04. As desculpas de Moisés (Ex 4.1-17)

04. As desculpas de Moisés (Ex 4.1-17) Vamos ler êxodo Capítulo 4 de 1 a 17 Moisés respondeu mas Eis que eles não vão acreditar em mim nem ouvirão o que eu vou dizer pois dirão o senhor não apareceu a você então o senhor perguntou a Moisés que é isso que você tem na mão ele respondeu um bordão então lhe disse jogue-o no chão ele jogou no chão e o bordão virou uma serpente e Moisés fugia dela mas o senhor disse a Moisés Estenda a mão e pegue-a pela caluda ele estendeu.

04. As desculpas de Moisés (Ex 4.1-17)

A mão pegou-a pela caluda e ela se transformou em bordão Então o senhor disse isso é para que creiam que o senhor o Deus de seus pais o Deus de Abraão o Deus de Isaque e o Deus de Jacó apareceu a você e o senhor continuou põe agora a mão no peito ele o fez e tirando a mão do peito Eis que ela estava leprosa branca como a neve Então o senhor disse ponha a mão no peito outra vez ele a pôs no peito novamente e quando a tirou Eis que se havia tornado como o restante de sua carne o senhor.

Continuou se eles não acreditarem em você nem atenderem à evidência do primeiro sinal talvez acreditarão na evidência do segundo se eles ainda não acreditarem mediante esses dois sinais nem ouvirem o que você disser Pegue um pouco de água do rio e derrame na terra seca e a água que você pegou do rio se transformará em sangue sobre a terra então Moisés disse ao senhor ah Senhor eu nunca fui eloquente nem no passado nem depois que falaste a teu servo pois sou pesado de boca e pesado de língua o.

Senhor respondeu Quem fez a boca do homem ou quem faz o mudo ou surdo ou que vê ou cego não sou eu o senhor agora vá e eu serei com sua boca e lhe ensinarei o que você deve falar porém Moisés respondeu ah senhor envie alguém outro que quiseres enviar menos a mim então a ira do Senhor se acendeu contra Moisés o senhor disse Arão o levita não é seu irmão eu sei que ele fala fluentemente.

Eis que ele vem ao seu encontro e ao ver você se alegrará em seu coração você falará com ele e lhe porá na boca as palavras eu serei com a sua boca e com a dele e ensinarei a vocês o que devem fazer ele falará por você ao povo ele será como se fosse a sua boca e você será para ele como Deus leve pois na mão esse bordão com o qual você fará os sinais e o restante do texto segue.

Mostrando como Moisés convencido agora ele volta à terra do Egito queridos vamos orar pedindo que Deus nos ajude a compreender a sua palavra e ver de que maneira ela se aplica para nós nos dias de hoje ó Deus compassivo paciente Clemente assim como usastes de paciência com Moisés usa conosco nós que somos duros não pesados de boca e de palavra mas duros de coração em escutar.

A tua voz entender a tua vontade e obedecer tenha compaixão de nós na tua graça e no teu favor nós Oramos ó Deus pela exposição da tua palavra nessa noite que ela traga luz ao coração de cada pessoa traga consolo conforto correção tudo de acordo com a necessidade Oramos também por aqueles que nos acompanham através da transmissão Oramos Pelas nossas crianças também que o senhor esteja com elas ouve.

A nossa oração em nome de Jesus amém amém queridos Na mensagem anterior nós vimos como Deus apareceu a Moisés na saça ardente lá na Cordilheira oreb no meio da qual está o monte Sinai Moisés àquela altura morava em midiã e era casado com a filha de Jetro que era sacerdote de Midian eu aproveito para corrigir uma informação aqui domingo passado eu disse que os midianitas eram descendentes de Ismael na saída um.

Rapazinho que eu eu procurei até para ver e reconhecer para agradecer né porque nem todo mundo chega pro pastor para dizer pastor o senhor se equivocou aqui então o rapaz chegou e disse pastor o senhor tá equivocou os midianitas não eram filho de Ismael eles eram filho de Moisés e quetura a segunda mulher de Moisés perdão de Abraão vocês vem como acontece né é possível acontecer né um exemplo ao vivo aqui de como isso pode acontecer e eu di eu digo ainda te tubei.

Mas fui lá e ele tava não é que ele tava certo ele tava certo teve coragem de chegar e me corrigir Então por gentileza façam isso façam isso os pastores agradecem quando os membros da igreja chegam e dizem pastor Senor disse uma coisa mas não tá de acordo aliás Isso é uma das características da reforma protestante que é o livre exame da escritura né na impossível isso noutras religiões você questionar o o o pastor o pregador não é mas no.

Protestantismo particularmente reformado o pastor tem que tá dentro da Bíblia se ele não tiver você vai lá e diz a ele olha isso aqui que você disse tá errado e ele tem que baixar a cabeça e vir paraa frente aqui como eu tô fazendo e dizer eu errei é rata né e Onde se lê isso lê-se isso aqui então não me lembro quem foi a pessoa mas eu agradeço que me fez esse favor os midianitas na verdade eles eram descendentes de Miriã que era filho de Abraão e quetura e como talos.

Midianitas tinham ainda os reí da verdadeira religião por conta da ascendência que chega até Abraão e Jetro era sacerdote em midiã provavelmente adorando ou tendo conhecimento do Deus verdadeiro do Deus de Abraão é um dos casos que nós temos dos vários que o antigo testamento fala do conhecimento de Deus fora da linhagem de Abraão outro exemplo seria melquizedec que não era da linhagem de Abraão mas tinha o conhecimento do verdadeiro Deus bom o Senhor Deus se.

    Revela a Moisés como sendo o seu o Deus dos seus antepassados lá na visão da

    Saça ardente e revela também a razão pela qual ele apareceu a Moisés que quer enviá-lo para salvar o seu povo da terra do Egito nós vimos que Deus ele pode fazer o que ele quer de maneira direta Porque ele é o senhor mas quando se trata de afazeres humanos Deus geralmente emprega pessoas para cumprir o seu propósito para responder a orações.

    Para resolver determinadas situações no caso Deus poderia ter aparecido a Faraó e obrigado Faraó à força de sinais e prodígios a libertar o povo Mas não Deus resolve pegar Moisés e usá-lo como instrumento da sua libertação e a razão que Deus estava fazendo isso levando Moisés para salvar seu povo tirar seu povo do Egito é que ele havia escutado a aflição do seu povo Quando Deus apareceu a Abraão cerca de 400 e Poucos Anos Antes Deus profetizou.

    Deus disse a Abraão a tua descendência será escrava numa terra e debaixo de um Povo estranho um povo inimigo mas depois eu libertarei o seu povo e eles sairão e virão para essa terra a terra de Canaã e agora havia chegado o momento de Deus cumprir a palavra que ele tinha dado a Abraão Moisés seria um instrumento do cumprimento dessa promessa feita aos patriarcas vimos também na domingo passado como.

    Moisés se mostrou relutante em obedecer a Deus e ele apresenta quatro desculpas para não obedecer o mandato de Deus a primeira das quais nós já vimos domingo passado ou seja ele não sabia o nome de Deus quem era Deus essa era a pergunta que os hebreus haveriam de fazer quando ele chegasse no Egito e os hebreus Estavam certos em fazer aquela pergunta porque Moisés tinha sido criado no Palácio de Faraó ele havia sido educado.

    Em toda a ciência toda a cultura dos egípcios e era como egípcio que Ele viveu a sua vida toda ele conhecia realmente o Deus dos hebreus se conhecia sabia o nome o nome revela o conhecimento mais profundo da pessoa no antigo testamento tanto é que às vezes o nome e a pessoa se identificam no próprio na própria oração do Pai Nosso quando Jesus diz santificados seja o teu nome ele quer dizer santificado seja a tua pessoa o teu ser seja santificado.

    Por meio de nós mas Moisés se mostra relutante não sabia o nome de Deus aí Deus responde fazendo a revelação do seu nome inefável yé e que significa eu sou o que sou Deus eterno Deus totalmente confiável e agora vamos ver as três outras desculpas de Moisés para não obedecer a Deus Lembrando que a figura mais importante aqui nesse relato não é Moisés com suas três desculpas esfarrapadas mas é Deus na sua.

    Paciência na sua sabedoria em convencer Moisés Deus podia ter feito inclinado o coração de Moisés mas ele persuade Moisés ele conversa com Moisés ele argumenta ele vai derrubando uma desculpa atrás da outra até que finalmente não resta a Moisés nada a não ser obedecer a Deus E é assim que geralmente Deus faz conosco nós apenas precisamos perceber o processo não é em que Deus está lidando conosco querendo nos levar a reconhecer entender ou aprender alguma coisa então com sua.

    Bíblia aberta Capítulo 4 de 1 a 9 a segunda desculpa de Moisés no verso primeiro Lemos que Moisés desafia de maneira direta O que Deus havia dito Deus tinha dito que os anciãos de is lá no Egito haveriam de acreditar em Moisés Quando Moisés chegasse lá em nome de Deus Trazendo a notícia da libertação tanto é que Lemos aí no verso primeiro que a frase de Moisés começa com má não é quando a pessoa começa com mas já tá.

    Colocando uma objeção Moisés respondeu mas Eis que eles não vão acreditar em mim nem ouvirão o que eu vou dizer Moisés Levanta a possibilidade de que que ele não seria escutado não seria ouvido pelos anciãos de Israel lá na terra do Egito quando ele voltasse Moisés achava que a resposta dele seria essa que yé não tinha aparecido a Moisés que Moisés estava mentindo era um.

    Impostor Deus então na sua misericórdia realiza alguns sinais miraculosos na

    Frente de Moisés com o objetivo de convencer Moisés e com ob de convencer os anciãos lá no Egito caso eles não acreditassem que yahu realmente tinha aparecido a Moisés e o comissionado para essa tarefa tão grande são três sinais que Deus faz ali na presença de Moisés e que Moisés deveria repetir lá no Egito.

    Na presença dos anciãos o primeiro tinha a ver com o bordão de Moisés tá aí no nos versos de 2 a 5 O que é ISO que você tem na mão o senhor perguntou a Moisés e Moisés respondeu um bordão Então Deus lhe disse joga no chão ele jogou e o bordão virou uma cobra e Moisés fugia da cobra mas o senhor disse a Moisés Estenda a mão pegue pela cauda ele fez isso e a cobra se transformou outra vez no bordão aquele bordão era.

    Provavelmente o cajado do pastor que era muito usado entre os árabes que era um bastão longo com a cabeça curva que tinha até 1,80 m de altura e era uma vara não era nada especial era um pedaço de madeira Deus quando Pergunta a Moisés o que é que você tem na mão não é que Deus não sabia mas é que Deus queria chamar atenção de Moisés para a simplicidade daquele objeto comum que ele tinha na mão eu tenho que é que eu tenho na mão eu tenho uma vá eu sou.

    Pastor né Eu tô com bordão aqui Deus então manda que ele jogue no chão e ao fazer isso aquele pedaço de pau Aquela aquele bastão ele se transforma numa serpente e Moisés sai correndo e a Serpente atrás dele né Lemos aqui diz que ele corria da cobra Dev ser porque a cobra tava querendo picá-lo né e ele fica correndo da cobra e Deus então manda que ele pegue a serpente pela calda agora imagino a.

    Situação né como é que você vai pegar uma pela cauda ela querendo pegar você né Moisés finalmente consegue segurar a cobra pela cauda e ela volta a ser o bastão Moisés deveria fazer aquele milagre diante dos anciãos Hebreus Como diz aí o verso 5 Isso é para que Deus disse a Moisés isso essa transformação do bastão em cobra e da Cobra em bastão Isso é para que creiam que o senhor o Deus de seus pais o Deus de Abraão o.

    Deus de Isaque e o Deus de Jacó apareceu a você então aquele primeiro sinal miraculoso tinha como objetivo isso aqui convencer os hebreus de que realmente Deus havia mandado e de que maneira isso seria um convencimento porque convenhamos não é natural que uma pedaço de pau se transforme numa cobra algum poder extraordinário estava atuando por detrás de Moisés ah para que aquilo pudesse acontecer e no caso Moisés haveria de explicar que.

    Poder era aquele era o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó veja que o milagre em si ele pode ser explicado de muitas maneiras e ele nunca tem o poder de convencimento por si próprio então sempre por exemplo no livro de Atos ou na Bíblia toda O Milagre sempre é acompanhado da palavra a palavra dá sentido explica e declara o objetivo do sinal e de onde ele vem o milagre em si ele pode ser entendido e explicado de muitas maneiras.

    Por isso que na Bíblia é sempre sinal e palavra andam juntos Moisés devia fazer aquilo e em seguida dizer quem fez isso aqui é o Deus que me mandou o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó sabendo que talvez aquilo não fosse suficiente Deus faz um segundo sinal verso 6 e 7 que tem a ver com a lepra ele diz a Moisés no verso 6 agora põe a sua mão no peito e Moisés fez quando ele tirou a.

    Mão estava leprosa branca como a neve Tem vários tipos de lepra alguns deles tornam a pele como a doença de hanseníase por exemplo torna a pele branca não é branca e na hora que Moisés tirou a mão ela estava leprosa branca e Deus então diz a Moisés no verso 7 de novo põe na mão no peito Moisés faz isso e quando tira ela havia se tornado como a sua o restante da sua carne estava curada Estava eh saudável mais uma vez.

    Isso aqui não é alguma coisa que acontece normalmente não é naturalmente ah você de repente tem a sua mão fica doente e segundos após ela ela torna a ficar boa Há um poder operando por detrás um poder que é capaz de fazer adoecer alguma coisa que é sã e um poder que é capaz de restaurar aquilo imediatamente e Moisés devia dizer então ao fazer esse sinal diante dos hebreus que era o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó que tinha feito aquilo que aquilo.

    Não era ele não era um falsário um mercenário um enganador porque ninguém podia fazer esse tipo de coisa quem podia fazer esse tipo de coisa que ser humano podia fazer esse tipo de coisa mas aí vem a terceira o terceiro sinal Lemos aí do verso 8 A 9 O próprio Deus diz assim se eles não acreditarem em você acompanhe comigo nem atenderem a evidência do primeiro sinal veja como o sinal aqui ele é chamado de evidência porque ele não é um fim em si.

    Mesmo ele aponta para alguma coisa ele é uma evidência de que existe alguém mais poder que está acima das leis da natureza e que é capaz de fazer o impensável e o impossível se eles não acreditarem na primeira evidência de que sou eu o Deus todo-poderoso que estou mandando você talvez acreditarão na evidência do segundo primeiro sinal var em cobra e de volta segundo sinal mão leprosa e de volta se eles não.

    Acreditarem mediante esses dois sinais porque Como eu disse né o sinal em si ele não tem o poder de convencer ninguém Deus diz isso aqui olha é possível que eles vejam essas duas coisas e não acreditem muita gente viu todos os milagres que Jesus fez como os fariseus por exemplo mas não creram se eles não crerem na evidência dos dois sinais nem ouvirem o que você disser sinal e palavra juntos Pegue um pouco de.

    Água do rio rio aqui é o rio Unido e derrame na terra seca e a água que você pegou do rio se transformará em sangue sobre a terra esse sinal Deus não realizou na frente de Moisés naquele momento porque naturalmente lá em aure eles estavam quilômetros de distância do Rio Nilo Mas Deus está dizendo a Moisés quando você chega lá faça o primeiro segundo sinal se eles não crerem em você se eles não acreditarem na sua palavra você então vai realizar esse ter Tero.

    Sinal Então a primeira desculpa na verdade é a segunda né segunda desculpa de Moisés eles não vão acreditar em mim Deus respondeu dizendo você vai fazer sinais e prodígios diante deles que convençam a eles que você de fato foi enviado por mim agora vem a terceira desculpa de Moisés que tá aí do verso 10 até o verso 12 Moisés disse ao senhor ah Senhor eu nunca fui eloquente nem no passado nem depois que falaste teu servo pois eu sou.

    Pesado de boca e de língua Moisés sabia que não era só o sinal ele sabia que ele ia ter que falar também para explicar o sinal seu propósito e chamar o povo à obediência e a desculpa dele aqui tem a ver com o fato de que ele era pesado de boca e de língua os sinais ah eram sinais que por si só não eram convincentes mas eles tinham um simbolismo eles eram significativos a gente não tem muita certeza do Propósito.

    Desses três sinais mas a gente pode imaginar primeiro a transformação da Vara em cobra e da Cobra em vara era porque a serpente era adorada no Egito na verdade a serpente era o símbolo do Poder de Faraó ele na sua coroa tinha uma serpente esculpida bem na frente aqui o faraó a serpente era símbolo do Poder de Faraó era como se Deus chegasse e dissesse Faraó tá sob meu controle.

    Olha aqui ó tá vendo essa vara aí vira cobra cobra vira vara de novo Deus que tem controle Supremo e absoluto sobre faraó sobre a serpente que era venerada e reconhecida como símbolo da autoridade do faraó a transformação perdão os médicos do Egito eram conhecidos pela sua eficiência a o embalsamamento que era era praticado no Egito era uma um procedimento clínico e médico tão.

    Preciso que até hoje as pessoas ficam admirados Como é que os médicos do Egito eram capazes de fazer todo esse processo de embalsamamento mas por mais avançada que fosse a medicina do Egito ninguém era capaz de curar como Deus curava na hora adoece tira tá curado era uma prova do Poder de Deus da superioridade de Deus sobre a cultura e o conheci entro do Egito o Rio Nilo era considerado sagrado gente o Egito dependia do Rio Nilo das suas enchentes a a agricultura.

    Variava completamente de acordo com as estações do Rio Nilo e agora Deus é capaz de pegar o Rio Nilo que é a força motriz daquela grande potência mundial e transformar num rio de sangue que não serviria para nada serviria para nada então estes sinais tinham como objetivo convencer os hebreus de que o Deus que tinha mandado Moisés era o Deus que estava acima de todos os Deuses ele era superior aos Deuses do Egito ele era superior a Faraó e ainda assim Moisés.

    Olha e diz mas eu sei que eu vou ter que Pregar eu sei que eu vou ter que dizer e aí vem dizer alguma coisa e aí vem a terceira desculpa dele dizendo que ele nunca tinha sido uma pessoa eloquente ou na na linguagem dele aqui eu sou pesado de boca e de língua isso quer dizer que ele não conseguia falar bem ele não conseguia se expressar direito que às vezes ele se atrapalhava com as palavras e alguns acham até que ele era meio.

    Gago eu não não não vejo evidência para isso mas alguns acham mas faz sentido Moisés dizer isso porque ele teria que falar na língua dos egípcios que fazia 40 anos que ele não falava não é isso fazia 40 anos que ele tinha fugido do Egito lá no Egito se falava a língua daquele povo 40 anos depois nãoé ele tem que voltar para falar com Faraó com a corte de Faraó com Os oficiais de Faraó como é que ia fazer isso não é então a.

    Gente pode entender a a natureza da exitação de Moisés Além de ele não ser uma pessoa que por natureza se expressasse bem se comunicasse bem ainda tinha o problema de que ele ia ter que falar na língua lá dos dos egípcios né como é que ia ser isso aí e e ele diz aqui ó e eu continuo do mesmo jeito desde que o senhor apareceu tá aí ó no verso 10 Eu nunca fui eloquente nem no passado nem depois que falaste a teu servo Deus faz meia.

    Hora que nós estamos conversando e euo gago eu não não teve mudança nenhuma em mim o que ele tá dizendo aqui não nem depois que falaste a teu servo eu mudei a resposta de Deus no verso 11 é uma resposta Graciosa e paciente e foi que levou em conta não é não Deus foi paciente com Moisés não levou em conta tudo isso e e respondeu basicamente isso Moisés Você ainda não entendeu quem é que tá falando com.

    Você eu sou aquele que criei a boca eu sou aquele que criei os olhos eu sou aquele que criei os ouvidos da mesma forma eu sou aquele que faz com que as pessoas vejam falem e Ouçam e da mesma forma eu sou aquele que faço o mudo o surdo o moco de ouvido o duro de de de ouvido como a gente fala eu sou o Deus soberano sobre a raça humana eu sou o Deus Criador de tudo e.

    De todos e você vem com esse argumento para mim de que você não é eloquente eu vou ser com a sua boca eu vou ensinar você o que dizer ou seja a resposta de Deus ele ele derruba a terceira descul culpa de Moisés com apresentação de quem ele é lembrando a Moisés quem ele é o criador dos céus e da terra aquele que criou o homem do pó da terra se Deus cria se Deus criou o ser humano com a perfeição que é os olhos a perfeição que.

    Que é os que são os nossos ouvidos a boca é é o ser humano é complexo é maravilhoso Se Deus é capaz de fazer isso será que ele não podia destravar a língua de Moisés para que Moisés falasse ao Faraó Será que ele não podia fazer isso em outras palavas mois parece que não tinha ideia de quem é que estava brilhando ali no meio da saça que queimava mesmo que Deus já tivesse dado tantas evidências finalmente.

    Finalmente Moisés revela o que está no fundo do seu coração que era a sua indisposição de obedecer a Deus todas as desculpas anteriores eram esfarrapadas não é mas Deus pacientemente foi derrubando uma por uma Até chegar na raiz do problema até chegar no coração de Moisés Quando Moisés finalmente no verso 13 revela o que está no seu coração porém Moisés respondeu ah senhor envia alguém outro que quiseres enviar menos a mim então no fundo essa era a.

    Razão desde o começo as outras foram construídas por ele como objeção para ver se Deus se ele ganhava Deus né na conversa e Deus desistia dele Deus foi uma após outra atrá até chegar no coração de Moisés e o coração de Moisés era esse aqui de indisposição em obedecer a Deus que Deus enviasse outra pessoa menos ele porque ele não estava disposto a voltar ao Egito humanamente.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lDV8ofTPoQU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem