04. O descanso de Deus (Gn 2.1-3)

04. O descanso de Deus (Gn 2.1-3) Vamos abrir queridos a palavra de Deus no primeiro livro da Bíblia o livro de Gênesis Capítulo 2 nós vamos do verso primeiro até o verso terceiro Gênesis 2 de 1 a 3 também aqueles que nos acompanham pela internet por gentileza mantém a sua Bíblia aberta porque nós iremos fazer a exposição desses versículos.

04. O descanso de Deus (Gn 2.1-3)

Gênesis Capítulo 2 de 1 a 3 assim pois foram acabados os céus e a terra e tudo que neles há e havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra que tinha feito Descansou nesse dia de Toda obra que tinha feito e Deus abençoou o sétimo dia e o santificou porque nele Descansou de Toda obra que como criador tinha feito até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez.

Ó Deus nós pedimos agora que tem o bendito Espírito Santo ilumine o nosso entendimento para que nós compreendamos a tua palavra possamos aprender mais a respeito de ti de nós mesmos e do teu querer para cada um de nós Oramos que assim tu nos atendas por amor de Jesus amém amém Gênesis e agora nós chegamos no ponto em.

Que Moisés relata o término da criação e também onde ele nos diz que Deus Descansou de toda sua obra da obra da criação eu quero destacar dessa passagem Três Pontos centrais e depois nós veremos as aplicações ou implicações desses três pontos para nós nos dias de hoje o primeiro é a declaração que Moisés faz aí no verso primeiro da conclusão dos céus e da terra assim pois foram acabados o céu os céus.

E a terra e tudo o que neles Quando Moisés diz assim pois foram acabados ou assim se refere a todo que veio antes dessa maneira como eu acabei de descrever Deus Terminou a obra da criação foi assim que ele completou a sua criação E então de que maneira Deus completou sua criação no princípio Ele criou os céus e a terra do nada só pela sua palavra verso primeiro do Capítulo 1.

Inicialmente a Terra era sem forma e vazia não tinha ninguém habitando na Terra verso 2 em 3 dias então Deus organizou o mundo para que se tornasse habitável pai do verso 3 ao verso 13 do capítulo anterior nesses versos Nós lemos que ele criou a luz ele criou firmamento ele fez os mares as nuvens a terra seca e a vegetação fez separação entre eles e deu.

O nome a cada um deles nos três dias seguintes quarto quinto e sexto dia ele encheu esse mundo que Ele preparou de vida tá aí do verso 14 a 31 do capítulo 1 Ele criou os seres marinhos tudo que vive nas águas criou as aves e fez brotado da terra todo tipo de animal nós vimos a classificação no na mensagem anterior classificação que segue a taxonomia as categorias.

Daquela época e em seguida é que Deus os fez capazes de se reproduzir e se reproduzir conforme a sua espécie conforme a sua espécie então no sexto dia Deus criou um ser diferente de tudo que ele tinha feito até agora alguém que era a sua imagem aí semelhança Ele criou o homem e o criou homem e mulher se for usar o texto hebraico macho e fêmea foi Como.

Deus criou e como Deus o homem era um ser pessoal moral capaz de se comunicar consciente de que estava vivo criativo justo bom e sem defeito algum sem defeito algum e Deus então coloca esse ser o único que foi feito a Sua Imagem e Semelhança como seu representante na terra para dominar sobre a criação de Deus para.

Multiplicar-se ocupar a terra toda que Deus havia feito constituir família ser um povo e desenvolver uma cultura sobre Deus é isso que está implícito em dominar a criação conheça a criação descubra como o meu mundo que eu criei funciona aprenda as leis e use essas leis para o benefício de vocês Isso é o que significa o mandato cultural o homem recebeu a ordem de representando Deus.

Nesse mundo maravilhoso que Deus fez promover uma cultura conhecimento desenvolvesse através da belíssima criação de Deus Deus fez tudo isso em seis dias de trabalho humano dias de 24 horas conforme nós já vimos é assim que o texto exige já já destacamos o fato de que o texto ele pede para ser lido como história história com h não com e história fato é assim que ele pede para.

Ser lido então de acordo com o texto foi assim que aconteceu seis dias de 24 horas e no final o texto diz que Deus viu que tudo que ele havia feito era muito bom ou seja atendia o seu propósito e era tudo maravilhoso Belo variado misterioso agradável cheio de vida perfeito sem defeito algum Esse foi o mundo maravilhoso que Deus criou e o homem com ele é assim que foi acabada.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Toda a criação voltamos aí para o capítulo 2 verso primeiro né Foi assim que Deus acabou toda a criação

    Veja que Moisés diz aqui que foram acabados os céus e a terra e aqui remete imediatamente para o versículo primeiro do capítulo 1 No princípio criou Deus os céus e a terra ele começou a criação e agora Ele termina no verso primeiro do capítulo 2 e assim Deus acabou os céus e a terra que ele tinha começado Capítulo 1 verso primeiro e não só os céus e a.

    Terra mas tudo que neles há que é a tradução da palavra do termo hebraico os seus exercitos Deus terminou os céus e a terra e os exércitos que estavam nos céus e na terra significa a vida que Deus havia criado dizendo com isso que era numerosa muito bem organizada preparada como soldados para batalha e sobre o comando de Deus e do seu Regente que é o homem os exércitos de Deus é por.

    Isso que na Bíblia Deus é chamado o senhor dos exércitos ou seja de todos os seres da criação de tudo aquilo que ele criou e colocou nesse mundo maravilhoso essa exposição de Moisés até aqui sobre como tudo veio a existir confrontava diretamente aquilo que os israelitas tinham aprendido no Egito onde ficaram durante 400 anos lembre-se que quando Moisés escreveu o livro de Gênesis ele.

    Estava nos foi durante os 40 anos no deserto quando as israelitas estavam se aproximando da entrada na Terra Prometida eles tinham sido escravos durante quatro séculos lá no Egito onde aprenderam adorar outros Deuses onde tiveram uma outra visão de mundo e agora iam entrar numa Terra habitada por povos pagãos que tinha uma cosmovisão diferente que tinha também outros Deuses e outras histórias sobre como tudo começou com o objetivo de prepará-los primeiro.

    Realiná-los com relação que tinham aprendido errado no Egito e também de prepará-los para o que eles vão encontrar lá na terra prometida Moisés então explica a origem de tudo E então esse relato aqui que nós acabamos de sumariar de resumir ele confrontava as visões daquela época sobre a origem do homem tinha vários relatos inclusive mais antigos do que o relato de Gênesis relatos babilônicos relatos cananeus sumérios onde Falavam do surgimento do.

    Evangelho é perto do mundo não é o evangelho vem depois do mundo todo surgido pelos Deuses criado por Deus diz que brigavam entre si o relato mais importante diz que o Deus principal teve uma briga com a Deusa das águas matou abriu a carcaça dela no meio pegou o sangue misturou com a terra e surge o homem então estes relatos fantasiosos da criação do homem são confrontados aqui por Moisés que mostra que esses Deuses não existem.

    Que o homem na verdade que era adorado como ser Divino era uma criação de Deus que a natureza foi criada por Deus e não está em Oposição a Deus E é distinta de Deus Deus não é a natureza nem a natureza é Deus enfim Deus a Moisés quer mostrar a supremacia de Deus sobre os Deuses do Egito e os Deuses cananeus que estão diante dos dos israelitas é isso tudo que está impresso aqui o que está.

    Incluído aqui implícito aqui na declaração do verso primeiro assim pois foram acabados os céus e a terra e tudo que neles Deus Acabou terminou ele fez o que tinha que fazer a segunda o segundo ponto aqui eu disse a vocês que eram três Esse foi o primeiro a declaração do término da criação no verso 1 o segundo ponto é no verso 2 a declaração que Moisés faz de que Deus Descansou depois de haver.

    Terminado peço dois e havendo Deus terminado no sétimo dia sua obra que tinha feito Descansou nesse dia de Toda obra que tinha feito muito bem Moisés diz aqui que Deus terminou no dia sétimo né quando na verdade a gente sabe que ele terminou no dia 6 é que o hebraico aqui é meio ambíguo ele pode ser lido dessa maneira mas quando a gente compara essa passagem com outras passagens como por exemplo no livro de Êxodo capítulo 20.

    Verso 11 também escrito por Moisés Moisés diz lá com muita clareza em seis

    Dias o senhor fez os céus e a terra ao mar que tudo que neles há e ao Sétimo Dia Descansou Então a nossa tradução aqui ela pode dar a impressão de que Deus quem trabalhou no sábado né no sétimo dia mas na verdade não o que está se querendo dizer aqui tá muito bem expresso na tradução nova versão internacional que diz assim no sétimo.

    Dia Deus já havia concluído a obra que realizar ou a versão a nova versão transformadora a versão muito boa também diz assim no sétimo dia Deus havia terminado sua obra de criação então eles traduziram pegando sentido do que Moisés escreveu em vez de fazer uma tradução literal como a nossa Nova Almeida fez então o ponto é isso que Deus quando chegou ao sétimo dia ele já tinha terminado a criação e Moisés diz que nesse dia Deus Descansou de tudo que.

    Ele tinha feito é evidente que isso não significa que Deus tinha ficado cansado né na verdade quando a gente leu o relato do capítulo primeiro nós vemos que Deus fez tudo com extrema facilidade o suor no suou uma gotinha de suor ele só disse haja haja seja acontece não fez esforço físico nenhum então não tem porque Deus está cansado né Ele só falou Ele só falou então é claro que quando Moisés diz aqui que Deus Descansou no.

    Sétimo dia de Toda obra que tinha feito ele não tá insinuando que Deus a nossa semelhança ele trabalhou e depois de um tempo ele tinha que refazer as forças né ele tava cansado tinha que dar uma paradinha para poder continuar não significa simplesmente que ele encerrou a sua obra como criador porque não tinha mais nada a fazer o que era para ser feito foi feito nos seis dias e ao final deles Deus para a sua obra como criador ele havia criado um santuário Divino.

    Onde iria se relacionar com sua criatura e ele estava muito satisfeito com tudo que ele havia feito ele disse que era tudo muito bom essa ideia de que a criação era o mundo que Deus criou era Santuário Divino onde Deus iria repousar com sua criatura viver com sua criatura feita a imagem e semelhança percorre a Bíblia toda percorre a Bíblia como um todo e tem seu ápice no livro de.

    Apocalipse onde nós lemos que Deus vem habitar entre nós ele mesmo Vem estar conosco no Novo Céu e na nova terra onde habita a justiça é interessante que esse dia aqui ele não termina como os outros dias lembram-se que eu disse que tinha um padrão para cada dia Deus diz aquilo acontece Deus separa Deus nomeia declara que é bom e termina dizendo E foi tarde de manhã de Natal esse dia aqui não termina assim não tá dizendo E foi tarde.

    De manhã o dia sétimo porque esse dia não terminou Deus ainda está no seu repouso como criador convidando-nos a entrar nesse repouso dele mediante seu filho Jesus Cristo que é o evangelho que virá diante a essa altura não tem como falar do Evangelho aqui porque ainda não houve pecado não tem como falar do Evangelho aqui porque ainda não houve pecado mas Deus está preparando esse Santuário tá preparando o cenário para que um dia ele mesmo na pessoa do seu filho Jesus Cristo ele vai pisar nesse chão que ele.

    Criou vai respirar o firmamento que ele criou bebê a água que ele criou e vai comer da vegetação e da vida que ele mesmo criou sendo um de nós Esse é o plano dele que ainda não não é revelado aqui por enquanto a gente não tem o que falar de perdão de Redenção de evangelho porque aqui é o mundo pré-queda é o mundo onde não havia pecado onde tudo era muito bom então é isso que significa.

    Que Deus Descansou ele parou a sua obra como criador satisfeito com o que ele fez também não tinha mais o que fazer tudo estava completa terceira declaração está aí no verso 3 é a declaração que Moisés faz e que Deus santificou esse dia vamos ler e Deus abençoou o sétimo dia e o santificou porque nele Descansou de Toda obra que como criador tinha feito Deus abençoou o sétimo dia diz Moisés como tinha abençoado Os seres.

    Marinhos como tinha abençoado as aves e como te abençoado o homem é a mesma palavra na língua hebraica só que agora Deus coloca a sua benção num determinado dia todos os dias são dádiva de Deus mas esse dia em particular recebeu de Deus um favor uma graça especial Deus abençoou esse dia e não somente ele abençoou Moisés acrescenta Que Deus o santificou a palavra santificar.

    Significa separar distinguir dos demais e foi exatamente isso que Deus fez ele fez desse sétimo dia um dia distinto um dia um dia sagrado dedicado a ele seis dias o homem trabalha mas esse sétimo dia que foi o dia que eu descansei esse dia é meu Ele é separado para mim é um dia consagrado para mim Deus então faz mais uma distinção vocês se recordam vocês estão seguindo a.

    Série de Gênesis que nós chamamos a atenção para o fato de que Deus é um Deus de distinções E é isso que faz a visão bíblica se é diferente da Visão pagão de mundo a visão pagando de mundo não tem distinção todos nós estamos dentro do mesmo círculo estamos todos no mesmo nível Deus o homem a criação certo e errado homem e mulher é tudo a mesma coisa mas o cristianismo a fé judaico cristã ela insiste que Deus é o Deus de distinção primeiro ele cria um mundo distinto dele depois ele cria luz separa.

    Das Trevas depois ele faz um firmamento que separa as águas de cima das águas de baixo depois ele separa as águas de baixo para que apareça a terra seca depois ele cria os animais e diz segundo as suas espécies e depois ele cria o homem mas o faz homem e mulher então o tempo todo Deus está fazendo distinções e ele faz mais uma agora ele na administração do tempo ele diz seis dias são Dias comuns Mas esse dia aqui é um.

    Dia distinto dos demais é Deus sendo Deus aqui quando ele separa mais um dia separar um dia dos demais dias que ele havia criado e a razão que ele dá para essa distinção especial é porque foi nesse dia que ele terminou a obra da criação a palavra sábado não aparece aqui mas a raiz da palavra sábado é a mesma raiz do verbo hebraico descansar descansar então Deus te bateu seria.

    Literalmente no sétimo dia não é ele Descansou no sétimo dia a razão pela qual ele separou esse dia abençoou esse dia como um dia especial é isso são as três declarações de Moisés aqui nesses três Versículos tão ricos e tão importantes o que que Moisés queria ensinar aos israelitas O que é que os israelitas entenderiam quando eles escutassem Moisés contar essa história ou lessem.

    Aquilo que Moisés escreveu primeiro que o mundo que eles estavam vendo o mundo que eles conheciam já estava acabado e já estava terminado se Nossa reconstrução está correta e se Moisés escreveu esse livro juntamente com Êxodo Levítico número de Deuteronômio ali nas planícies de Moabe a beira do rio Jordão altura de Jericó os israelitas tinham diante de si uma.

    Visão magnífica é uma planície muito rica fértil havia o Rio Jordão e do outro lado uma terra que mana leite e mel aves animais por um ano de vida a noite eles podiam contemplar os astros ver as estrelas e Moisés diz para eles isso tudo que vocês estão vendo está terminado é uma obra completa é uma obra acabada isso significa que Deus conhece e que Deus controla perfeitamente o mundo porque.

    Foi ele que fez e foi ele que terminou foi ele que terminou portanto tudo está debaixo do controle dele não tenho medo do desconhecido não tenho pavor das forças naturais não tenham medo do raio do Trovão do relâmpago isso não são Deuses não são forças ocultas que pretende destruir vocês o mundo foi feito por Deus muito bom e ele foi terminado por Deus é uma obra completa.

    Uma obra acabada por isso vocês podem crer que Deus vai cuidar de vocês Deus vai tomar conta de vocês Deus vai guiar vocês não deixará nada de mal acontecer a vocês que palavra necessária para aquele povo que estava ali prestes a atravessar o Rio para começar uma guerra de conquista para tomar como posse aquela terra que foi dada por Deus e que era habitada por tantos povos pagãos uma segunda lição que transparece claramente do texto é que Moisés queria ensinar os.

    Israelitas que o fato de Deus ter descansado no sétimo dia servia de base para Contagem regular do tempo o dia sétimo deveria ser santificado e separado dos demais dias da semana esses Sétimo Dia marcaria o período de seis dias seguido por um dia diferente que constitui a semana de sete dias e nós não temos nenhum indício Arqueológico de que houvesse semana na.

    Contagem do tempo dos vizinhos de Israel esse conceito de tempo seis dias terminando com sétimo dia que é diferente especial não tinha nos entre os egípcios não tinha entre os babilônicos não tinha entre os sumérios não tinha entre os cananeus que eram povos vizinhos de Israel não tinha é uma característica única do povo hebreu da antiguidade dividiu o tempo em semanas é claro os outros povos Como Israel também conheciam dias meses e anos que porque.

    Eles baseavam isso no ciclo solar e no circo e no ciclo da lua e a contagem era simplesmente igual mas a ideia de que a cada seis dias você descansa um você não tem mais em lugar nenhum a não ser entre os hebreus isso é uma coisa interessante os festivais e dias de descanso no antigo Oriente eram estabelecidos de acordo com o calendário real o aniversário do Rei tome festa feriado celebração da inauguração da cidade do Rei feriado festival.

    Israel não tinha datas baseadas em homens todas as datas eram baseadas em Deus especialmente essa que era data mais importante o sétimo dia ela tem origem na vontade de Deus e não na criação note Que dia mês e ano é baseado no movimento dos corpos celestes mas a ideia de uma semana ela tá fora disso é Deus de fora da sua criação dizendo quem comanda o tempo sou eu quem comanda.

    O tempo sou esse dia especial ele não é baseado na criação mais ele vem pela minha determinação Eu Sou Deus tô fora da minha criação acima dela e eu digo a vocês como é que vocês vão contar o tempo fica muito claro essa posicionamento aqui e também uma terceira lição que Moisés queria ensinar o josélitas é que o fato de que Deus Descansou no sétimo dia determinava que os israelitas também.

    Deveriam descansar no sétimo dia depois de trabalhar seis isso era necessário para recuperar as forças do homem e dos animais a seus serviços demonstrando que eles eram vulneráveis que eles não eram autônomos que o homem precisa de descanso assim como ele precisa de comida e de bebida ele precisa também de descanso para viver demonstrando que ele é uma criatura que ele não é Divino ele.

    Não é Divino ele é uma criatura dependente Ele precisa descansar também era necessário guardar o sétimo dia para que se lembrasse da obra da criação e do seu Criador aquele que é o senhor do tempo e portanto nesse dia adorá-lo e servi-lo publicamente com seus cultos mas também esse repouso de Deus apontava para um tema que vai ser desenvolvido no livro de Êxodo e no livro de Levítico Deuteronômio números antes disso que é.

    Que a terra prometida que o descanso de Deus no sétimo dia é um tipo ou uma figura do descanso que Deus queria dar a nação de Israel na terra de Canaã várias vezes nós vamos encontrar no restante do pentateuco Deus dizendo aos israelitas eu darei descanso a vocês na terra prometido vocês vão entrar no meu descanso lá na terra prometida era uma figura da terra que Deus prometeu dar a nação de Israel muito bem era tudo isso que eu imagino Moisés queria que os.

    Israelitas entendessem a partir do relato do descanso de Deus mas a pergunta é Qual o impacto dessa passagem para nós hoje especialmente para algumas questões que nós enfrentamos hoje e eu queria trazer três implicações para vocês e assim terminar nessa noite implicação desse relato aqui para nós Deus já acessou a sua obra de criador significa que ele não está mais criando.

    Coisas novas no universo desde o dia em que ele terminou a sua criação isso significa pelo menos uma coisa que eu queria destacar aqui que Deus age de maneiras diferentes em épocas diferentes Apesar dele ser imutável Deus é imutável faz parte da Essência de Deus ele é o mesmo ontem hoje será eternamente e alguns queridos irmãos e amigos usam esse conceito de que Deus é imutável especialmente usa essa passagem de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2ecfltAdemw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem