33. Nenhuma Condenação (Rm 8.1-4)

33. Nenhuma Condenação (Rm 8.1-4) Romanos Capítulo 8 de uma quatro dando sequência a nossa série de mensagens no livro de romano agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus porque a lei do espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado da Morte porquanto que foram impossível a lei no que estava enferma pela carne isso fez Deus enviando o seu próprio filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado e com efeito condenou.

33. Nenhuma Condenação (Rm 8.1-4)

Deus na carne o pecado a fim de que o preceito da Lei se cumprisse em nós que Não andamos segundo a carne mais segundo o espírito que era o nosso Deus nos iluminar e nos guiar na compreensão da sua palavra queridos irmãos esses Versículos introduzem o Capítulo 8 da carta de Paulo aos romanos onde ele vai descrever a ação do Espírito Santo na vida do Cristão ou então nós poderíamos dizer onde ele vai descrever a vida cristã.

Normal esse é um dos Capítulos mais queridos da carta aos romanos Porque fala de como Espírito Santo atua na nossa vida nos guia nos fortalece nos enche de esperança de conforto no meio de todas as tribulações que nós temos especialmente como ele nos dá força para vencermos o pecado e viver uma vida de Vitória aqui nesses Versículos iniciais o apóstolo Paulo estabelece a verdade que vai ser a base de tudo que ele vai dizer em seguida ou seja de que não há.

Mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus e é a partir dessa declaração desse fato que então o espírito de Deus vem atuar em nós e agir em nós de maneira eficaz o que Paulo faz aqui nessa passagem é primeiro declarar esse fato de que já não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus isso está no verso primeiro em seguida ele dá a razão pela qual não há mais nenhuma condenação para nós essa razão está no verso 2 e é que a lei do.

Espírito de Vida em Cristo Jesus nos libertou da lei do espírito da morte no verso 3 ele fala como a maneira pela qual Deus pelo espírito santo nos livra da lei do pecado e da Morte que é condenando na carne de Jesus Cristo o nosso pecado e com isso abomina condenação e no verso 4 ele diz com que propósito Deus fez tudo isso que é para que o preceito da Lei se.

Cumpra em nós o meu objetivo na exposição desses Versículos é mais uma vez Colocar diante de vocês com muita clareza o evangelho de Jesus Cristo e todas as implicações práticas que esse evangelho traz para que nós nos alegremos no Senhor para que nós nos regozijemos diante da Graça de Deus que nos foi dada para que nós tenhamos Esperança aqui nesse mundo vamos então para a primeira parte que é a declaração que Paulo faz no verso 8 agora pois já.

Nenhuma Condenação Há para os que estão em Cristo Jesus alguns pontos aqui dessa declaração a primeira delas é que ela é para os que estão em cristo Jesus é uma declaração maravilhosa não há mais condenação mas só que essa verdade se aplica aos que estão em Cristo Jesus nós não podemos dizer isso a respeito do mundo porque há uma condenação de Deus.

Sobre o mundo há uma condenação justa de Deus sobre os pecadores mas aqueles que estão em Cristo Jesus para estes não há mais condenação portanto é importante saber quem são estes que estão em Cristo Jesus para os quais não há mais condenação esses que estão em Cristo Jesus São aqueles mencionados por Paulo no capítulo 1 e no capítulo 2 pecadores entre os gentios e juDeus que foram justificados pela fé em Cristo.

Conforme o capítulo 3 e que a semelhança de Davi e de Abraão Capítulo 4 andam nas pisadas da fé que Abraão teve e que receberam mediante a fé em Jesus o perdão de Pecados como ele explicou no capítulo 5 são esses que pelo Espírito de Deus são abertos da do domínio e da escravidão do pecado Capítulo 6 e que não estão mais debaixo do domínio da Lei Capítulo 7 ou seja os que estão em Cristo Jesus é o resumo de tudo que ele falou desde o capítulo 1 até agora são.

Aqueles que pela fé em Cristo Jesus foram perdoados dos seus pecados foram aceitos por Deus contra eles não há mais condenação a condenação aqui é o justo juízo de Deus contra o pecado e é uma coisa que nós devemos temer se não estamos em Cristo Jesus Deus que é o criador de todas as coisas que é o juiz de todos os homens que conhece todas as coisas que é todo poderoso ele tem na sua mão o poder de nos fazer eternamente infelizes em Sofrimentos invisíveis no.

Inferno com justiça por conta dos nossos pecados Essa é a condenação que paira sobre a raça humana aqui nesse mundo já começa a sentir a ira de Deus e depois da morte enfrenta essa Ira de maneira mais profunda nos Sofrimentos invisíveis naquilo que a bíblia chama de inferno pois bem essa condenação ela não existe mais para aqueles que estão em Cristo Jesus Quem está em Cristo Jesus não é tratado por.

Deus mais como um pecador e portanto não receberá mais o castigo que os pecadores merecem Essa é boa notícia do Evangelho Essa é a declaração que abre o Capítulo 8 já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus Essa é maior bênção que uma pessoa pode querer aqui nesse mundo saber ou ir dormir à noite sabendo que já não páira nenhuma condenação do todo-poderoso contra ele e.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Que ele foi aceito pelo todo poderoso que é filho do Deus altíssimo e que nem

    Um mal nenhum castigo chegará até ele porque já não há Deus já não tem mais nada contra essa pessoa pessoas que dariam qualquer Fortuna ou fariam qualquer coisa para poder ter esse privilégio embora o mesmo seja oferecido gratuitamente por Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

    Note ainda que Paulo diz aqui ele começa a passagem dizendo agora pois eu quero ver essas duas palavrinhas com você quando ele diz agora ele está fazendo um contraste com a situação atual do crente em Jesus com o que era a sua situação antes a situação antes está descrita aqui no Capítulo 7 o Capítulo 7 descreve a situação do homem debaixo da lei de Deus condenado por essa lei se vendo incapaz de obedecê-la.

    Incapaz de fazer o bem que aquela lei determina fazendo o mal que essa lei proíbe impotente para realizar o menor dos seus requerimentos tendo prazer nessa lei Mas ao mesmo tempo fazendo aquilo que odeia Esse é o estado do homem antes mas agora que ele está em Cristo Jesus essa condenação não existe mais o agora então introduz o estado do crente diante.

    De Deus antes ele estava debaixo da lei gemendo debaixo dos seus requerimentos impotente para cumprir condenado pelas suas falhas pecados e omissões mas agora já não há mais nenhuma condenação o pois no início do verso primeiro agora pois aponta para a causa esse pois aí aponta para o verso 25 veja que no verso 24 do Capítulo 7 aquele homem debaixo da lei gemendo debaixo da lei ele grita.

    Desventurado homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte quem que vai me livrar dessa condenação que eu vivo me sentindo culpado e levado a morte por conta dos meus pecados quem me livrará porque eu sei que eu eu não consigo me livrar dessa condenação aí Paulo no verso 25 sopra no ouvido dele graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor e agora então no verso primeiro ele diz agora pois por conta de Jesus Cristo.

    Nosso senhor não tem mais essa condenação que o homem desventurado grita no verso 24 quem me livrará do corpo dessa morte a resposta é Jesus Cristo agora pois por conta do que Cristo fez por mim já não há mais nenhuma condenação de Deus sobre mim então essa é a declaração que nós temos diante de nós e que é um resumo do evangelho e que são de fato Boas Novas para pecadores como nós no verso 2 o.

    Apóstolo Paulo explica porque é que não há mais nenhuma condenação para nós ele já havia dito que é por conta de Cristo Jesus mas agora no verso 2 ele expande esse pensamento no verso 1 já não há condenação verso 2 porque a lei do espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da Morte aqui a palavra lei ela tem que ser entendida não como a lei de Moisés mas como Norma como um princípio.

    Como uma regra e Paulo fala de duas delas Vamos começar com o que ele chama de a lei do pecado e da Morte que está no final do verso 2 ou seja Deus estabeleceu uma regra uma Norma que diz o seguinte a alma que pecar essa morrerá o salário do pecado é a morte quem quebrar minha lei será condenado a morte física e espiritual e eterna sofrendo eternamente no inferno Essa é a lei do.

    Pecado e da Morte Essa é a norma Essa é a regra Quem pecou será condenado a morte física espiritual e eterna Sem Fim Essa é a lei do pecado e da Morte Essa é a Lei debaixo da qual toda a raça humana está sujeita porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus não há um justo não há nenhum sequer Essa é a lei do pecado e da morte a lei do espírito da Vida em Cristo Jesus no.

    Verso 2 é a outra lei que Deus estabeleceu é outra Norma e a outra regra o que Deus determinou foi isso que

    Mediante o que Cristo fez na cruz do Calvário o espírito santo aplica em transfere aqueles que são de Deus os méritos de Jesus Cristo de modo que essa pessoa tem vida essa é a outra lei e essa lei do espírito que concede Vida em Cristo Jesus ela me livra da primeira lei que é a lei do pecado e da morte.

    Ou seja o espírito de Deus aplicando os benefícios da morte de Cristo na cruz ele me liberta do Poder dessa lei que Deus estabeleceu que eu mereço morrer por conta dos meus pecados o Espírito Santo ao aplicar na minha vida o que Cristo fez na cruz ele me liberta dessa lei como Paulo diz aqui Note que ele coloca isso no passado a lei do espírito da Vida em Cristo Jesus te livrou.

    Da lei do pecado e da Morte esse livrou tá no nosso passado tá no passado distante se refere ao primeiro momento a dois mil anos atrás quando Deus levou seu filho Jesus Cristo a cruz em meu lugar para pagar a culpa do meu pecado e no passado mais recente quando o espírito santo aplicou isso na minha vida ou colocando em termos cronológicos pessoais para ajudar a dois mil anos atrás Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário por Augustus Nicodemos Não era nem nascido ainda não era mesmo há dois mil anos atrás sou velho mas não tanto ele morreu.

    Efetivamente Por mim ele levou sobre si no seu corpo no Madeiro todas as minhas iniquidades e as minhas transgressões a 37 anos passados o espírito de Deus me chamou e aplicou na minha vida Aquilo que Cristo fez a dois mil anos por mim Eu Nasci de Novo recebi vida Fui Perdoado regenerado justificado feito filho de Deus e me vi livre da lei do pecado e da morte agora eu sei que eu.

    Não mais serei morto posto a morte eterna no inferno por conta dos meus pecados porque essa lei essa Norma essa determinação de Deus que o Espírito Santo pela aplicação dos médicos de Cristo traz vida pecadores isso me livrou das consequências do meu pecado e de enfrentar o Sofrimento Eterno é dessa forma então que Paulo pode afirmar no verso primeiro não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus por quê Porque a Deus determinou.

    Que o Espírito Santo aplicasse a vida aplicasse os méritos de Cristo ao seu povo dessa forma livrando-as da condenação que é a mesma coisa da lei do pecado e da Morte mas como é que como é que Deus pode fazer isso com que base Deus pode fazer isso Capítulo 3 começa com mais um portanto né Por quanto e Paulo então introduz a explicação por que é que o espírito que dá vida ele pode libertar pecadores da.

    Consequência do seu pecado que é a morte ele explica no verso 3 porque o que foram impossível a lei no que estava enferma pela carne isso fez Deus enviando seu próprio filho e semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado e com efeito condenou Deus na carne essa é uma frase zipada de Paulo daquelas frases compactadas assim que ele usou um compressor e tem várias verdades aqui dentro né como é que a gente descompacta o que que Paulo tá dizendo aqui para podermos entender eu quero.

    Destacar alguns pontos aqui primeiro nessa passagem para a gente entender o que Paulo tá dizendo aqui nós temos que primeiro lembrar o que ele diz no início do verso explicar o que ele diz no início do verso 3 ele diz o que fora impossível a lei no que estava enferma pela carne Ou seja a lei de Deus e a que mais particularmente os dez mandamentos ela não podia fazer alguma coisa O que é que a lei de Deus não podia fazer Paulo diz.

    Aqui o que era impossível para lei Deus fez Mas então o que é que a lei não podia fazer que Deus fez a lei não podia exatamente libertar o pecador a lei não pode trazer vida a lei não pode livrar o pecador da escravidão do pecado ao contrário a lei realça ao nosso pecado e justifica a nossa morte ela é a base da nossa condenação não dirás falso testemunho honra teu pai e tua mãe não.

    Cobiçarás não mentirais não terás outros Deuses diante de mim além não dá vida ela cobra obediência que não existe que é impossível da parte de pecadores como nós então a lei não pode dar vida a lei não liberta a lei não salva a lei não redime o pecador da lei do pecado e da morte é impossível para ler fazer isso mas o problema não é a lei porque a lei é santa é justa e boa O.

    Problema é que a lei é espiritual mas vocês e eu somos carnais O problema é que a lei é perfeita mas vocês e Eu Somos imperfeitos O problema é que a lei é boa mas vocês e eu somos gente ruim por isso não aí ele disse aqui ó no início do verso 3 O que era impossível a lei no que estava enferma pela carne a palavra enferma no original grego significa fraca a lei estava enfraquecida por conta da.

    Carne que carne é isso aqui é a carne humana pecaminosa é uma figura que é uma metáfora que Paulo usa na carta aos romanos o tempo todo a gente vai encontrar isso direto no Capítulo 8 ele usa a palavra carne para se referir a nossa pecaminosidade a lei adoeceu ou ficou fraca por conta da carne ela perdeu o poder de dar vida Exatamente porque a carne está morta morta mesmo além não tem como trazer de.

    Volta é como que se a lei fosse contaminada pela pecaminosidade humana ela ficou enferma por conta do nosso pecado por isso a lei não pode salvar por isso erram por isso estão equivocados aqueles que dizem que nós somos salvos pelo cumprimento da lei pela obediência aos preceitos de Deus pelos méritos pelos merecimentos toda religião que é baseada no código de ética ou de moral ou de moralidade ou de.

    Deveres os quais sendo cumpridos garante a vida eterna está errado porque a lei ou seja as exigências e o cumprimento delas está enferma pela carne tá fraca ela não consegue salvar o pecador de forma nenhuma Esse é o primeiro ponto que a gente tem que entender então isso que a lei não podia fazer por conta da enfermidade do Pecado Deus então fez mandando o seu filho Jesus que é o que o apóstolo Paulo diz.

    Aqui ele disse que isso fez Deus aquilo que era impossível para ler fazer isso Deus fez e como é que ele fez ele enviou o seu próprio filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado e com efeito condenou Deus na carne na carne de Cristo o nosso pecado Esse foi o plano de Deus e o caminho de Deus Paulo diz que ele mandou o seu próprio filho não foi o filho de outro mas o seu próprio.

    Filho pensa que Paulo aqui quer destacar o custo disso para Deus Deus para resolver o problema manda o seu filho manda o seu próprio filho e esse filho assume uma natureza humana Cristo era verdadeiramente membro da nossa raça ele era homem Como nós ele era um ser humano como nós ele participou da nossa natureza frágil da nossa natureza limitada ele tinha as necessidades básicas precisava comer beber se.

    Alimentar vestir repousar descansar estava limitado dentro do corpo em que e que foi assumido na Encarnação no ventre da virgem maria era vulnerável e sujeito a morte ele era um de nós ele veio como sendo a carne entre aspas só que Paulo diz aqui que ele veio em semelhança de carne pecaminosa é importante a gente lembrar essa palavra semelhança porque com isso o Paulo estava dizendo que a identidade Nossa com Cristo é plena.

    Menos no aspecto ele não tinha pecado ele não era um pecador a sua alma não era manchada pela iniquidade pela desobediência como a nossa é até para que o efeito paralelo Aliás o paralelo que Paulo estabelece com Adão feito no capítulo 5 possa valer no capítulo 5 Paulo fala de Cristo como sendo o último Adão como sendo aquele outro Adão que Deus mandou o primeiro foi feito sem pecado segundo também até.

    Para que o paralelo Vale nós temos que dizer que Cristo não tinha pecado e esse é o ensino de toda a Bíblia ele não conheceu o pecado e foi feito pecado por nós nele não há pecado nenhum Ele é separado dos pecadores ele é um ente santo que havia de nascer está lá no Evangelho de Lucas mas Deus o manda como parte da raça humana e o leva a cruz através da traição de Judas da rejeição dos JuDeus e do juízo iníquo de pilatos e lá na cruz Deus o pecado na carne do.

    Seu filho que é a nossa carne e é por isso agora que a lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus pode me livrar da lei do pecado e da morte porque as demandas da lei de que o pecador morra como castigo pela sua desobediência foi plenamente cumprida na cruz do Calvário Quando Deus manda o seu filho como um de nós morrer em nosso lugar e Deus ali Condena na carne dele.

    O nosso pecado então verso 3 explica o verso 2 que por sua vez explica o verso primeiro o verso 4 então aponta para o propósito de Deus por que que Deus fez tudo isso a resposta de Paulo é a fim de que o preceito da Lei se cumprisse em nós que Não andamos segundo a carne mais segundo o espírito essa é uma expressão que tem tanta coisa dentro dela que eu não sei nem por onde.

    Começar a explicar o que o preceito da Lei aqui note que não são os preceitos da Lei mas o preceito da lei a finalidade da Lei a exigência da lei a demanda da lei Paulo diz que Deus fez tudo isso a fim de que essa demanda ela se cumprisse em nós Qual é o preceito da lei a demanda da lei porque que Deus deu a lei a raça humana O que que a lei expressa a lei expressa a santidade de Deus a justiça de Deus o seu caráter perfeito justo e.

    Bom e a Lei demanda que todas as criaturas se submetam a Deus e obedeçam a sua vontade quando os dez mandamentos dizem o que dizem eles são uma expressão de quem Deus é Deus é santo Deus ama a família Deus ama a vida Deus ama a verdade Deus odeia mentira então os dez mandamentos expressam o caráter santo de Deus o preceito da lei é que Deus deseja que a sua criação seja como ele é.

    Que faça o que ele diz que ande naquilo que o agrada mas como é que é possível isso como é que o preceito da Lei se cumpre em nós a resposta é o que nós acabamos de ver no verso 3 em Cristo Jesus Deus cumpriu plenamente o preceito da Lei ou seja Cristo foi castigado em nosso lugar ele sofreu a penalidade da Lei Ele experimentou a morte em nosso.

    Lugar ele mesmo havia cumprido essa lei durante o tempo e que andou entre nós aqui em forma humana de forma que o preceito da Lei se cumpriu em nós através do nosso representante de Jesus Cristo Quando ele estava morrendo naquela Cruz Quando ele estava sendo condenado à morte Pelos Pecados ele estava fazendo isso em nosso lugar então ao Cumprir em Jesus o preceito da Lei isso é transferido por a nós pelo Espírito Santo o espírito santo nos.

    Imputa a justiça de Cristo nos imputa os benefícios da morte dele transfere para nós para nossa conta que estava zerada zerada não tava no vermelho Deus transfere para nossa conta toda aquela Fortuna infinita que Cristo conseguiu na cruz de nós por isso o preceito da Lei se cumpre em nós porque que Deus precisa de um povo em quem o preceito da Lei se cumpra.

    Porque esse é o último porque agora nós estamos prontos para avançar para o último e perfeito estágio da história da salvação tudo começou lá no Éden Deus criou o primeiro homem colocou no Paraíso o submeteu a um teste o homem Caiu precipitou toda a raça humana no pecado é claro tudo isso foi exatamente como Deus havia planejado precipitou a raça humana toda no pecado Deus manda o seu filho que paga o pecado.

    O pecado é castigado a lei é cumprida Plenamente em Cristo Jesus Cristo volta uma segunda vez e ressuscita o seu povo aqueles que creem nele e agora diante de Deus haverá uma nova raça tirada da raça humana que é chamada na Bíblia de um novo homem se alguém Cristo é uma nova criatura Cristo é o cabeça do corpo que é a igreja e esse povo novo.

    Esse povo novo ele não poderá Mais Pecar no segundo Paraíso que é superior ao primeiro o pecado não mais poderá entrar quando Deus criou o primeiro o mal era uma possibilidade o pecado poderia entrar mas no segundo Paraíso o Novo Céu e a nova terra a restauração de toda a criação o pecado não pode mais entrar daí o drama da Redenção toda a história da Bíblia Exatamente isso é Deus.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TEMI7qN42f8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem