09. O Fundo do Poço (Rm 1.28-32)

09. O Fundo do Poço (Rm 1.28-32) Mais uma vez vimos também nosso pai que teu espírito santo nos conduz a na compreensão da tua palavra e que ao abrirmos a escritura e meditarmos sobre ela tu queiras esclarecer nossa mente inclinar a nossa vontade e a fazer o teu querer senhor nós pedimos por cada pessoa que presente nessa noite que o senhor tome essa palavra ser exposta e aplique de.

09. O Fundo do Poço (Rm 1.28-32)

Acordo com a necessidade de cada um que o Senhor conhece tão bem Oramos também por outras igrejas onde a pregação da palavra também está sendo feita que o senhor faça prosperar a palavra que da tua boca saiu para que ela não volte vazia mas cumpre o teu propósito segundo tem o querer que é santo justo verdadeiro e bom ouvir a nossa oração em nome de Jesus amém queridos Romanos Capítulo primeiro 28 A.

32 mas o nosso foco é o verso 32 nessa noite e por haver em desprezado o conhecimento de Deus O próprio Deus os entregou a uma disposição Mental reprovável para praticar em coisas inconvenientes cheios de toda injustiça Malícia avareza e maldade possuídos de inveja homicídio Contenda dolor e malignidade sendo difamadores caluniadores aborrecidos de Deus insolentes soberbos presunçosos.

Inventores de males desobedientes aos pais insensatos sem afeição natural e sem misericórdia ora conhecendo eles a sentença de Deus de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam não somente as fazem mas também aprovam os que assim procedem aqui no verso 32 o apóstolo Paulo chega na etapa final da descrição que ele faz da condenação do mundo gentil da condenação do mundo Pagão da sua.

Época e consequentemente também por analogia e aplicação da de todas as épocas posteriores e anteriores ele começou o Capítulo primeiro ele começou aqui no capítulo primeiro a demonstrar o estado geral de pecaminosidade da raça humana aqui nesse capítulo ele vai falar que o mundo Pagão está perdido e no capítulo 2 que nós veremos próximo domingo se Deus quiser ele vai dizer que o juDeus também estão perdidos os juDeus receberam a lei de.

Deus ao contrário dos pagãos que não receberam Mas isso não os tornou ou não não serviu para a salvação deles eles também estão perdidos e ele vai terminar no capítulo 3 falando da condenação e da perdição geral da raça humana pagãos gentios juDeus não há exceção todos pecaram e carecem da Glória de Deus mas aqui no verso 32 Ele termina de explicar ou dispor a perdição do gentios.

Aqueles que nunca ouviram falar do nome de Deus não receberam a lei de Moisés não conhecem o dinheiro mas que são contudo indesculpáveis isso porque primeiro Deus se revelou a eles está aí do verso 18 até o verso 20 Deus fez uma revelação de si mesmo pela consciência e pela natureza depois os homens rejeitaram essa revelação.

Versus 21 22 e 23 Então Deus retribuiu entregando-os ao seu próprio coração que vai do verso 24 até o verso 31 e a humanidade em vez de se arrepender ela se rebelou contra Deus verso 32 Revelação rejeição Retribuição e rebelião hoje então nós estamos na última etapa do processo que é a rebelião da humanidade diante.

Da santidade de Deus o que é que Paulo nos ensina a respeito desse estado de rebelião que nós lemos no verso 32 primeiro que a humanidade está no estado de revolta contra a sentença de Deus existe uma sentença que Deus passa sobre todos aqueles que praticam aquilo que nós lemos no verso 29 a 30 uma sentença que Paulo menciona que no verso 32 eles conhecem a sentença de Deus uma sentença.

É um veredito que um juiz passa depois que ele Analisa uma situação que ele pesou todas as evidências analisou as provas ouviu as testemunhas então o juiz passam e faz um despacho ele passa uma sentença Deus aqui então é descrito como o apóstolo Paulo como o juiz do mundo ele não somente é o criador sustentador do universo Mas ele também é o juiz de todas as coisas ele Julga os atos e as.

Ações das suas criaturas e sendo Santo justo verdadeiro bom e Reto Deus desaprova e Condena vou usar um termo humano aqui com todas as do seu coração aquilo que as criaturas fazem e que é contrário a sua Santidade e a sua bondade por isso então ele julga e passa essa sentença que Paulo diz aqui no verso 32 a sentença de Deus é essa que são passíveis de morte os que cometem.

Das coisas então o mundo está debaixo o mundo todo está debaixo dessa sentença de Deus que quem faz o que está aqui do verso 29 até o verso 31 somado com que ele já disse nos versos 24 a 27 quem pratica estas coisas está condenado à morte por Deus há uma condenação de Deus sobre o pecado e essa condenação ela é ela é universal Ela é conhecida de todos não é a sentença basicamente está dizendo que.

Veja Também, Vai te Interessar:

    A recompensa ou o castigo de quem quebra a lei de Deus ou o desafio a Deus o

    Rejeita Deus é a morte verso 32 são passíveis de morte os que tais coisas pratico a morte a que o apóstolo Paulo se refere aqui é não somente é em primeiro lugar a morte espiritual ele vai falar disso mais no capítulo 3 e nós vamos esperar chegar no capítulo 3 para poder definir.

    Melhor mas já podemos adiantar no pensamento de Paulo bem como de toda a bíblia a morte não é apenas o ato ou Aquele momento em que nós morremos fisicamente mas envolve em primeiro lugar uma morte espiritual lá no Jardim Deus disse ao homem no dia que você me desobedecer você vai morrer Adão tomou do fruto comeu desobedeceu a Deus e não morreu mas não morreu fisicamente naquele instante ele morreu.

    Espiritualmente houve uma separação entre ele e Deus é esse o primeiro sentido da Morte como resultado do pecado depois tem a morte física que também é o castigo de Deus para a humanidade por causa da desobediência e o fato de que todos nós vamos morrer e que todo homem morre é uma prova de que o pecado é universal O pecado é universal porque porque a morte é universal todos morrem todos.

    Você vai morrer eu vou morrer antes de nós todos morreram os nossos filhos vão morrer nossos netos vão morrer até o dia da vida de Jesus Cristo e eles morrem porque são pecadores Esse é a sentença de Deus que ele passou sobre a raça humana tu és pó e a pó tornarás tu és tornarás mas a morte que é o resultado dessa sentença de Deus ela não é somente aquela morte espiritual que consiste na.

    Separação de Deus e a morte física mas é também a morte é eterna é viver a eternidade que se aproxima separado de Deus e em meio a agonia e o sofrimento que isso causa na alma do homem que foi feita para ter comunhão com Deus então há uma sentença que Deus passa essa sentença está passada já desde que o homem obedeceu a Deus naquele dia no jardim e a sentença é essa o salário do.

    Pecado é a morte Deus castigará com a morte a humanidade porque a humanidade virou as costas para Deus a humanidade desobedeceu a Deus resolvi seguir o seu próprio caminho então ela vai experimentar a morte aqui nesse mundo a separação de Deus a distância de Deus o vácuo no coração que traz essa angústia Culpa É Solidão medo.

    Terror no espírito do homem depois a morte física em que o espírito vai se separar do corpo e finalmente a morte eterna Quando o homem entrará na eternidade para viver em solidão eterna separado de Deus e de toda alegria e prazer que existe somente em Deus O Pagão a pessoa que não tem a Bíblia como nós temos e que não tem esse raciocínio que nós acabamos de dar agora ele pode não ter de fato uma consciência.

    Muito clara disso mas ele tem um conhecimento intuitivo de que tem alguma coisa há uma punição futura que está esperando quem pratica o mal você vai encontrar essa intuição né essa sensação de que tem alguma coisa errada e que um dia vai ter castigo você vai encontrar isso em todos os povos nas tribos nas Nações não existe nenhum nenhum povo por mais primitivo que seja nenhuma cultura por mais atrasada distante isolada não alcançada que seja onde não tenha essa sensação de culpa onde as pessoas.

    Membros dessa cultura elas imaginam elas vivem debaixo da expectativa de que um dia a virar um castigo pelas coisas erradas que elas fazem é por isso que em todas essas culturas povos tribos e nações tem religião a palavra religião significa religação vem do latim religare religião é o processo ato é o ritual pelo qual o homem tenta se reconciliar se religar a Deus exatamente porque ele tem essa consciência de que.

    Não está bem com Deus tem alguma coisa errada por isso eles oferecem sacrifícios aos seus Deuses que eles

    Inventam eles se machucam se auto laçaram se modificam a tentam fazer determinadas coisas para apaziguar os Deuses ou de alguma forma pagar a culpa que eles sentem que eles têm e que um dia haverá de trazer o castigo Divino sobre eles há um exemplo aqui interessante na Bíblia dessa sensação de culpa tá no livro de Atos aqui no livro de Atos Capítulo 28.

    Nós encontramos o relato do apóstolo Paulo do naufrágio do navio em que o apóstolo Paulo estava a caminho de Roma e o navio passou por uma grande tempestade afundou Mas eles conseguiram escapar e chegaram numa ilha chamada Malta Essa era uma ilha diz aí o Capítulo 28 que era habitada por bárbaros veja o que diz o verso 2 Os Bárbaros nos trataram com singular a humanidade então era uma ilha habitada.

    Por um povo primitivo que não tinha contato com o evangelho não tinha contato com os juDeus nunca ouviu falar de Deus não tinha nenhuma noção dos dez mandamentos como nós nos conhecemos hoje mas veja o que que aconteceu eles receberam o apóstolo Paulo e os demais tripulantes do navio e de noite por causa do frio fizeram uma fogueira ao ar livre para todo mundo se aquecer ai Paulo resolveu ajudar e Paulo foi pegar uma lenha lá quando o Paulo foi no mato pegar a lenha o que é que aconteceu uma.

    Cobra uma víbora pegou na mão de pau mordeu Paulo na mão ó a reação dos bárbaros aqui no verso 4 quando os bárbaros viram A víbora perdendo da mão de Paulo disseram uns aos outros certamente Esse homem é assassino porque salvo do mar a justiça não deixa viver eles eram pagãos mas eles tinham essa consciência na hora que eles viram a cobra pegando eles disseram a justiça.

    Que eles não sabem o nome que eles não conhecia Deus mas eles tinham consciência de que há uma justiça a justiça tá atrás desse homem primeiro mandou a tempestade ele não morreu agora mandou a cobra ele tem que ser um assassino porque a justiça está atrás dele então esses pagãos eles tinham essa noção de que há uma lei há um poder superior que julga o que é errado e que executa a sentença e isso é verdade não somente dos.

    Habitantes da Ilha de Malta Mas isso é verdade também de todos os povos esse conhecimento de que existe essa sentença e é aqui voltando a Romanos no capítulo 2 veja como Paulo descreve isso né quando pois verso 14 e 15 quando pois os gentios que não tem lei os gentios não tem lei eles nunca receberam a lei de Moisés procedem por natureza de conformidade com a lei não tendo lei servem eles de lei para si mesmos eles mostram a norma.

    Da Lei gravada no seu coração testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos mutuamente acusando o seu defendê-los Paulo fala que da lei da Norma da lei o espírito da lei que está gravado no coração do Pagão do Gentil que nunca recebeu a lei de Moisés nunca leu a Bíblia nunca ouviu o nome de Jesus nunca ouviu nada do Evangelho mas a lei de Deus está gravada no coração dele por isso ele sabe que há uma sentença.

    Ele sabe que tem um Deus e sabe que um dia esse Deus vai punir os pecados e ele tenta fugir disso né Nós vemos no capítulo primeiro verso 18 quando iniciamos essa ascensão essa sessão que os homens sufocam o conhecimento de Deus eles empurram para baixo o conhecimento de Deus eles não querem viver com isso com esse conhecimento e é contra isso que a humanidade Se rebela a humanidade se rebela não é tanto contra as coisas.

    Ruins que acontecem eu sei que tem gente que fica revoltada né perguntando por que que Deus permite a morte de crianças Por que que Deus permite tragédias porque que Deus permite doenças terríveis que assola a humanidade ou enfim tanta dor e tanto sofrimento mas não é tanto Contra isso que a humanidade se rebela mas ela se rebela mal é contra essa consciência que eles têm lá dentro do coração de que há uma justiça que um dia vai Executar a sentença sobre os seus atos maus que um dia ele vai ter.

    Que responder por isso é contra isso que o homem se revolta No íntimo do seu coração e é isso que ele tenta abafar essa consciência do certo e do errado e do juízo de Deus contra ele é isso que ele tem que abafar de todas as maneiras essa rebelião que nós mencionamos aqui em segundo lugar o primeiro eu falei a respeito dessa dessa rebelião contra que agora ela se.

    Expressa em duas atitudes que Paulo descreve aqui a primeira é que o homem continua a praticar Essas coisas mesmo sabendo o resultado delas verso 32 ora conhecendo eles a sentença de Deus de que são passíveis de morte o que tais coisas praticam não somente as fazem podíamos traduzir continuam fazendo como também aprovam os que assim procedem a revolta do homem contra a lei de Deus.

    Que está no seu coração e na sua consciência se expressa em primeiro lugar porque eles mesmo sabendo que o salário do pecado é a morte eles pecam do mesmo jeito eles desafiam a Deus como por exemplo é alguém que sabe que se dirigir alta velocidade bêbado e sem cinto quase que com certeza ele vai ter um acidente fatal mas Ele dirige assim mesmo ele vai embora quer saber pisa fundo quero ver o que é que esse carro vai dar a consciência está dizendo Olha você tá bêbado você tá sem cinto e você.

    Está a 180 por hora numa zona de 60 ele não quer saber então mesmo sabendo que Deus vai punir com a morte o pecado o homem peca da mesma forma ele vai em frente do mesmo jeito ele não mede as consequências ele não reflete sobre o que o aguarda ele considera o prazer do pecado como se ele disse assim vale a pena o gosto do pecado vale a pena.

    Experimentar o pecado é gostoso e eu troco esse prazer ainda que momentâneo por uma eternidade no inferno é isso que tá dizendo aqui mesmo que eles sabem que há um juízo Divino eterno sobre isso Eles continuam pecando isso mostra um coração endurecido não é verdade o coração endurecido e disposto a pecar tá resolvido que vai pecar não.

    Importa as consequências ele sabe que mentira é errado mas ele vai mentir Do mesmo jeito ele sabe que adulto era errado Tem consequências mas ele adultera do mesmo jeito ele sabe que fala mal dos outros é errado mas ele vai falar mal do mesmo jeito a Bíblia diz lá no livro de provérbios que as palavras do fofoqueiro são como Bocados gostosos que descem até o mais profundo do ventre não tem nada mais gostoso que fala mal da vida dos outros então ele fala sabendo que Deus vai punir com morte aqueles que quebram a.

    Sua lei ele continua nesse curso desenfreado igual a Faraó lá no livro de Êxodo capítulo 9 verso 34 depois de Deus tem mandado 89 pragas sobre faraó porque Faraó não deixava o povo de Deus ir não deixava o povo de Deus e diz lá que Faraó mesmo vendo as pragas que Deus mandou endureceu o coração e disse eu não deixo esse povo ir começou uma queda de braço com Deus vamos ver quem ganha Deus ou eu.

    É assim que a humanidade vive em quebra numa quebra de braço quebra de braço com Deus Porque eles sabem qual vai ser o resultado E mesmo assim eles dizem eu vou continuar fazendo mas não só isso tem uma coisa pior tem uma coisa pior O homem não somente desafia Deus praticando essas coisas mas ele aprova quem faz também a palavra provar aqui final do verso 32 aprovam os que assim procedem né no sentido de.

    Dizer assim ah eu concordo com isso Não Mas é uma provar tipo encorajar tipo incentivar tipo assim animar a pessoa continuar a fazer aquilo que a pessoa PEC desafiando a Deus a gente pode até atender porque ela tem um certo prazer nisso o pecado dá um prazer ilusório a princípio ilusório então a gente pode até entender a primeira parte que os homens sabendo a sentença de Deus.

    Eles ainda assim eles pecam e desobedecem a Deus mas essa segunda parte não faz sentido porque você tá aplaudindo o pecado dos outros você não tem prazer nenhum naquele pecado ele não é você que tá fazendo outros estão fazendo portanto você não está tendo o gosto do pecado que os outros estão tendo e se pelo menos você tivesse uma recompensa tipo assim eu tô sentindo prazer no que eu tô fazendo até a gente entende mas você aplaudir encorajar outras pessoas a fazer aquilo que leva a.

    Sentença de morte isso aqui passa a nossa compreensão aqui é o fundo do poço é aqui que Paulo termina o processo Ele tá dizendo que a humanidade não somente desafia Deus mas ele se encorajam encorajam a fazer isso quando por exemplo um país passa leis que chama o errado de certo e proíbe que a gente Diga ao certo porque considera errado quando o país passa a leis que incentiva imoralidade a perversão a mudança das.

    Coisas naturais é esse é o fundo do poço quando os pais levam os filhos a praticar coisas eu cresci numa numa época eu não sei como é que no centro-oeste mas no nordeste não eram todos os pais mas os homens lá no nordeste né os pais quando o filho que o maior orgulho tem um filho mas tem um filho fazia 16 17 anos levava para a zona de prostituição para o filho virar homem apresentava prostituta para ele para ele.

    Virar homem eu cresci nesse ambiente Ou seja é claro que o pai faz também não é e agora ele leva um filho também eu fico pensando no outra coisa que é muito comum também pornografia é uma forma disso aqui quando se consome pornografia você está aprovando aquilo você Está contribuindo para essa indústria que é uma das Indústrias mais rentáveis do mundo hoje que movimenta Milhões de Dólares.

    Anualmente Pode ser que você não faça Mas você está aprovando aqueles que fazem E tantas outras maneiras em que a nossa sociedade comete isso mostrando que nós realmente Chegamos no fundo do poço o apóstolo Paulo conhecia bem de perto essas coisas Paulo nasceu numa cidade chamada Tasso que era da província da silícia e a silícia era uma das três regiões com c.

    Que eram consideradas as regiões mais depravadas do Império Romano Capadócia silícia e Creta e Paulo nasceu exatamente na capital da silícia que era Tasso então ele estava muito bem familiarizado com o mundo Pagão ele conhecia essas abominações ele sabe o que é que ele tá dizendo aqui que os homens não somente desafiam a Deus fazendo as coisas que estão debaixo da sentença de Deus mas ele se encorajam as pessoas assim por que que uma pessoa encoraja a outra fazer o quê Tá errado.

    Porque ele vai ela vai poder dizer não sou eu só Fulano também faz quando os pecadores fazem as coisas juntos eles pecam melhor em grupo né porque um apoio o outro nesse alguém fica assim não mas talvez isso aqui não que é isso cara tá de boa vamos fazer isso aqui eu tô junto vamos embora se der errado dá para nós não é só você então os pecadores se apoiam ele sai procurando apoio sai incentivando um ao outro já para aliviar a consciência com.

    Quem diz assim eu não sou o único errado não sou o único errado essa rebelião portanto ela se expressa essa rebelião contra Deus se expressa nessas duas atitudes na teimosia do homem continuar no pecado mesmo sabendo as consequências e também no fato de que ele encoraja outros a seguir no mesmo caminho deixa-me agora trazer um terceiro ponto que eu já mencionei meu primeiro ponto foi que a rebelião é contra a sentença de Deus o segundo é que essa rebelião se expressa de duas maneiras continuar a fazer assim mesmo.

    Encorajar outros meu terceiro ponto aqui é que essa rebelião Ela é bem consciente Às vezes a gente tem a impressão de que as pessoas fazem coisas erradas porque elas não tem consciência do certo e do errado mas essa passagem aqui tira de nós Essa ilusão a respeito de alguma bondade que haja no coração humano as pessoas pecam contra o conhecimento do certo e do errado elas pecam contra a sua consciência elas sabem o que elas.

    Estão fazendo quando elas fazem o que é errado Paulo já havia dito aqui nessa passagem que as pessoas têm algum conhecimento de Deus no verso 18 Ele disse que a ira de Deus se revela do céu se revela na nossa consciência diz no verso 19 que o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre nós na nossa consciência no verso 20 ele fala de que os atributos de Deus são perceptíveis por meio das coisas que são criadas e que pelas obras da natureza nós.

    Conseguimos saber que há um Deus que existe antes da natureza que criou todas as coisas que ele é todo poderoso on que ele é distinto da natureza Paulo havia falado desse conhecimento inato que nós temos na nossa consciência e também na natureza ao redor de nós e por isso ele diz no final do verso 20 que os homens são desculpas ninguém pode dizer que não tem conhecimento de Deus mas agora aqui no verso 32 ele avança mais um pouco e diz que o homem não somente tem conhecimento de que existe um Deus que esse Deus é o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CM_A_z-dGZg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem