OS ÚLTIMOS CONSELHOS DE PAULO ANTES DE MORRER - Hernandes Dias Lopes

OS ÚLTIMOS CONSELHOS DE PAULO ANTES DE MORRER - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com hernandes dias lopes a e o texto que eu quero compartilhar com vocês está em segundo timóteo capítulo 4 um dos versos 9 a 18 abra sua bíblia comigo por favor segunda carta de paulo a timóteo capítulo 4 o fecho 6 a 18 e e aí a todos vocês devem saber que esta carta.

OS ÚLTIMOS CONSELHOS DE PAULO ANTES DE MORRER - Hernandes Dias Lopes

Foi a última carta que o apóstolo paulo escreveu o que paulo escreveu esta carta é da sua segunda prisão em roma o segundo os historiadores a prisão mar medina o que era uma espécie de masmorra húmida fria insalubre é de onde as pessoas saíram leprosas ou saíram para o mártir são paulo escreve essa carta já.

Sentenciado de morte depois de ter recebido pena capital e aí antes do seu martírio e ele escreve essa carta a timóteo num tempo de muita turbulência e quando a igreja cristã estava sendo massacrada e o dos crentes estavam sendo crucificados e queimados vivos quando irmãos em cristo e estavam debandando de forma geral.

Abandonando o apóstolo paulo e até mesmo seu filho timóteo estava com vergonha dele são paulo escreve aqui suas últimas palavras antes de morrer é importante essas palavras se revestem de tanta importância para você e para mim oi e ele se dirigiu timóteo assim quanto a mim já estou sendo oferecido por ligação e o tempo da minha partida e chegada combati o bom combate completei.

A carreira guardei a fé já agora a coroa da justiça me está guardada a qual o senhor reto juiz me dará naquele dia e não apenas a mim mas a todos quantos amam a sua vinda a procura vir ter comigo depressa porque demas tendo amado o presente século me abandonou esse foi para tessalônica crescente foi para a galácia tito para dar o maço somente lucas está comigo toma contigo marcos atrasil os minha.

Útil para o ministério conta típico mandei o atf quando vieres traze a capa que deixei em trôade na casa de cá tu tem como os livros especialmente os pergaminhos alexandre o latoeiro causou-me muitos males o senhor lhe dará paga segundo as suas obras e tu guardaste também dele porque resistiu fortemente as nossas palavras e na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor antes todos me abandonaram que.

Isto não lhe seja posto em conta mas o senhor me assistiu e repetindo de forças e para que por intermédio da pregação fosse plenamente cumprida e todos os cantinhos ouvissem e fui libertado da boca do leão o senhor me guardará ou me livrará também de toda obra maligna me levar a salvo para o seu reino celestial a ele glória pelos séculos dos séculos amém.

E eu quero pedir permissão para você para só voltar nesse terço na conclusão da minha fala meu propósito nesta noite é apresentar a vocês o apóstolo paulo quem foi este homem o que morreu pobre o velho e abandonado e cheio de cicatrizes o acusado de ser um líder dos incendiários de roma quem é esse homem.

O que inobstante morrer a de baixo onde os precisos quem é mais influente da história do que todos os césares de roma juntos de quem é esse homem o que plantou a igreja das províncias da galáxia da macedônia da caia da ásia menor o que de jerusalém ô e lírico anunciou a esperança do evangelho de quem é esse homem um dos 27 livros do novo testamento.

Escreveu 13 deles e que ainda hoje influencia milhões e milhões de pessoas o meu propósito nesta noite apresentar a vocês este homem quem é este homem chamado paulo é a primeira referência que nós poderíamos encontrar dele na bíblia está lá em filipenses capítulo 3 versos 5 e 6 quando diz que ele era foi circuncidado ao oitavo dia da linhagem de israel da tribo de benjamim hebreu de hebreus contra a lei fariseu quanto ao zelo.

Perseguidor da igreja o que diz a bíblia em atos 20 23 que ele nasceu em tarso da cilícia por isso era um cidadão romano a e foi enviado ainda jovem para jerusalém para estudar aos pés do grande mestre gabriel neto do rabino hillel para ser um grande líder do seu corpo e diz gálatas capítulo 1 versículo 14 que ele se destacou entre seus pares entre seus contemporâneos pelo zelo que.

Ele tinha pela lei de Deus pela maneira tão rigorosa com quem estudou e se preparou para se transformar num grande rabino judaico um homem de uma personalidade forte um homem de um temperamento firme homem de uma capacidade intelectual sem precedentes no seu tempo um homem que foi levantado para ser o grande líder do seu povo mas curiosamente e enquanto saulo crescia e se fortalecia.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Em jerusalém diz a bíblia que um outro rabino tá bem

    E se despontava em israel e não na decantada jerusalém o território dos grandes luminares do saber teológico mas a pequena da desprezada nazaré da galiléia não pelos grandes bancos joão universidade mas com as mãos calejadas trabalhando na faina de uma carpintaria diz a bíblia que este.

    Rabino da galiléia aos 30 anos de idade e deixa nazaré vai ao jordão e é batizado por joão batista e dá início ao seu ministério a bíblia diz que ele ensinava não como os escribas e fariseus mas como quem tinha autoridade os egos rios os coxos andavam os mudos falavam os surdos ouviam os leprosos eram purificados os mortos ressuscitam a vão à glória de Deus nele se manifestava.

    Isso provoca o ciúme ea inveja dos fariseus dos escribas do estado dos seus dos religiosos de jerusalém cação no perseguem no prendem no crucificam no sepultam no para alívio do sinédrio judaico em baixo o terceiro dia após isso a seu sepultamento no primeiro dia da semana uma notícia explode uma bomba no arraial.

    Do sinédrio o túmulo do rabi da galileia foi aberto e aberto de dentro para fora ele ressuscitou ele venceu a morte ele triunfou sobre a morte ele matou a morte com a sua morte ao ressuscitar gloriosamente da sepultura é nesse momento irmãos que se levanta saldo de tacho como o braço de ferro do sinédrio judaico para perseguir com fúria insana o cristianismo que nascia e a bíblia nos informa que este homem recebe dois.

    Epítetos dois adjetivos no livro de atos primeiro que ele é uma fera selvagem e você pode constatar isso olhando lados 91 está escrito que ele respirava ameaças e morte contra os discípulos do senhor essa expressão na língua grega é a mesma para uma fera selvagem que salta sobre a sua presa para devorar ele era uma fera selvagem senão vejamos eu abrir a dizem atos 83 que assolava.

    Igreja entrando nas casas arrastando homens e mulheres para encerrar os no cárcere ele não respeitava domicílio doméstico era só lá na igreja ela invadir domicílio ele empreende homens e mulheres é mas dias gálatas capítulo 1 versículo 13 que ele tem bastava a igreja de Deus como a tempestade como um vendaval que vinha sobre a igreja com fúria com ódio com rigor assassino mas de exatos.

    Capítulo 9 verso 21 que não apenas as o lave devastava ele exterminava aqueles que professavam o nome de Jesus na cidade de jerusalém e você bem sabe que exterminar não é prender terminar não é bater terminar é matar saulo era um assassino saulo era uma fera selvagem saulo era um homem truculento e cruel senão vejamos diz atos capítulo 22 versículo 4 que ele perseguiu o caminho.

    Até a morte em outras palavras ele é apenas os crentes eu pensei que é religião dos crentes ele perseguiu o caminho é mas exatos 26 versículo 9 que ele entende que devia fazer muitas coisas contra o nome de Jesus em outras palavras e perseguiu os crentes ele percebia religião dos crentes em perseguiu Deus os crentes eu pensei que Jesus mais atos em 6 dez dias que ele encerrou muitos dos santos em prisões e.

    Contra esses muito santos dava o seu voto quantos matavam em outras palavras reino era apenas um assassino ele era um serial killer relevo assassino em série e mandou para dar muita gente em jerusalém a paz atos 26 11 diz que por todas as sinagogas ele castigar os cremes forçando-os a próxima e até por cidades vizinhas estranhas ele perseguiu os cristãos em outras palavras e não percebi apenas fisicamente representa.

    Também psicologicamente ele entrava numa sinagoga em dia pros clientes assim ou você nega Jesus eu te prendo com você

    Nega Jesus eu te bato com você nega Jesus ou eu te mato' e ele era uma fera selvagem é mas o novo testamento nos apresenta um segundo quadro deste homem ele era também touro indomável esta figura está em atos 2614 e quando o próprio senhor Jesus aparece para ele no caminho de damasco e de saulo saulo por que me persegues dura.

    Coisa te e recalcitrar contra os aguilhões eu fui criado na roça ou talvez alguns de vocês oi e eu vi muito boi você dá mansado para o trabalho doméstico oi e o principal instrumento para mandar um touro bravo é o aguilhão e às vezes nós imaginamos que o espírito santo só começou a trabalhar em sal lá no caminho de damasco isso não é verdade e toda vez que salva entrava numa casa.

    Arrastava homens e mulheres jogavam e o jogava na cadeia toda vez que saulo entrava na sinagoga e prende os crenças e batia nos crenças forçando a blasfemar toda vez que saulo dava o seu voto para matar um crente e o seguinte ou você nega Jesus ou eu te prendo eu te bato eu te mato e aquele crente em vez de negar a Jesus preferia morrer pelo nome de Jesus e o seu sangue é vertido era o.

    Espírito santo picando a consciência deste touro bravo é mas esse touro bravo não quer será lançado até o dia que esse touro bravo respirando ameaças e morte vai para damasco com o propósito de entrar na cidade que arrastar homens e mulheres que para jogá-los a prisão de repente o domador de touros bravos bradou desde os céus e os joga no chão e grita das alturas saulo saulo por que me persegues dura coisa te e recalcitrar é contra os aguilhões o touro bravo está caído o touro bravo está vencido o maior.

    Perseguidor do cristianismo está convertido e muda aqui radicalmente a sua história vira-se a página da sua história porque aquele homem que era um sanguinário que era um assassino que era uma fera selvagem quero um touro indomável agora está completamente transformado quando ele com clama e chama Jesus de senhor Jesus agora é o senhor da sua vida disabile que abre agora um novo capítulo na sua história a sua preparação para o.

    Ministério e elevado dali cego para rua direita da casa de judas onde ele fica três dias orando e jejuando enquanto o senhor se dirige ananias em damasco um discípulo e diz assim ananias e vai à rua direita na casa de judas e põe as mãos sobre saulo para que ele fique curado o edi exatos 9 13 que ananias disse para o senhor assim mais senhor eu tenho um.

    Vídeo tanta gente quantos males tem feito chama os teus santos em jerusalém mas Deus vai porque ele é para mim um vaso escolhido eu e enviarei para longe argentina seus reis e eu lhe mostrarei um conta importa sofrer pelo meu nome diz a bíblia que ananias vai impõe as mãos sobre saulo as escamas caem nos seus olhos ele volta a ver diz a bíblia que o espírito santo entra nele ele fica cheio do espírito santo diz a bíblia que ele foi batizado.

    A e nesse momento eu convido você para ver sua bíblia em atos 9 e 20 por favor e logo depois que saulo foi curado logo depois que paulo saulo foi revestido com o espírito santo logo depois que saulo foi batizado de exatos 9 e 20 e a partir daí em seguida logo a seguir ele começa a pregar nas sinagogas afirmando que este Jesus é o filho de Deus mas olha.

    Comigo as 9:22 o saulo mais e mais se fortalecia confundindo juDeus demonstrando que este é o cristo o messias eu pergunto a vocês têm alguma diferença entre o que ele fez no verso 20 porque ele fez no verso 22 a atenção e no verso 20 da firma que Jesus quem é o filho de Deus é mas o verso 22 ele demonstra que Jesus.

    É o messias é o cristo a demonstrar é provar uma tese detalhada meticulosa e exaustivamente há uma profunda diferença entre a declaração do verso 20 onde é claro que Jesus o filho de Deus e o que ele faz o verso 22 onde ele prova detalhadamente 500 de Jesus filho de Deus de fato é o messias é o preço a grande pergunta é quanto tempo durou entre o que ele fez no verso 20 porque ele fez do verso 22 ação responde.

    Essa pergunta é mas a resposta está em gálatas capítulo 1 verso uns 15 a 18 diz que logo que ele foi convertido a cristo e não sobe para jerusalém onde estava os apóstolos e não consulta carne sangue ele vai para a região da arábia onde fica três anos e me diz então gálatas 1 18 que depois de três anos árabe ele retorna outra vez para dar baixo a grande pergunta o que é.

    Que saulo ficou fazendo na arábia três anos e a resposta é um discipulado intensivo com Jesus e se Jesus investiu três anos os apóstolos em jerusalém agora Jesus israel Jesus agora investe três anos em sala na arábia e a teologia que paulo aprendeu e não aprendeu com aprendeu as doutrinas do judaísmo aos pés de um mestre humano ele aprende por revelação direta do senhor Jesus cristo o senhor revelou-se a ele e nele nesses três anos arábia certamente.

    Ele relevo o antigo testamento e ele começa então a perceber ea constatar que aquele Jesus que ele perseguir de fato era o messias convencido portanto dessa verdade depois de três anos diz gálatas 1 18 que ele retorna outra vez para damasco e é nesse retorno para damasco se encaixa atos 9:22 saulo mais e mais se fortalecia confundindo os juDeus demonstrando que Jesus é o cristo que acontece com ele e os juDeus querem matá-lo ele precisa fugir de forma humilhante é de um sexto.

    Horário abaixo de noite para onde ele vai agora agora ele vai para jerusalém ó e aqui eu quero levantar uma tese com os meus amados irmãos e preciso muito da sua atenção é porque às vezes nós imaginamos irmãos que saulo foi já usado poderosamente por Deus desde a sua conversão isso não é um fato o mateus o que eu quero levantar é que quando o saulo vai para jerusalém aqui ele vai não enviado pela nova aliança.

    Mas vai dirigindo pela velha aliança e a nova aliança foi uma doutrina gloriosa que o próprio apóstolo paulo mais tarde ou vai expor lá na sua segunda carta aos coríntios a partir do capítulo 2 verso 14 quando eu desgraças folhas Deus que em cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta a fragrância do seu conhecimento tanto que são salvos como os que se perdem para um cheiro de vida para vida para outro cheiro de morte para morte mas quem porém é suficiente para essas coisas a pergunta fica no ar.

    No capítulo 2 versículo 16 o segundo aos coríntios isso é respondido no capítulo 3 a partir do verso 4 a 6 quando esses a nossa suficiência vem de Deus o que que a velha aliança é a velha aliança o que aconteceu quando moisés desceu com as tábuas da lei do monte sinai o povo diz para moisés tudo que o senhor falou nós faremos pergunta vocês fizeram não não fizeram e por que não fizeram.

    Só faltou ele sinceridade não faltou eles poder a beleza pode ser resumido assim tudo depende de mim nada depende de Deus a nova aliança pode ser resumido assim tudo depende de Deus nada depende de mim depois eu quero dizer que quando o saulo sobe para jerusalém ele está governado não pela nova aliança mas pela velha aliança sabe por quê porque ele sobe para jerusalém com a seguinte ideia latejando em sua mente eu serei o grande.

    Líder da igreja de jerusalém ele tinha motivos para pensar isso primeiro a todos os apóstolos de Jesus eram galileus é certo judas iscariotes a essas alturas não existia mais a e vocês sabem que aqui na judéia em jerusalém os galileus eram tratados como gente segunda classe e com total desprezo com tá tal acepção.

    O e preconceito tanto é fato que quando o pentecostes acontece o derramamento do espírito vem as multidões se reúnem às nove horas da manhã no cenáculo e os olhos diz assim a esquece são galileus outros disseram seguintes é tão bêbados o saulo pessoas em esses galileus aqui em jerusalém não vão conseguir nada.

    Segunda casa não e os apóstolos do senhor Jesus eram homens iletrados e aí jerusalém a capital intelectual da teologia lá estavam os escribas lá estava os doutores da lei lá estavam os fariseus lá está gostando dos seus lá estava o sinédrio lá estava a fortaleza teológica de israel e saulo pelos esses homens além de que ele leu são e.

    Letrados não vão conseguir nada aqui ainda mais saulo era um homem intelectual saulo tinha livre trânsito dos corredores do poder eclesiástico salvo conhecia jerusalém sal fora criado em jerusalém saulo perseguiu a igreja de Deus em jerusalém ele sobe conseguindo ideia eu tenho melhor currículo eu tenho melhor preparo eu tenho a melhor postura para seu líder da igreja de jerusalém e com essas ideias ele sobe só que que acontece confira comigo às 9 26.

    E quando eu chega na igreja jerusalém todos não alguns todos os discípulos não acreditar na conversão dele tu acha que eu tava sabotando da fé se achavam que ele estava blefando e bater à porta da igreja na cara dele para quem queria ser líder nem no servido foi Deus gol pq o orgulho dele a glória comigo às 9 27 bom dia da bíblia que barnabel apanha barnabel apresenta os apóstolos os apóstolos recebem saulo e agora então.

    Ele tem livre trânsito na igreja ele entra e sai discutir com os helenistas e diz a bíblia que os fenícios resolvem matá-lo que que acontece os membros da igreja município se reúnem e diz assim para o saulo saulo você não fosse o nosso pastor não você tem que ir embora da nossa igreja e agora preste atenção irmãos não é fácil para um pastor está convencido que deve ficar na igreja quando os membros da igreja estão convencidos que deve sair da igreja e não é fácil tá que que aconteceu com ele eu não fui embora eu não fui embora.

    É mas se você olhar atos 26 17 não foram apenas os crentes que mandar ela embora não o próprio Deus apareceu para ele uma visão em jerusalém diz assim vai embora de jerusalém que eles não vão te ouvir Deus irmão ser mandado embora pelos pelos líderes da igreja uma coisa ter mandado embora pelos membros da igreja outra coisa vai ser mandado embora da igreja pelo próprio Deus parece que não resta opção é mas só que a decisão dele eu não fui.

    Embora e aliás conferir comigo atos 22 18 e 19 que discutir com Deus e arrasou a coisas vai senhor eu pensei que ia igreja aqui quando você bateu extrema acontecer mudar presente consciente genista até guardei as vezes daqueles que o apedrejaram só que quer trazer para Deus poder o senhor pensa melhor só pensa direito funciona pode cometer esse erro estratégico eu sou o cara eu sou um homem eu tô melhor currículo eu tô melhor perfil eu tô melhor preparo do.

    Sono tirar daqui a seguir não vai para frente eu sou indispensável só que que aconteceu Deus não mudou foi salvo quem tem que mudar e mudar seus vai só que que aconteceu com ele eu não foi e eu não foi eu volte a ler comigo agora às 9:30 e você perceberá isso os discípulos pegaram saulo e o levaram até cesareia presta atenção que não foi eu foi levado e não saiu saíram com ele e saiu de.

    Jerusalém como lo saiu de sodoma a reboque e me mandaram depois para onde e para tarde onde era tarde lugar que nasceu só que queria trazer para esse cara que você acha insubstituível meu filho se você pensa que eu preciso de você você tá muito enganado é você quem precisa de mim você quer saber de uma coisa arruma as malas e volta para casa se arruma as malas e volta para casa e entenda isso amado irmão Deus não precisa de você é você quem precisa de.

    Deus se você não é insubstituível é só que que aconteceu com ele para quem queria ser o líder ele fica lá em cacho mais de 10 anos no molho no anonimato longe dos holofotes longe das luzes da ribalta sabe porque irmãos porque primeiro Deus estava trabalhando nele para depois Deus trabalhar através dele.

    Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz você primeiro precisa entender que tudo depende de Deus nada depende de você mas o pior de acontecido não o pior está em atos 9 31 conferir comigo no dia que saulo arrumou as malas e foi embora da igreja de jerusalém diz a bíblia que a igreja passou a crescer e passou a ter paz você quer pior do que a gente bom pastor e no dia que passou foi embora da igreja todos os problemas que se resolve as.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gehWR6ZYdaE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem