18. Tudo pela graça de Deus (Rm 3.25-31)

18. Tudo pela graça de Deus (Rm 3.25-31) Romanos Capítulo 3 então a leitura do verso 21 a 31 mais exposição do verso 25 em diante mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a.

18. Tudo pela graça de Deus (Rm 3.25-31)

Redenção que há em Cristo Jesus a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus onde pois a jactância foi de todo excluída porque lei das.

Obras não pelo contrário pela lei da fé concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei é porventura Deus Somente dos juDeus não é também do gentios sim também dos gentios visto que Deus é um só o qual justificará por fé o circunciso e mediante a fé em circunciso anulamos pois a lei pela fé não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei até aqui a leitura da palavra de Deus.

Queridos irmãos vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ajude na compreensão da sua palavra pai pedimos mais uma vez a direção do teu espírito santo no entendimento da tua Revelação escrita pedimos não somente que possamos entender racionalmente logicamente o que está escrito mas perceber com os olhos do coração que o senhor ilumine os olhos do nosso entendimento espiritual para.

Aprendermos aquilo que o senhor nos revela pedimos ao pai que tu fales ao nosso coração Oramos por cada pessoa que presente que nos Ouve aqui na igreja e também através da transmissão pela internet que a todos queiras abençoar através da tua palavra dando a cada um de acordo com a necessidade é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém queridos Nós entramos desde domingo.

Passado na segunda parte da carta aos romanos onde o apóstolo Paulo começa a explicar a justificação pela fé como vocês se recordam Paulo escreveu essa carta a Igreja de Roma porque ele queria apresentar-se e apresentar o evangelho que ele pregava o alvo de Paulo era missionário já fazia cerca de 12 a 15 anos que ele vinha pregando o evangelho naquela região que fica ao redor da Bacia do mar mediterrâneo se.

Você olha no mapa bíblico você vai ver aquela região toda que pega a Ásia pega a parte da caia todas províncias do Império Romano durante 12 15 anos a gente não tem muita certeza Paulo plantou igrejas naquela região e depois de um tempo ele olha para trás e vê que não tem mais Campo porque em todo lugar ele já tinha pregado o evangelho ele coloca os olhos ao norte lá na Espanha onde Cristo ainda não havia sido anunciado só que para ele pregar na Espanha ele precisava do apoio.

De uma igreja que estivesse mais ou menos no meio do caminho e exatamente a igreja de Roma se encaixava nisso aí Paulo não era conhecido da igreja de Roma ele não era um fundador da igreja de Roma embora houvesse na igreja de Roma pessoas que eu conheciam é só dar uma olhadinha no Capítulo 16 dessa carta aos romanos E lá nós vemos que Paulo cumprimenta e chama por nome mais de 20 pessoas que provavelmente haviam conhecido Paulo fora de Roma durante o.

Seu trabalho missionário e haviam migrado lá para a capital do império e elas tinham esse conhecimento a respeito de Paulo mas a liderança da igreja a igreja em si não conhecia o apóstolo Paulo então é necessário que o apóstolo Paulo Se apresente a igreja de Roma e que exponham seus planos de pregar o Evangelho na Espanha e indague da igreja se a igreja estaria disposta a apoiar nesse trabalho missionário só que Paulo sabia que a.

Reputação dele entre os juDeus não era lá muito boa e especialmente em Roma havia uma comunidade muito grande de juDeus a ponto de que a alguns anos antes né de Paulo escreveu essa carta o Imperador Cláudio expulsou os juDeus de Roma porque eles eram tantos e a influência deles na política e no comércio era tão grande que ele mandou os juDeus ir embora de Roma não é e os como o império não fazia a diferença.

Entre judeu e Cristão naquela altura né para eles os cristãos eram aceita do Judaísmo Então muitos cristãos também foram é mandados embora tem até uma um autor Pagão daquela época um Historiador daquela época não tinha nada de cristão ele até registra esse fato e diz que o imperador Cláudio acabou expulsando os juDeus de Roma por causa da instigação de um tal de crédito mas quem seria esse crédito e se fosse Cristo não é o.

Historiador Romano ele não sabia muito bem a distinção Cristo é uma palavra em aramaico não é então ele citou como crédito e disse que foi por causa de crédito que o imperador mandou os juDeus embora então alguns estudiosos até acham que o que aconteceu é que o a igreja cresceu tanto em Roma não é e os juDeus com toda aquela perseguição que o imperador que não sabia distinção entre um e outro só ouvia falar do tal de Cristo Cristo Ele mandou expulsar todo mundo que seguia Cristo né nessa.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Saída de Roma saiu aquele famoso casal Áquila e Priscila não é que Paulo encontra mais

    Adiante se torna um companheiros ah fazedores de tendas e tudo mais então Paulo sabia que lá em Roma o nome dele não era lá muito bem visto não é e havia na igreja muita gente que tinha vindo do Judaísmo e que tinha questões a respeito do apóstolo Paulo corria boatos de que Paulo eram Mercenário que Paulo havia traído a fé dos seus ancestrais que ele.

    Ensinava um uma outra mensagem que não era mensagem do verdadeiro Deus que ele desanimava os juDeus A seguirem a tradição dos seus pais então o apóstolo Paulo nessa carta preparatória para visita dele ele antecipa alguma das questões que ele sabe que quando ele chegar lá em Roma vão perguntar para ele então é por isso que a carta aos romanos ela pode ser definida como uma carta missionária onde Paulo apresenta o evangelho que ele prega a luz das.

    Questões de judaicas daquela época por isso que na carta você tem tanta referência a lei de Moisés obras da Lei circuncisão ele fala de Abraão ele fala de Davi fala dos patriarcas fala de Israel está cheia de referências ao antigo testamento a carta Exatamente porque o ambiente que a carta encontraria era esse ambiente judaico e que não era exatamente o ambiente muito favorável ao Apóstolo Paulo então ele divide a sua carta em 5 ou 6 partes na primeira parte.

    Ele mostra a perdição de todos os Homens todos os homens estão perdido inclusive os pagãos que estão lá na Espanha por isso que eu preciso pregar o evangelho para eles eles nunca ouviram falar de Deus mas eles estão perdidos do mesmo jeito por conta da Revelação que Deus fez desse mesmo na natureza e na consciência deles mas não só eles os juDeus também estão perdidos porque eles receberam a lei de Deus mas eles não guardam a lei de Deus eles não cumprem a palavra de Deus então os juDeus e gentios estão todos perdidos é por isso.

    Que eu preciso pregar o Evangelho não me envergonho do Evangelho porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do Gentil diz ele logo no começo da carta Então os capítulos 1 2 e até metade do 3 nesses capítulos o apóstolo Paulo fala da perdição de toda a raça humana e agora metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 ele vai expor de que maneira o Deus justo salva pecadores de.

    Entre os gentios e de entre os juDeus que é mediante a fé em Jesus Cristo do Capítulo 6 até o Capítulo 8 ele vai explicar De que maneira as pessoas que são salvas pela fé em Jesus Cristo juDeus e gentios elas devem viver aqui nesse mundo ele vai falar e como Cristo nos liberta do Poder do pecado Capítulo 5 ele vai falar da nossa união com Cristo que é a base para nossa salvação e Santificação Capítulo 5 ele vai como Cristo nos liberta do pecado Capítulo 6.

    Ele vai falar como Cristo nos liberta da Lei Capítulo 7 vai falar da vida no espírito Capítulo 8 e de 9 até 11 ele começa a falar de Israel O que é que vai ser da Nação de Israel Será que Deus abandonou os JuDeus tem ainda um plano para os JuDeus é a parte em que ele trata de escatologia não é de 12 até o final ele dá orientações práticas pra igreja ele fala a respeito dos dons espirituais unidade vida de santidade como se relacionar com os irmãos em.

    Questões de diferença de opinião e ele termina no capítulo 14 e 15 falando dos seus planos de ir para Roma e passar de ir para a Espanha mas antes de passar em Roma e receber o apoio da igreja para Esse empreendimento missionário e o Capítulo 16 são saudações que ele faz então nós estamos aqui no início do capítulo número dois em que Paulo está Desculpa no início da segunda parte da carta onde o apóstolo Paulo está falando da justificação pela fé como Deus justifica pecadores e no domingo passado nós vimos do verso 21 até o verso 24 os.

    Seguintes pontos que Paulo fala a respeito do caminho de Deus ele diz que Deus é justo mas Deus justifica pecadores é assim que ele nos salva através de uma justiça que não é Nossa mas a justiça de Jesus Cristo que nos é aplicada que nos é imputada e essa aplicação da justiça de Deus e portanto da sua salvação acontece sem as obras da lei não é alguma coisa que nós merecemos não é porque nós temos o direito não é.

    Alguma coisa que se originou em nós mas é o próprio Deus que gratuitamente nos oferece Essa justificação ela estava

    Ensinada no antigo testamento desde o início do mundo mas estava na forma de símbolos de figuras estava meio que velado mas agora no tempo presente com a vinda de Jesus Cristo Essa justiça de Deus a maneira pela qual ele justifica pecadores ficou Clara com o testemunho inclusive do Antigo Testamento ele ensina que Deus dá.

    Gratuitamente Essa justiça mediante a fé em Jesus e que a base dessa justiça que Deus nos dá é a redenção que há em Cristo Jesus e que isso foi isso até o verso 24 né de 21 até 24 a partir do verso 25 que a gente percebe é uma preocupação do apóstolo Paulo em explicar aos seus leitores de Roma o que poderia ter parecido uma injustiça da parte de Deus .

    A questão é a seguinte se somente agora com a morte de Cristo Jesus Deus manifesta a sua justiça e a sua salvação não teria Deus sido injusto com os que viveram antes de Cristo deixando de castigá-los porque o pecado existe desde Adão Cristo veio milhares de anos depois Então nesse período né não Deus não destruiu a humanidade como deveria destruir que o.

    Salário do pecado é a morte e Deus é justo Deus conviveu com o pecado da humanidade e não destruiu a humanidade como ele deveria fazer já que ele é justo Então como explicar isso é o ponto de Paulo agora ele vai dizer que Deus na sua paciência deixou impunes os pecados cometidos antes de Cristo porque ele estava aguardando o momento de manifestar sua justiça ele tinha o pecado foi castigado seria castigado em.

    Cristo Jesus Deus castigou os pecados antes de Cristo e depois de Cristo Então antes de Cristo Ele estava sendo paciente não destruiu a humanidade porque aguardava Plenitude dos tempos quando seu filho haveria de vir e na cruz do Calvário oferecer um sacrifício completo pelo pecado pagando a culpa do pecado apaziguana Ira de Deus então é isso que ele explica aqui do verso 25 até o final no verso 31 nós vamos seguir então a passagem há vários pontos aqui que Paulo está fazendo eu quero examinar quatro ou cinco declarações dele e.

    Terminar com algumas aplicações assim nos permita Deus e vamos começar com a primeira declaração que está aí no verso 25 no verso 24 ele diz que nós somos justificados gratuitamente pela graça de Deus mediante a redenção que há em Cristo Jesus e aí ele afirma a quem Jesus né o qual Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé essa é uma frase complicada que precisa.

    De um pouco de atenção da nossa parte Paulo está dizendo que Deus propôs a propiciação o pagamento dos pecados na pessoa de Jesus Cristo essa palavra aí propor significa apresentar alguma coisa publicamente fazer uma oferta diante de todos é uma manifestação pública de uma proposta ou seja antes de Cristo a intenção de Deus e o plano de Deus não era assim tão claros.

    Estavam lá no antigo testamento parafigurados nos símbolos tipos e figuras vamos ver um deles daqui a pouco mas foi somente agora que Deus propôs Deus apresentou publicamente o seu plano com a vinda de Cristo essa proposta se torna pública agora todos podem ver todos podem saber de que maneira Deus é justo em castigar o pecado em Cristo e dessa forma justificar pecadores ou seja Deus apresenta a humanidade publicamente.

    Claramente o caminho pelo qual a humanidade pode se livrar da sua Ira isso aqui é importante nós lembrarmos porque o furo da questão é essa aqui nos Capítulos 1 2 e metade do capítulo 3 o apóstolo Paulo disse que a humanidade está debaixo da Ira de Deus A Ira de Deus é a reação justa de Deus Diante do pecado todos pecaram os juDeus pecaram os gentios pecaram desde Adão até o dia de hoje somos todos pecadores não é.

    Exceção nenhuma a humanidade está debaixo da Ira de Deus ou seja ela está sujeita a ser castigada por Deus aqui nesse mundo com castigos temporais e na eternidade com Sofrimento Eterno com o Sofrimento Eterno Então essa situação da humanidade de que maneira então Deus pode aplacar a sua Ira de que maneira nós podemos A Ira de Deus pode ser satisfeita porque terrível coisa é cair.

    Nas mãos do Deus vivo Como diz já a carta aos hebreus Então como é que nós escapamos de um Deus irado que está irado conosco pelos nossos pecados O próprio Deus propôs isso Ele propôs isso ele veio a público para dizer de que maneira a ira dele justa porque somos pecadores pode ser apaziguada de que maneira a ira justa dele Pode ser apaziguada então Ele propôs isso o que Ele propôs.

    É aqui voltando ao verso 25 Ele propôs a Jesus Cristo como propiciação eu fiquei muito feliz que essa nova versão que está sendo feita da Almeida corrigida da Almeida atualizada que a bíblia que a gente usa ela não trocou a palavra propiciação porque vocês vão ver aí que outras bíblias em vez de propiciação trazem aceitação a maneira como Deus pagamento pelo pecado e tira.

    Essa palavrinha que é essencial e tão carregada teologicamente que a palavra propiciação o que que Paulo quer dizer com isso que a proposta de Deus é Jesus Cristo como propiciação o que significa propiciação literalmente o que Paulo está falando é que Deus propôs publicamente Jesus Cristo como propiciatório propiciatório O que é o propiciatório os leitores do Antigo Testamento vão se lembrar disso aí o próprio ciatório era aquela tampa que te em cima da Arca da.

    Aliança Deus mandou Moisés fazer uma arca e cobrir aquela arca com uma tampa essa tampa tinha um metro e 10 por 60 um metro e 10 por 60 ela tinha que ser feita de Ouro Puro ouro batido em cima da tampa Moisés tinha que colocar dois querubins de ouro dois anjos não é batidos em ouro e voltados um para o outro com as asas se tocando no meio e dentro da arca debaixo da tampa era.

    Para colocar os dez mandamentos e aquela arca ela ficava escondida lá dentro do santo dos santos ninguém via aquela arca só quem envia era o sumo sacerdote uma vez por ano no dia da expiação que era o dia da propiciação o yom kippur até hoje juDeus celebram essa data em que o sumo sacerdote entrava ali levando o sangue de dois animais de um novilho que era primeiro Pelos Pecados dele ele não.

    Podia entrar lá sem primeiro se purificar com o sangue do novilho e uma vez que ele entrou lá no santo dos santos lá no santuário na frente da arca eles derramava o sangue de um carneiro em cima da arca como pagamento pelo pecado do Povo de Deus então o nome daquela tampa onde o sangue era derramado o você propiciatório era ali que se fazia propiciação ou apaziguamento da Ira de Deus na hora que.

    O sacerdote estava derramando o sangue daquele Carneiro ali sobre a tampa era como se Deus se aplacar se a ira de Deus se retirasse Deus removesse a sua ira do seu povo que tinha pecado contra ele por isso que o nome era o dia da propiciação O Dia Em Que Deus se apaziguava com relação ao seu povo e não considerava o seu povo como inimigo mas agora podia fazer a paz porque o pecado havia sido pago por conta daquele sangue era aquilo.

    Que era chamado de propiciação e a ideia básica era essa o propiciatório era o lugar em que a ira de Deus era aplacada com sangue e é interessante que aquele sangue corria pela tampa que cobriu os dez mandamentos os dez mandamentos nós já vimos Paulo falando disso aqui no capítulo 3 os mandamentos foram dados para nos condenar eles são libelo de acusação de Deus contra nós são uma prova da nossa.

    Corrupção da nossa culpa da Justiça da nossa condenação mas agora a lei não podia mais condenar o Israelita porque porque entre a Lei e o Israelita estava o propiciatório coberto de sangue então ele não era mais atingido pela condenação da lei o sangue cobria a tampa da arca e a Lei não atingir mais a nação e a nação portanto era perdoada e aceita Paulo nos diz aqui.

    Agora podemos ler né O Verso 25 com esse pano de fundo e entender o que é que Paulo está dizendo Deus propôs no sangue de Jesus propôs a Cristo Isso quer dizer no seu sangue no sangue de Cristo como propiciação Então essa é a figura que Paulo está usando aqui para descrever o que Cristo fez por nós ele é a propiciação que Deus publicamente demonstrou e mostrou ao.

    Mundo é dessa forma que Deus resolve o problema de como é que ele pode continuar justo e perdoar pecadores injustos a resposta é o próprio essetório é o sangue de Cristo derramado lá na cruz do Calvário como propiciação pelos pecados do povo de Deus lá na primeira carta de João Capítulo 2 o apóstolo João se refere a Cristo exatamente nesses termos ele diz assim a respeito de Jesus filhinhos meus estas coisas vos escreva.

    Para que não pequeis se todavia alguém pecar temos advogados junto ao pai Jesus Cristo e ele é a propiciação pelos nossos pecados veja o Capítulo 4 verso 10 dessa mesma carta nisso consiste o amor não em que nós tenhamos Amado a Deus mas em que Ele nos amou e enviou seu filho como propiciação pelos nossos pecados então agora ficou.

    Claro que é que Paulo tá dizendo aqui de que maneira Deus manifesta a sua justiça Ele propôs publicamente abertamente a propiciação dos pecados do seu povo de uma vez para sempre mediante o sangue do seu filho no antigo testamento o propiciatório estava oculto ele era escondido lá dentro da Tenda fechado por cortina mas agora é como se Deus tivesse rasgado a cortina e trazido.

    Propiciatório a público e tá dizendo é dessa maneira que eu justifico pecadores o meu filho é o cordeiro que eu mandei tirar o pecado do mundo é pelo sangue dEle que eu posso perdoar pecadores e recebê-los como justos e dessa forma a minha Ira é aplacada porque lá na cruz do Calvário Deus derramou toda a sua ira contra Jesus Cristo A Ira que eu mereço Deus derramou sobre ele por isso lá na.

    Cruz depois de ter bebido até a última gota do Cálice da Ira de Deus Cristo satisfez plenamente todas as demandas da justiça de Deus e aplacou a sua Ira Então esse é o primeiro ponto a propiciação em Cristo Jesus como uma proposta pública de Deus explicando de que maneira ele pode ser justo ao mesmo tempo justificar pecadores a segunda declaração que eu quero ver com vocês.

    Nessa noite está ainda no verso 25 onde Paulo diz que essa propiciação que a em Cristo é recebida mediante a fé tá bem no meio do Versículo 25 ele diz que isso é mediante a fé a fé é um instrumento pelo qual aquilo que Cristo fez na cruz a propiciação que ele fez me alcança Porque ela foi feita dois mil anos atrás como é que ela me alcança hoje De que forma eu recebo os.

    Benefícios da morte de Cristo na cruz a resposta é pela fé no seu sangue pela fé na sua obra fé aqui não é alguma coisa é que parte de nós mas é colocada como em Oposição a obras Ou seja eu recebo isso é esse pagamento que Cristo fez por mim eu recebo não como um merecimento da minha parte já Vimos que não há mérito nenhum Nenhum de nós mas é como uma graça de.

    Deus uma dádiva de Deus a fé é simplesmente a mão vazia que se estende para receber esse dom gratuito de Deus e ela não é nem mérito nosso fé em Jesus Cristo não é nem alguma coisa que eu produzo mas é alguma coisa que o próprio Deus me dá não é uma fé vaga e genérica que Deus existe e que vai tudo acabar bem mas é uma confiança segura.

    No sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário pelos meus pecados É essa a fé que salva e aqui é importante que nós entendamos isso porque hoje em dia o conceito de fé tá muito ligado a você acreditar que Deus pode fazer milagres Tenha fé é Deus vai fazer um milagre Tenha fé Vai dar tudo certo o pessoal associa fé com pensamento positivo a certeza da intervenção miraculosa de Deus em algumas coisas mas fé aqui é você aprender e você tomar posse disso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=N4UOyHWUk78

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem