DEUS CONSUMA NOSSA SALVAÇÃO - Hernandes Dias Lopes

DEUS CONSUMA NOSSA SALVAÇÃO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados nós vamos abrir a palavra de Deus a carta de Paulo aos Romanos Capítulo 8 versos 29 a 39 Romanos Capítulo 8 29 a 39 porquanto aos que de antemão conheceu.

DEUS CONSUMA NOSSA SALVAÇÃO - Hernandes Dias Lopes

Também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou que diremos pois à vista dessas coisas Se Deus é por nós quem será contra nós Aquele que não poupou o seu próprio filho antes por todos nós o.

Entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas quem intentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus quem os justifica quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está à direita de Deus e também intercede por nós Quem nos separará do amor de Cristo será tribulação ou angústia ou perseguição ou.

Fome ou nudez ou perigo ou espada como está escrito por amor de ti somos entregue à morte o dia todo fomos considerados como ovelhas para o matadouro em todas estas coisas porém Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou porque eu estou bem certo de que nem a morte Nem a Vida Nem os anjos nem os principados nem as coisas do presente nem do porvir nem os poderes nem a altura nem a profundidade.

Nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus está em Cristo Jesus nosso senhor amém a nossa salvação não é resultado do nosso esforço não é uma obra humana a nossa salvação não é resultado de uma parceria entre Deus e o homem como se Deus fizesse uma parte nós fizéssemos a outra.

Parte e o resultado final dessa conjugação de esforços resultaria na nossa salvação a nossa salvação é uma obra exclusiva de Deus os teólogos chamam de uma obra monergista de Deus é uma obra totalmente de Deus Deus planejou a nossa salvação Deus executa a nossa salvação Deus consuma a nossa salvação talvez de tantos textos da.

Bíblia que retratam esta verdade nenhum seja mais eloquente do que este Paulo vai fazer aqui cinco afirmações e depois eue vai fazer cinco perguntas as afirmações retratam a soberania de Deus a nossa salvação mostram que esta salvação não é um plano B porque o plano A fracassou não foi um plano de última hora porque o que se.

Planejara não aconteceu mas a nossa salvação foi tecida planejada urdida na eternidade antes mesmo que o universo fosse criado a nossa salvação está tão garantida por Deus que no verso 30 um fato que ainda não ocorreu que só ocorrerá na segunda vinda.

De Cristo é colocada como um fato consumado a glorificação é usada aqui como verbo e verbo no pretérito perfeito aos que Deus predestinou a esses Deus também chamou aos que Deus chamou a esses Deus também justificou aos que Deus justificou a esses Deus também glorificou então na mente de Deus nos decretos de Deus você que crê no Senhor Jesus sua salvação já está.

Consumada bom bom quais são essas declarações vejamos a primeira no verso 29 porquanto aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos a palavra conheceu de antemão não é meramente uma palavra pré cência Tem muita gente que pensa que a nossa salvação é assim Deus previu que.

Eu ia crer em Jesus Então ele me predestinou mas não é bem assim na verdade Esta palavra aos que de anão conheceu traz a ideia de que Deus pôs o seu coração em você e amou você antes mesmo de você existir já na eternidade Deus conhecia você Deus já havia amado você e tudo que vem em consequência disto é.

Porque Deus eternamente já havia colocado o coração dele para nos amar com Amor Eterno Em função disto em resultado disto aqui vem o propósito você foi Amado de antemão para que você fosse conforme a imagem de Jesus Cristo Paulo risca do mapa a ideia de que a predestinação causa uma vida de descuido.

    Espiritual de relaxamento espiritual então eu posso viver de qualquer jeito que Deus me escolheu e tá

    Tudo certo não mil vezes não Paulo começa já afirmar para nós que Deus nos amou de antemão por isso ele nos predestinou para sermos pessoas parecidas com Jesus Na verdade o projeto de Deus não é apenas nos levar paraa Glória mas nos transformar a imagem do Rei da.

    Glória com que objetivo a fim de que ele Jesus seja o primogênito entre muitos irmãos de tal maneira que você agora é tratado como irmão de Jesus sendo ele Jesus o irmão primogênito desta Grande Família de Deus amém a segunda verdade que Paulo menciona tá no Versículo 30 e aos que Deus predestinou meus irmãos eu sei que essa doutrina é uma doutrina.

    Complexa e nem sempre completamente entendida por nós e nem Deus está querendo que você e eu compreendamos mas que você e eu creiamos no que ele revela na sua palavra a grande pergunta que se faz aqui é esta quem escolhe Quem somos nós quem escolhemos a Deus ou é Deus quem nos escolhe Jesus foi categórico sobre isso quando diz não fostes vós que me escolhestes a mim pelo contrário eu vos.

    Escolhi a vos outros a pergunta é quando Deus nos escolheu e a Bíblia diz que antes da fundação do mundo ele nos escolheu em Cristo Por que ele nos escolheu porque viu em nós fé para nos escolher não atos 13:48 diz que todos Quantos foram destinados para a vida eterna creram em outras palavras a fé não é a.

    Causa da eleição a fé é resultado da eleição você não foi eleito porque Creu você creu porque foi eleito Por que que Deus escolheu porque ele viu em nós Santidade não diz a bíblia em Atos em Efésios 1:4 que ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo para sermos Santos e repreensíveis perante ele em outras palavras a santidade não é a causa da.

    Escolha Divina é o resultado da Escolha divina então nós chamamos isso de eleição Incondicional ou seja Deus não viu em mim nenhuma virtude que causasse a sua escolha o amor dele por nós não é causado por quem somos mas por quem ele é Deus não nos ama por causa dos nossos méritos Mas apesar dos nossos deméritos ele nos escolheu quando nós estávamos.

    Perdidos e mortos é um amor incondicional é uma escolha Incondicional mas a terceira coisa se a primeira é o pré-conhecimento de Deus segunda é a predestinação a terceira é a vocação porque aos que Deus predestinou a esses Deus também chamou isso é maravilhoso porque são Elos de uma mesma corrente são os elos da Graça são os elos da nossa salvação um é consequência.

    Do outro e aqui o chamado amados a Bíblia é Clara em nos informar isso que há dois chamados há um chamado externo e há um chamado interno há um chamado dirigido aos ouvidos E H um chamado dirigido ao coração e Jesus deixou isso claro muitos são chamados poucos escolhidos o chamado interno é quando você quando eu um dia ouvimos a voz do pastor e Jesus diz as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me.

    Seguem Esse dia foi o dia que você ouviu a voz do Evangelho ouvimos esta voz em lugares diferentes em tempos diferentes em circunstâncias diferentes alguém de madrugada desesperado pegou a televisão ligou um programa uma mensagem aqu ele entrou no coração dele outro bêbado caminhando pela rua encontrou um foleta amarrotado pegou leu Espírito Santo tocou se converteu ali o outro sai com ódio no coração para prender para matar e no caminho o senhor poderosamente o joga no.

    Chão e grita os ouvidos da sua alma Saulo Saulo Por que me persegues dura coisa te é Recal cetros contra os

    Aguilhões e ali ele se converte no caminho há outros o senhor chama no leito de enfermidade não desce uma hora da vida outro o senhor chama lá na infância ainda pequeno para viver toda sua jornada na presença de Deus o certo é que quando ele chama ele mesmo tira o tampão dos ouvidos tira a venda dos olhos arranca o coração de pedra e nos dá um coração de carne e.

    Todos nós que somos salvos pela graça que estamos aqui um dia ouvimos Este chamado que nós chamamos vocação eficaz ou chamado Irresistível foi Jesus Quem disse ninguém pode vir a mim se o pai não trouxer ou seja Deus os predestinou e agora Deus providencia para que você e eu amos esta voz do Evangelho a importância de pregar irmãos longe desta.

    Doutrina da eleição e desestimular a pregação ela encoraja a pregação foi o que o senhor disse para Paulo lá em Corinto Ô Paulo fala e não te cales porque eu tenho muito povo nesta cidade é a certeza de que Deus tem os seus e eles hão de ouvir A Voz do Pastor eles hão de ouvir a voz do evangelho e a ouvirem a voz do Evangelho o senhor mesmo operará o milagre porque ele é Quem opera tanto querer quanto realizar mas a quarta.

    Declaração é a justificação e aos que Deus chamou a esses Deus também justificou ou seja não há possibilidade de alguém ser predestinado e não ser chamado não há possibilidade de alguém predestinado e chamado não ser justificado e o que é justificação justificação não é um processo justificação é um ato justificação não acontece dentro de você justificação acontece no tribunal de Deus justificação não é que Deus faz você.

    Justo justificação é que Deus declara você justo jusa é um ato legal é um ato jurídico é um ato forense é um ato que acontece lá no tribunal de Deus onde Deus em virtude de você crer naquele que é justo declara você injusto justo pela fé no justo a pergunta é a quem Deus justifica ao justo ou ao injusto talvez você possa argumentar bom mas não é justo o justo Deus justificar.

    O injusto só que Deus não justifica você a mim com base na nossa justiça porque a Bíblia diz que a nossa Justiça os olhos dele não passam de trapos de imundícia o que acontece e a Bíblia diz é que você e eu somos pecadores e esse é o grande argumento de Paulo em romanos se você ler Romanos a partir do capítulo 1 até o Capítulo 3 Versículo 23 A grande tese de Paulo é provar que todos pecaram os gentios.

    Pecaram os moralistas pecaram os juDeus pecaram e todos pecaram e destituídos estão na glória de Deus em outras palavras não há justo nenhum sequer ninguém pode ser salvo diante o tribunal de Deus fiado na sua própria Justiça Então a partir do capítulo 3 verso 24 Paulo introduz a gloriosa doutrina da justificação pela fé porque a Bíblia diz que você e eu pecamos por palavras por obras por omissão por.

    Pensamentos e desejos e que nós um dia teremos que comparecer perante o tribunal de Deus para prestar contas da nossa vida de cada um desses quesitos obviamente diante do tribunal justo de Deus ninguém será justificado pelas obras da Lei ninguém será judicado pelos seus predicados Morais então pelas obras da Lei e Pelas nossas próprias características humanas estaríamos todos irremediavelmente Condenados Mas uma coisa É verdade quando você crê.

    Em Jesus Jesus que veio como seu substituto representante fiador que pegou todos os seus pecados todas as suas iniquidades o pai lançou tudo isso em cima dele ele foi carregando no Madeiro a os nossos pecados e a Bíblia diz que ele morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras e a Bíblia diz mais que quando ele estava na cruz ele pegou escrito de dívida que era contra nós.

    Rasgou anulou e encravou na cruz e deu um brado Está Consumado está pago aquele que crê em mim não deve mais nada ele está quis com a lei de Deus ele está quis com a justiça de Deus nenhuma condenação a mais para aqueles que estão em Cristo Jesus nosso senhor Isto é estão justificados Paulo conclui e aos que justificou a esses também glorificou à primeira vista quando você lê esse texto a impressão que você.

    Tem que há aqui dois equívocos um gramatical e outro teológico o gramatical é que você não pode botar no passado uma coisa que ainda não aconteceu e o teológico é que ele tá dizendo que você já está glorificado quando na verdade não está historicamente falando porque você e eu ainda temos um corpo corruptível eu não gostaria de ter rugas no rosto e.

    Nem de ficar com os meus joelhos complicados mas eles estão complicados o tempo é Implacável as pernas ficam Bambas os braços ficam frouxos as mãos descaídas os olhos embaçados esse corpo fica cansado senil caquético esse corpo morre porém.

    Porém como Deus não olha como nós olhamos em sucessão de fatos cronológicos porque Deus vê tudo no seu eterno agora ele está lá no passado ele está aqui no presente e ele está lá no Futuro no seu eterno agora para Deus você que foi predestinado chamado justificado já está glorificado isso traz para nós irmãos a plena garantia da salvação tem muita.

    Gente ah pastor mas não pode ter certeza da salvação e porque se eu errar E se eu falhar E se eu tropeçar e se isso e se aquilo isso aquilo outro na cabeça dele tá achando que a salvação dele a segurança a salvação dele depende dele Se dependesse de mim eu tava perdido tem dia que você tá bem Tem dia que você tá mal tem dia que você tá animado tem dia que você tá desanimado tem dia que você tá otimista tem dia que você tá pessimista tem dia que você tá chorando tem dia que você tá sorrindo Você e eu somos uma gangorra existencial mas Deus não.

    Muda Deus é imutavelmente o mesmo Deus não deixa de amar você porque Você cometeu um deslize Deus disciplina você porque você é filho dele mas ele não dizer da você ele não joga você para fora então nos decretos de Deus aqueles que foram conhecidos de antemão predestinados chamados e justificados já estão na mente de Deus glorificados não há possibilidade de.

    Nenhum deles se perder nenhum nenhum foi Jesus Quem disse ninguém pode vir a a mim se o pai não trouer mas todo aquele que vem a mim de maneira nenhuma eu lançarei fora foi Jesus Quem disse as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem eu dou a elas a vida eterna e ninguém as arrebatará das minhas mãos você tem um Salvador onipotente o seu Salvador jamais vai.

    Perder você aliás a escritura diz lá em Apocalipse Capítulo 13 que o diabo levantará o seu a gente o anticristo e que todas as nações da terra todos os povos da terra vão adorar o anticristo exceto aqueles que têm o selo de Deus exceto aqueles que t o nome escrito no livro da vida exceto aqueles que foram lavados no sangue do cordeiro Jesus não perderá sequer uma frágil ovelha dele pro anticristo nem pro diabo louvado seja o senhor segurança da vida.

    Eterna agora Paulo depois de fazer cinco declarações tão gloriosas dos elos da nossa salvação ele vai fazer cinco perguntas retóricas para reforçar o que ele está dizendo E a primeira pergunta está aí no Versículo 31 que diremos pois à vista dessas coisa Se Deus é por nós quem será contra nós perceba você que ele não pergunta Quem é contra nós porque o inferno em Tero Se levantaria Essa não é a pergunta a.

    Pergunta se Deus está do nosso lado ainda que todos os demais se levantem contra nós não há chance de ganharem essa luta porque Deus é vencedor e invicto em todas as batalhas ele está do nosso lado ele é por nós ele é por nós Qual a prova maior que Deus é por nós ele deu o seu próprio filho para morrer em nosso lugar para nos dar a vida eterna segunda pergunta retórica Olha.

    Como comigo Versículo 32 aquele que não poupou o seu próprio filho antes por todos nós o entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas ele usa aqui a questão da lógica ele parte do maior para menor se Deus já fez o máximo que é dar o seu filho você acha que agora Deus não nos daria as coisas menores as demais coisas você acha que Deus tendo nos dado seu filho agora no sgaria a assistência da sua graça ao longo da nossa.

    Jornada esse Deus que amou você esse Deus que escolheu você esse Deus que chamou você esse Deus que jusic você esse Deus que já glorificou você na sua mente no seu coração e nos seus decretos este Deus que já deu a você o seu filho vai cuidar de você até o fim porque aquele que começou boa obra em você vai completá-la até o dia de Cristo Jesus amém terceira pergunta Versículo 36 33 quem tentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus quem os justifica Paulo.

    Está usando aqui uma linguagem de tribunal e talvez nós pudéssemos pensar aqui na questão das da nossa ordenação jurídica dos tribunais que nós temos das instâncias de poder que nós temos alguém pode perder uma causa na primeira instância e ganhar na segunda ou perder na primeira instância e na Segunda instância e ganhar na terceira ou pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal Depois de perder em todas instâncias e ganhar esta causa o que Paulo está dizendo aqui é.

    Que não há possibilidade nenhuma de acusação prosperar contra você eleito de Deus Diante o tribunal de Deus porque quem declara você justo quem justifica você é o próprio Deus o Supremo juiz em outras palavras não há Instância superior a Deus para se apelar para anular o veredito que ele já decretou a seu respeito você está salvo ninguém muda essa sentença.

    Divina ninguém altera esse decreto Divino em outras palavras você tem absoluta segurança da vida eterna quarta pergunta Versículo 34 quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está à direita de Deus e também intercede por nós aqui ele entra com a base legal da nossa salvação aqu ele entra com a base legal do que significa justificação porque Deus é.

    Justo e um juiz justo não pune o mesmo pecado o mesmo delito duas vezes por que que Deus não nos Condena seria justo obviamente nós merecemos ser condenados E por que que ele não nos Condena porque ele pegou os meus pecados os seus pecados os nossos pecados transferi.

    Ao seu filho Jesus Cristo a Bíblia chega a dizer que ele foi feito pecado por nós que ele foi feito maldição por nós que não havia beleza nele o sol escondeu o rosto dele o pai o desamparou na cruz porque naquele momento toda a feiura Nossa toda a malignidade do nosso pecado todas as nossas transgressões todos os nossos pecados todas as nossas aelas foram lançados sobre ele e a Bíblia chega a dizer que agradou.

    Oo pai moelo naquela Cruz Deus golpeou o seu próprio filho Deus fuzilou o seu próprio filho porque naquele momento seu filho estava carregando o meu o seu o nosso pecado e quando ele morreu naquela Cruz ele não morreu a vida de um mártir ele morreu vicariamente ele morreu substitutiv ele morreu no meu lugar ele pagou a minha dívida ele levou sobre si a condenação que eu devia sofrer e.

    Porque ele morreu no meu lugar não há chance mais de eu ser condenado porque a condenação que devia cair sobre mim caiu sobre Jesus e ele morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras Qual é a prova de que a morte dele foi aceita como sacrifício Cabal completo irrepetível é que ele ressuscitou ele ressuscitou e você pergunta mas enquanto eu não estou.

    Glorificado eu ainda caminhando por este mundo peco pois é tá escrito aqui que você agora tem um intercessor junta ao pai o advogado o justo e quando você fraquejar quando você é falhar é só clamar por ele ele vem em seu socorro e a Bíblia diz que se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados nos purificar de toda.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZTeQb7UGlD4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem