38. A Transformação dos Vivos (1Co 15.50-58)

38. A Transformação dos Vivos (1Co 15.50-58) Primeiro aos Coríntios Capítulo 15 do verso 50 até o verso 58 com isso quero dizer irmãos que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus nem a corrupção é dar a incorrupção Eis que vou lhes revelar um mistério nem todos dormiremos mas todos seremos transformados No momento não abrir e fechar de olhos abençoar a última trombeta a trombeta soará os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados Porque é.

38. A Transformação dos Vivos (1Co 15.50-58)

Necessário que esse corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista da imortalidade e quando esse corpo corruptível se revestido em corruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade Então se cumprirá a palavra que está escrita tragada foi a morte pela vitória Onde está o Morte e a sua vitória Onde está o morte o seu aguilhão o aguilhão da morte.

É o pecado e a força do pecado é a lei Graças a Deus que nos dá Vitória por meio de nosso senhor Jesus Cristo portanto meus irmãos meus amados irmãos sejam firmes inabaláveis e sempre abundantes na obra do senhor sabendo que no Senhor o trabalho de vocês não é vão nós chegamos na parte final do capítulo 15 onde o apóstolo Paulo vai encerrar aquela exposição que ele vem fazendo a.

Respeito da Ressurreição dos Mortos esse assunto como vocês sabem foi provocado por um grupo de pessoas da igreja de Corinto que afirmavam que não tinha ressurreição eles eram ou saduceus que tinham se convencer do cristianismo mas ainda mantinham aquelas crenças do saduceísmo vocês lembram que a diferença do seu uma das né do Estado seus e dos fariseus é que o saduceu não cria em ressurreição.

Não cria espírito e não cria em anjo enquanto que os fariseus afirmavam essas três coisas então é possível que um grupo de saduceus achou que de fato Jesus era o Messias entrou na igreja de corninho mas ainda mantinha aquelas ideias a respeito da da sua forma antiga de ver o mundo do saduceísmo porque é muito comum a pessoa se converte ela entra na igreja e leva.

Bastante tempo até que ela Ajuste o seu pensamento a maneira Cristã de pensar ela ainda guarda resquícios da sua do seu dos seus das suas formas de pensamento o ponto é que o apóstolo Paulo resolveu encarar esse assunto e com muita seriedade Esse é o maior capítulo da carta capítulo 15 e onde o apóstolo Paulo apresenta todo tipo de argumento para corrigir esses irmãos ele.

Lembra o evangelho que ele pregou lá em Corinto onde A Ressurreição de Cristo era Ponto Central e a ressurreição dos Mortos também ele traz argumentos a partir das escrituras as evidências da Bíblia ele fala do testemunho de pessoas que viram Jesus pessoalmente depois da Ressurreição Paulo era uma dessas pessoas inclusive que ele foi o último a quem Cristo apareceu com o corpo da Ressurreição ele mostra os resultados desastrosos para o Cristão se Cristo não.

Ressuscitou e portanto não há ressurreição de mortos e procura como um pastor atencioso responder as dúvidas daquele grupo como por exemplo talvez a dúvida Não era nem sincera a respeito do tipo do corpo Que tipo de carne ou corpo seria aquele da Ressurreição como é que ele viria e com a distinção dele para com os demais corpos já existentes aqui tudo isso apóstolo Paulo trata nesse capítulo e.

Ele agora no final tá pronto para tratar de uma última questão que é levantada pelo resumo que ele faz aqui no verso 50 não é 50 ele resume Praticamente tudo que ele disse até agora com isso quero dizer irmãos que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus e nem a corrupção herdar a corrupção com isso se refere a tudo que ele disse até agora né até o verso 49 com tudo isso que eu falei até agora ou tudo isso que eu.

Falei até agora se resume num ponto que do jeito que nós estamos nós não podemos errar herdar o reino de Deus precisa a gente entender o que é que Paulo tá dizendo aqui ele tá dizendo que existe uma incompatibilidade entre a nossa forma humana decaída pecaminosa de viver e o reino de Deus de forma que do jeito que nós estamos nós não temos como herdar o reino de Deus o reino de Deus é o resultado do seu plano final aquilo.

Que ele começou lá na eternidade aquilo que para o que muita gente pergunta por que que Deus criou o mundo por que que ele criou o homem por que que botou o homem no Jardim Porque botou uma cobra no Jardim porque que tinha uma árvore no Jardim Deus não sabia que o homem ia pecar a resposta é que o plano de Deus no final era estabelecer o seu reino aqui no universo que ele criou reino esse onde ele reinaria receberia Glória de criaturas suas que.

Voluntariamente o serviriam tendo já Vencido o problema fundamental do mal e do pecado Esse é o plano de Deus sempre foi o plano de Deus desde o início e parte desse plano inclue Deus dar a esse povo que Ele preparou desde a eternidade o usufruto e o gozo alegria e a felicidade de herdar o seu reino como filhos queridos como viver nesse reino aqui nas palavras do profeta Isaías copiadas pelo Apóstolo Pedro é chamado às vezes de um novo céu.

Veja Também, Vai te Interessar:

    E a nova terra também tá lá no livro de Apocalipse viu um novo ceia uma nova Terra três os três lugares da Bíblia se

    Refere a consumação final do Reino de Deus como sendo a criação de um universo novo a partir desse universo que está se perdendo que está sendo condenado maldita e a terra por tua causa foi assim que Deus amaldiçoou a sua criação depois do pecado do homem e ele tá fazendo o mundo novo ele vai fazer o mundo novo a partir desse mundo atual só que nós como estamos não temos como.

    Entrar nesse reino novo porque nós somos pecadores somos corrompidos somos inclinados a todo mal todas as nossas faculdades de alguma forma estão manchadas pela rebelião contra Deus e esse reino final de Deus é um reino de Pureza é o Reino de santidade é um reino de perfeição absoluta de amor invisível e de forma que nós como estamos não temos como entrar nesse reino nós não.

    Podemos participar dessa nova a criação que Deus está fazendo é por isso então que vai ter ressurreição de mortos por isso que os mortos vão ressuscitar com o corpo diferente e não só diferente em termos da consistência comparado com diáveis animais e répteis e peixes conforme nós já vimos Na mensagem anterior Mas diferente com respeito eticamente diferente é um corpo onde não.

    Há mais pecado esse corpo que nós teremos na ressurreição ele é um corpo onde o pecado não está mais presente ele é um corpo incorruptível ele não se deteriora ele não fica velho ele não adoece ele não morre e é o corpo ideal para e que está perfeitamente adequado e foi preparado por Deus exatamente ele é totalmente compatível com o reino de Deus na sua forma Final O problema é.

    Que do jeito que a gente tá agora nós somos incompatíveis não tem como a gente herdar o reino de Deus ou habitar nesse mundo novo é por isso que tem então a ressurreição a ressurreição consiste nessa transformação nessa habilitação Paulo inclusive usou várias figuras vocês lembram disso das analogias né da semente por exemplo a semente que é lançada que morre e Aí brota um novo corpo uma nova realidade que é diferente e similar em alguns aspectos a primeira realidade Então é isso o resumo do que.

    Paulo disse até agora eu quero dizer irmãos com isso eu quero dizer irmãos que a carne e o sangue quer dizer do jeito que a gente tá nós não podemos herdar o reino de Deus nessa situação que nós vivemos nós não podemos herdar o reino de Deus na sua plenitude e nem a corrupção a corrupção é o estado atual do mundo de decaimento de apodrecimento de desfalecimento de.

    Doença de morte de ódio de violência nem a corrupção pode herdar a incorrupção que é o nome que Paulo usa para se referir ao reino de Deus que se aproxima ele é um reino onde não há corrupção corrupção aqui Não no sentido moral que a gente usa com relação a política né mas o decaimento a degeneração como um corpo que é sepultado e com o passar do tempo ele vai se desfazendo.

    Ali então esse novo mundo nele não há corrupção enquanto o que caracteriza o nosso mundo atual é exatamente a corrupção vamos ficando velho vamos ficando doente vão ficando feio e vamos ficando fraco vamos ficando até que finalmente a gente vai morrer e se desfazer o povo vai voltar ao pó e é o que era Então esse é o ponto essa incompatibilidade entre carne e sangue e o reino de Deus qual é a solução de Deus já vimos ressurreição de mortos os.

    Mortos vão ressuscitar com o corpo adequado para essa nova realidade mas aí então naturalmente vem a pergunta quando é que isso vai acontecer e ele já explicou aqui a vários momentos aqui no capítulo 15 em que o apóstolo Paulo ao fazer a ligação da Ressurreição de Cristo com a ressurreição de mortos e dizer que Cristo é o primeiro então ele tá dizendo que essa transformação essa ressurreição vai acontecer quando Cristo.

    Voltar essa esse é o próximo e útil Essa é a

    Próxima e última etapa do plano da Redenção é a vinda de Cristo Jesus que vai ser seguida pela ressurreição dos Mortos quando o Cristo vier os mortos vão ressuscitar mas considerando que Cristo virá num determinado momento da história né um determinado tempo ele vai ele vai e voltar no dia e numa hora que.

    Ninguém sabe mas vai ser num dia e numa hora que ele vai voltar né Um dia do mês do ano tal a tal hora ele vai voltar em glória a gente só não sabe qual é mas que ele vai voltar ele vai e quem tiver vivo e não morreu como é que vai ficar é porque até agora tá falando de ressurreição ressurreição só faz sentido morte né só se ressuscita Quem morreu mas e os que morreram eles vão ressuscitar com corpos novos.

    Apropriados para entrar no reino de Deus e quem tiver vivo como é que vai acontecer Será que Deus vai matá-los e ressuscitá-los eles vão experimentar a morte para ir ressuscitar com esse corpo novo e a resposta de Paulo é surpreendente Na verdade ele é o único dos Escritores da Bíblia que fala abertamente a respeito disso embora o que ele vai ensinar aqui não é sem fundamento nos profetas do Antigo Testamento mas ele traz uma perspectiva que é aquilo que a gente chama de.

    Mistério um mistério que foi revelado ele revela agora esse mistério a respeito da situação dos que estiverem vivos quando Jesus Cristo vier e o mistério é esse é que quem estiver vivo na vinda de Cristo e for de Cristo Ele não passará pela morte mas ele será transformado é o termo que Paulo usa aqui essa pessoa será transformada e ela vai o seu corpo a.

    Pessoa ainda viva ela se verá transformada nesse corpo que está apropriado para herdar o reino de Deus juntamente com aqueles que ressus dos Mortos Então esse esse o ponto aqui essa é a mensagem Central dos versículos que nós temos aqui diante de nós do verso 50 até o verso 58 Tá certo então no verso 50 Você tem o resumo e naturalmente o resumo Levanta a questão dos vivos e.

    Paulo aí então vai responder a essa indagação para a gente entender aí o que Paulo tá dizendo no verso 51 Eis que voo lhe revelar um mistério é preciso a gente gastar um tempinho aqui nesses dois conceitos o conceito de Revelação primeiro conceito de mistério e o conceito de Revelação até porque esses dois conceitos eles têm sido muito usados hoje eu desconfio que nem sempre da forma correta e da forma bíblica biblicamente falando.

    A mistério é um termo que é usado no antigo testamento como no novo na maior parte das vezes para se referir a alguma parte desse plano que Deus articulou lá na eternidade e que ele escondeu dos homens por isso que é chamado de mistério é mistério é uma coisa que está escondida tal culta né ela não é pública mas ela ela é reservada ela é reservada então mistério é o nome que se dá no antigo testamento e no Novo Testamento principalmente não.

    Exclusivamente não exclusivamente mas principalmente para as etapas do plano da salvação e é chamado de mistério porque Deus não revelou de uma vez só ele foi revelando aos poucos foi revelando em pedaços em etapas cada etapa dessa que antes era um mistério ao ser reve nada deixou de ser mistério e se tornou o mistério revelado ou mistério público e Deus fez escrever esses mistérios.

    Revelados na Bíblia um certo sentido você pode dizer que a bíblia tanto no antigo como no novo testamento é o registro da Revelação que Deus fez do Mistério do seu plano ou do seu plano misterioso e você vê que ele vai fazendo isso em etapas vai fazendo isso aos poucos de parte em parte e portanto mistério e Revelação andam juntos na Bíblia nós podemos dizer a.

    Essa altura da Revelação passados dois mil anos do último livro da Bíblia ter sido escrito que não existe mais nenhum mistério que Deus daqueles que Deus queria que a gente soubesse que ele já não tenha revelado não tem mais nenhum mistério que Deus está guardando que ele já não tenha revelado a não ser coisas que ele mesmo disse que ele não vai dizer tipo assim o dia e a hora da.

    Vinda de Cristo isso aí permanece o mistério Mas ele já disse também que é o mistério e vai continuar a ser um mistério isso ele não vai dizer mas tudo mais que tem a ver com o plano da Redenção Deus já revelou portanto mistério no novo testamento é mistério revelado não tá faltando mais nada para o crente entender o plano de Deus aquilo que Deus fez porque é que ele fez e o que que ele vai fazer aí eu vou eu vou.

    Citar para vocês eu escolhi 9 passagens poderia ter escolhido mais mas eu escolhi 9 passagens da Bíblia onde esse conceito aqui ele está muito claro deixa-me dizer mais alguma coisa primeiro o mistério tem a ver com o plano da Redenção O Mistério do Futuro individual das pessoas é outro assunto de repente né Deus vai revelar um mistério para o mistério de com quem você vai casar É um mistério que você não sabe não sabe nem se vai né casar é um mistério Deus pode revelar esse mistérios.

    Pessoalmente pode se Deus quiser fazer ele é Deus quem vai dizer a ele que ele não pode fazer o que ele faz mas esse é o tipo de mistério que a gente chama de uma experiência pessoal e não normativa você na agora não vai pegar pelo fato de que Deus lhe dê uma visão dizendo que você vai casar com aquela pessoa você casou com aquela pessoa isso não dá você o direito de abrir uma igreja dizendo a igreja dos revelados a respeito do casamento com base numa experiência pessoal sua.

    Entende é diferente desses mistérios bíblicos é diferente desses mistérios bíblicos porque eles são públicos eles têm a ver com a redenção da humanidade não tem a ver com destino pessoal de um indivíduo não tem se Deus quiser dizer a você o número da loteria Não é para você ser rico Deus pode fazer isso só que eu nunca soube que ele fez eu nunca soube que ele fez então Deus Deus pode pode ele é Deus nós não.

    Vamos colocar aqui nenhuma trava ou limite ou freio em Deus mas eu tô dizendo que não é nesse sentido que a palavra mistério é comumente usada na Bíblia quando fala de mistério revelado tem a ver com a pertinente a ao plano de Deus e a sua Redenção essa é a primeira coisa segunda coisa por incrível que pareça essas revelações a revelação desses mistérios do plano da Redenção no antigo.

    Testamento geralmente foram feitas Deus deu aos profetas e aqui você pode pensar nos grandes profetas profetas maiores Isaías Jeremias Ezequiel e Daniel e nos profetas menores foi a eles que Deus revelou os mistérios do seu plano de salvação e no Novo Testamento Por incrível que pareça a gente poderia pensar que seria os profetas do novo testamento mas não é quem recebe os mistérios quem recebe a revelação dos mistérios do plano de Deus.

    Não são os profetas do novo testamento tipo aqueles profetas que tinham lá em Corinto mas aqui né em Corinto mas eram os apóstolos os apóstolos é que são os sucessores dos grandes profetas do Antigo Testamento eles são os sucessores os profetas do novo testamento como a gente tem procurado mostrar aqui eles eram mais pregadores locais eram pessoas que tinham autonomia na sua igreja e a quem Deus ocasionalmente trazia uma mensagem.

    Que a pessoa trazia para a igreja uma mensagem de edificação a mensagem de conforto alguma coisa desse tipo eventualmente aparecia uma águia lembra do profeta ágaba no livro de Atos mas mais uma vez ali o que ele fala tem a ver com o Ministério do apóstolo Paulo a ida de Paulo a Jerusalém por conta de uma grande fome que haveria que ele profetiza e que lá Paulo seria preso e testificaria em Roma tá tratando da vida de um Apóstolo de Jesus Cristo Então são.

    Ocasiões excepcionais que a gente precisa ter cuidado antes de tornar normativo antes de pegar isso e dizer e fazer uma doutrina olha Deus hoje ele fica adivinhando né dando alguma pessoa o dom de ficar sabendo o que é que tá acontecendo na vida dos outros e anunciar o futuro não tem muito cuidado Deus pode fazer pode mas a gente precisa ter cuidado com esse tipo de coisa porque tem muita tem tanto absurdo gente a respeito disso que a gente fica até constrangido né em contar algumas experiências desse Mas vamos lá.

    A terceira coisa a respeito Desses desse binômio né mistério revelado primeiro é que tem a ver com o plano da Redenção segundo profetas antigo testamento Apóstolos novo terceiro é que quase sempre nem sempre mas na grande maioria das vezes esse mistério quando é revelado ele é revelado com base numa Revelação anterior explico quando aqui mesmo a gente vai ver que quando Paulo vai explicar esse mistério o que que vai acontecer com as.

    Pessoas que estão vivas ele não vai fazer isso do nada ele vai citar duas passagens do Antigo Testamento que se você lesse sem conhecer primeiro aos Coríntios você nunca ia ver o que é que Paulo tá vendo lá você vai ler aquela passagem como é que Paulo viu isso aqui mas exatamente porque ele é Apóstolo porque ele tem revelação da parte de Deus dos mistérios de Deus é que ele vai dizer essas duas passagens aqui tem a ver com a transformação dos vivos na vinda de.

    Cristo Jesus só Paulo poderia dizer isso eu como intérprete como pastor eu não posso dizer porque eu não tenho Revelação eu não sou inspirado para fazer esse tipo de interpretação não sou como Mateus por exemplo no livro do profeta Oséias tá escrito lá profeta Oséias e do Egito tirei meu filho quando você lê o profeta Oséias tá óbvio que Oseias está falando da saída de Israel.

    Da terra do Egito Êxodo como Moisés liderando abriu o mar vermelho mandou 10 pragas do Egito chamei meu filho filho ali é a nação de Israel Mateus chega pega essa passagem e diz Maria e José vieram com o menino do Egito para Galileia para se cumprir aliás para Belém agora diz qual é a cidade para se cumprir o que foi dito pelo profeta do Egito chamei meu filho agora Mateus já tá aplicando aquilo ali o filho agora é Jesus que tá vindo do.

    Egito se Mateus não tivesse dito que aquela passagem de Oséias tinha a ver com a infância de Jesus você nunca ia descobrir Mas por que que Mateus sabe porque ele apostam porque ele é inspirado por Deus porque ele tem o dom da interpretação por assim dizer infalível porque ele podia escrever escritura você não pode e eu não posso eu não posso fazer descobrir sentidos na Bíblia que né.

    Absurdo a única coisa que eu posso fazer é estudar a bíblia e tentar entender o que é que os autores bíblicos queriam dizer com aquilo que eles escreveram que é o que a gente faz toda segunda-feira aqui mas eu não posso trazer para vocês meus irmãos eu tenho aqui vou revelar um mistério a vocês uma coisa que ninguém nunca ouviu antes mas que tá lá no profeta Isaías o dia hora da vinda de Jesus Cristo pode apedrejar que é falso profeta não deixa nem eu passar daquela porta ali por favor tá.

    Então quase toda vez em que o mistério era revelado ele era revelado com base em alguma escritura anterior como eu vou querer aqui demonstrar para vocês tá bom feito essas três qualificações nós vamos lá ver agora as passagens que eu escolhi aqui eu começo com o profeta Daniel porque a história de Daniel é bastante conhecida Daniel por Excelência é o revelador de mistérios no antigo testamento e o.

    Mistério quase sempre vinha na forma de um sonho ao rei que ninguém sabia interpretar os magos não sabiam então é dito e o mistério foi revelado a Daniel numa visão da noite por exemplo Daniel Capítulo 2 verso 19 então o mistério foi revelado a Daniel numa visão de noite percebe o binômio aí mistério Revelação o mistério foi revelado Qual é o mistério quando você leu o capítulo 2 O mistério é o sonho que Nabucodonosor teve daquela Grande estátua é isso e que depois ela.

    Ela era derrubada e ela era destruída por um reino que era maior aquilo ali representava a queda da Babilônia e que fazia parte dos planos salvadores de Deus de resgatar o seu povo o povo dele estava preso o povo dele estava cativo ali na Babilônia mas havia chegado a hora desse povo retornar e esse reino então opressor que tinha mantido os juDeus escravos presos durante 70 anos.

    Ele seria derrubado Como eu disse é uma verdade pública que tem a ver com ação de Deus na história o mistério foi revelado a Daniel numa noite eu duvido muito que hoje haja alguém que tem esse tipo de Revelação a respeito do que é que Deus vai fazer com tal nação ou com aquela outra nação dentro do seu plano de Redenção Nós não sabemos Nós não sabemos o que que Deus vai fazer na verdade somos surpreendidos não é de vez em quando a gente tem uma surpresa no.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zcSz1OB27jE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem