04 - Quando os planos mudam (2Co 1.12--2.4)

04 - Quando os planos mudam (2Co 1.12--2.4) Boa noite a todos queremos salvar também aqueles que estão nos acompanhando pelo Facebook dar a nossa nosso Boa noite a todos vocês e convidados para abrir a palavra de Deus na segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 nós vamos do verso 12 até o capítulo 2 verso 4 é uma porção um pouco mais longa mas que ela forma uma unidade e nós não queremos.

04 - Quando os planos mudam (2Co 1.12--2.4)

Quebrar esse bloco e o assunto de Paulo aqui é um assunto que parece pouco espiritual nada Teológico Paulo tá simplesmente explicando porque aquele mudou de planos ele tinha prometido Queria visitar a igreja de Corinto a caminho da Macedônia depois mandou dizer que ia visitar na ida e na volta aí foi uma vez não foi a segunda escreveu uma carta meio que pesada pessoal da.

Igreja tava achando que estava procedendo com leviandade que tinha duas palavras e enfim e Paulo escreve o que nós vamos ler aqui é a defesa de Paulo né de que ele não agiu com Levi Andrade mas que ele tinha razões e propósitos quando ele acabou sem cumprir os planos que havia a princípio estabelecido quando eu tava estudando essa parte aqui né eu fiquei pensando né puxa vida né A gente é costuma ler Paulo carta como aos romanos por exemplo que.

Cada linha tá tratando de um tema teológico assim profundo e tudo mais de repente caiu em Segundo aos Coríntios onde ele tá se justificando porque que não fez uma visita né E mesmo assim Paulo apesar de ser uma coisa que parece trivial não é pouco espiritual uma coisa assim do dia a dia ainda assim Paulo ele não consegue dar essas explicações sem tocar na questão teológica então acaba sendo também.

Sendo uma fonte de muitas lições preciosas para nós práticas e teológicas e eu espero que o estudo nessa noite contribua para isso vamos ler então do verso 12 até o capítulo 2 verso 4 a nossa Glória é essa o testemunho da nossa consciência de que com Santidade e Sinceridade de Deus não com sabedoria humana mas na graça Divina temos vivido.

No mundo e mais especialmente para convosco porque nenhuma outra coisa vos escrevemos além das que ledes e bem compreendeis Espero que o compreendereis de todo como também já em parte nos compreendestes que somos a vossa glória como igualmente sois a nossa no dia de Jesus nosso senhor com essa confiança para que tivesses um segundo benefício e por vosso intermédio passar a Macedônia e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco e ser encaminhado por vós para Judeia ora determinando isso terei.

Porventura o sim ou não antes como Deus é fiel a nossa palavra para convosco não é sim não porque o filho de Deus Cristo Jesus que foi por nosso intermédio anunciado entre vós Isto é por mim Silvana Timóteo não foi sim e não mas sempre nele houve o sim porque quantas são as promessas de Deus tantas tem nele sim porquanto também por.

Ele é o Amém para glória de Deus por nossa intermédio mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus que também nos selou e deu o penhor do espírito em nosso coração eu porém por minha vida como a Deus por testemunha de que para vos poupar não tornei ainda a Corinto não que tenhamos domínio sobre a vossa fé mas porque somos cooperadores de vossa alegria por quanto pela fé Já estás firmados isso.

Deliberei por mim mesmo não voltar a encontrar-me convosco em tristeza porque se eu vos entristeço quem me alegrará se não aquele que está entristecido por mim mesmo isso escrevi para que quando for não tenha tristeza da parte daqueles que deveriam alegrar-me confiando em todos vós e que a minha alegria é também a vossa porque no meio de Sofrimentos e angústias de coração vos escrevi com.

Muitas lágrimas não para que ficasses entristecidos mas para que conhecesses o amor que vos consagro em grande medida Essa é a passagem e o contexto dela Eu já coloquei para vocês Resumindo Na mensagem anterior nós vimos como Paulo explicou a igreja de Corinto a razão dos seus Sofrimentos que estavam sendo usados como desculpa pelos seus inimigos para dizer.

Que Paulo não era um homem de Deus como é que um homem de Deus apanha em todo lugar é rejeitado pelos seus compatriotas é preso em cada cidade é expulso na base de pedrada como é que essa pessoa pode ser de Deus Paulo então explica que os Sofrimentos que ele passa por conta do Evangelho são usados por Deus para moldá-lo e fazer dele um instrumento para abençoar outras pessoas foi isso que nós vimos na última mensagem aqui Paulo está rebatendo outra crítica da igreja de Corinto que era.

Leviandade ou a falta de consideração pelo fato dele ter mudado pelo menos duas vezes os planos que ele tinha de visitar a cidade e estar com os irmãos lá da igreja e Paulo responde aqui em primeiro lugar fazendo uma declaração geral da sua integridade ele não é um homem de duas palavras ele não é uma pessoa que ela é Viana nas suas decisões e ele tem ele pode apelar para o seu testemunho especialmente os Coríntios eram testemunho era um testemunhas da.

    Integridade do apóstolo Paulo durante o tempo que ele esteve lá esse é o primeiro ponto essa declaração geral da

    Sua integridade que está aí nos versos de 12 a 14 são três pontos aí nesses Versículos o primeiro é que os Coríntios eram primeira que Paulo tinha a consciência tranquila de que ele tinha vivido nesse mundo de maneira íntegra com santidade com sinceridade da parte de Deus e não com sabedoria humana está indo verso 12.

    A nossa Glória é essa o testemunho da nossa consciência de que com santidade sinceridade de Deus e não com sabedoria humana mas na graça Divina temos vivido do mundo e mais especialmente para convosco o que ele está dizendo aqui é que a consciência dele está tranquila E isso Inclusive era uma glória para ele que ele tinha consciência tranquila de que ele tinha vivido nesse mundo ou vinha vivendo nesse mundo com santidade ou seja uma vida que era marcada pela.

    Pureza de intenções e de atitudes uma vida no caminho de Deus sinceridade ou seja com transparência não tinha motivos ocultos o que ele sentia o que ele pensava ele dizia não tinha disfarçateis e não com sabedoria humana e isso ele vai voltar no capítulo 2 verso 17 a gente vai chegar lá sabedoria humana é o que ele vai chamar mas adiante aquela capacidade que as pessoas têm de distorcer a verdade de Deus com propósitos errados Paulo diz eu.

    Tô com a minha consciência tranquila de que minha vida nesse mundo não é marcada por esse tipo de procedimento para enganar as pessoas mas Pela santidade de vida e pela transparência e Sinceridade especialmente para vocês veja aí o final do verso 12 porque ele tá dizendo isso porque Paulo passou pelo menos três anos na cidade de Corinto aqueles irmãos conheciam o apóstolo Paulo o labordo do apóstolo Paulo eles de todas as pessoas eram os que mais poderiam confirmar isso.

    Que Paulo está dizendo ele minha consciência está muito tranquila e vocês podem confirmar que o que eu estou dizendo é verdade eu sempre fui íntegro com vocês eu sempre disse a verdade que vocês eu não sou uma pessoa de duas palavras as minhas intenções sempre foram Claras isso é o primeiro ponto o segundo é que isso que Paulo era na sua maneira de viver Ele também era nas cartas que escrevia peço 13 porque nenhuma outra coisa vos escrevemos além.

    Daquelas que ledes e bem compreendeis e espero que o compreendereis de todo Paulo já tinha escrito uma primeira carta para os Coríntios que se perdeu a gente sabe dessa carta porque ele menciona na que é chamada de primeira aos Coríntios que na verdade é a segunda então em primeiro aos Coríntios 5 ele fala de uma primeira carta que ele escreveu nessa primeira carta que ele escreveu Paulo estava orientando a igreja não se associar com gente que não andava.

    De acordo com os caminhos de Deus depois ele escreveu uma segunda carta que entrou para a Bíblia como sendo primeiro aos Coríntios depois Paulo escreveu uma terceira carta que ele vai mencionar aqui que foi uma carta pesada depois dessa visita que ele fez que foi uma visita penosa uma carta que trouxe consternação para Paulo escrever e também para os Coríntios lerem e finalmente ele vai escrever a quarta carta que é essa que nós estamos.

    Estudando que entrou com o nome de segunda aos Coríntios então Paulo já quando ele diz essas palavras aqui no verso 13 nenhuma outra coisa vos escrevemos além das que lêdes e bem compreendeis Já é a terceira correspondência que ele tá mandando para a igreja de Corinto e o que ele tá dizendo é o seguinte o que eu escrevo é o que eu quero dizer mesmo aqui ó nenhuma outra coisa escrevo além daquilo que vocês leem compreende ou seja não tem segundas intenções Vocês.

    Não tem que ler nas Entrelinhas eu não tô mandando recado com as minhas cartas aquilo que vocês leem é aquilo que eu estou querendo dizer tal como eu sou na minha vida verso 12 não é eu também sou quando escrevo ou seja completamente transparente e íntegro verdadeiro não não manda o recado não tô escrevendo uma coisa insignificando outra e eu espero que vocês quando Leiam minhas cartas vocês Compreendo o que eu estou dizendo Então esse é o segundo ponto de pau veja ele tá primeiro querendo provar ou.

    Demonstrar a integridade dele que ele não é uma pessoa de duas palavras ele não é falso com as pessoas que ele é

    Completamente transparente que seus motivos são corretos ele apela para consciência pro testemunho dos Coríntios e agora as minhas cartas é do mesmo jeito o que você lê é o que eu penso eu não tô não é mandando recado é para vocês com as cartas que eu que eu mando e a terceira coisa Paulo diz aí no verso 14.

    Ele esperava que os Coríntios reconhecessem isso a integridade de Paulo na vida no ministério e nas cartas e que se gloriassem em Paulo gloriasse aqui é no bom sentido né pudesse dizer assim Deus nós te agradecemos que o Senhor nos deu um missionário nos deu um pastor como o apóstolo Paulo veja como é que Paulo argumenta no verso 14 ele diz assim como também já em parte nos compreendestes ele tinha dito um verso 3 espero que vocês compreendo as coisas que eu escrevo aqui no verso 14 ele diz.

    Como também já em parte de vocês me compreenderam já entenderam como eu sou que somos a vossa glória quando ele diz isso né que ele diz nós somos a vossa glória ele tá falando dele né Vocês já compreenderam o que eu sou o motivo de glória para vocês em vez de vocês ficarem pensando outras coisas de mim na realidade eu sou vocês deveriam estar agradecendo a Deus porque Deus deu a vocês a oportunidade de ser ministrados por mim Paulo tá sendo nem um pouquinho vaidoso a gente tem que lembrar que humildade não é você.

    Diminuir aquilo que você sabe que você é então quando alguém chega por exemplo para você e diz assim você é um excelente professor e você sabe que você é não é humildade você dizer assim não que nada eu não sou nada disso humildade não é você negar os seus dons Mas é você reconhecer os dois mas saber que aquilo que você é Foi Deus que lhe deu então é esse o caso de Paulo aqui quando.

    Ele diz eu sou a glória de vocês ele não tá sendo vaidoso ele tá sendo humilde ele sabe que ele é a glória dos Coríntios mas é somente pela graça E pela misericórdia de Deus então da próxima vez você receber um elogio aceite não se elogia é verdadeiro siga Amém obrigado né mas só pela graça de Deus mesmo né então não é humildade você negar aquilo que o Espírito Santo tem feito na sua vida e tem capacidade você.

    Então por isso que Paulo diz aqui você já compreenderam que eu sou a glória de vocês quer dizer o privilégio que vocês têm de me ter né como o Pastor de vocês o pregador de vocês e tudo mais e aí ele diz ó final do verso 14 como igualmente vocês são a minha glória no dia de Jesus Cristo nosso senhor ou seja lá no dia quando Cristo voltar no dia do juízo quando todos comparece diante do.

    Senhor Jesus então Paulo dizendo eu vou me gloriar em vocês e vou dizer essa eu me eu me alegro com essa igreja eu eu agradeço a Ti Senhor Jesus por essa igreja por esse povo é que eu tive o privilégio de ministrar de ser instrumento para salvação Então o que Paulo tá dizendo assim da mesma forma que no dia do juízo eu vou me gloriar de vocês vocês então se gloriam de mim porque porque eu nunca tratei vocês de.

    Maneira errada aí volta ao ponto vocês sabem eu me importei de maneira Santa de maneira íntegra não com sabedoria humana da forma como eu vivia eu também escrevo compreendam isso e naquele dia o dia do juízo eu vou me gloriar em vocês Se gloriam em mim ou seja aqui nessa parte Paulo faz essa declaração geral da integridade dele né Tá sinceridade dos motivos dele infelizmente às vezes é necessário a gente fazer isso porque às vezes os motivos as intenções.

    E os atos especialmente dos líderes eles são questionados eles são questionados por pessoas que não sabem todos os fatos que não conhecem todas as coisas e que muito menos não conhecem a mente o coração e de fato às vezes algumas atitudes e algumas decisões que a liderança toma elas podem parecer estranhas para quem tá fora para quem não sabe todos os motivos e todas as coisas e por isso que às vezes é importante que o líder ou os líderes eles venham à frente Como Paulo tá.

    Falando aqui e ele se explique e diga e manifeste a verdade para que as pessoas possam compreender algumas pessoas questionam Porque questiono mesmo né E tá no direito de fazer isso em algumas amalícia em outras não então por amor daquelas questionam sem Malícia a liderança deveria prestar contas das decisões e dos motivos pelos quais determinadas escolhas foram feitas a que.

    Afetam a vida da igreja bom na segunda parte do que eu li para vocês é que é aqui estamos na segunda aos Coríntios Capítulo 1 de 15 a 24 Paulo defende a sua integridade na mudança dos planos de viagem que é a razão disso aqui o ponto é que Paula havia prometido na segunda carta que é a primeira que ele iria visitar os Coríntios uma vez Então veja aí comigo é só voltar página um pouquinho primeiro aos Coríntios.

    Capítulo 16 vai voltar uma ou duas partes primeiro os Coríntios Capítulo 16 verso 5 Paulo diz irei ter como ele disse ele tinha dito irei ter convosco por ocasião da minha passagem pela Macedônia porque devo percorrer a Macedônia Lembrando que Corinto era a capital da província da Macedônia Paulo tinha que passar por aquela região ele disse eu vou passar pela Macedônia então eu vou posar aí com.

    Vocês na cidade de Corinto e bem pode ser que convosco me demore e minha visita não vai ser curta ele tá dizendo né o mesmo passe o inverno o inverno que três quatro meses por aí talvez eu passo o inverno com vocês para que me encaminheis nas viagens que eu tenho de fazer então ele diz olha meu plano é eu vou para Macedônia vou ficar aí com vocês uns quatro ou cinco meses e depois vocês me encaminham nas viagens que eu tenho que fazer encaminhar seria apoiar.

    Financeiramente em Orações moral encorajar não é para que Paulo continuasse o seu trabalho missionário peço 7 porque não quero agora ver-vos apenas de passagem pois espero permanecer convosco algum tempo se o senhor permitir Então esse foi o plano Inicial né que Paulo escreveu para eles dizendo Olha eu vou e eu vou passar algum tempo com vocês e daí vocês vão me mandar para os outros lugares que eu tenho que ir só o que que aconteceu.

    Confiado no amor dos Coríntios e na estima que Paulo pensava que os Coríntios a igreja tinha por ele ele mudou para fazer não uma visita mais duas o plano agora e depois de ter escrito isso ele mandou dizer que na verdade ele ia passar por lá ficar lá um tempo e mais para frente e na volta ia fazer outra visita ou seja em vez de uma visita na Ida ele fazer duas visitas uma na Ida e depois outra na volta que é o.

    Que ele diz aqui nos versos 15 e 16 com essa confiança agora tô em segundo o Corinthians vamos agora para segunda aos Coríntios né Capítulo 1 agora verso 15 16 foi com essa confiança a confiança é o que ele disse no verso anterior né de que ele é a glória dos Coríntios pelo menos ele pensava que era né então com essa confiança de que vocês se gloriam em mim que vocês têm prazer e alegria em mim eu resolvi ir primeiro encontrar-me convosco para que tivesses um segundo.

    Benefício ou seja em vez de uma vez duas o segundo benefício e por vosso intermédio passar a Macedônia e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco tá vendo o plano aqui como mudou né eu Primeiro vou para vocês e depois na volta no encontro de novo com vocês porque eu quero que vocês tenham dois benefícios né No primeiro quando eu tiver aí que vocês vão desfrutar da minha presença e não era confiado né e na volta né que vocês vão desfrutar da.

    Minha presença uma segunda vez porque afinal eu sou a glória de vocês e vocês são a minha né então ele tá confiado que os Coríntios iriam receber bem aquele plano e ele mandou avisar mandou avisar né ele e o que que aconteceu no final ele acabou não voltando lá a segunda vez que é que aconteceu Ele foi a primeira vez e essa visita que ele fez foi uma visita extremamente penosa.

    Havia críticas na igreja ele deve ter sido mal recebido a o ambiente deve ter ficado tenso e aquele clima de de bom relacionamento entre pastor e igreja foi por água abaixo os Coríntios devem ter reclamado muito da primeira aos Coríntios onde Paulo corrige uma série de coisas a gente estudou o primeiro aos Coríntios né Paulo corrige problemas doutrinários problemas Morais problemas de relacionamento os Coríntios parece que não receberam muito bem essa carta e.

    Aproveitar que Paulo tava lá e já foram dizendo assim você pensa que é quem não é que manda uma carta daquela corrigindo a gente e a coisa ficou feia O resultado é que a segunda visita não aconteceu Paulo fez só a primeira foi visita triste e ele então resolveu não voltar lá em vez disso ele mandou uma carta e essa carta é uma carta pesada era uma carta em que Paulo toma uma postura de líder da igreja.

    Mesmo como pai espiritual deles e pegou pesado mesmo na entre os Coríntios veja o que diz o verso 17 as críticas né ora determinando isso de que ele iria duas vezes terei porventura agido com leviandade ou ao deliberar a caso delibera o segundo a carne de sorte que haja em mim simultaneamente o sim ou não porque essa era a crítica que ele estava recebendo a.

    Princípio né que você disse que vinha uma vez Depois diz que vinha duas depois acabou vindo uma só Afinal Paulo né Que tipo de homem é você que faz planos muda de planos você não leva em consideração a gente você disse que vinha passar o inverno aqui o irmão João já tinha preparado o apartamento fulano e tal já tinha cevado um bezerro e tal como é que é isso né Paulo pergunta então será que eu agi com Levi Andrade Será que eu deliberei segundo a carne Será que em mim assimultaneamente o sim ou não.

    Olha a defesa que ele faz a partir do verso 18 a defesa dele foi o seguinte vocês se lembram o evangelho que eu prego o evangelho que eu prego não é sim e não ele é quando ele é assim ele é sim e quando ele não ele não em outras palavras uma pessoa que prega esse tipo de mensagem Seria o tipo de pessoa que se comporta diferente esse é o argumento de Paulo ele apela para sua pregação dizendo aqui ó verso 18 antes como Deus.

    É fiel a nossa palavra para convosco não é sim e não porque Deus é fiel ou seja quando Deus diz uma coisa ele vai ele segue naquele rumo o tempo todo ele não muda Então esse é o Deus que eu prego verso 19 porque o filho de Deus Cristo Jesus que foi por nosso intermédio anunciado entre vós Isto é por mim estavam com Paulo quando ele foi lá a primeira vez Cristo não foi sim e não mas sempre nele houve o sim.

    Então o evangelho que eu peguei para vocês eu Timóteo e Silas foi o Evangelho do Cristo em quem sempre há o sim em Cristo Não Há sim e não ao mesmo tempo mas o sim de Deus verso 20 porque quantas são as promessas de Deus tantas tem nele sim por quanto também por ele é o Amém para glória de Deus por nosso intermédio o que Paulo tá dizendo é que o evangelho que ele pregou é de que todas as promessas de Deus tem o sim em.

    Jesus Cristo tudo que Deus prometeu ele cumpre por meio de Jesus Cristo em Cristo todas as promessas tem o Amém de Deus amém quer dizer assim seja Ora se essa é a minha mensagem Se esse é o evangelho que eu preguei vocês acham que eu me comporto de forma diferente como se em mim estivesse o sim e o não ao mesmo tempo eu sou um homem de uma só palavras se eu mudei é porque houve uma razão houve um propósito não foi com Levi Andrade que essas coisas aconteceram verso 21 Aquele que nos.

    Confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus ou seja esse Deus desse evangelho que eu prego é o mesmo Deus que a ele disse quatro coisas é o Deus que confirma Me confirma com vocês que me ungiu para pregar o evangelho para vocês verso 23 também nos selou com o Espírito Santo e nos deu o penhor do espírito em nosso coração ou seja esse Deus cuja a palavra é.

    Sempre sim em Cristo Jesus é o mesmo Deus que me separou ungiu confirmou e selou para que eu fosse Apóstolo de vocês pregador entre vocês e Ministro do Evangelho entre vocês como é que em mim Vai ter sim e não como é que eu sou um homem de duas palavras porque a mensagem que eu prego uma mensagem só eu não eu não adulterei essa mensagem eu não eu não agi com sabedoria mano ele vai voltar para isso no capítulo 2 eu não torci o evangelho Eu não manipulei o.

    Evangelho então Sempre fui verdadeiro portanto Vocês deviam confiar que as minhas decisões elas são decisões verdadeiras e agora a partir do verso 23 Ele explica porque que ele não foi a segunda vez primeiro Ele preparou o terreno todo né porque ele tá achando que é suspeitas dos Coríntios não são fundadas porque eles tinham um exemplo da vida de Paulo Você conheceu a pessoa conviveu com a pessoa sabe que a pessoa é íntegra sempre agiu com verdade se.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Alc7QV8Q11I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem