18. Sirva a Deus onde você está (1Co 7.17-24)

18. Sirva a Deus onde você está (1Co 7.17-24) Olá pessoal pela graça de Deus o nosso canal do YouTube tem alcançado muita gente são mais de 40 milhões de visualizações e mais de 630 mil pessoas inscritas no nosso canal o alcance É incalculável mas ele pode ser bem maior se você que Assiste esse vídeo você assinar o nosso canal você se inscrever nele e acionar o Sininho ali para receber as notificações isso faz com que o YouTube divulgue mais os vídeos e.

18. Sirva a Deus onde você está (1Co 7.17-24)

Convide mais pessoas para assistir você pode nos ajudar dessa maneira Ok se você Escuta ouve se você recebe é abençoado através do nosso canal Então faça isso se inscreva no canal acione o Sininho aí e participe diretamente desse ministério para o alcance de mais e mais pessoas OK muito obrigado grande abraço queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de aos Coríntios capítulo 7 nós vamos do verso 17 até o verso 24.

Primeiro aos Coríntios capítulo 7 de 17 a 24 usamos a leitura da palavra de Deus no mais que cada um ande segundo o que o senhor lhe concedeu conforme Deus o chamou é isso que ordene em todas as igrejas foi alguém chamado estando circunciso não desfaça a circuncisão foi alguém chamado estando incircunciso Não se faça circuncidar a circuncisão em si não é.

Nada a incircuncisão Também nada é mas o que vale aguardar os mandamentos de Deus cada um permaneça na vocação em que foi chamado você foi chamado sendo escravo Não se preocupe com isso mas se você ainda pode tornar-se livre Aproveita a oportunidade pois quem foi chamado no Senhor sendo escravo é liberto que pertence ao Senhor do mesmo modo Quem foi chamado sendo livre é escravo de Cristo vocês foram.

Comprados por preço não se tornem escravos de homens irmãos cada um permaneça diante de Deus na condição em que foi chamado a lição óbvia do texto é que ninguém se torna crente A não ser se for chamado não é isso ninguém pode se tornar Cristão A não ser que seja chamado três vezes o apóstolo Paulo fala a respeito disso aqui na passagem ele fala do Chamado de Deus chamamento eficaz da.

Vocação de Deus para aqueles que são seus chamado que a gente resiste por um tempo mas no momento de Deus livremente espontânea vontade nós nos achamos a Cristo atendendo a Esse chamado a esse convite que Deus nos faz pai querido Nós queremos aprender mais da tua palavra especialmente a respeito desse ensino de Paulo que nós devemos permanecer na condição em que o Senhor nos chamou.

Na condição que o Senhor nos chamou nós pedimos ao pai que ao expor a tua palavra haja clareza haja percepção E acima de tudo desejo de fazer a tua vontade que essa palavra seja aplicada ao nosso coração em nome de Jesus amém meus irmãos são eu não tô esperando nenhuma chamada de Deus pelo celular que acontece é que minha esposa está viajando para o exterior e eu eu sempre uso no silencioso sempre você nunca vira.

O telefone tocar aqui mas ela tá viajando em meu coração tá lá né eu tô preocupado ela vai desembarcar lá na França vai ter que passar na alfândega a gente não sabe direito Quais as exigências por isso eu deixei aqui ligadinho Mas é só isso mesmo preocupação com a minha cara metade a melhor metade na verdade Deixa eu só muito bem gente vamos para essa passagem que é uma passagem extremamente desafiadora e que trata de um ponto que.

É crucial para o cristianismo e que tem esse vírus de alguma forma de crítica aqueles que são hostis ao cristianismo em gerais As pessoas dizem que o cristianismo é uma barreira ao Progresso do homem que é uma seita perigosa que impede a iluminação e que as pessoas avançam na sociedade até porque passar passagens como essa se você foi chamado sendo escravo se preocupe você tá de boa.

Né Fica de boa aí não se preocupe com isso então não somente isso Mas eles dizem inclusive Karl Marx que bastante conhecido né um ateu a quem atribuída a atribuído o uma visão sociológica e depois política econômica que é bem ao cristianismo ele declara que o cristianismo é o ópio as religiões e o cristianismo em particular São o ópio do Povo o ópio era uma bebida que deixava a pessoa entorpecida pessoa.

Perdia um pouco dos seus sentidos e ficava um pouco sonolenta não sabia direito o que fazer o cristianismo seria uma espécie de droga que seria usada pelos poderosos para manter os subalternos os pobres e os oprimidos é drogados sem esboçar nenhuma religião por isso que só pode haver revolução só pode haver progresso se realmente estipar extirpar contra o cristianismo é a última barreira cristianismo bíblico é.

A última barreira que está ainda oferecendo alguma Resistência é o que a gente vê acontecendo na sociedade então Finalmente eles irão atrás de nós pode ter certeza Finalmente eles uma hora vai chegar Como já aconteceu em outros lugares né como está acontecendo em outros lugares mas uma das Como eu disse uma das críticas que eles fazem É exatamente esse tipo de coisa que o cristianismo ensina a gente a viver acomodado na situação em que nós nos encontramos então espero nessa noite explicar o texto em que contexto ele foi.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Usado e o que é que significa isso que o apóstolo Paulo está dizendo aqui a

    Mensagem anterior nós vimos a palavra que Paulo deu a respeito da questão do divórcio e do novo casamento ele tinha uma palavra de Cristo para casais cristãos e a palavra era que não se divorciasse que não não fosse atrás da separação e depois Paulo tinha uma palavra que também era de Cristo embora Cristo não se manifestou nunca de assunto conta do contexto em que Paulo.

    Ensina que aqueles casais onde uma um cônjuge é crente e o outro é descrente em havendo desejo do descrente se apartar que se a parte mas no mais verso 17 cada um Ande conforme a vocação que Deus lhe chamou você foi Deus lhe chamou casado não queira acabar seu casamento agora porque você se converteu Deus me chamou você estando solteiro ou viúvo ou viúva isso não quer dizer que você tem que agora casar O cristianismo não requer necessariamente uma mudança.

    De status quando a pessoa se converte e aqui eu tô falando de status social marital se viu econômico financeiro racial não tô falando de outras mudanças que são óbvias que tem que acontecer mas eu me refiro a condição na vida em outras palavras nós podemos servir a Deus Qualquer que seja o status e a condição em que nós nos encontramos o cristianismo tem esse poder de acomodação ou adaptação a diferentes.

    Culturas diferentes sociedades pessoas podem servir a Deus exatamente onde elas estão na condição em que elas se encontram na vocação em que Deus chamou solteira casada viúva escravo livre judeu Gentil rico pobre inteligente não tanto educado sem muita condição de ter obtido na educação Então esse é o grande poder do cristianismo é isso que torna o cristianismo a religião a maior religião do mundo por assim dizer está presente em praticamente.

    Todos os países embora que em alguns seja bastante reprimido mas é exatamente esse poder de adaptação do cristianismo que o faz a maior de todas as religiões mundiais mantendo um centro que é o mesmo ele consegue se adaptar a essas diversas situações Vamos então ver aqui nessa noite Esse princípio geral que o chamado de Deus não anula necessariamente o status em que nós estávamos quando fomos.

    Chamados depois nós vamos ver duas aplicações uma a questão da nacionalidade e etnia e a outra com relação ao Status social e depois faremos algumas aplicações e na próxima segunda veremos Esse princípio aplicado a questão do casado e do Solteiro e da viúva mais uma vez que é assim que Paulo termina o Capítulo 7 Então vamos lá o princípio é esse que o chamado de Deus não altera a vocação a minha vocação na vida ou a maneira que.

    Eu vivia quando era chamado eu já citei aqui já já comecei a explicar que o chamado de Deus é aquele chamado que ele faz ao nosso coração de maneira eficaz através do Ministério da palavra no poder do Espírito Santo há um chamado de Deus que é geral para toda a humanidade O próprio Cristo mandou que os seus discípulos pregassem o evangelho a toda criatura então nós somos convocados por Deus a chamar todos os homens todas as pessoas ao arrependimento e a fé em Jesus Cristo.

    Entretanto nem todos obedecem a Esse chamado nem todos ouvem nem todos compreendem e nem todos querem na verdade a maioria absoluta detesta rejeita faz chacota ridiculariza e não quer saber Deus na sua misericórdia através da ministração do Evangelho diz que a gente chama de chamado geral ele chama de maneira Irresistível aqueles que ele quer e essa pessoa assim chamada pelo.

    Espírito Santo um chamado interno lá dentro do coração ela muito involuntariamente vem ela vem porque quer ela vem disposta a isso uma vez que Deus vai lá no coração ilumina o coração abre o entendimento mostra a situação de Pecado em que a pessoa se encontra dissipa as trevas do coração e apresenta Cristo de uma maneira tão maravilhosa que a pessoa não pode fazer outra coisa senão livremente se render a Jesus Cristo é isso que a gente chama de.

    Chamado eficaz é o chamado do evangelho e se você tá aqui hoje se você tá ouvindo essa palavra e você

    É abençoado por essa palavra é porque um dia Deus lhe chamou assim não significa uma conversão abrupta Esse chamado ele pode ser respondido ou aceito em etapas tem pessoas que levam levam um processo que envolve um processo a resposta né a resposta positiva pessoas que são chamadas.

    Imediatamente como apóstolo Paulo na estrada de Damasco outras são como Timóteo que nasceu no lar Cristão avó era crente a mãe era crente né E a gente não sabe nem quando Timóteo aceitou o chamado mas ele em algum momento da vida dele aceitou E o apóstolo Paulo Aceitou lá no caminho de Damasco mas porque Deus nos chamou de uma forma Irresistível porque antes ele já tinha ouvido o evangelho quando viu a pregação de Estevão ratos Capítulo 7 e participou daqueles que apedrejaram aquele primeiro.

    Grande pregador Cristão até a morte então nós quando Paulo fala aqui de chamado ou de vocação ele se refere a Esse chamado Irresistível de Deus pela palavra mediante o espírito pelo qual nós nos tornamos cristãos nos tornamos seus filhos somos justificados perdoados e passamos a fazer parte do Povo de Deus Paulo diz aí no verso 17 que Cada um deve andar segundo o que o senhor lhe.

    Concedeu conforme Deus o chamou ou seja que cada um continue a viver naquela mesma condição em que estava quando Deus lhe concedeu vida através do evangelho que continue a viver do jeito que vivia Quando Deus lhe chamou de maneira Irresistível é claro que Paulo aqui não está se referindo a situações e maneiras de viver que sejam pecaminosas nós já vimos no capítulo 6 se você quiser voltar um pouquinho o apóstolo Paulo no verso e ele diz assim do.

    Capítulo 6 vocês não sabem que os injustos Não herdarão o reino de Deus não se enganem nem Morais nem idólatras nem adúlteros nem afeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus alguns de vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus ou seja algumas pessoas que agora eram membros da igreja de Corinto elas viviam.

    De uma forma completamente desagradável a Deus como por exemplo os idólatras ou os que praticavam Adultério mas quando Deus o chamou Eles mudaram o estilo de viver mas agora aqui no Capítulo 7 como Paulo quando Paulo diz que cada um permaneça na condição em que foi chamado Está excluída é claro aquelas situações e aquelas condições em que a pessoa vivia e que vivia em estado de pecado ou uma prática pecaminosa diante de Deus para estar falando das vocações dos.

    Chamamentos e da maneira de viver que são pertinentes à sociedade humana que são comuns a sociedade humana ele vai dar dois exemplos mais adiante Paulo então aqui quando ele fala cada um permaneça do jeito que Deus o chamou ele se refere ao Status civil social financeiro étnico e veja que no final do verso 17 ele disse é isso que eu ordeno em todas as igrejas ele pode ordenar porque ele é Apóstolo de Cristo não só da igreja de Corinto mas de todas as igrejas cristãs daquela época porque essa era uma das condições ou de um dos.

    Privilégios ou prerrogativas dos Apóstolos de Cristo Jesus eles tinham autoridade sobre a igreja toda todas as igrejas estavam debaixo da autoridade dos apóstolos de Jesus Cristo Paulo diz aqui que ele ordena isso em todas as igrejas como que para dizer aos Coríntios vocês não vão ser exceção e até que os Coríntios queriam em sessão Quem lembra que a gente viu na segunda-feira passada quem tava casado queria ser divorciar queria se separar não é e Paulo disse não você fica na.

    Situação em que você tá Quando Deus chamou o evangelho não obriga você a se separar o fato que vocês se converteu não quer dizer que você vai se separar permaneça na vocação em que você se encontra isso eu ensino em todas as igrejas vocês não querem ser uma exceção não é portanto obedeça agora vamos ver duas aplicações desse princípio o primeiro com relação a nacionalidade e cultura está aí do verso 18 até o verso 20 foi alguém chamado estando circunciso.

    Não disfarça a circuncisão foi alguém chamado estando em circunciso Não se faça circuncidar a circuncisão ensinou é nada a incircuncisão Também nada é mas o que vale é aguardar os mandamentos de Deus aqui o que Paulo está dizendo é o seguinte ele tá fazendo aplicação desse princípio um judeu que se converte a Cristo ele não precisa deixar de ser judeu ele até usa uma expressão aqui foi.

    Alguém chamado estando circunciso a circuncisão era marca e identificadora dos judeu na verdade eram três marcas dos judeu era a circuncisão a dieta ele não comia aqueles animais proibidos lá no livro de Levítico e o calendário ele guardava aquelas festas religiosas e o sábado então se você perguntar se alguém no primeiro século que é um judeu ele ia dizer alguém que não come carne de porco não faz não trabalha no sábado e que quando o filho nasce ele corta a ponta do órgão masculino então era.

    Isso que identificavam judeu mas de todas essas três marcas aqui era mais conhecida era circuncisão porque o judeu era circuncidado a oitavo dia o menino judeu era ser considerado o oitavo dia e Paulo diz se você é circuncidado é judeu e você foi chamado por Deus para o evangelho de Cristo você se converteu através do Ministério da palavra Deus lhe chamou não desfaça a sua circuncisão você não.

    Precisa deixar de ser judeu você pode continuar a praticar aquelas marcas do Judaísmo tanto é que Paulo nunca exigia que os juDeus deixassem de circuncidar seus filhos o próprio Paulo no Sábado Paulo era judeu nos sábados ele ia para sinagoga e se você estudar o livro de Atos você vai ver que ele se esforçava por estarem em Jerusalém na época das festas porque ser um bom cristão não significa seu mal judeu uma vez que você guarde aquelas.

    Tradições judaicas não para salvação mas como identificadores culturais da sua raça você é um judeu e faz parte já deixou até de ser uma questão religiosa hoje juDeus que nem nem que são ateus eles permanecem nessas tradições porque faz parte da cultura de ser judeu então se você é judeu e foi chamado para Jesus Cristo não desfaça a circuncisão a gente pensa que aqui é espiritual né mas.

    Não havia uma cirurgia eu até anotei o nome aqui chama-se epispasmo em que os judeu em que alguns juDeus revertiam a circuncisão e era geralmente feita pelos juDeus na diáspora os juDeus que moravam lá entre os gregos que não queriam mais se identificar com seu povo não queria mais ser conhecido como judeu então era possível fazer essa cirurgia chamada de epispasmo em que ele revertia a circuncisão isso é citado no primeiro livro dos macabeus exercitado por Flávio José e outras autoridades a respeito do.

    Assunto Então você você tem as marcas da sua nacionalidade da sua etnia Cristo chamou assim não disfarça não disfarça isso a gente pode pensar em outras marcas não é por exemplo na cultura islâmica o uso do véu pela mulher não precisa Cristo chamou não precisa deixar de usar isso que é um sinal identificador da sua raça eu sei também que algumas tribos africanas tem aqueles cabelos bonitões né todo encaracolado Rastafari parece o.

    Nome não é Ou qualquer outra coisa assim Deus lhe chamou você não precisa desfazer as marcas da sua etnia não precisa você pode ser cristão e continuar ainda fazendo parte do seu povo e das tradições do seu povo é claro desde que não sejam tradições que estejam Envolvida com religião com idolatria com superstição ocultismo ou feitiçaria qualquer coisa dessa natureza mas o que for cultural O cristianismo não impõe O cristianismo não uma cultura não existe isso de uma cultura Cristã.

    O cristianismo vai para todas as culturas todas elas todas elas e é por isso como eu disse que ela é um cristianismo é uma religião Universal e ela é professada por raças tribos povos distintos e diferentes daquilo que nós somos aqui no Brasil pode ter certeza disso Então você foi chamado voltando aqui ao verso 18 foi alguém chamado estando circunciso não disfarça a circuncisão como alguns juDeus da diáspora faziam.

    Para se livrar da Pesca né ou da daquele identificador da religião da etnia da mesma forma ele diz aqui no final do verso 18 foi alguém chamado incircunciso ou seja um Gentil alguém que nunca foi circuncidado né um Romano um grego os moradores de Corinto que não eram juDeus você foi chamado e você não era circuncidado Não se faça circuncidar como alguns juDeus cristãos queriam que o gentios fizessem aliás essa foi uma.

    Das maiores brigas senão a maior do apóstolo Paulo a carta aos Gálatas foi escrita exatamente por isso porque alguns fariseus juDeus circuncidados que se tornaram cristãos eles disseram que os não juDeus para fazerem parte da igreja tinham que se circuncidar e guardar lei de Moisés e Paulo disse uma de jeito nenhum a salvação não é pela circuncisão não é pela lei de Moisés é pela fé em Cristo Jesus nós não temos que impor.

    Alguém não é judeu alguma coisa que é exclusivamente distinta do povo judeu que era o símbolo da Aliança de Deus com Abraão não temos que fazer isso e essa foi a briga de Paulo você encontra Paulo brigando você vai ver no capítulo no Segundo aos Coríntios quem acompanhou a exposição de Segundo aos Coríntios aqui o ano passado vai lembrar disso né briga de Paulo contra os falsos apóstolos judais antes na segunda aos Coríntios Capítulo 3 você já vê o apóstolo Paulo tratando disso aí.

    Paulo trata disso em toda a carta aos Gálatas Aliás a carta aos Gálatas são escrita exatamente por isso porque o pessoal queria falsos Mestres tinham entrado na região da galáxia que Paulo tinha evangelizado e estavam dizendo que os irmãos tinham que se circuncidar você encontra Paulo rebatendo isso na primeira a Timóteo você encontra ele falando disso em Colossenses Capítulo 2 quando ele disse que nós já fomos circuncidados com a circuncisão de Cristo da qual o batismo é o símbolo.

    Então não não precisa mudar você não precisa se tornar judeu quando você é chamado pelo evangelho e você que já é judeu não precisa deixar de ser judeu abandonando os identificadores culturais da sua etnia e aqui a gente pode fazer a expansão o que vale para o judeu vale para todas as etnias eu dei alguns exemplos aqui mas o princípio é esse cada um permaneça na vocação em que Deus me chamou você não é obrigado a desfazer a sua nacionalidade aquilo que você é a.

    Sua cultura a sua identidade étnica por conta do Evangelho Na verdade o evangelho ele ele leva ele eleva aliás né ele dá valor a essa diversidade essa variedade que nós temos no mundo uma vez que todos nós procedemos do mesmo Deus um Gentil então não precisava se circuncidar nós já vimos esse esse ponto aqui as razões que Paulo apresenta eu já.

    Adiantei estou indo verso 19 Ele disse que a circuncisão em si não é nada a incircuncisão também não é nada ou seja não faz diferença a circuncisão não salva a em circuncisão também não salva o que salva dizer no verso 19 é você guardar os mandamentos de Deus não adianta você ser um judeu circuncidado guarda toda as leis de etárias guardar é todo o calendário se você não anda em obediência aos mandamentos de Deus Paulo aqui com certeza tá se referindo aos Dez Mandamentos da mesma forma ou não judeu se ele não.

    Obedecer a Deus e seguir a vontade Revelada de Deus ele também não vai ser salvo é claro que Paulo aqui não está tendo uma queda aqui uma recaída né do tempo que ele era fariseu dizendo que a salvação é por obras e pela guarda da Lei não toda vez que Paulo fala de que a obediência salva ele se refere a obediência que procede da fé a fé verdadeira ela nunca vem sozinha ela sempre vem acompanhada da Obediência da.

    Esperança do amor e de boas obras então às vezes ele fala a salvação é pela fé e às vezes ele parece estar dizendo que a salvação é pelas obras são dois lados da mesma moeda Onde está fé verdadeira estão boas obras Onde está fé que salva está a esperança está o amor está caridade para com o próximo Por isso que às vezes um é citado em lugar do outro como ele diz aqui o que importa é obedecer os mandamentos de Deus ele se refere a obediência que é fruto da fé em Cristo Jesus é isso que salva e não esses.

    Marcadores esses identificadores que sejam religiosos ou étnicos agora vamos ver Esse princípio aplicado a uma situação um pouco mais complexa que tá aí do verso 21 a 24 que é a questão da escravidão Paulo repete esse mesmo princípio no verso 20 cada um permaneça na vocação em que foi chamado cada um permaneça na vocação a vocação aqui já disse é o.

    Status na vida marital civil religioso étnico cada um permaneça no na vocação em que Deus lhe chamou o que é que você era quando se converteu como você vivia qual era a sua nacionalidade o seu estado civil sua situação como era permaneça veja que Paulo aqui ele tá falando por uma primeira geração de cristãos e ele tá pressupondo aqui que todo mundo se converteu adulto ele não tá falando de uma segunda geração quando pessoas já.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YMcySxp7iXk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem