49. O Remanescente Fiel (Rm 11.1-10)

49. O Remanescente Fiel (Rm 11.1-10) Abramos irmãos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 11 enquanto você procura aí eu quero saudar a todos receber os com alegria nessa noite para o culto que nós prestamos ao nosso Deus enviar também a nossa saudação por aqueles que nos acompanham pela internet e dizer da nossa alegria de estarmos juntos mais um domingo para o louvor de Deus e para o aprendizado sejam todos bem-vindos especialmente aqueles que nos visitam nessa noite Romanos Capítulo 11 do verso primeiro até o verso 10 em.

49. O Remanescente Fiel (Rm 11.1-10)

Sequência a nossa série de mensagens na carta aos romanos pergunto Pois diz o apóstolo Paulo terá Deus porventura rejeitado o seu povo de modo nenhum porque eu também sou Israelita da descendência de Abraão da Tribo de Benjamin Deus não rejeitou o seu povo a quem diante mão conheceu ou não sabeis o que a escritura refere a respeito de Elias Como insta perante Deus contra Israel dizendo senhor matar.

Os teus profetas arrasaram os Teus Altares e só eu fiquei e procuram tirar minha vida o que lhe disse porém a resposta Divina reservei para mim 7 mil homens que não dobraram joelhos diante de Barro assim pois também agora no tempo de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da Graça e se é pela graça já não é pelas obras do contrário a graça já não é graça que iremos pois o que Israel busca isso não conseguiu mas a eleição o alcançou e os.

Demais e os mais foram endurecidos como está escrito Deus lhe deu espírito de entorpecimento olhos para não ver e ouvidos Para não ouvir até o dia de hoje e diz Davi torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha em tropeço e punição escureçam-se os olhos para que não vejam e fiquem para sempre encurvadas as suas costas vamos orar pedindo que Deus nos dê graça para compreendermos o significado dessas palavras Esse é nós.

Estamos na parte reconhecidamente mais difícil da carta aos romanos que são os capítulos 9 10 e 11 onde o apóstolo Paulo fala a respeito do futuro da nação de Israel e o trecho trem Tem dificuldades e tem sido motivo de debate pelos estudiosos ao longo da história da igreja precisamos da Graça de Deus para tentar compreender Oremos pedimos pai que nos ilumines para que o significado.

Daquilo que o senhor revelou o apóstolo Paulo seja apreendido por nós e mova o nosso coração a tua obediência não somente queremos compreender intelectualmente mas nós queremos viver aquilo que tua palavra nos ensina dê que ela fala fale profundamente ao nosso coração em nome de Jesus amém Paulo começa o Capítulo 11 com uma pergunta pergunto pois Tera Deus porventura rejeitado o seu.

Povo porque é que ele fez essa pergunta porque desde o Capítulo 9 até o final do capítulo 10 Paulo vinha demonstrando Como a nação de Israel sistematicamente rejeitou a revelação que Deus fez da sua graça na antiga aliança começando no capítulo 9 Paulo fala de como os juDeus não compreenderam que o caminho de Deus para que uma pessoa fosse justificada não era pela.

Guarda da Lei não era pela observância das obras requeridas pela lei de Moisés mas era pela fé nas promessas do Messias que foram feitas desde o Jardim do Éden passando por Abraão passando por Moisés na sua lei e também pelo próprio Davi os juDeus em vez de receber em o caminho de Deus revelado nas escrituras do Antigo Testamento eles seguiram seu.

Próprio caminho que era tentar se justificar diante de Deus através de obras meritórias guardando as circuncisão guardando o calendário judaico guardando a dieta Religiosa e Todas aquelas demais leis que Moisés havia mandado e outras leis que eles acrescentaram eles não perceberam que o homem é justificado pela fé pela graça e isso era o que Deus havia ensinado na antiga aliança debaixo de Moisés então nos Capítulos 9 e 10 o apóstolo Paulo.

Mostra como Israel conscientemente voluntariamente virou as costas para o caminho de Deus e resolveu seguir o seu próprio caminho sendo por isso então rejeitados por Deus e merecendo aquilo que Deus diz a respeito deles no final do capítulo 10 verso 21 e quanto a Israel Deus diz Todo dia estendia as mãos a um povo Rebelde e contradizente a figura aqui é de Deus estendendo as mãos.

Para nação de Israel mas a nação de Israel em rebelião e contradizendo que Deus dizia virou as costas para Deus e diz nós seguiremos o nosso próprio caminho depois disso é natural que Paulo faça então a pergunta que está aí no verso primeiro do Capítulo 11 ou seja terá Deus então a luz dessa rejeição crônica da Nação de Israel dos caminhos de Deus será que Deus porventura rejeitou o seu.

Povo Será que Deus resolveu rejeitar de uma vez Os descendentes de Abraão com quem ele havia feito um pacto uma aliança selada pela circuncisão um povo a quem Deus deu as promessas deu a lei a quem Deus deu o verdadeiro culto e as ordenanças e de onde veio o Messias Será que Deus rejeitou Então esse povo antigo porque esse povo foi o tempo todo rebelde contra ele e a resposta de Paulo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    É como vocês podem ver no verso 1 de modo nenhum de modo Nenhum Deus não rejeitou o seu

    Povo antigo ele não irou-se com a nação de Israel a ponto de dizer assim agora também nenhum judeu vai se converter mais eu não vou salvar mais nenhum judeu porque eles não escutam a minha voz não seguem o meu caminho então basta eu já fiz o que eu podia pelos descendentes de Abraão já cumpri todas as promessas Já mandei o.

    Messias ele já ocuparam a terra prometida ao meu filho da descendência de Davi já se sentou no trono do universo cumprindo todas as promessas feitas então não quero mais nada com Os descendentes de Abraão Será que Deus porventura fez isso perguntou o apóstolo Paulo a luz dessa sequência de desobediências de Israel e que Paulo descreve nos Capítulos 9 e 10 terminando com o Versículo 21 onde ele chama Israel de um povo Rebelde então ele não quer.

    Ser mal interpretado diz não de maneira nenhuma você não pode inferir de tudo isso que eu venho dizendo até agora que Deus rejeitou o seu povo e aí ele dá três demonstrações de que Deus não rejeitou os juDeus definitivamente ou completamente A primeira é o caso dele ele diz ainda no verso 1 Deus não rejeitou o seu povo porque eu Paulo também sou Israelita da descendência de Abraão da Tribo de.

    Benjamin e sou cristão e sou cristão e creio no Messias então ainda que Paulo fosse o único estaria aberta a exceção a regra provando que Deus não rejeitou Os descendentes de Abraão porque de entre Os descendentes de Abraão você vai encontrar um Paulo que era Israelita nome que era dado aos descendentes de Jacó cujo nome de Deus mudou para Israel descendente de Abraão são três coisas.

    Que Paulo apresentam como seu Pedigree e que ele era da Tribo de Benjamin que foi exatamente aquela tribo que junto com a tribo de Judá permaneceu fiel a Davi e a Deus quando houve a separação dos reinos ou seja Paulo se apresenta como sendo judeu de juDeus se tinha alguém que era judeu era ele Israelita descendente de Abraão e ainda da Tribo de Benjamin conhecida pela sua fidelidade e a sua aderência a Deus e.

    Ele era crente ele Creu no Senhor Jesus Cristo ora se Deus tivesse rejeitado definitivamente completamente o seu povo antigo nem um judeu teria se convertido porque nós sabemos que a conversão é obra de Deus é obra da Graça de Deus é Deus que ilumina é Deus que chama é Deus quem converte se Deus então converte O Judeu como Paulo significa que ele não abandonou O seu antigo povo e que ele na.

    Sua misericórdia ainda está agindo no meio daquela nação a primeira prova que Paulo apresenta então para sua afirmação de que Deus não rejeitou o seu povo é ele é o caso dele ele que era um perseguidor ele que achava que estava fazendo um favor a Deus quando perseguia e oprimia os cristãos Mas agora ele convertido Ei o crente Jesus Cristo e mais do que isso ele Apóstolo e pregador de Jesus entre os gentios Então tá aqui.

    A primeira demonstração de que Deus Não havia rejeitado completamente o seu povo a gente pode perguntar por que que Paulo tá insistindo nesse ponto A resposta é que os gentios que não eram juDeus e que creram no evangelho eles poderiam se virar contra os juDeus e dizer Esse é um povo perverso é um povo que Deus rejeitou completamente que tendo recebido de Deus todo aquele iluminação toda aquela graça Deus porém agora os excluiu completamente do caminho da salvação.

    Para não permitir que essa atitude arrogante crescesse ou aparecesse entre os cristãos gentios Paulo então diz irmãos Deus não rejeitou totalmente a nação de Israel a prova é que eu sou um descendente de Israel eu sou um descendente de Abraão eu sou um benjamita e estou aqui e eu sou crente no Senhor Jesus como vocês são também a segunda demonstração que Paulo faz é baseada no episódio que aconteceu na vida do profeta Elias e que é bem.

    Conhecido Paulo fala desse Episódio do verso 2 até o

    Verso 4 verso 2 Deus não rejeitou o seu povo a quem de antemão conheceu ou não sabeis o que a escritura refere a respeito de Elias Como insta perante Deus com Israel dizendo senhor matar os teus profetas arrasaram os Teus Altares e só eu fiquei procuram tirar minha vida o que ele disse porém a resposta Divina reservei.

    Para mim 7 mil homens que não dobraram o joelhos diante de Baal esse episódio que Paulo está citando do Antigo Testamento está no primeiro livro dos Reis Capítulo 19 ali você tem a história de como Elias enfrentou os profetas de Baal na época de Elias governava a nação de Israel a rainha Jezabel na verdade ela era a esposa de acabe e acabe se deixava manipular por ela acabe era judeu mas Jezabel era uma pagã e ela era adoradora.

    Do Deus Baal Baal era uma das maiores divindades daquela época era um Deus Pagão adorado por diferentes povos e que exigia inclusive sacrifícios humanos em sua adoração e ela tinha promovido Jezabel que influenciado Rei para que promovesse o culto à Baal por todo Israel então ela tinha levantado Altares e templos ao Deus Baal por toda a extensão da Palestina e obrigado e.

    Forçado os juDeus adorarem mal a oferecer em sacrifícios pronunciarem o nome de Baal enquanto isso ela ia suprimindo o culto a Deus ela ia diminuindo cada vez mais as atividades religiosas relacionadas ao verdadeiro Deus de forma que chegou Deus levanta Elias numa época em que o balismo era a maior religião Israel e o e o e Abismo não é que é o nome da religião que a.

    Gente dá no antigo testamento a verdadeira religião baseada no nome de Yao é que é o nome de Deus o iapismo estava morrendo estava em declínio pelo menos assim pensava O Profeta Elias então um dia Elias resolve fazer um desafio ele chama os profetas de Baal e diz vamos subir no Monte Carmelo e vamos ver quem é Deus de verdade e aí o teste era qual seria o Deus que responderia por fogo é feito o altar sobre o altar colocadas pedras lenha e um sacrifício e um animal e então cada um invocaria o.

    Seu Deus os profetas de Jezabel invocariam Baal para que com fogo e Elias então invocaria o nome de Deus a história nós conhecemos os profetas de Baal começaram bau bau responde começaram a dançar em redor do altar daí você vê coreografia antigo começaram a dançar em torno do altar começaram a se cortar com facas e com lanças e tudo derramar sangue fazer sacrifício chamar Baal ouve ouve e Elias assim grita mais alto ele pode ter ido no banheiro né eu então ele saiu de viagem ele não tá.

    Escutando que vocês estão dizendo né Grita Aí vê esse baú responde Passou o tempo e baú não respondeu ele se chega então diante do altar e o pessoal trouxe o cordeiro e diz mete água e o pessoal trouxe água está pouco Põe mais e botaram mais água e Elias faz só uma oração ele Senhor ouve-me para que esse povo saiba que tu és Deus e caiu fogo do céu que consumiu.

    O altar e diz lá o texto que lambeu toda a água não ficou nada evaporou tudo foi tudo embora pelo fogo que desceu do Alto dos céus Deus respondendo que Vitória extraordinária e Elias aproveitou então Aquele momento em Vitória disse ao povo pega os profetas de Baal e mata todos eles e aí o povo pegou os profetas de Baal levaram para um Ribeiro ali próximo e mataram centenas de profetas de barro que Vitória extraordinária até o momento que Jezabel soube e ela mandou um recadinho para Elias.

    Olha amanhã eu vou fazer com você a mesma coisa que você fez com os meus profetas isso aqui ó Elias saiu correndo Elias foi embora morrendo de medo achou Refúgio numa caverna e se escondeu Ali temendo pela sua vida e Deus foi encontrar Elias lá Elias senhor quatro queixas de Elias tá aqui no verso 3 foi antes do episódio do Monte Carmelo quando Jezabel tinha.

    Mandado exterminar do episódio do Monte Carmelo quando Jezabel tinha mandado exterminar os profetas de iauer mataram os teus profetas primeira coisa segundo arrasar os Teus Altares Jezabel acabou com todos os Teus Altares já não tem mais lugar onde o povo adora Deus aqui na terra terceiro só eu fiquei eu sou o único crente aqui tem mais ninguém Jezabel acabou com todo mundo quem não morreu fugiu se escondeu ou então tá calado e.

    Adorando Baal para não morrer o único fiel aqui sou eu e quarto e procuro me tirar a vida senhor tô jurado de morte pela Jezabel então é uma situação desesperadora não tem jeito mas chegou ao fim é o fim da adoração ao senhor na terra de Israel Olha a resposta de Deus verso 4 Paulo disse o que ele disse porém a resposta divina Deus na verdade disse muito mais do que isso quando ele sair mandou ele ir atrás.

    De Eliseu mandou ele fazer uma série de coisas e mas o ponto de Paulo que Paulo destaca da resposta de Deus para Elias foi esse aqui Elias eu reservei para mim 7000 homens que não dobraram o joelhos diante de Baal ou seja Elias Você não está só eu pelo meu poder pela minha soberania e pela minha graça eu escolhi de entre a nação de Israel eles não se curvaram.

    Diante de Jezabel E nem do seu ídolo imundo curvaram diante de Jezabel E nem do seu ídolo imundo Eles são homens fiéis que eu preservei que eu chamei e guardei Você não está só Você não está só essa palavra aqui eu reservei para mim significa exatamente que Deus de entre toda aquela idolatria de toda aquela multidão da Nação de Israel que estava adorando Baal ele.

    Impediu ele guardou 7000 a quem ele impediu que se bandeirassem para idolatria através da ação do seu espírito através do seu poder no coração desses que são juDeus fiéis aqui o que você tem é a doutrina do remanescente fiel o que Paulo está dizendo é que Deus sempre teve juDeus fiéis de entre a nação muito embora Deus tenha feito uma aliança com a nação de Israel nem todo.

    Israelita é filho de Abraão e nem todo circuncidado é salvo a um povo dentro da Nação de Israel há uma igreja dentro da comunidade de Israel a um grupo que Paulo chama de aqueles que foram reservados 7000 que Deus guardou para si ou seja Deus não rejeitou o seu povo como um todo porque ele sempre teve dentro da Nação de Israel um remanescente fiel um grupo de juDeus fiéis que creram em Deus Que entenderam.

    A verdade que procuraram se justificar pela fé Paulo vai lá para o antigo testamento para provar que sempre foi assim e agora em terceiro lugar ele aplica isso para os seus dias o ponto de Paulo é Deus não rejeitou a nação de Israel totalmente porque porque Deus sempre teve juDeus fiéis no meio do povo o meu caso ele cita né Paulo diz o meu caso foi o primeiro argumento o caso de Elias em que Deus menciona 7 mil e agora.

    Paulo faz a aplicação para os seus dias no verso 5 assim pois também agora no tempo de hoje ele não podia ser mais enfático né ele tá fazendo uma inferência ou seja da mesma forma que debaixo da antiga aliança Deus tinha reservado 7000 que não dobraram os joelhos a Baal também assim agora no tempo presente da mesma forma Deus tem um remanescente Fiel de juDeus no meio da Nação mesmo que ela tenha rejeitado a.

    Jesus Cristo verso 5 sobrevive um remanescente segundo a eleição da Graça sobrevive o remanescente a quem Paulo se refere quando ele diz nos dias de hoje agora sobrevivem remanescente ele se refere aquele juDeus que creram em Jesus Cristo Quando o evangelho foi anunciado gente como o ancião que quando viu o menino Jesus disse Deus pode me levar porque eu já vi o cumprimento das tuas promessas a.

    Profetiza Ana que tava no templo quando Jesus foi apresentado e ela tomou nos braços e disse o senhor tá cumprindo a sua promessa tá aqui o Messias os discípulos de Cristo 12 com exceção de Judas que foi substituído que creram em Jesus eles eram juDeus os 120 que estavam lá no dia de Pentecostes mas tarde Paulo menciona 500 irmãos a quem Cristo apareceu o livro de Atos diz que pelo menos três mil se converteram no.

    Dia de Pentecostes depois esse número subiu a 5.000 e centenas de juDeus sacerdotes e fariseus se converteram a Cristo durante aquela pregação dos Apóstolos em Jerusalém Esse é o remanescente fiel e era prova de que Deus Não havia abandonado o seu povo porque ainda tinha muitos juDeus Se convertendo a Nação como um todo havia rejeitado a Jesus a liderança da Nação rejeitou a Jesus e o entre para ser crucificado mas no meio do povo Deus tinha 7 mil que não dobrar o joelho a Baal o remanescente fiel a verdadeira.

    Igreja o povo de Deus dentro do povo escolhido a igreja dentro da nação é com esses que Deus tem o pacto estes são os verdadeiros filhos de Abraão estes são os verdadeiros herdeiros da promessa e Paulo diz que eles estão ali agora Note que no final do verso 5 Paulo diz ele dá o critério pelo qual Deus escolheu aqueles e não outros porque aqueles e não outros respostas Eles foram eleitos final do verso 5 pela graça de novo agora porém num tempo de hoje.

    Sobrevivem remanescente segundo a eleição da Graça eleger significa você escolher entre muitos uma pessoa se elege aquela pessoa nós estaremos eleições em breve e entre vários candidatos você vai ter que escolher um Deus elegeu de entre a nação de Israel aqueles que ele quis para salvação eu afirmo isso porque Paulo está dizendo aqui que a eleição foi segunda graça se é segunda graça veja o verso seguinte verso 6 já não é pelas obras Ou seja a.

    Eleição não foi por causa das obras que os eleitos fizeram né porque Deus viu olhando lá da eternidade que esse juDeus haveriam de ser fiéis e de crer e Deus então os elegeu com base nas obras que Deus previu eleição não é baseada em presciência Porque então ela seria baseada em obras a eleição é baseada na graça de Deus se é por graça não é por obra se não graça não é graça graciosamente soberanamente Deus escolheu de entre a nação de Israel aquele juDeus que.

    Creriam em Jesus Cristo para receberem o perdão de Pecados e serem salvos Paulo de Tarso era um aquele 7000 juDeus lá na época de Elias também eram parte desse grupo todos aqueles juDeus que ouviram o Evangelho se converteram foram batizados em nome de Jesus esses fazem parte da eleição da Graça eleitos graciosamente por Deus para serem salvos.

    De tudo isso que ele disse está aí do verso 7 até o verso 10 primeira conclusão ele ele introduz essa conclusão com uma pergunta o que diríamos pois quer dizer a luz disso tudo que eu acabei de expor da existência do remanescente fiel que prova que Deus não rejeitou completamente o seu povo o que que nós podemos dizer aqui conclusão nós chegamos primeira Conclusão o que Israel busca isso não conseguiu primeira conclusão aquilo que Israel busca não conseguiu o que que Israel busca o que é.

    Que os judeu sempre buscaram ser justos diante de Deus entrar no reino eterno participar do Shalom do milênio de paz com Messias reinar com o Messias sobre todas as nações agradar a Deus fazer a vontade de Deus é isso que Israel sempre buscou mas Paulo disse não alcançaram E por que que não alcançar porque eles não procuraram do jeito que Deus disse que devia ser eles estão tendo a justiça de Deus eles estabeleceram a sua própria justiça e procuraram ou obter o favor de Deus e a.

    Vida eterna através das obras das obras da lei do mérito através da circuncisão através da guarda da dieta religiosa do calendário religioso e dezenas de outras leis que eles mesmos inventaram se tornaram legalistas uma religião baseada em ação humana e esqueceram a graça de Deus e a fé que eram exemplificadas no antigo testamento por exemplo no sacrifício de animais no Ministério dos sacerdotes que funcionavam como.

    Intercessor tudo apontando para o Messias e para o sacrifício dele o que Israel busca não alcançou ou seja muitos juDeus pereceram e foram condenados pereceram e se perderam da mesma forma como hoje como qualquer outro povo como qualquer outra nação qualquer outra etnia se O Judeu não crer em Jesus Cristo para ser como seu senhor e salvador ele também não vai alcançar como outras pessoas não alcançarão a vida eterna é só mediante Jesus o que.

    Israel busca pelas obras não alcança porque porque por Cristo somente enquanto não se arrependerem não crer em Cristo não somente eles mas todas as nações estarão perdidas não vão alcançar segunda conclusão de Paulo mas a eleição alcançou eles não alcançaram porque procuraram da maneira errada mas os eleitos que foram Escolhidos por Deus soberanamente graciosamente eles alcançaram a vida eterna porque porque o propósito de Deus.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1wYlKUhcFjM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem