NUNCA PERCA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes

NUNCA PERCA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes a e eu quero partilhar com vocês a palavra de Deus no texto que está em Lucas Capítulo 5 o Lucas Capítulo 15 versos 12 a 16 peço que você abra sua Bíblia comigo o Lucas 5 a 12.

NUNCA PERCA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes

Há 16 horas e aconteceu que estando Jesus numa das cidades veio a sua presença um homem coberto de lepra e ao ver a Jesus e prostrou-se com o rosto em terra e suplicou-lhe Senhor se quiseres podes purificar-me Oi e ele estendendo a mão tocou-lhe dizendo quero fica Limpo.

Bom e no mesmo instante ele desapareceu a lepra e ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissessem mas vai desse ele mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua Purificação sacrifício que Moisés determinou para servir de testemunho ao povo é porém o que se dizia se eu respeito cada vez se divulgava a cada vez mais e grandes Multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades.

A Jesus porém se retirava para lugares Solitários e piorava e eu quero pensar com vocês sobre o tema nunca perca a esperança nunca perca e a esperança os irmãos esse texto relata este Episódio e da cura deste homem leproso e Nós não sabemos precisar exatamente Quem esse homem EA Bíblia não dá o nome dele e nós não temos com muita segurança o.

Local onde ele foi curado Mateus relata esse texto dizendo que foi logo que Jesus desceu a do monte onde pregou conhecido sermão do Monte É mas esse homem aqui é a maquete da desesperança da tragédia como Vocês bem sabem que naquela época é a doença mais temida mais perigosa e era doença chamada de lepra havia muitas doenças de pele chamadas de lepra.

Algumas curáveis outras incuráveis bom e quando alguém ficava leproso e era constatado isso através de um diagnóstico do sacerdote ou do Sumo Sacerdote essa pessoa tem que ser isolada ficar de quarentena Total fora do acampamento e sem qualquer perspectiva Esperança G1.

Oi e esse texto em teu retrata para nós esta cena de um homem leproso bom e no estágio avançado da sua doença e depois de baldados todos os esforços humanos e depois de buscar em vão todos os recursos da ciência do seu tempo a ver o seu corpo sendo devastado e transformando-se numa espécie de sucata humana carcaça humana.

É da sua carne apodrecendo Oi e ele coberto de trapos nauseabundos e mal cheirosos rompe a quarentena ontem o isolamento social contrariando certamente algumas normas da sua época e aproxima-se de Jesus e Mateus usa informa que ele adora Jesus um Marco nos isso que ele se ajoelhou o Lucas o Se informa que se prostrou Oi e ele faz um pedido Jesus senhor Se.

Tu Quiseres Tu Podes purificar-me eu e Marcos os em forma que Jesus profundamente compadecido dele diz quero fica Limpo imediatamente ele ficou Limpo eu quero apanhar esse essa narrativa esse episódio que está registrado nos três Evangelhos sinóticos Mateus Marcos e Lucas e tirar daqui seis lições para o nosso ensino e consolo nesta noite primeiro nós vamos tratar do doente.

O segundo as mãos tratar do médico o terceiro nós vamos tratar da cura quarto nós vamos tratar do testemunho quinto do impacto e sexto do Retiro bom então vamos primeiramente olhar o doentes porque é que das três narrativas Mateus Marcos e Lucas eu escolhi Lucas para ler hoje a noite com vocês porque Lucas era médico Ah e por ser médio com Lucas tinha uma análise mais precisa mais acurada mais.

Detalhada do problema deste homem é de um diagnóstico mais preciso e dos três Evangelistas só Lucas nos Informa que este homem estava coberto de lepra é uma coisa está leproso outra coisa é está coberto de lepra e o significa que este homem estava no estágio mais avançado da doença O que significa que este homem estava com seu corpo completamente tomado pela doença O que significa que este homem tinha.

Parte do seu corpo já devastadas pela doença as cartilagens ficar comidas Talvez o nariz e as orelhas os lábios e esse homem estava até formado o enxoval espécie de aborto vivo e esse homem estava completamente arruinado pela sua situação adversa e vocês sabem que na época a lepra não era apenas uma doença sem cura nesse caso.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Mas é uma doença que também punha segregação ele podia ficar na família eu

    Podia ficar a junto à sociedade eu não podia frequentar a sinagoga ele não podia as festas no tempo sim mas mais do que segregação a doença era uma espécie de praga é isso que diz lá em Levítico Capítulo 13 é uma praga era símbolo não só do pecado mas uma maldição Divina É por isso que você lê por exemplo os dias ficando leproso é o.

    Servo de Eliseu ficando leproso e a lepra na época a luz das escrituras era uma espécie de símbolo do pecado por exemplo e a lepra se separa separa as pessoas hoje o pecado você para você de Deus você do seu próximo gostei de você mesmo o segundo a lepra insensibiliza uma das formas de se diagnosticar uma lepra na época era Assis cair até hoje na porção.

    De água quente fervendo e a pessoa não sente dor vai deixando a pessoa com a carne insensível a dor e o pecado também sensibiliza ele vai caracterizando a consciência ele vai calcificando o coração terceiro a lepra deixa marcas o deixava deformidades no corpo deficiências terríveis no corpo pois o pecado também deixa marcas marcas no corpo marcando as emoções marcas da alma.

    Mas mais a lepra e ela era contagiosa o pecado também é o pecado alastra o pecado contamina o pecado fermenta O pecado é vai contaminando as pessoas e devastando pessoas como a lepra mas mais a lepra era mal cheirosa e hoje o pecado também ué mas finalmente a letra mata EA Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.

    E como esse texto retrata esse homem coberto de lepra ele está nesse estágio avançado da doença aguardando a morte é uma situação irremediável clinicamente e reversível é mas diante do quadro do desespero e Esse homem é uma espécie de maquete do desespero numa moldura sombria e esse homem se recusa a se render ele.

    Ainda tem esperança ele ainda tem esperança e eu não sei exatamente a situação que você vive hoje talvez alguns dramas pessoais Talvez uma enfermidade física Talvez um problema conjugal Talvez um problema na sua família Talvez um relacionamento quebrado com seus filhos Talvez um ato um vício uma mania alguma coisa que prende você amarra você tortura você tira a sua alegria sua paz eu não sei qual desesperado você está.

    Com longe você foi com profundamente você desceu eu quero dizer para você que mesmo que o quadro seja Sombrio nunca perca a esperança e esse homem vai a Jesus de que maneira o primeiro ele se ajoelha a segunda de próstata terceira ele adora quarto ele declara a sua confiança aqui em Jesus a solução para sua vida senhor Se Tu Quiseres Tu Podes purificar-me.

    E aproxime-se de Jesus começa a confiança é porque ele pode tudo quanto ele quer para ele não tem causa Perdida para ele não tem problema insolúvel para ele não tem vidro irrecuperável para ele não tem família sem solução e eu acho magnífico que este homem ao mesmo tempo que afirma a soberania de Jesus senhor Se Tu Quiseres tu podes também ele se submete a soberania de Jesus e eu não sei eu não chega fazendo.

    Exigências e ele chega fazendo um pedido e ele não está bem é direitos ele clama por misericórdia e ele não impõem a sua vontade ele se submete à vontade Soberana de Jesus senhor Se Tu Quiseres tu podes Esta é a maneira como cada um de nós nem vai se aproximar de Jesus nesta noite a fazer o segundo lugar eu gosto de pensar com você agora sobre o médico.

    O Marcos que nos ensina algo magnífico que só é relatado lá e não nos outros

    Evangelhos e diz o texto que diante dessa te pedido deste homem Jesus profundamente compadecido dele e o irmãos amados com precioso é entender que adianta os dramas da nossa vida dos maiores dramas da nossa vida daqueles dramas tão grandes que não há mais nenhuma perspectiva de saída e de.

    Solução da resposta humana na solução humana e quando você recorre a Jesus Jesus profundamente se compadece de você ele sabe quem é você ele conhece você ele sabe as suas dores ele conhece os seus dramas ele conhece as suas noites e madrugadas insones e sem dormir ele sabe os seus gemidos ele conhece as suas lágrimas ele conhece a sua dor Rei sabe a sua necessidade e ele se importa com você se importa com você.

    É mas outra coisa que me chama atenção no médico é que não apenas tem compaixão Ah mas Jesus profundamente compadecido dele tocou e me disse quero fica Limpo Bom Jesus não tem apenas compaixão Jesus tentando tem também poder é porque Poder Sem compaixão e tirania a compaixão sem poder é fraqueza.

    E por Jesus tem poder e tem compaixão é mas curiosamente Marcos e os outros Evangelistas nos em formam e inclusive e aqui em Lucas ouvir acho 13 ele estendendo a mão tocou-lhe hora Jesus quebra um protocolo e da saúde pública aqui é porque o leproso podia ser tocado a tocar no leproso era Contrariar as normas ninguém podia tocar no leproso.

    Sem Fim puro é mas é curioso que quando o puro toca o impuro o impuro não deixa o puro e impuro e mais o puro toca o impuro torna o impuro puro a Jesus não fica em puro portocargo impuro mas ao tocar o impuro importar nesse puro e a pergunta é porque Jesus Tocou esse.

    Homem Porque Jesus não curou esse homem como cura os dez leprosos a distância apenas uma palavra a Rua Irmãos aqui para nos ensinar uma tão grande lição a Jesus detecta e diagnóstica naquele homem uma doença muito mais grave muito mais perigosa muito mais devastadora do que a lepra que apodrece a sua Card a Jesus detecta uma autoestima achatada.

    E o senso de desvalor se alguém que talvez tinha meses anos que não sabia o que era um toque humano e quando aquele homem porventura quiser se aproximar de alguém essas pessoas corriam dele tomavam pedras e jogavam nele se alguém tentar se aproximar dele ele tinha que se afastar e gritar maldito maldito leproso leproso ninguém podia chegar.

    É mas quando aquele homem devastado pela lepra chega maltrapilho e malcheiroso deformado arruinado sucateado pela doença diz a Bíblia que Jesus se compadece dele e tocam é mas vale presta cara que a palavra tocar aqui na língua grega não encostar não é botar o dedo a mão assim com melindre com reservas com tantas vezes hoje nós nos cumprimentamos com um suquinho na mão e querendo encostar o.

    Menos possível a palavra tocar aqui significa cingir significa abraçar o Imagine você Jesus abraçando aquele homem com a carne apodrecendo ficou o corpo deformado com as cartilagens arruinados e pediu só dizer para sempre o seguinte não importa com difícil seja o seu drama com dramático seja sua doença eu importo com você eu amo você você tem valor para mim eu me compadeço de você e não me.

    Afasto de você o médico maravilhoso nós temos em Jesus Ah mas Jesus depois disse disse quero ficar livre e eu quero dizer para você que Jesus tem todo poder o poder sobre as leis da natureza poder sobre os demônios poder sobre as doenças poder sobre a morte ele tem todo o poder nos céus e na terra não importa com a luta que você esteja atravessando nesta.

    Noite Jesus pode ser o seu médico e restaurar a sua sorte é mas a terceira coisa que eu chamo a sua atenção do texto primeiro é o doente segunda é o médico ter seria a cura e olha comigo aí versículo de número 13 e quando Jesus disse quero fica Limpo tá escrito no mesmo instante ele desapareceu a lepra e as cores que Jesus realizou o irmãos não foram curas subjetivas mais escuras objetivas e verificáveis.

    E por exemplo e quando Jesus cura aquele paralítico de Betesda ele estava 38 anos paralítico bom nós temos irmãos da Medicina aqui conosco e pessoas ilustradas e e informadas e você sabe que se uma pessoa fica no leite 38 anos ainda queria ser uma cura imediata e ele precisa fazer longas sessões de fisioterapia para poder andar é mas quando Jesus cura aquele homem.

    Imediatamente se Levanta ele anda e carrega o seu leito vai para casa a Jesus curou um homem paralítico que é levado pelos amigos e sobe para o telhado da casa f10i numa cama com Jesus estava Jesus a olhar diz filho perdoados estão os teus pecados então agora Toma o teu leito e anda E se o homem que foi carregado volta carregando que o homem que foi para o celular benção retorna com duas bênçãos.

    A Jesus com um homem com a mão direita a esse aqui da mirada se quando Ele estende a mão assistir com os ossos se reforma os músculos se foi no lugar a carne e aquela mão é refeita imediatamente é a cura de Jesus não é a prestação não é a crediário nem em doses homeopáticas quando ele faz ele faz completo quando ele faz ele faz imediatamente quando ele faz ninguém pode colocar em xeque em dúvida ação eficaz do seu poder.

    Ah pois bem amados a Jesus não mudou ele é o mesmo ontem ele é o mesmo hoje ele é o mesmo para sempre e põe o seu problema nas mãos dele e ele é poderoso para hoje mesmo agora mesmo trazer cura para sua mente para sua alma para suas emoções para o seu coração para o seu corpo é mas a quarta verdade que eu quero destacar aqui irmãos primeiro o doente segundo o médico terceiro a cura quarto.

    O testemunho veja comigo Versículo 14 ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse mas vai disse mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua Purificação e sacrifício que Moisés determinou para servir de testemunha o povo Jesus tá fazendo aqui e preste atenção e era um sacerdote que diagnostica vá doença eram vários tipos de lepra na época e é só você dar uma lida por favor.

    Em Levítico Capítulo 13 para você entender os vários tipos de lepra bom e era o sacerdote Autoridade Sanitária competente e com autoridade com autonomia e para declarar alguém curado e devolver esse alguém ao convívio da família e da sociedade e quando Jesus ordena este homem ah ah não falar nada para ninguém a não retornar para sua casa mas era o.

    Sacerdote primeiro Jesus está protegendo este homem eu peço comigo se Ele saísse dali imediatamente ocorrência para casa pulando de alegria tinha procurado procurado procurado sabe que aconteceria sua família correria dele a sua esposa não abraçaria seus filhos fugiram dele seus amigos não encontrariam com ele em Jesus está legitimando publicamente a cura dizendo Vá a quem tem competência.

    Lidam certificado malvara tô dando a você o pleno direito público direito de ser rei esses reinserido a sociedade e agora com a confirmação do sacerdote se ele tem condições de chegar e de fato você está curado de fato você a sua cura foi verificável eu acho isso tão bonito sabe irmãos porque tem muita gente hoje que está declarando as pessoas curadas elas não estão curadas.

    E tem muita gente hoje dizendo tá curado E apenas uma espécie de cura subjetiva mas não é verificável se for ao médico fazer o exame encostar tá não não tem cura aqui é uma cor aparente é uma coisa subjetiva e as coisas de fato aconteceram isso acontece com Jesus a Jesus engana as pessoas a Jesus não ludibriando ninguém e eu quero dizer para você que Jesus está aqui hoje e ele pode fazer algo tão.

    Extraordinário na sua vida nesta noite que a sua família vai perceber que os seus amigos vão perceber que lá no seu trabalho as pessoas vão perceber que lá na sua escola as pessoas vão perceber que lá na sua vizinhança as pessoas vão perceber é coisa que pode ser notada verificada EA testada publicamente é mais uma quinta verdade nesse texto primeiro o doente segundo e o médico terceiro a cura quarto o.

    Testemunho quinto o impacto olha comigo versículo de número 15 porém o que se dizia seu respeito cada vez mais se divulgava e grandes Multidões afluíam para o ouvir e serem curadas de suas enfermidades e é curioso ti Marcos os em forma que Jesus expressamente proíbe esse moço curado de falar da sua cura para outras pessoas é mais Imagine você alguém que era um.

    Aborto vivo e ela carcaça humana eu estava morrendo Um Pouco a Pouco aguardando o final agora tive repente é Curado hoje era contigo mandei aquele só para se ele sai contando vai pregando e ele sai falando e ele sai anunciando do itapety Esse homem é para nós uma exortação solene porque Jesus manda eu.

    Ficar calado e ele fala O que Jesus nos manda falar e às vezes ficamos calados Oi e o resultado desmarcos é que diante do testemunho dele o impacto que produziu a fala dele Jesus não podia entrar mais publicamente as cidades tamanho a quantidade de gente aflui a para ouvi-lo e para ser curada por ele.

    É o que me impressiona no Impacto aqui meus irmãos é que o verso 15 diz que grandes Multidões e Lucas tem o cuidado de não falar de uma grande multidão mas de grandes multidões o afluíam para ouvirem Jesus para serem curados por Jesus a grande pergunta que eu faço a você nesta noite a seguinte é até que ponto o impacto da sua vida da minha vida da nossa vida desperta.

    Multidões para virem a Jesus e eu quero saber o que é isso eu vi na sua vida eu notei na sua vida uma mudança tão grande tão radical tão profunda tão extraordinária então é notória que eu não posso ficar parado eu tenho que ir lá eu preciso ouvir o também eu posso também receber um milagre dele da mesma maneira E essas Multidões flui o testemunho quem pacto o que notoriedade e eu perguntei você Amado O que que você.

    Tem para contar para as pessoas do que Jesus fez na sua vida é com profunda isso com real é isso com o notório é isso e não pergunta você até que outras pessoas te fato ouvir uma mudança radical na sua vida a ponto de quererem também conhecer a Jesus e ouvirem a Jesus e serem curadas pelo poder de Jesus Ah mas eu quero concluir com a sexta.

    Verdade bom então vamos recortar As cinco primeiras primeiro os doentes segundo o médico terceiro a cura quarto e o testemunho quinto o impacto o sexto e último lugar o Retiro Olha o verso 16 comigo ele ou Jesus porém se retirava para lugares solitários e orava isso é impressionante.

    É porque os Evangelhos chamam Jesus de pregador Jesus era um pregador Ah e por ser um pregador Imagine você que nada trazia mais alegria ou deveria trazer mais alegria para Jesus do que ver grandes Multidões afluindo para ouvi-lo está escrito aqui eu acho 15 é mas curiosamente quando Jesus ver essas Multidões afluindo para ouvi-lo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IjwZIT0wqaM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem