02. O amor de Paulo pelos Romanos (Rm 1.8-15)

02. O amor de Paulo pelos Romanos (Rm 1.8-15) Romanos Capítulo 1 de 8 a 15 primeiramente dou graças a meu Deus mediante em Jesus Cristo no tocante a todos vós porque em todo mundo é proclamado a vossa fé porque Deus a quem sirvo em meu espírito no evangelho de seu filho é minha testemunha de como incessantemente faço menção de voz em todas as minhas orações suplicando que em algum tempo pela vontade de Deus se.

02. O amor de Paulo pelos Romanos (Rm 1.8-15)

Me ofereça boa ocasião de visitá-los porque muito desejo ver-vos a fim de repartir convosco algum Dom espiritual para que sejais confirmados Isto é para quem vossa companhia reciprocamente nos confortemos por intermédio da Fé mútua vossa e minha porque não quero irmãos que ignoreis que muitas vezes me propus e ter convosco no que tenho sido até agora impedido para conseguir igualmente.

Entre vós algum fruto Como também entre os gentios pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros tanto a sábios como a ignorantes por isso quanto está em mim estou pronto anunciar o evangelho também a vós outros em Roma até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar pedir que o nosso Deus nos Oriente na compreensão da sua palavra senhor nós queremos pedir que ter o Benito Espírito Santo aplique a tua palavra aos nossos corações.

Nós sabemos que sem a atuação dele em nós nós seremos apenas ouvintes da palavra mas nós queremos que ela seja implantada profundamente em nosso coração e Produza fruto para a vida eterna Oramos por transformação renovação iluminação compreensão conforto enfim senhor como o senhor nos conhece dá-nos de acordo com a necessidade e que tua palavra senhor seja instrumento.

Nessa noite para edificação do teu povo trazendo assim glória ao teu nome é o que nós Te pedimos orando também por outras igrejas onde nesse momento também Tua Palavra está sendo pregada para que elas se propague por esse país tão querido e tão carente em nome de Jesus amém meus irmãos Na mensagem anterior nós vimos porque o apóstolo Paulo escreveu essa carta ele estava no final da sua.

Terceira viagem missionária depois de muitos anos pregando na bacia do Mediterrâneo e ele tinha colocado os olhos na Espanha que era um campo onde Cristo não havia sido ainda anunciado então ele planeja chegar até a Espanha e no caminho para a Espanha está exatamente a igreja de Roma que ele não havia afundado mas na qual havia muitos conhecidos Paulo não era oficialmente conhecido da igreja de Roma embora tinha amigos lá e o plano de Paulo era.

Terminar um projeto que ele havia começado aquela altura que era ir até Jerusalém levar uma oferta que ele tinha levantado para os cristãos pobres da Judeia e de lá de Jerusalém ele pegaria o navio para ir para Roma onde pretendia passar algum tempo com os cristãos de Roma e de lá ser enviado por eles para Espanha onde Paulo pretendia pregar o Evangelho naquela região só que ele como eu disse não era conhecido oficialmente da igreja e além.

Disso corriam boatos a respeito do apóstolo Paulo em Roma especialmente por conta da grande comunidade de juDeus que havia na cidade os juDeus desde o início perseguir o apóstolo Paulo e a fama de Paulo entre a Comunidade Judaica era de alguém que havia apostatado do Judaísmo abandonado a sua religião havia traído a religião dos seus pais havia negado Moisés falava contra o templo falava contra a lei de Deus a obrigava os juDeus a não mais circuncidar os seus filhos dizia que Israel não era mais o.

Povo de Deus havia muita fofoca muita crítica acontecendo entre os juDeus a respeito do apóstolo Paulo e ele sabe que quando chegasse em Roma ele haveria de enfrentar opositores devido a quantidade de juDeus que havia em Roma e ao fato de que a igreja de Roma era também composta os juDeus então ele resolve escrever essa carta que nós conhecemos Como a carta aos romanos a caminho de Jerusalém mas com os olhos voltados para Roma onde ele explica o evangelho que ele prega ele responde já.

Algumas das críticas que ele sabe que ele vai receber e ele aproveita para tratar de alguns assuntos pastorais que ele sabe que a igreja de Roma a precisava Como por exemplo o relacionamento entre juDeus e gentios ele começou a carta falando a respeito de si mesmo e do evangelho que ele prega conforme nós vimos na última mensagem ele falou que o evangelho que ele prega é o evangelho de Deus não foi ele que inventou essa mensagem e que o Evangelho é uma promessa antiga que Deus fez.

Através dos Profetas de Israel e que ele está cumprindo agora na pessoa de Jesus de Nazaré e o Evangelho é a respeito disso é sobre Jesus Cristo filho de Deus Deus feito o homem entre nós e esse evangelho deve ser Pregado em todo o mundo por isso Paulo tem interesse de ir até Roma e de lá até a Espanha aqui na sequência do verso 8 a 15 tudo isso que eu disse foi do verso 1 até o verso 7 agora na sequência do verso 8 até o verso 15 Paulo fala do grande amor que.

Ele tem pelos cristãos de Roma e fala dos do desejo que tem em visitá-los e dos seus planos de estar com eles e ao fazer isso nós Paulo revela um coração amoroso Pastoral preocupado e nos dá acesso ao Espírito daquele que é o e foi o maior missionário de todos os tempos do cristianismo hoje à noite eu queria ver com vocês esse amor que Paulo tinha por aquelas pessoas que ficou demonstrado no fato de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Que Paulo orava constantemente por eles também no desejo que Paulo tinha de ter

    Comunhão com eles e também Paulo porque Paulo se sentia devedor a eles para pregar o Evangelho o Meu Alvo é ao fazer essa exposição é tentar aprender com o apóstolo Paulo O que é ser crente o que é que significa ser um crente piedoso O que que significa ser alguém de fato comprometido com o evangelho aqui nessa passagem o apóstolo Paulo abre a janela.

    Do seu coração discutindo o seu interior e nós podemos ver como é o coração de um homem temente a Deus alguém completamente comprometido com o evangelho de Jesus e fazendo isso a nossa expectativa é que o espírito santo de Deus sonde o nosso próprio coração e usando Paulo como exemplo também nos Oriente nos corrija nos conforte e nos encoraje a viver uma vida que sirva Deus com tal intensidade.

    Como o apóstolo Paulo vamos ver então em primeiro lugar como Paulo usava revelado nas orações que Paulo oferecia por ele está aí do verso 8 até o verso 10 no verso 8 ele diz primeiramente antes de tudo em primeiro lugar como coisa principal como minha prioridade eu dou graças a meu Deus mediante Jesus Cristo no tocante a todos vós porque em todo mundo é proclamada a vossa fé mesmo que Paulo não tem afundado a igreja de Roma e mesmo que outras pessoas eram líderes.

    Da igreja de Roma Paulo agradecia a Deus porque a igreja de Roma era uma igreja que crescia era uma igreja que tinha se espalhado cuja fé havia se espalhado pelo mundo todo em parte porque todos os caminhos levavam a Roma muita gente ia a Roma que era capital do império conhecia o evangelho através da igreja de Roma e saía para outros lugares levando esse evangelho a obra missionária da igreja de Roma era conhecida já a fé daqueles.

    Irmãos já era propagado em todo o império romano e Paulo todo dia agradecia dizendo Senhor muito obrigado pela igreja do Reverendo fulano de tal te dou graças porque aquela igreja tá crescendo Deus não fui eu que plantei a igreja eu não sou líder da igreja eu não estou recebendo Glória nenhuma mas eu te agradeço Deus porque o meu interesse não é que eu seja glorificado mas que o evangelho cresça e aquela igreja tá crescendo são outros pastores são outros líderes Não fui eu que fundei mas é o evangelho.

    Como Paulo se agradece todo dia Deus por uma igreja que ele não plantou ovelhas que não eram suas um trabalho que ele não liderou por frutos que ele não procurou a gente mal consegue agradecer a Deus é pelo que ele tá fazendo na nossa vida muito menos se alegrar quando outras igrejas outros irmãos outras pessoas estão avançando espiritualmente e levando o evangelho ao mundo inteiro meus irmãos um coração de.

    Paulo aqui é o coração que nós deveríamos ter o amor que nós vivemos pelo Reino de Deus pela igreja o reino de Deus é maior do que a igreja presbiteriana é maior do que a sua denominação Deus tem 7 mil que não dobrar o joelho abaal há milhares e milhões de cristãos em todo lugar que creem no Senhor Jesus como você crer e nós temos que nos alegrar com esse fato com o progresso do Evangelho ainda que não seja da nossa denominação Mas onde o.

    Verdadeiro evangelho está sendo ensinado nós temos que ajoelhar diante de Deus Eu agradeço primeiramente antes de mais nada antes de agradecer por mim porque teu evangelho a tua igreja tá crescendo no mundo isso essa é a razão pela qual a igreja desde o início ela foi chamada pelos teólogos de católica e Universal infelizmente a igreja de Roma mais tarde vai pegar o termo católica para ela mas.

    Uma das um dos atributos da igreja é que ela é católica católica significa simplesmente que ela é do tamanho do mundo ela se estende pelo mundo todo a fé é universal é de todas as raças é de todos os povos e não somente Nossa e não somente em nós então o alegrasse pelo avanço do Reino de Deus pela pela propagação da semente em todo mundo isso estava no coração do apóstolo Paulo e mostrava como ele de fato amava aqueles irmãos não é primeiramente dou graças a.

    Meu Deus mediante Jesus Cristo no tocante a todos nós porque em todo mundo é proclamado a vossa fé graças a Deus os

    Pastores deveriam desenvolver esse espírito mais porque há muita concorrência às vezes muita competição um pastor está alegre Pelo sucesso do outro tem que ser um pastor crente para poder se alegrar com o sucesso de outros pastores e aqui tem um pastor Alegre Pelo sucesso do pastor de Roma o apóstolo Paulo dando graças a Deus por isso nós deveríamos ter esse espírito entre nós que somos líderes.

    Paulo coloca isso como prioridade já falei e Note que ele disse que ele dá graças ao seu Deus o que revela essa intimidade esse intenso envolvimento pessoal com Deus relacionamento de Deus com Paulo Não era com a divindade distante ele pode se referir a Deus e dizer é o meu Deus e essa expressãozinha curta traz um mundo de significado revela essa relação pessoal intensa do apóstolo Paulo a.

    Ponto dele dizer é o meu Deus o meu Deus com quem eu tenho esse relacionamento e Ele diz também no verso 8 que essa Ação de Graças é mediante e Jesus Cristo porque é somente através de Jesus Cristo que nós podemos chamar Deus de nosso senão ele não é o nosso Deus se não ele é o Deus criador do universo juízo universal de todos e que haverá de nos julgar pela sua.

    Santa lei Mas mediante Jesus Cristo eu posso dizer ele é o meu Deus com quem eu tenho um relacionamento pessoal constante diário e profundo uma ironia Paulo está agradecendo porque a fé da igreja de roma é proclamado em todo mundo se Paulo fosse escrever uma carta aos romanos Hoje ele escreveria Uma Carta contra os romanos e não aos romanos né mas contra os romanos infelizmente através da história a igreja de Roma elogiada que ela se.

    Desviou dos caminhos de Deus especialmente durante a idade média deu origem a uma religião que se propõe mas que pouco preserva do cristianismo original como Paulo defende aqui nessa carta pouco hoje apresenta desse cristianismo original cariceno de uma reforma que já aconteceu no século 16 e de mais outras e demais outras o que mostra que situações podem mudar e mesmo igrejas que receberam a igreja que recebeu a carta escrita.

    Pelo Apóstolo Paulo onde você contém onde se encontra contido o verdadeiro evangelho de Deus Com o tempo ela pode apostatar e se desviar do Santo caminho e da reta doutrina daí a necessidade de cuidado que nós temos e sempre estarmos alertas porque o nosso coração é enganoso Paulo amava aqueles irmãos orava por eles agradecia por eles intercedia por eles verso 9 Deus a quem.

    Eu sirvo e meu espírito no evangelho de seu filho é minha testemunha de como incessantemente faço menção de voz aqui já é demais não é a gente agradecer a Deus pelas ovelhas de outro pastor já é um passo grande mas você interceder todo dia por elas aí tem que ser crente mesmo Deus eu te agradeço pelas ovelhas do pastor fulano de tal eu quero pedir por cada uma delas que o Senhor abençoe que.

    Elas prosperem que elas cresçam são livre do mal ajuda na necessidade não é e Paulo nem conhecia esse pessoal mas diariamente diz aqui incessantemente ele fazia menção dos crentes de Roma em suas orações problema é que a gente nem ora né Quanto mais orar desse jeito a gente nem ora quanto mais orar desse jeito o que mostra um amor de Paulo por essas pessoas e o que é o verdadeiro cristianismo O que é um crente.

    Comprometido com o evangelho alguém que vive intensamente o Evangelho se alegra quando ele prospera ora pelos outros Ora pela pelo progresso dos outros Agradece a Deus fica feliz quando outros são exaltados aqui nós estamos olhando para o coração de um verdadeiro crente alguém completamente comprometido com a palavra de Deus olha o que ele diz aqui a respeito Dessa Oração primeiro que ele.

    Fazia isso constantemente tá aí no verso 9 né incessantemente eu faço menção de voz nas minhas orações e ele até invoca Deus como testemunho não é porque pode parecer uma coisa que os romanos iam dizer assim eu não acredito que você faz isso eu não acredito que você ora por nós você nem nos conhece né Eu não acredito que você ora por nós e Paulo diz assim eu Deus a quem sirvo em meu espírito no evangelho de seu filho é minha testemunha porque Paulo sabia que só podia chamar como testemunha Deus.

    Não é porque só Deus conhecia a vida de oração dele então ele chama Deus como testemunha porque parece incrível que ele desce Graças pelos Romanos e que orava por eles todo dia na verdade se você for olhar as outras cartas de Paulo ele orava todo dia pelos Colossenses Filipenses Tessalonicenses em todas essas cartas ele diz incessantemente eu lembro de vocês era um homem de oração que amava o povo de Deus que tinha interesse pelo povo de.

    Deus note como ele se refere a Deus aqui ó ele diz eu chamo Deus como testemunha o Deus a quem eu sirvo a palavra servir aqui é de onde vem a palavra significa serviço religioso então Paulo Aqui está dizendo esse Deus que é o Meu Deus a quem eu sirvo a quem eu sirvo como um sacerdote é isso que quer dizer a quem eu Ministro todo dia a quem eu me achego para servir para.

    Oferecer Louvores e meu coração e minha vida Deus a quem sirvo e ele disse eu sirvo em espírito Talvez ele tenha feito isso de propósito para contrastar com o Judaísmo e as suas exigências externas o legalismo judaico ou para contrastar com a religião dos Romanos e dos gregos que era muito ritualista Paulo tá dizendo que o serviço que ele presta a o Deus dele é um serviço com seu espírito.

    Interior lá de dentro portanto é sincero não é algo de fachada não é algo de simulado para as outras pessoas verem mas é algo que parte do seu coração Esse é o verdadeiro cristianismo que ele vem de dentro você serve a Deus no espírito é claro que isso vai mudar a sua vida né partir do seu coração mas é lá no coração na alma no espírito que está sede das nossas afeições religiosas.

    E é lá onde Deus sincroniza através de Jesus Cristo e onde o Espírito Santo habita é que o nosso coração isso é Vimos a Deus os atos religiosos externos participar de um culto como hoje à noite levantar para cantar depois trazer dízimos e ofertas ou participar da confissão pública essas coisas são boas e necessárias mas isso não faz de você um cristão se isso não for no seu espírito lá de.

    Dentro Deus a quem sirvo no meu espírito e ele acrescenta não evangelho de seu filho mais uma vez dizendo que isso só é possível mediante as boas notícias do filho de Deus Jesus Cristo porque Sem ele nós não teríamos como acessar a presença de Deus e diante de Deus servi-lo e honrá-lo e glorificá-lo e nos entregar a nós mesmos a ele e orar interceder só no evangelho de Cristo é.

    Que nós podemos chegar ao verdadeiro Deus não há outro caminho não é o caminho da sua religiosidade não é o Caminho das suas obras não é o caminho da sua moralidade ou de qualquer outra coisa que parta de você mas é serviço a Deus mediante o evangelho do filho dele não tem outro caminho para nós nos achegarmos a Deus e servi-lo a não ser através do Evangelho é esse Deus que Paulo chama como testemunho e diz eu sei que parece incrível que o que eu tô dizendo que eu oro por vocês todo dia mas o Deus a quem.

    Eu sirvo no meu espírito no evangelho do seu filho ele é testemunha de que todo dia quando eu dobro o joelhos para orar eu me lembro de vocês e eu oro Senhor abençoe os irmãos de Roma ajuda-os Roma centro da do império capital da daquele estado poderosíssimo onde os cristãos estavam sujeitos a Perseguição havia ameaça dos próprios juDeus situação difícil no meio dos.

    Pagãos Sem uma pessoa que eles irmãos lutando para viver a vida cristã e Paulo fazia isso todo dia isso fazia parte do serviço que ele oferecia a Deus e não somente isso vai mais ó Paulo não somente dava graças por eles não somente orava por eles mas Paulo dizia Deus um dia eu quero visitar esses irmãos um dia eu quero estar com eles verso 10 em todas as minhas orações suplicando que não algum tempo pela vontade de Deus.

    Se me ofereça boa ocasião de visitar vocês então ele não era do tipo assim Tô orando por aqueles irmãos mas eu não quero eles lá em Roma E eu aqui em Jerusalém né o amor de Paulo era tão concreto e real que ele na verdade ele queria estar com aqueles irmãos isso mostra uma coisa que eu sei que você já descobriu na prática você quer estar por quem você ora Já.

    Notou isso que quando você começa a orar por uma pessoa de repente você tem vontade de estar com aquela pessoa Por isso que eu digo você quer perdoar alguém aquela pessoa que lhe ofendeu que lhe magoou aquela pessoa que você começa a orar por ela daqui a pouco você vai estar dizendo Deus me dá uma oportunidade de almoçar com essa pessoa começa orando por aquela pessoa pedindo que Deus abençoe que Deus faça prosperar aquela Range um namorado lindo não é maravilhoso não é mesmo que você não tenha Então peça tudo né Deus abençoe e.

    Daqui a pouco você vai perceber que você tá dizendo assim Deus eu queria uma chance de me encontrar com essa pessoa fazer amizade com ela eu sei que ela me ofendeu mas agora eu comecei a orar por ela e o meu coração se abriu para ela percebem a relação Paulo começa a orar por essas pessoas e ele Então finalmente confessa na verdade irmãos eu estou orando até para que Deus me deu uma boa ocasião para eu ir visitar vocês eu quero estar com vocês eu quero ter comunhão com vocês Esse é o meu desejo e era uma coisa que Paulo já queria muito tempo ele vai dizer isso lá no final da carta capítulo.

    15 verso 23 ele diz ó de longa data eu já venho orando e pedindo que Deus me deu uma ocasião para ver vocês Note que ele disse ver vocês não é não tá dizendo eu quero ir morar com vocês porque na verdade o plano dele era passar um tempo com aqueles irmãos conhecê-los ter comunhão com eles e de lá ele ir para a Espanha para pregar o Evangelho então ele queria uma oportunidade para conhecer os irmãos e está lá com eles mas ao fazer isso nós.

    Ele diz assim que ele tá suplicando que na algum tempo pela vontade de Deus se ofereça uma boa ocasião para visitá-los Paulo sabia que Deus dominava todas as circunstâncias que Deus controla os fatos e a história por isso que mesmo que ele tenha desejo de ir a Roma ele sabe que isso vai depender da vontade de Deus por isso que Ao Orar ele diz Deus se for da tua vontade ou quando for da tua vontade abre uma ocasião para que eu.

    Possa visitar aqueles irmãos e nós estamos falando aqui de um homem de fé de um homem que se via Deus no espírito de um homem que tinha acesso a presença de Deus um homem comprometido com Deus e que conheci a Deus intimamente ainda assim ele não se sente tão confiante a ponto de dizer assim eu decreto que amanhã eu vou para Roma eu declaro isso não esse homem humilde Porque quanto mais você conhece a Deus menos.

    Arrogante você a verdade é essa menos atrevido você vai ser esse pessoal atrevido aí é porque não conhece Deus porque se conhecesse Deus não ficava dando ordem para ele ou dizendo a ele o que é que ele tem que fazer Porque quanto mais você conhece a Deus mas você vai fazer como aqui Deus se for a tua vontade eu gostaria de arrumar e não é outro se não Paulo que está dizendo isso Senhor se for a tua vontade ele se sujeita.

    A vontade de Deus e agora parece que uma ocasião estava surgindo né porque ele tá de partida no final da terceira viagem ele tá de partida para Jerusalém e de lá de Jerusalém ele mais ou menos já considera que cumpriu ele passou deve ter passado aí nas estimativas cerca de 15 anos evangelizando a região do Mediterrâneo não tem mais espaço Ele olha para Espanha e eu quero ir para lá então ele vê ele parece que vai dar certo ele tá parece que Deus agora vai abrir uma.

    Porta não é mal sabia Paulo que estes planos não se concretizaria não faz mal a gente planejar e Paulo fazia Planos só que não saiu exatamente como ele queria ele chegou em Jerusalém É verdade mas quando ele chegou lá ele foi preso e no final ele chegou em Roma É verdade dois anos depois e acorrentado como Prisioneiro político e essa cidade que ele tanto amava e queria tanto ver foi o.

    Palco da sua morte no ano 64 quando o Imperador Nero mandou cortar sua cabeça na Via Ápia os planos nem sempre são como a gente quer não custa fazê-los e dizer Deus se for a tua vontade era que Paulo fosse a Roma mas não era exatamente como o Paulo queria Não Era exatamente como Paulo queria aqui vemos queridos esse amor de Paulo por esses irmãos cuja maioria ele não conhecia de uma igreja que ele não fundou e com quem ele queria de fato ter.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DYiABmsl8U4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem