08. Salvos pelo Fogo (1Co 3.5-17)

08. Salvos pelo Fogo (1Co 3.5-17) E eu quero convidá-los Então já sem demora abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 3 e vamos no verso 5 em frente até o verso 17 Na verdade diz-me até o final do capítulo Pode ser que dê tempo para terminar o capítulo ainda hoje primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 3 a partir do verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de quem vocês creram e isso conforme o.

08. Salvos pelo Fogo (1Co 3.5-17)

Senhor concedeu a cada um Eu Plantei Apolo regou mas o crescimento veio de Deus de modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega mas Deus que dá o crescimento ora o que planta e o que regras são um e cada um receberá a sua recompensa de acordo com seu próprio trabalho porque nós somos cooperadores de Deus e vocês são Lavoura de Deus e é difícil de Deus segundo a graça de Deus que me foi dada lancei o fundamento como sábio Construtor e outra edifica sobre ele porém cada um veja como ele fica.

Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto com a Jesus Cristo e se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro prata pedras preciosas madeira feno palha a obra de cada um se tornará manifesta pois o dia demonstrará porque será revelada pelo fogo e o fogo provará Qual é a obra de cada um se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer esse receberá recompensa se a obra de alguém se queimar esse sofrerá dano porém ele.

Mesmo será salvo Mas como que através do fogo vocês não sabem que são o santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês Se alguém destruir o santuário de Deus Deus o destruirá porque o santuário de Deus que são vocês é sagrado que ninguém ganha a si mesmo se algum de vocês pensa que é sábio deste mundo faça-se louco para se tornar sábio porque a sabedoria desse mundo é loucura diante de Deus pois está escrito ele apanha os sábios na própria astúcia deles e também o Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são.

Pensamentos bons portanto ninguém se glorie nos homens porque tudo é de vocês seja Paulo seja Apolo seja Zefa e seja o mundo seja vida seja morte sejam as coisas presentes sejam as uma mistura de vocês e vocês são de Cristo e Cristo é de Deus o plano queridos é irmos até o verso 17 Mas de repente nós podemos terminar o capítulo dependendo da velocidade da.

Exposição nós vamos orar pedindo que o Senhor nos ajude a compreender a sua palavra para que Ele nos conforte nessa noite nos abençoe e que seja um momento de aprendizado e de crescimento pai querido mais uma vez estamos aqui gratos pelo privilégio de compartilhar a tua palavra com os queridos irmãos irmãos daqui de Recife irmãos que vieram de outras cidades que estão aqui nessa noite irmãos queridos de igrejas.

Presbiterianas Batistas assembleias e outras igrejas Unidos ao redor daquilo que é fundamental para nós a tua palavra e nós te damos graças por essa oportunidade e agora Senhor diante desse texto tão desafiador que fala dos obreiros dos ministros do Evangelho do julgamento deles e como nós devemos considerá-los nós pedimos que o Senhor nos ilumine o entendimento o Senhor nos ajude a compreender para que possamos viver de.

Acordo com isso Oramos pelos pastores e líderes obreiros professores que estão nessa noite aqui que nos acompanham pelo canal da igreja nós Oramos por eles trabalha pesado e as dificuldades são muitas e somente a tua graça para sustentar aqueles que o senhor levantou para ser instrumentos de benção para o teu povo querido ó Deus consola os aflitos corrige os que estão equivocados e Danos todos a tua graça é o que pedimos em nome de Jesus amém.

Meus irmãos na passagem anterior que nós vimos na segunda-feira o apóstolo Paulo havia dito aos Coríntios que eles eram carnais que eles eram crianças em Cristo e que não podia considerá-los como espirituais que eram que os Coríntios pensavam que eram essa era a avaliação que a igreja de Corinto tinha de si mesma que ela era uma igreja espiritual Paulo Nega esse status diz que na verdade eles são carnais que estão andando segundo os homens pelo fato de que eles haviam pela atitude que eles.

Haviam demonstrado para com os líderes cristãos da época especialmente aqueles que tinham tido uma história no passado recente da igreja eles estavam tratando os seus líderes e se gloriando nesses líderes como eles faziam antes de serem crentes com os filósofos retóricos os pensadores os sofistas da época haviam a verdadeira veneração dos gregos para com essas personalidades essas pessoas que se destacavam pela cultura especialmente.

Pela eloquence pelo uso de palavras e os Coríntios que eram gregos eles eles apreciavam muito isso e quando se converteram Entraram na igreja através da pregação do evangelho transferiram para os seus pastores a mesma atitude que antes eles tinham para com os seus Ídolos lá no mundo o apóstolo Paulo considera isso carnalidade infantilidade é falta de maturidade e é uma falta de compreensão da Cruz o que a cruz representa e os seus efeitos na vida da igreja esse é o argumento que ele vem desenvolvendo desde o capítulo 1 e que.

Nós já vimos já são cinco ou seis argumentos todos nesse sentido e agora depois de declarar que os Coríntios eram carnais por conta da atitude que eles tinham para com seus líderes Paulo passa a expor como nós quem são realmente os líderes e como nós devemos tratá-los ou considerá-los certamente não nos gloriando neles e certamente não dizendo eu sou de fulano sou de ciclano eu sou de beltrano quem são eles então como eles devem ser considerados o.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Julgamento que Deus vai passar sobre eles tudo isso Paulo trata aqui e ele termina a no final do capítulo 3 se o

    Tempo der com essa conclusão fechando o assunto Capítulo 4 ainda trata sobre isso mas tem um viés diferente que entra na questão do ministério apostólico como nós queremos ver na próxima segunda-feira se Deus permitir mas então vamos lá Paulo usa cinco analogias a gente podia dividir o texto de várias maneiras mas eu preferi seguir aqui as cinco analogias ou.

    Ilustrações ou comparações que Paulo usa tiradas da vida real todas muito bem conhecidas e que ele vai ir com as quais ele vai ilustrar o ponto dele aqui que os pastores e líderes na verdade eles são servos que eles o sucesso deles varia de acordo com a graça de Deus que ninguém deve se precipitar em julgá-los mas esperar o dia do julgamento final o dia de Cristo quando estão toda a verdade a respeito deles vir à tona e que portanto.

    Os partidos deveriam ser solenemente evitados e a conclusão que ele chega tá bom os cinco as cinco analogias são estas a instituição dos servos os servos como é que eles funcionavam naquela época depois a lavoura também uma figura muito conhecida depois a figura de um é difícil depois a figura de um incêndio e depois a figura do templo lá de Jerusalém São cinco figuras 5 ilustrações que ele usa para explicar esse ponto aqui se a gente for seguir.

    Assim fica mais fácil entender o texto vamos começar então quando ele se refere aos ministros do Evangelho na verdade como servos de Deus verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de quem vocês creram e isso conforme o Senhor concedeu a cada um a palavra servo aqui a palavra diácono e ela significa uma pessoa que serve a outra que ministra alguma coisa a alguém e às vezes é usado como sinônimo de.

    Escravo a instituição da escravidão ou da servitude era aceita e válida naquela época geralmente um servo ele fazia todas as vontades do seu dono e com frequência ele servia como dependendo do servo ele servia como um representante essa é uma instituição que havia inclusive no judaísmo chamado de chalear é um moderno representante nosso né alguém que é uma espécie de procurador alguém que faz alguma coisa em nome de quem o enviou e.

    Às vezes os servos tinham essa função também no mundo antigo então em nome dos seus patrão Eles podiam inclusive casal patrão não é até hoje isso é possível também como representante legal eles poderiam fazer negócios Abrir empresas tratados negócios do patrão representar o patrão em uma série de coisas então era comum isso no antigo Oriente na época em que Paulo escreveu essa carta e ele usa essa instituição aqui para dizer que ele e Apolo ele não menciona Pedro.

    Porque Pedro não foi pastor na igreja de Corinto mas a gente sabe que os grupos incluíam Pedro não é mencionado por isso ele tá usando essa figura para dizer que ele e Apolo que tinham servido como pastor na igreja de Corinto eles eram meros servos eles eram representantes de Deus ele estava a serviço de Deus o que significa portanto O que significa portanto que eles não eram o autor da fé dos Coríntios para que os Coríntios se gloriessem nele Mas.

    Eles eram apenas instrumentos através dos quais Deus o chamou para fé como ele diz aqui não é no verso 5 Quem é Apolo e quem é Paulo são servos por meio de quem vocês creram Eles não eram o autor da fé mas eles eram um instrumento através de quem Deus concedeu fé aos Coríntios portanto não tinha porque se gloriar em Paulo ou em Apolo Além disso Paulo diz no verso 5 o crescimento.

    Perdão Além disso o resultado do ministério de Paulo e de Apolo era alguma coisa que dependia da soberania de Deus com certeza o Ministério do apóstolo Paulo foi muito mais frutífero em termos numérico e teve um alcance muito maior do que o de Apolo que veio depois entretanto Paulo diz aqui no verso 5 que isso acontece conforme o Senhor concede a cada um você pode encontrar a gente fiel gente que é dedicada que faz o.

    Trabalho bem feito entretanto não não aparece muito resultado não aparece

    Muito fruto e é impressionante que às vezes você encontra a gente que não conhece boa teologia que a doutrina é meio furada e as multidões estão atrás dele não é tem muita gente então com isso o apóstolo Paulo tá dizendo que a gente não deve se gloriar nos pregadores bem sucedidos porque o sucesso quem dá é Deus conforme Deus deseja a gente não sabe quais os critérios que Deus usa geralmente Deus.

    Abençoe os pregadores fiéis aqueles obreiros fiéis dedicados perseverantes mas a situações onde a gente não consegue ver a lógica do que Deus está fazendo Por isso que a gente não deve Floriano essas pessoas mas da Glória a Deus porque é dele que vem o crescimento no verso 6 então ele usa agora a segunda metáfora aquele usou a figura do servo ele Apollo são servos portanto se vocês.

    Vão se glorear que se glorie no Senhor através de quem você escreva nós somos apenas servos e isso segundo Deus concedeu a cada um no verso 6 ele começa a analogia da lavoura a lavoura era muito conhecida naquela época as sociedades eram agrícolas dependiam da colheita da plantação e da colheita todo mundo sabia o que era isso aí e ele trata a igreja aqui como se fosse uma lavoura ele diz no verso 6 Eu Plantei e ele se refere ao momento em que ele chega na cidade de Corinto para pregar o evangelho e ali plantar a semente do.

    Evangelho talvez Paulo tem em mente aqui a parábola do semeador que Jesus contou e ensinou do homem que saiu a semear e a semente era a palavra de Deus e ela caiu em locais diferentes corações diferentes e deu diferentes frutos frutos bastante Diferentes né o resultado a gente conhece tá lá na parábola talvez Paulo tenha isso em mente aqui quando ele diz eu plantei eu cheguei Semeando aí eu fui o primeiro eu cheguei abrindo terreno limpando o mato abrindo o buraco e colocando a semente.

    E a em seguida ele diz Apolo regou ou seja Apolo instruir os novos convertidos através de Deus através de Paulo Deus chamou os que eram seus em Corinto quando Paulo terminou seu trabalho de plantação chega Apolo que é o próximo pastor e o trabalho de Apolo agora é regar aquilo que Paulo havia plantado é cuidar da Fé dos novos convertidos que foi coisa que Paulo fez perdão que Apolo fez eu plantei Apolo.

    Regou mas o crescimento veio de Deus duas coisas importantes aqui pastores têm diferentes Ministérios tem pastores que são excelentes Plantadores mas não bote ele para pastor e a igreja não porque ele não vai saber e tem pastores que são excelentes regadores maravilhosos sou pastores de mão cheia mas que ele eles não são exatamente Evangelistas eles não são Desbravadores e Plantadores de igreja a diferentes.

    Vocações e diferentes Ministérios dentro do trabalho pastoral e a gente deve reconhecer isso que o pastor não tem um pastor ele não tem todos os dons ele não tem é por isso que nós precisamos uns dos outros e por isso que o ideal do novo testamento é um corpo de presbíteros e pastores para liderar e governar a igreja porque aí então a falta de um é compensada pelo Dom que o outro tem uma equipe que trabalha junta que é exatamente o caso de Paulo e Apolo Paulo plantou Apolo regou e agora o.

    Segundo ponto mas o crescimento Quem deu foi Deus todo mundo que é agricultor né todo mundo naquela época sabia que dependia das chuvas das estações dependendo do Sol fatores que estavam além do seu controle possibilidade Eles podiam plantar Eles podiam regar mas o crescimento ia Depender desses fatores naturais que não estavam no controle do Agricultor daqui do lavrador e portanto usando analogia a gente planta outro rega mas o crescimento da igreja o.

    Crescimento da obra de Deus é Deus quem concede por isso que não dá para você se gloriar no ministério de fulano de tal dizendo olha que coisa maravilhosa extraordinário o cara deve ser bom mesmo olha o tamanho da igreja olha a quantidade de gente que segue o cidadão Paulo tá falando exatamente disso aqui essa era a atitude dos Coríntios né inclusive estavam brigando por isso mas Paulo lembra para eles que existem Ministérios diferentes às vezes um pastor colhe muito em cima do trabalho.

    De Quem veio antes dele então parece que ele é bem sucedido mas na verdade teve alguém antes dele que preparou o terreno alguém que lançou as bases para que então ele pudesse fazer o trabalho de colheita daquilo que foi plantado conclusão de Paulo ainda no verso 7 de modo que nem o que planta é alguma coisa nem o que rega mas Deus que dá o crescimento ou seja toda glória é do Deus que ao final é o responsável.

    Pelo crescimento da igreja nem o que planta nem o que rega são alguma coisa e Portanto vocês não fiquem se gloriando neles eu sou de fulano eu sou desse clã não nada eles não devem ser considerados assim mas nós devemos considerar o Deus que nos dá todas estas coisas nos diversos 8 e 9 ainda dentro dessa figura da lavoura o apóstolo Paulo fala que eles entretanto receberão a sua recompensa de Deus verso 8 ora o que.

    Planta e o que rega são embora eles tenham o Ministérios diferentes mas eles estão Unidos no mesmo propósito Paulo e Apolo dois Ministérios distintos um plantador e o outro regador por assim dizer eles são distintos Mas eles são um que quer dizer eles estão Unidos no mesmo propósito inclusive algumas traduções é mais recentes ela já traduzem dessa maneira eles têm o mesmo propósito então tem o mesmo alvo que é o sentido que tá aqui no original.

    Eles têm Ministérios distintos entretanto tem o mesmo propósito e cada um receberá sua recompensa de acordo com seu trabalho Deus vai recompensá-los eles não buscam agora esse reconhecimento aqui nem deveria pastores não deveriam fazer isso obreiros Plantadores Evangelistas quem trabalha na obra não deveria buscar isso aqui agora mas saber que Deus haverá de recompensá-los de acordo com o trabalho que foi feito trabalho de plantação o trabalho de pastorear trabalho de.

    Evangelista trabalho doutrinação trabalho de visitação toda Gama de trabalho pastoral com quanto diferente receberá de Deus a sua recompensa E é isso que a gente deve esperar e é o que a gente deve buscar e por que que vai ser isso porque que Deus vai nos recompensar tá no verso 9 porque nós somos cooperadores de Deus é isso que os obreiros são cooperadores eles trabalham juntos a serviço de Deus naquilo que Paulo vai chamar aqui vocês são a lavoura de Deus a igreja é a.

    Lavoura de Deus é a plantação de Deus e Deus manda os seus obreiros para cuidar dela para semear para regar para colher para cortar os galhos para crescer mais para exterminar as pragas para mudar para colocar veneno para matar gafanhoto tudo que for ruim contra praga né Tem muita coisa para ser feita numa lavoura eu não tenho lavoura mas tem um pequeno Jardim lá em casa que minha esposa cuida e tem um monte de coisa tem.

    Que fazer não é só botar água não de vez em quando ele dá uma paradinha tem que limpar direitinho tem que cuidar senão a plantinha morre então há muito trabalho a ser feito na lavoura de Deus Paulo e Apolo eram servos que Deus mandou comissões distintas que trabalharam em épocas diferentes e que estavam servindo a Deus tinha o mesmo propósito e seriam recompensados por Deus esse é o resumo do que Paulo tá dizendo aqui a conclusão É vidente é essa não tem porque você se glorierem eu.

    Sou de Paulo eu sou de Apolo vocês não estão considerando os obreiros como eles Na verdade são eles são pessoas que trabalham na lavoura de Deus ao falar da lavoura Paulo já pega o gancho para trazer uma outra analogia veja o final do verso 9 quando ele diz assim Vocês são Lavoura de Deus e aí ele acrescenta E é difícil de Deus ele já mudou a figura agora já não tá falando mais de lavoura Mas agora ele vai usar uma figura do edifício que vai até o verso 15 não na verdade ele vai até o verso 11.

    Próximos versos se fundamentam nisso mas já é uma figura diferente o que que ele fala a respeito o que é que ele usa então em que sentido ele vai usar a figura do edifício quando a gente pensa não é difícil vocês estão imaginando na no antigo Oriente né um edifício aqui nos grandes edifícios aqui prédio de 30 andares de 15 andares 10 Não Era exatamente assim naquela época embora a palavra é difícil aqui né ela seja usada hoje para sempre esse tipo de construções eram.

    Construções mais modestas mas especialmente em Roma e já havia um conhecimento e engenharia suficiente para se fazer prédios com alguns andares e prédios majestosos e muito fortes também E como eu disse era uma sociedade que ainda dependia muito da agricultura e da pecuária e muita gente fazia suas casas especialmente aqueles que moravam no campo de material que estava a mão madeira feno palha o que era possível né.

    A gente fica imaginando hoje o contraste a gente tem às vezes os condomínios aqui em Recife ao redor do Rio Capibaribe você vê muitos desses condomínios e ali no pé do Rio você vê aquele aquela favela que é feita de casas de madeira de papelão de plástico de isopor do material que eles conseguem conquistar então a figura que Paulo vai o edifício né a ideia de um edifício era bem conhecida de já naquela época já era bem conhecido e Paulo vai usar essa analogia que a.

    Terceira que ele usa para bater no mesmo ponto que ele vem batendo aqui ele começa dizendo já que agora a figura de um é difícil toda difícil tem um começo ele começa dizendo que ele foi o que lançou a pedra fundamental verso 10 segundo a graça de Deus que me foi dada lancei o fundamento como sábio Construtor mais uma vez ele tá se referindo ao tempo que ele esteve na cidade de Corinto onde ele usando a figura da lavoura plantou a semente ou.

    Agora usando a figura do é difícil lançou a base do edifício que seria a igreja mesma coisa duas ilustrações dizendo a mesma coisa Paulo diz que ele como sábio Construtor a palavra Construtor aqui no grego arquiteto né que hoje já significa não tanto o engenheiro né que realmente vai lá e arquiteto faz parte não é claro ele bola planeja tudo não é mais talvez a tradução aqui da palavra arquiteto seria mais Engenheiro mesmo ou mestre de obra né Paulo foi aquele que foi lá e lançou.

    A base cavou meteu o ferro lá embaixo teu pedra o que o que se usava lá e deixou a base de um edifício e ele diz isso que ele fez segundo a graça que tinha sido dado a ele o que que ele se refere ele se refere ao seu apostolado Não é a primeira vez que Paulo faz isso com frequência ele quando fala do seu apostolado ele diz a graça que me foi dada por que que ele chamava de graça porque Paulo se considerava indigno ele.

    Perseguiu a igreja ele era inimigo do Evangelho ele prendeu o cristãos participou da morte de Estevão talvez de outros e portanto ele se achavam de todos os pecadores o pior que Deus o tivesse chamado e o tivesse colocado como Apóstolo isso de fato era uma grande graça o favor que Paulo não merecia e portanto ele sempre se refere ao seu apostolado Como a graça de Deus que ele havia sido dada você vê ele usando esse vocabulário na carta aos Efésios e também na carta aos Gálatas ele segundo a graça que Deus lhe deu.

    Como Apóstolo de Cristo Ele chegou na cidade de Corinto e com sabedoria como sábio Construtor ele lançou o fundamento não dá para deixar de notar aqui o uso da palavra sábio que faz parte do vocabulário sabedoria retórica sabedoria de palavras então Paulo lembra que ele ainda tá falando para uma igreja tá falando para gente que apreciava a sabedoria filosofia eloquência e Paulo diz então eu quando tive aí eu fui um.

    Sábio mestre de obras ou seja fiz o meu trabalho com a verdadeira sabedoria com a sabedoria de Deus e eu lancei o fundamento o fundamento é o Evangelho é Cristo a pessoa de Cristo que Cristo é o filho de Deus que Ele se tornou um de nós que ele morreu na cruz pelos nossos pecados que ele ressuscitou de entre os mortos ao terceiro dia esse é o fundamento da igreja como o próprio Jesus disse em Mateus Capítulo 18 que sobre aquela verdade que Pedro tinha declarado tu és o cristo ele haveria de edificar a sua igreja os apóstolos eram.

    Enviados por Deus para lançar o fundamento Jesus Cristo bem mas não é difícil não só tem a base né a base é a primeira etapa a primeira fase e ele diz então que outro edifica sobre ele o outro aqui não deve ser interpretado como uma referência Apolo né porque poderia ser uma crítica velada Apolo mas ele tá dizendo que depois que eles teve em Corinto e que lançou o fundamento e que saiu outras pessoas vieram e.

    Trabalharam em cima do fundamento não eram apóstolos porque o lançamento de fundamento tem a ver com o apóstolo mas eram pastores e Mestres que edificaram construir o edifício em cima da base que Paulo havia lançado e agora vem advertência de Paulo no final do verso 10 porém cada um veja como é difícil eu fiz um bom trabalho diz o apóstolo Paulo eu fiz o que Deus me mandou fazer eu lancei a base da igreja aí em Corinto depois de mim.

    Outros passaram pela igreja eles não lançaram e não deviam lançar outra base Mas eles edificaram em cima da base que eu lancei do fundamento que eu lancei precisa ter cuidado Então como vocês vão edificar sobre o fundamento que foi lançado aí e ele explica aí no verso 11 com a razão porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Jesus Cristo ou seja não lança em Um fundamento não.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Y5C1Wgo3KrE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem