COMO DEVE SER O CASAMENTO - Hernandes Dias Lopes

COMO DEVE SER O CASAMENTO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes Provérbios 30 18 e 19 há três coisas que são maravilhosas demais para mim sim há quatro que não entendo o caminho da Águia no céu o caminho da cobra na Penha o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela eu quero Então à luz desse texto mormente do verso.

COMO DEVE SER O CASAMENTO - Hernandes Dias Lopes

30 falar sobre casamento um grande mistério casamento um grande mistério e quero começar dizendo que imagens falam mais do que palavras dizer que símbolos resumem discursos certamente o maior de todos os mestres Jesus Cristo nosso senhor usou figuras contou.

Parábolas e através de histórias e de símbolos ele traz a profundidade dos seus ensinamentos Por exemplo quando ele quis falar da influência interna da igreja ele pegou o sal e disse vós sois sal da terra quando ele quis falar do impacto da igreja no mundo ele disse vós sois a luz do mundo quando ele tratou da questão da malignidade do pecado que permeia el diz o fermento quando ele quis falar sobre.

Humildade ele não fez um discurso e nem rebus os eruditos da época ele pegou uma criança disse quem não se fizer como essa criança não vai entrar no reino de Deus quando Paulo trata dessa matéria lá em Efésios 5 ele fecha o assunto dizendo que é um grande mistério um grande mistério e eu queria evocar aqui autores seculares como dr John Grey quando diz que o homem é de Marte a mulher é de.

Venus há um outro livro que diz por que os homens mentem e as mulheres choram uma outra obra que diz por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor os títulos São provocantes mas que trazem à tona a diferença entre um homem e uma mulher o masculino e o feminino há alguns mitos por aí e um deles é Almas Gêmeas pmo em vocês esse hino foi cantado no meu casamento e essa coisa não.

Existe isso é mito não tem na Bíblia de almas gêmeas a aliás casamento é a união de dois diferentes muito diferentes não existe esse mito de que para cada PET torto tem uma bota torta isso é mito outro mito eu preciso encontrar a pessoa certa Tá errado isso que quando eu digo que eu preciso encontrar a pessoa certa eu já estou pressupondo que.

Eu estou certo tô pronto seja alguém que se adap a mim ninguém tá pronto como o Pastoral já enfatizou não tem casamento perfeito aliás eu nem me espanto quando um casamento não dá certo eu fico grato a Deus quando dá certo é um mistério e por ser um mistério o autor sagrado diz que havia três coisas que deixava Encantado o que que o deixava Encantado caminho da Águia no.

Céu as alturas excels caminho da Cobra em cima de uma pedra sem deixar rastro o caminho do navio no meio do mar antes da bússola mas uma quarta coisa eu penso reflito medito perquirido analiso e não consigo entender tá Para Além da minha capacidade e o que eu não entendo é o caminho de um homem com a.

Donzela é o casamento e ISS é um mistério isso é um mistério bom já que é um mistério e já que símbolos falam mais do que palavras já que emblemas nos ajudam a entender discursos eu gostaria de evocar aqui algumas imagens algumas engraçadas outras Nem tanto mas todas úteis o que é casamento primeiramente casamento é igualzinho uma mala velha pesada sem sem.

Alça e sem rodinha mais ou menos isso Pensa numa mala pesada mala é aquilo que você bota quando se casa o seu enxoval marido faz enxoval dele a mulher faz o enxoval dela cada um leva uma mala com as suas coisas com seus pertences e quando desembarcam no lar doce lar desfaz as malas para formar um.

Guarda-roupa só fica sobrando coisa porque nesta mala a gente não leva só coisas leva hábitos Manias idiossincrasias hábitos vícios Sagrada tradição familiar algumas coisas nós vamos deixando para trás outras nós vamos nos agarrar a elas com unhas e dentes tendo o orgulho de passar essas tradições sagradíssimo pros nossos filhos pros nossos netos e.

Ai de quem tentar mudar essas tradições sagradas O problema é que muita coisa que nós levamos para dentro da nossa casa que nós herdamos dos nossos pais dos nossos avós vão incomodar profundamente o nosso cônjuge a arte de ficar casado ou permanecer casado é a capacidade que você tem de aceitar o outro de renunciar muita.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Coisa na linguagem de um colega meu é arte de engolir sapos e vomitar

    Diamantes porque tem coisa que você aceita bem tranquilo mas tem outra que é difícil mas não dá para desgrudar da pessoa é dela da família dela é da tradição da família dela da cultura dela eu estava em Vitória certa feita e vi uma mulher empurrando uma carroça com muitas quinquilharias mas muitas e.

    Transbordando mas ela empurrava aquela carroça com tanto carinho com tanto amor com tanto zelo como se tivesse dentro daquela carroça as coisas mais belas do mundo e eu pensei comigo todo todos nós empurramos uma carroça dessa Todos nós temos as nossas tradições sagradas e coisas que nós levamos para dentro do nosso casamento e a de Quem mexer com essas coisas essa mala se você não tomar cuidado ela fica.

    Pesada sem alça sem rodinha você vai ter que ter a capacidade de você amar seu cônjuge respeitar o seu cônjuge ji renunciar muita coisa que você acha que é importante porque a arte de conviver é exatamente essa você vai olhar pra vida com os olhos do seu cônjuge Você não vai perguntar o que que ele tem que fazer para me agradar a pergunta o que que eu vou fazer para agradar meu cônjuge se eu começar você tem que fazer.

    Isso e isso e isso isso para me agradar tá tudo errado porque o centro do casamento não é o eu o amor não é ego Centralizado o amor é outro Centralizado vamos vamos a segunda a segunda imagem que que é casamento casamento é igualzinho uma conta bancária igualzinho para você ter uma boa conta bancária o que que precisa você precisa depositar mais do que saca certo se você sacar mais do que deposito o que que vai acontecer com.

    Você vai pro vermelho se eu não vai pro Serasa vai pagar juro vai perder o crédito se eu não vai pra praça você vai ficar mal falado com mal pagador sua reputação fica destruída tem gente que entra pro casamento só querendo receber só querendo sacar mas não deposita nada não investe nada se você quer ter um casamento feliz você tem que ser Pródigo por exemplo nos.

    Elogios cauteloso nas críticas você tem que ser polido no trato porque às vezes nós somos muito polidos com Os Estranhos por favor dá licença Muito obrigado aí em casa vai no tapa vai no tranco então se nós não aprendermos boas maneiras dentro de casa e não exercermos essas boas maneiras dentro de casa a relação fica truncada pesada perde o.

    Brilho perde a alegria conta bancária agora veja você quando você é um bom cliente no banco Às vezes você pode passar por uma situação difícil não é verdade aí o gerente do banco que conhece você então esse cara aí é um bom cliente o banco vai vai vai send de a mão para ele mas se o cara é um mau pagador só fica no vermelho se a crise chega não Ó Não dá não Não dá não outras palavras você tem que ter crédito positivo saldo Positivo na conta.

    Do casamento gente tem hora que o saldo positivo é ir para um um lugar para comer um um caranguejo gordo só e uma coca-cola às vezes é comer um saco de pipoca ou um cachorro quente na na na carrocinha da Esquina mas tem hora que você precisa também de fazer uma loucura a num bom restaurante com a sua mulher sabia tem hora que você tem que dar o cartão crédito para ela falou minha filha vai em nome de Jesus eu vou ficar.

    Orando por você é ué você tem que viver pela fé de vez em quando você tem que investir varão investir você tem que surpreender sua mulher com presentinho de vez em quando eu sei que os maridos aqui são todos muito românticos mas de vez em quando você levar um as flores pra esposa porque se você não deposita nessa conta e só quer tirar só quer extrair só.

    Quer sacar da conta fica no vermelho perde o brilho perde o romantismo perde

    O óleo da alegria vamos aé terceira figura que que é casamento casamento é igualzinho um jogo de tênis ou frescobol você sabe que o tênis e o frescobol tem semelhanças e diss semelhanças o que que é semelhante Em ambos os jogos tem dois.

    Jogadores tem duas raquetes e tem uma bola que vai a bola que vem Qual é o contraste é que no fresco B Você joga com o seu parceiro no tênis Você joga com seu rival no fresco B Você joga não para explorar o outro do outro para vencê-lo se o outro joga uma bola quadrada para você você se esforça para devolver Redonda no tênis não no tênis você.

    Aproveita o erro do outro para dar uma requet nele tirá do jogo para vencê-lo para derrotá-lo em outras palavras casamento não é concorrência casamento é parceria vocês não estão competindo vocês estão cooperando não se disputa espaço você cria ambiente para que o outro floresça e desta maneira meus amados irmãos é da mais alta importância que.

    Quando um erra o outro estende a mão em vez de massacrá-la isso é casamento melhor é serem dois do que um porque quando um cai o Outro Levanta melhor é ser dois do um porque os dois se esquentam são amigos são conselheiros são intercessores Há muitos casais queridos irmãos que a única União que tem a única comunhão que tem é no leito conjugal acaba de ter uma relação já não tem mais.

    Nada de intimidade já não tem papo não tem conversa não são amigos não abre o coração pro outro não conhece um ou outro não tem parceria um com o outro não tem companheirismo isso se cultiva isso se planta e é muito importante que o nosso casamento não seja um jogo de tênis mas um jogo de Fresc BOL Por que que cas vou pegar a ideia lá de provérbios 1821 casamento é vida ou é.

    Morte tá escrito lá a vida ou melhor A Morte e a vida estão no Poder da língua quem me utiliza como do seu fruto em outras palavras você pode dar vida ou você pode matar o seu casamento dependendo da maneira como você se comunica me permita ilustrar isso eh eu fui criado numa região Rural numa região na época hoje não mas na época não tinha farmácia não tinha médico não tinha remédio então o cara tinha que se virar lá no mato mesmo com.

    Raízes com folhas com chás com Garrafadas foi criado nessa cultura e dentro dessa cultura tinha lendas também eu vou lhes contar uma lenda havia um cidadão que ganhava a vida fazendo Garrafadas só que não fazia garrafada para dor de barriga ou pra inflamação da unha do dedão do pé ele fazia Garrafadas pras crises emocionais do casamento e aí um cidadão passando uma.

    Crise conjugal chegou lá e falou Rapaz tô sabendo que você faz uma garrafada é que é batata pro negócio resolve falei resolve Então quero uma Quanto custa tanto e mas mas é muito caro Você tá doido aí não é muito caro você vai dar um desconto não não dou desconto não dou não mas tem uma coisa eu prometo que funciona e se não funcionar eu devolvo dinheiro lá bom desse jeito eu Top pagou levou para casa falou agora quero saber.

    O segin como é que eu uso isso ah porque se funciona quer saber como é que usa falou o negócio é o seguinte quando o clima ferver tá querendo pegar fogo aquela briga danada você vai lá e toma um gole só um detalhe você bota na boca mas não engole não aguenta aguenta aguenta na boca aguenta aguenta aguenta quando acalmar aí você engole aí funciona você botar legenda ou tá.

    Claro o problema é que os dois fervem ao mesmo tempo disputam quem fala mais alto quem grita mais alto Ô gente é um problema sério isso quando marido e mulher fervem ao mesmo tempo porque os dois ficam errados porque você sabe que não é o que você fala é como você fala a entonação de voz muda tudo deixa eu ilustrar havia um casal que tinha um filho que morava fora estudando e os.

    Pais ralando lá para pagar escola do filho na cidade um dia o pai recebeu um telegrama do filho ficou muito bravo quando a mulher chegou o cara tava cuspindo marimbondo falou o que que foi marido que que aconteceu falou seu filho porque quando dá problema é o filho é do outro é o seu filho fou o que que aconteceu Olha que filho abusado você tem mandando telegr para mim diz assim papai manda dinheiro falei não vou mandar não vou mandar Pronto não vou F abusado u.

    Fou meu filho mas não foi isso que ele falou não u como não foi mas como assim e tá escrito assim papai manda dinheiro Ah bom se é desse jeito então mando aí é o texto é o mesmo mas a entonação é outra então vai devagar gente vai devagar põe Mel nas palavras seja re jeitoso no trato que que tá escrito lá em Tiago 1:19 quem sabe de cor todo homem seja.

    Pronto para ouvir tardio para falar tardio para sear eu gosto dessa palavra pronto porque a palavra pronto no Grego é táxis de onde vem a palavra portuguesa táxi o que que é um táxi um Uber hoje né também é um carro que atende você que horas Hora que Você Chama você tá em pro aeroporto horário marcado Aí você chama o táxi el disse daqui a meia hora eu te pego não Daqui a.

    Meia hora meu filho já zarpando ou é agora não serve pronto para ouvir olha como que Deus fez você a mim duas Conchas acústicas externas e apenas uma língua muralhada de dentes escute mais Fale menos Então esse é um princípio fundamental agora qual o segundo tardio para falar a palavra tardio no grego a palavra brads significa lerdo devagar quase.

    Parando é aquela pessoa que você conta uma piada para ela ela vai rir daqui a meia hora a ideia é a seguinte aguenta um pouco não fala na hora que você tá assim fervendo não porque quando você está irado você fala o que você não quer falar com a entonação de voz que não quer usar e a acaba machucando a pessoa que você mais ama tardio para falar pensa até.

    10 você tiver muito com raiva sai dá uma volta dá uma volta no quarteirão sua a cabeçais você volta mas o texto ainda prossegue e diz assim tardio para quê para se irar eu não vou nem perguntar se você já ficou irado com seu marido não Ou se você já ficou irado com a sua mulher isso não é se é quando porque tem muita gente irmãos eu fico às vezes eu fico preocupado eh de vez em quando conversa isso com.

    Orival tem gente que é espiritual demais né Tem gente que você fica assim com parece perto de um anjo não sabe se tá perto de uma pessoa humana não eu tô casar há 50 anos eu nunca tive isso aqui com a minha mulher nunca nunca deve ser um anjo disfarçado aqui porque gente não tá sabendo direito né porque filho de Adão não deve ser né ué Que negócio é esse í no ano que a dona rut Gran morreu a esposa do Billy Gran eu tive o privilégio de visitar o Museu billygran lá em Charlotte na Carolina do Norte e.

    Há muitas histórias engraçadas é uma fazenda é um museu de fazenda tem vacas no estb é um negócio muito chique mas tem muitas histórias que a que eu mais gostei foi essa sabe que o biligran viajou demais a dona Rute criou os meninos eu viha em casa visitar e rachava de novo pro mundo a fora e aí o dia perguntar para Dona Rute assim ó dona rut alguma vez a senhora já pensou em se divorciar do Dr biligran ela respondeu assim divorciar.

    Dele eu nunca pensei mas V estar matá-lo eu já ti muitas vezes eu acho que você não chega tanto com o seu marido com a sua mulher mas o texto é tardio Ira Ira agora como é que lida com a ira gente tem duas maneiras erradas de lidar com a a primeira delas é a explosão Você conhece gente temperamental Explosiva Você conhece gente estup curto Você conhece gente que nem estup.

    Tem é pólvora seca pura tem gente que é igual leite Ninho bateu tomou né Você sabia que as pessoas explosivas elas não têm gastrite nem insônia é tem não E ainda dizer eu sou assim eu expludo depois eu fico calmo é é quem se arrebenta é quem Mora com você joga estilhaço para todo.

    Lado agora a outra maneira errada de lidar com a ira é o congelamento da Ira a pessoa não explode mas armazena guarda eu lidei quase a minha vida toda Orival com gabinete Pastoral eu gosto muito e às vezes eu recebia casais no meu gabinete e o casal começava a brigar na minha frente eu deixava brigar deixava brigar e lá pelas tantas um olhar para outro falou Você se lembra do que você me falou e soltava os cachorros e eu tô.

    Pensando que foi enquanto eles estavam vindo pro gabinete não há 10 anos tross estava lá guardadinho congeladinho a carta na manga Ô gente o segredo para viver uma vida feliz é zerar conta todo dia é perdoar e se você fala não eu não erro não Você tá mentindo Você erra assim você é filho de Adão iG igualzinho Arival e eu erramos.

    Falhamos Pisa Na Bola tem dia que eu fico escandalizado comigo não não acho que não sou eu deve ser outro se você falar para mim que você nunca errou eu vou duvidar da sua honestidade então nós precisamos ter humildade de pedir perdão me desculpe falei o que não devia ter falado minha reação não foi boa minha palavra não foi boa minha colocação não foi boa agora.

    Não fique também ruminando miudeza sabe gente que tem gente que fica presa coisinha miudeza ruminando esses negócios Ô gente bola pra frente tem dia que você tá azedo pare chupou o limão dia inteiro Mas isso não é você você não é assim não é porque você errou um dia pisou em falso um dia falou uma coisa que não devia falar ou fez uma coisa que não devia fazer que você é isso não e pediu perdão Às vezes você pede.

    Até sem palavras passa a mão no cabelo dá um beijinho no rosto toca o barco toca o barco que que é casamento casamento é preciso entender a ideia de ser um aliviador de tensão e não provocador de estress Você conhece gente que você fica perto igual porco espinho porco espinho se você ficar perto quanto mais perto você fica mais você se machuca mais.

    Dói tem gente que estressa o ambiente ele chega o ambiente fica pesado me permita dar dois exemplos e um da Bíblia abram Lincoln foi o 16º Presidente dos Estados Unidos e o maior estadista americano Os biógrafos de Abraham Lincoln dizem que a maior tragédia na vida dele não foi o assassinato dele foi o casamento com Mary Todd Lincoln ela era uma mulher ranzinza demais às vezes.

    Na casa dele ou no palácio na Casa Branca reunido com seus ministros ela aprontava uma confusão com ele jogava café quente na cara dele na presença dos ministros o apelido mais bonito que ela botava nele era de macaco tem pessoas que criam um ambiente insuportável sabe o que que gostava de fazer na vida ter reuniões até de madrugada não é que gostasse de reuniões até de madrugada não o que eu não gostava é de voltar para casa o ambiente é pesado.

    Deixa eu dar um exemplo na outra ponta um dos grandes personagens da política francesa disraeli Era Um Solteirão muito culto com muita influência na França e uma senhora jovem senhora ficou viúva muito rica um dia ela mandou uma carta para ele propondo casamento para ele israeli respondeu eu topo pelo conforto que você vai me dar mas não gosto de você Você topa ouv falou falou top casaram um ano depois israeli diz o.

    Seguinte hoje Se eu tivesse me casar novamente casar me ia com você com um detalhe casar me ia por amor que você transformou nossa casa num paraíso num pedacinho do céu é possível fazer isso agora tem o contrário também deixa eu contar uma história para você entender o contrário é havia um cidadão que ele era vendedor ambulante a gente chamava esse lá no passado de mascate cara bota uma mala.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=X0jcV38IuZg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem