SUPERANDO MEUS MEDOS - Hernandes Dias Lopes

SUPERANDO MEUS MEDOS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes amados nós vamos abrir a palavra de Deus evangelho de Jesus Cristo conforme o relato de Mateus no capítulo primeiro verso 18 25 Mateus capítulo 1 versos 18 a 25.

SUPERANDO MEUS MEDOS - Hernandes Dias Lopes

Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim estando Maria sua mãe desposada com José sem que tivessem antes coabitado achou-se grávida pelo Espírito Santo mas José seu esposo sendo justo e não a querendo infamar resolveu deixá-la secretamente enquanto ponderava nessas coisas Eis que lhe apareceu em sonho um.

Anjo do Senhor dizendo José Filho de Davi Não Temas receber Maria tua mulher porque o que nela foi gerado é do espírito santo ela dará à luz um filho e l porais o nome de Jesus porque ele Salvará o seu povo dos pecados deles ora tudo isso aconteceu para que se cumprisse que fora Dito pelo Senhor por intermédio do profeta Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e.

Ele será chamado pelo nome de Emanuel que quer dizer Deus conosco despertado José do Sono fez como lhe ordenar o anjo do Senhor e recebeu sua mulher Contudo não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho a Quem pôs o nome de Jesus amém eu Queria pensar um pouco com vocês hoje sobre o seguinte tema como você pode superar os seus.

Medos todos nós num numa área ou noutra da vida ainda temos medo eu não sei quais são os seus medos alguns têm medo da velice outros têm medo da Solidão outros têm medo de ficar doente outros têm medo de não casar outros têm medos de casados terminar o casamento outros têm medo de lugares fechados outros têm medo de lugares.

Abertos outros têm medo de altura outros têm medo das profundezas outros têm medo de perder os bens e ficar desamparado na velice Quais são os seus medos é curioso que a mensagem do Natal ela parece-nos que envolve esta questão do medo para todas as pessoas que.

Estavam diretamente envolvida a este grande episódio por exemplo o pai do precursor João Batista Zacarias quando entrou no santuário para orar era o dia do seu turno e o Anjo apareceu para ele anunciando que sua mulher conceberia e as orações que fizera tantos anos seria respondida ficou com medo e a ordem lá no capítulo 1 13 é Zacarias Não tenhas.

Medo quando o Anjo Gabriel foi visitar Maria em Nazaré e apresentou-se a ela ele precisou dizer Maria Não Temas Não tenha medo quando José está fugindo para não difamar Maria porque ele estava noivo dela comprometido com ela com o casamento tratado com ela mas não havia Consumado ainda a relação conjugal e ela parece grávida e ele tinha duas opções ou.

Acusava ela para defender-se ou a abandonava secretamente ele optou por a segunda posição e diz a Bíblia que o Anjo aparece para ele diz José Não tenha medo de receber mulher Maria tua mulher e é curioso meus irmãos que esta mesma mensagem foi anunciada lá aos pastores de Belém quando o Anjo aparece para eles diz não tenho medo eu trago para vocês boas novas de grande alegria.

É que hoje vos nasceu na cidade Davi o salvador que é Cristo o senhor parece-nos que ah tudo aquilo que é inesperado ou nós não conseguimos dominar ou administrar produz medo no nosso coração agora Pense comigo o medo de José Ele está casado com a moça a quem ama e Ele está com o seu casamento tratado e naquela época o chamado.

Noivado era muito mais intenso e significativo que hoje era feito diante de Testemunhas somente um divórcio rompia um noivado naquela época era visto socialmente Como marido e mulher porém ainda sem consumar o casamento nas bodas e de repente Maria Parece grávida consta noos que logo que o Anjo aparece para ela em Nazaré ela vai até onde morava Isabel.

Sua prima pertinho de Jerusalém e parece-nos que ela não falou nada para ninguém do que tá acontecendo e ela fica lá por um bom tempo 3 meses pelo menos e quando ela retorna os sinais da gravidez já são notórios Parece que o mundo de José desaba seus sonhos entram em colapso seu futuro parece Sombrio Ele está num beco sem saída se hoje uma gravidez antes do casamento já.

    Constrange imagina aquela época naquela cultura onde um fato desse poderia ser

    Tratado como um escândalo tal que os adúlteros tanto o rapaz quanto a moça eram apedrejados e José está numa situação da do mais alto constrangimento e do mais profundo temor e É nesse contexto é que nós encontramos a palavra do anjo a ele no verso 20 José Filho de Davi Não.

    Tenhas Medo Não Temas receber Maria tua mulher então eu gostaria que nós olhássemos esse texto e tirássemos daqui algumas lições primeiro não devemos ter medo quando as coisas parecem para nós inexplicáveis D uma olhadinha comigo no verso 18 ora o nascimento de Jesus Cristo foi sim estando Maria sua mãe desposada com José sem que tivesse antes coabitado achou-se.

    Grávida pelo Espírito Santo bom meus irmãos Esse é o grande milagre da concepção de Jesus Cristo nós chamamos também do nascimento virginal virginal do Senhor Jesus Cristo esse fato até hoje não pode ser explicado pela ciência é um milagre agora aquilo que nós não conseguimos entender aquilo que nós não conseguimos explicar aquilo que para nós é um mistério aquilo que para nós não tem uma.

    Explicação lógica racional lúcida à luz do nosso entendimento pode nos trazer medo nós não conseguimos explicar e via de regra José fica com medo aqui que ele conclui o quê Qual a conclusão dele é óbvia se você estivesse lá concluiria do mesmo jeito só existe uma maneira de uma mulher ficar grávida é ter relação com um homem José sabia que ele era o noivo.

    Dela e ele não tinha coabitado com ela mas ela está grávida então só tem para ele uma opção ela foi Infiel ela me traiu ela teve relação com outro homem Portanto o meu casamento está completamente comprometido meus sonhos acabaram meu futuro foi arruinado e notem vocês que enquanto.

    José está alimentando esse pensamento no seu coração achando que Maria tinha sido infiel com ele nem estava ele percebendo que Deus estava trabalhando um dos planos mais gloriosos de toda a história da humanidade Porque toda história do Velho Testamento uma preparação para esse momento histórico específico o nascimento do Messias quando José pensou que as coisas estaram estavam fora de controle quando José pensou que uma tragédia tinha.

    Desabado sobre a sua cabeça quando José pensou que uma tragédia tinha acontecido com a sua noiva Quando ele pensou que tudo estava acabado na sua vida nem tinha percebido ele que Deus estava escrevendo o capítulo mais emocionante da história da humanidade não é apenas da sua própria história Quantas vezes a gente fica apavorado porque não entende porque não explica porque o mistério nos envolve Quando Deus está trabalhando a nosso favor e não contra nós notem você José.

    Está com medo de Maria ter sido Infiel ou imoral mas o texto nos informa Ah e Preste atenção no que tá escrito aí ah no Versículo 23 é que o que tá acontecendo com ela não é imoralidade não é traição é o cumprimento de uma profecia bíblica Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e ele será chamado pelo nome de Emanuel Então na verdade o que está acontecendo não é uma traição não é uma.

    Infidelidade não é uma tragédia não é uma falta de controle do futuro é simplesmente um plano Eterno De Uma profecia que fora dada 700 anos antes e que agora está se cumprindo literalmente o medo dele era enfundado era a palavra de Deus estava se cumprindo e não uma traição que estava em curso mas ainda em quarto lugar José estava com medo Porque de fato ele não compreendia todos os.

    Fatos irmãos nós às vezes ficamos com medo sabe por quê Nós não enxergamos na curva Nós não

    Enxergamos no escuro nós não sabemos o que está lá no final da história aí ficamos ansiosos Aí ficamos com medo em relação à nossa vida em relação aos nossos filhos em relação ao nosso futuro o Deus que está aqui está lá ao mesmo tempo você não precisa ter medo porque o.

    Seu futuro não estão não está nas suas mãos o seuu futuro está nas mãos de Deus quem dirige a sua vida é Deus quem está com as rédias da história em suas Poderosas mãos é Deus José está com medo porque ele está pensando que uma tragédia tinha ocorrido e o que tava acontecendo era o cumprimento de uma profecia o que estava acontecendo era o cumprimento de uma promessa gloriosa que toda a nação aguardava com tanta expectativa como que na ponta dos pés o Messi estava nascendo o Emanuel estava entrando na história.

    Para ficar para sempre conosco mas em quinto lugar nós devemos ter também mais cautela para não sermos precipitados acerca do fracasso dos outros Pense que quando José foge por que que ele foge ele foge Ah porque ele Versículo 19 porque ele não queria infamar Maria se ele não queria infamar Maria.

    Ele já tinha formado o seu juízo de valor na mente dele Maria era Infiel na mente dele Maria tinha cometido um pecado na mente dele Maria tinha cometido um erro de infidelidade na mente dele Maria tinha destruído com as suas próprias mãos o compromisso de noivado assumida com ele e às vezes meus irmãos a gente chega a conclusões precipitadas Acerca das.

    Outras pessoas porque nós não conseguimos entender ou explicar o que está acontecendo com as outras pessoas como aconteceu com os amigos de Jó eles imaginaram que Jó tinha pecado e eles formularam acusações de supostos pecados que Jó teria cometido chamaram Jó de adultero chamaram Jó de louco chamaram Jó de ladrão chamaram Jó de e ser rebelde contra Deus disseram para Jó que Deus matou os filhos dele porque ele.

    Era louco e quantas vezes quando a gente vê alguém passando por uma situação que nós não sabemos explicar nós formamos juízos de valor sobre essa pessoa precipitadamente equivocadamente como José formulou acerca de Maria sua noiva segunda coisa que eu chamo a sua atenção não devemos ter medo acerca a da preocupação com opinião pública Olha ainda o versículo.

    19 mas José seu esposo sendo justo e não a querendo infamar resolveu deixá-la secretamente bom eh é muito importante entender aqui que José deixa sua mulher porque ele não está pronto nem condições de viver com ela sem poder entender o que está acontecendo com ela e ele não tem condiões viver com ela diante da opinião.

    Pública é por isso que ele resolve sair secretamente eu não tenho coragem eu não tenho estrutura eu não tenho capacidade de enfrentar essa situação eu não sei explicar e eu não posso enfrentar a opinião das pessoas el tinha duas opções ou ele formulava um divórcio e para formular e propor um divórcio ele tinha que se defender e PR se defender tinha tinha que acusar Maria ou ele saí secretamente foi a opção dele mas por que que ele.

    Temeu ele temeu porque ele ficou preocupado com a opinião dos outros e quantas vezes meus irmãos nós ficamos também muito preocupados com que os outros vão pensar o que que os outros vão dizer o que que as pessoas vão comentar e às vezes nós nos privamos de determinadas bênçãos e privilégios porque nós permitimos que a opinião dos outros governe As Nossas.

    Ações Pense comigo em Maria irmã de Marta e Lázaro quando Jesus vai paraa casa de Simão leproso para aquele jantar diz a bíblia que Maria pega um vaso de alabastro cheio de um perfume preciosíssimo de Nardo puro e Quebra esse perfume derrama Todo sobre a cabeça de Jesus escorre pelo corpo de Jesus e ela desata os seus cabelos enxuga os pés de Jesus com seus cabelos bom ela.

    Recebeu pelo menos duas censuras graves ali primeiro a censura dos líderes da igreja dos Apóstolos de ter cometido um desperdício porque aquele dinheiro poderia ser aquele perfume podia ser vendido por mais de 300 denários e darse aos pobres murmurar contra ela mas em segundo lugar ela não podia soltar os cabelos em público porque isso era um ato censurado.

    Na época como um gesto questionável da Pureza e integridade moral dessa mulher mas Maria não ficou preocupada no que que as pessoas iam pensar dela ela só tinha um vetor que governava a vida dela era agradar o senhor Jesus Cristo e quantas vezes a gente permite que a opinião das pessoas determine o que nós vamos fazer ou deixar de fazer ficamos com.

    Medo terceiro ponto que eu chamo a sua atenção nós não devemos ter medo quando somos assolados pela angústia mental olha comigo o Versículo 20 enquanto ponderava nestas coisas pense bem comigo o que significa que disse enquanto ponderava nestas coisas O que que ponderava o que que matuta O que que a cabeça dele ficava 1000 por hora de dia e de noite.

    Pensando irmãos tem hora que os nossos medos vê porque a nossa cabeça não desliga você já passou por isso você tá cansado moído e você deita e você não consegue consiliar o sono você vê as horas passando e você não desliga e você vê o dia clarear e a sua mente não desligou ainda seu corpo tá pedindo para dormir mas a sua mente não faz concessão ao seu corpo e você não.

    Descansa já passou por isso quem não passou ainda todos nós pois José tá assim ele tá ponderando pensando meu Deus que tragédia meu Deus meu sonho acabou eu fiz tantos planos eu fiz tinha tantos sonhos meu futuro era tão bonito era a mulher da minha vida era era era era a realização dos meus sones acabou tudo foi tudo por água baixo desmoronou tudo tudo entrou em colapso e El não consegue entender não consegue explicar porque a m del não.

    Desliga e às vezes fica com medo que que vai ser de mim que que vai ser da minha família que que vai ser do meu casamento que que vai ser dos meus filhos que que vai ser da minha saúde que que vai ser do meu futuro que que vai ser da minha casa que vai ser de tudo na minha vida e você entra em pânico você entra em desespero estava assim José Agora presta atenção que José está com medo mesmo quando a sua ansiedade ou o seu temor era enfundado o que ele pensou que seria a.

    Morte trouxe vida e vida não só para ele mas vida pros homens o que ele pensou que era uma gravidez eh ilícita era a chegada do Emanuel do Deus conosco O que ele pensou que era uma traição da sua noiva era o cumprimento de uma profecia o que ele pensou que era uma rebelião de Maria contra ele era uma.

    Obediência a ela um plano eterno de Deus Eis Aqui a serva do senhor faça-se comigo com conme a tua vontade Ô amados irmãos quantas vezes nós chegamos a conclusões tão precipitadas e chegamos e ficamos cheios de medo aquilo que José pensou queria destruir a reputação do nome da honra de Maria imortalizou o seu nome agora ela não é a mulher maculada pela pea de adúltera ela é a.

    Bem-aventurada entre todas as mulheres o que ele pensou Pou que seria a sua tragédia era a maior bênção de Deus na sua vida então eu quero dizer a você hoje que ah muitos temores que nós temos nutrimos que nos nos deixa abalados nos deixa confusos perplexos perturbados aturdidos.

    Atordoados esmagados pode ser temores enfados e Deus olha para você e para mim hoje nesta manhã e diz seguinte você precisa ficar com medo Deus não deu para você espírito de medo Deus deu Deus deu para você espírito de poder não é para você ficar aí Prisioneiro do medo para você levantar a cabeça saber que Deus não perdeu o.

    Controle saber que o plano de Deus é perfeito saber de Deus que muitas vezes aquilo que você pensa que a maior tragédia da sua vida da sua família pode ser o capítulo mais emocionante que Deus está escrevendo na sua vida e na vida da sua família então o Natal veio e o natal é celebrado exatamente para tirar medo do nosso coração você não precisa ter medo o plano de Deus se cumpriu aquele que Deus prometeu lá na.

    Eternidade veio na Plenitude doss tempos nasceu sob a lei nasceu de mulher para ser o nosso Redentor o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade agora diz o texto vejam vocês no Versículo 24 que despertado José do Sono fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua mulher eu chamo a sua atenção para um ponto.

    Ao longo ao longo de toda vida Maria andou n sombras dessa susita houve acusações veladas de que Jesus era um F ilegítimo pensa comig pensa comig numa cena hisca Maria esta nosúltimos de gravidez o José tinha que lá sair lá de Nazaré Norte de Israel e lá para Belém renciar Por que que levou Maria quem ia renar era.

    Ele ele era da casa de Davi por que que levou Maria a Bíblia não diz isso com todas as letras Mas penso que uma das fortes e eloquentes razões é que ele não queria deixá-la exposta às línguas das pessoas comentando em Nazaré acerca da gravidez de Maria foi para.

    Protegê-la o que eu acho importante é que José ao receber a palavra de Deus ele não questionou mais ele não duvidou mais ele não ele não se rendeu mais ao medo o que eu acho maravilhoso na história de José eu convido você para fazer isso leia a Breve História de José todas as vezes que esse José aparece na Bíblia Deus está falando com ele e ele está prontamente obedecendo não tema Receber Maria tua mulher agora pega o menino vai pro Egito.

    Agora pega o menino volta do Egito agora não fica na Judeia vá pra Galileia toda hora que você escuta esse homem ele está ouvindo alguma mensagem de Deus e toda vez que ele está escutando alguma mensagem de Deus ele prontamente obedece Sabe por que que a gente fica com medo porque às vezes Deus nos Manda fazer a gente não faz Deus nos manda obedecer tu não obedece Deus manda a gente fazer algo e nós damos marcharé você quer tirar o medo do seu coração obedeça a Deus ande de acordo.

    Com a vontade de Deus Siga a direção de Deus na sua história na sua vida e o medo vai ser desarticulado da sua história concluo preste atenção comigo por favor no versículo de número 25 despertado José do Sono fez como lhe ordenar o anjo do Senhor e recebeu sua mulher Contudo não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho a Quem pôs o nome de Jesus preste atenção que a a.

    Ideia e aqui é muito importante deixar isso claro de que Maria o nascimento de Jesus foi virginal mesmo mas a ideia de que Maria permaneceu virgem até o final da vida não é verdade não é verdade o texto tá dizendo aqui que José não a conheceu conhecer aqui é relação íntima é a mesmo lá de Gênesis 41 que Adão conheceu a Eva e isso é importante porque ah.

    Algumas pessoas acham que se Maria se relacionou como mulher com o seu marido ela não podia ser pura Imaculada e a eu quero chamar sua atenção que seria o contrário se se Maria tivesse casada com José não tendo relação com ele normalmente aí ela estaria pecando porque o que a Bíblia diz é que sexo não é pecado Foi Deus Quem Criou Deus criou o homem Deus criou a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZPnCsFE6UK4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem