas.

    Caírem vivas Na Fenda que depois se fecha como uma boca que engole abre pega alguma coisa e fecha então a figura é essa de um terremoto Ah no antigo testamento pelo menos uma ocasião em que isso aconteceu que Deus fendeu a terra e os inimigos do Povo de Deus foram engolidos vivos pela boca da terra Então imagina isso Davi está dizendo se Deus não estivesse do nosso lado nós seríamos.

    Como pessoas que caem numa fenda quando o terremoto vem e abre a terra nós teríamos sido engolidos vivos vivos engolidos vivos se Deus não estivesse do nosso lado a segunda figura que ele usa aqui ainda no verso 3 ele diz assim os homens não teriam engolido vivos quando a sua Ira se acendeu contra nós a ira se acendeu a raiva ficou tão Intensa como uma fornalha como fogo que é tudo.

    Destrói que a tudo devora é a segunda figura e a terceira está nos versos 4 e 5 que a figura de uma enchente ele diz no verso 4 as águas nos teriam submergido teria passado sobre nós a torrente e Águas impetuosas teriam passados sobre a nossa alma se o senhor não estivesse do nosso lado nós teríamos é sido destruídos essas três figuras que ele usa do da terra se abrindo para.

    Engolir um incêndio de grandes proporções e uma enchente que sai destruindo tudo ao seu redor ilustra os perigos que nós passamos aqui na nessa vida e não somente os perigos materiais o risco físico mas especialmente os riscos espirituais e as ameaças espirituais para nós nós temos que lembrar que estas coisas elas têm uma aplicação espiritual e que de todos os perigos que podem nos cercar o maior de todos é o perigo.

    Espiritual aquele que representa uma a graça a nossa alma a ameaça ao nosso destino eterno ao estado em que nós viveremos eternamente depois da morte segundo Então é isso aqui primeiro ponto vai de um a cinco Davi está dizendo se Deus não estivesse do nosso lado nós seríamos destruídos como num terremoto como no incêndio ou como numa enchente no verso 6 e 7 ele diz mas Deus libertou o seu povo e ele relembra essas.

    Libertações e ele bem diz a Deus bendito o senhor ele usa mais três duas metáforas para falar da libertação de Deus a metáfora é uma ilustração tirada da vida diária para ilustrar ou deixar claro um ponto espiritual aqui essa ele usa em primeiro lugar a figura de um animal de presa provavelmente um leão veja o verso 6 bendito senhor que não nos deu por.

    Presa aos seus dentes a gente gosta de assistir o Discovery Channel eu gosto de vez em quando né ou então o Planeta Animal Planet que são esses documentários a respeito da vida animal e de vez em quando aparece um documentário sobre a vida dos felinos né e os leões e a gente fica olhando assim fica com o olho frito na tela quando passa aquelas imagens de um leão correndo atrás de uma gazela não é ou de qualquer outro animal de menor porte ali e o bicho vai para um lado vai para o outro e o leão vai atrás até que pega e.

    Quando pega pega pelo pescoço e morde e fica quieto e até o bicho morrer né esperando ele morrer é uma cena meio cruenta né meio a gente não gosta muito fica com pena do bichinho lá mas o leão pega e depois que ele pega que crava as as os dentes no pescoço da vítima não tem isso aí enquanto ele tá fugindo a gente de vez em quando vê lá né nas filmagens um bichinho mais esperto que dá uma rasteira sei lá ele quando dá um nó lá no leão e vai embora mas se o leão pega acabou mordeu no pescoço quebrou e.

    Ele fica lá esperando Não tem escapatória não bendito senhor que não nos deu como presa aos dentes deles a salvação de um animal daquele era praticamente impossível e Davi sabia disso porque várias vezes ele livrou o seu rebanho de um urso de um leão ele sabia o que é que um leão e um urso poderiam fazer quando pegasse é um animal do rebanho era uma salvação impossível mas bendito seja Deus que não deixou que fossemos.

    Destruídos pelas presas do oponente a segunda figura que ele tá usando aqui é de uma armadilha de pássaros versos 7 salvou-se a nossa alma como um pássaro do laço dos Passarinheiros quebrou-se o laço e nós nos vimos Livres quando eu era menino morava no interior do Ceará na região do Cariri meu pai tinha uma Fazendinha onde tinha pulando a cerca do outro lado do vizinho que nunca parecia tinha uma lagoa onde vinha muito muito.

    Passarinho e uma das maneiras que a gente tinha de pegar passarinho era pegar um galho de árvore seco e colocar visgo de jaca não é vesgo o visco da jaca Verde ele é pegajo é uma cola não é então a gente né untava aquele galho de visgo e subia na árvore que ficava à beira da lagoa né E lá colocava bem bem visível aquele galho ali e a gente ficava esperando e chegava um passarinho.

    Para beber água pousava no galho Acabou ele ficava preso pelo visgo da Jaqueline ele tentava fugir e não fugia e o que que a gente fazia era só subir na árvore catar o passarinho vivo Né tava preso tava preso então eu peguei muito passei o Ibama por favor não grava não o Ibama não pode saber dessas coisas então quando eu era menina eu peguei muito Padre ele pousou no galho estava perdido A Única Esperança dele era não pousar no lugar se ele posasse aquela armadilha funcionava muito bem e ele não tinha como escapar.

    Que essa é a figura que é usada aqui embora Naquele tempo era usado o sistema de laço não é no no se preparava um laço uma espécie de armadilha que pegava o bicho desprevenido alguma isca ou coisa dessa natureza mas ao ponto é o mesmo uma vez que o o caçador ele pegou o pássaro não tem saída não tem saída mas aqui ele fala Davi fala que Deus o livrou como um pássaro que escapa da armadilha ele fala aqui que quebrou-se o laço e nos vimos Livres quem é que.

    Quebrou o laço é Deus naturalmente a interferência de Deus numa situação que parecia impossível que não tinha saída não tinha luz no fim do túnel como um animal preso nas na boca de um leão como uma ave que está presa no laço Deus então intervém e naquilo que parecia impossível vem a libertação e por isso Davi Diz bendito seja Deus Deus deve ser bendito Ele termina no verso 8 dizendo E.

    É a conclusão de tudo isso depois de refletir sobre tudo isso usando essas figuras né do dia a dia que ilustram muito bem esse ponto ele conclui da única forma possível o nosso socorro está em o nome do senhor criador dos céus e da terra essa é a conclusão então que a gente chega quando a gente olha para trás quando nós vemos os livramentos que Deus nos deu como nós quando Nós lembramos da doutrina da Aliança que Deus está do nosso lado lembramos das suas grandes e gloriosas.

    Promessas como ele é fiel Então nós não podemos chegar a nenhuma outra conclusão a não ser essa que o nosso socorro aqui nessa vida e para a vida futura está somente no nome daquele que é o criador dos céus e da terra é por isso que ele pode fazer essas interferências é por isso que ele pode atender orações é por isso que ele pode resolver casos impossíveis Porque ele é o criador dos céus e da terra tudo lhe obedece tudo lhe obedece tudo está debaixo do seu controle não há ninguém acima dele.

    Não há ninguém que possa contestar a vontade dele ou fazer aquilo que ele não queira que seja feito por isso o nosso socorro não está nos homens não está nas pessoas embora Deus possa usar as pessoas para nos ajudar mas a gente sabe que por detrás de toda providência de todo o livramento de toda ajuda de todo o socorro está o nome do Senhor que fez os céus e a terra o nosso socorro está no nome do Senhor que fez os céus e a terra terminamos então perguntando irmãos O.

    Que é que esse Salmo nos ensina e eu queria alinhar aqui três ou quatro pontos o primeiro é que nós enfrentamos muitos perigos e situações de risco aqui na nossa jornada nessa vida está errada aquela teologia que diz que Porque Deus está ao nosso lado a nada de ruim vai nos acontecer nenhum perigo vai acontecer conosco não não o fato de que Deus está no nosso lado não quer dizer que ele vai impedir que ou então que ele vai fazer com que tudo que a nossa vida.

    Seja uma vida super tranquila sem problemas sem dificuldade não não mesmo que Deus esteja ao nosso lado aqui nesse mundo nós passamos por sofremos violência das pessoas é adoecemos já passamos por crises de relacionamento E tantas outras coisas não é E especialmente aqui nesse mundo nós estamos sujeitos Há muitos perigos espirituais que num certo sentido são muito muito mais graves do que esses perigos temporais nós corremos o risco de cair em Pecado de esfriar no.

    Relacionamento com Deus de sermos tentados e oprimidos pelo diabo de sofrer hostilidade no mundo a nossa vida é cercado de ameaças aqui nesse mundo mas nós podemos e devemos Clamar ao nosso Deus em toda as situações lembrando do que diz o Salmo 124 segunda coisa que nós podemos lembrar aqui lendo esse Salmo nem sempre Deus nos liberta retirando as ameaças e os perigos físicos e temporais queridos Deus está ao nosso lado significa que ele vai.

    Fazer sempre aquilo que é melhor para nós e aquilo que é melhor para nós nem sempre é livrar a gente de Sofrimento de dor e de angústia aqui porque é através dessas coisas que Deus obtém o fim maior que é formar o nosso caráter e nos semelhante ao Senhor Jesus Cristo porque ele está ao nosso lado a doença a dificuldade financeira as ameaças elas não vão nos destruir mas ela vão nos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oWdZy6OBLfM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem