05 - Orando pelo Espírito (Ef 1.15-23)

05 - Orando pelo Espírito (Ef 1.15-23) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios e façamos a leitura do verso 15 até o verso 23 onde nós temos o registro da oração de Paulo pelos crentes de Éfeso Efésios Capítulo 1 de 15 a 23 ousamos a leitura por isso também eu tendo ouvido a fé que.

05 - Orando pelo Espírito (Ef 1.15-23)

Há entre vós no senhor Jesus e o amor para com todos os santos não cesso lhe dar graça por vós fazendo menção de vós nas minhas orações para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo pai da Glória vos conceda espírito de Sabedoria e de Revelação no pleno conhecimento dele iluminar os olhos do vosso coração para saber disso Qual é a esperança do seu chamamento Qual a riqueza da Glória da.

Sua herança dos Santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos segundo eficácia da força do seu poder o qual exerceu ele em Cristo ressuscitando dentre os mortos e fazendo sentar à sua direita nos lugares Celestiais acima de todo o Principado e potestade poder e domínio e de todo o nome que se possa referir não só no presente século mas também no vindouro e pôs todas as coisas debaixo dos seus pés.

E para ser o cabeça sobre todas as coisas odeio a igreja a qual é o seu corpo a Plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas ó Deus querido nós pedimos a iluminação do teu espírito santo para compreender esta passagem Tão rica tão profunda e tão desafiadora fala os nossos corações Essa Noite Mais uma vez pedimos no nome de Jesus amém.

Queridos nós estamos dando continuidade a nossa série de mensagens nessa carta a carta aos Efésios escrita pelo Apóstolo Paulo quando estava preso em Roma ele escreveu esta carta porque chegou ao seu conhecimento que os crentes da Ásia especialmente da cidade de Éfeso estavam preocupados pela sua prisão Paulo estava preso acusado pelos juDeus de ser um criminoso político porque ele pregava a.

Cristo como sendo filhos para acusado E pedir a sua morte e Paulo acaba indo para Roma como Prisioneiro político ali ele fica durante dois anos e nesse período ele tem notícias que eles chegam da igreja que ele mesmo havia plantado na cidade de Éfeso Paulo Então escreve essa carta com objetivo de tranquilizar aqueles irmãos e de dizer que a sua prisão estava em.

Acordo com o plano que Deus havia traçado antes da fundação do mundo aqui nessa carta ele fala de como Deus planejou a igreja na eternidade Capítulo 1 de 3 a 14 em seguida Ora por eles para que eles possam compreender esse mistério em seguida ele fala da Graça de Deus na salvação do verso primeiro até o verso 10 do capítulo 2 e de como Deus na Igreja uniu juDeus e gentios no capítulo 3 ele fala da sua vocação como Deus o chamou para ser pregador do Evangelho aos não juDeus e é por isso que ele está.

Preso e aí ele ora uma segunda vez Capítulo 3 de 14 a 21 começa a parte prática da carta em que ele dá orientações aos Efésios como eles viviam Viver em União como eles devem exercer os dons espirituais como eles viviam viver de idade buscar a plenitude do Espírito como eles deviam viver o casamento a criação de filhos como eles deviam se portar no trabalho e ele termina falando sobre a necessidade de tomarmos armadura de Deus para enfrentar.

Os inimigos da igreja Capítulo 6 de 10 a 20 e a carta termina com algumas recomendações é uma cartinha preciosa é uma das mais lidas pelos cristãos através dos séculos e é uma das cartas mais profundas do apóstolo Paulo onde ele nos revela os mistérios de Deus e dos seus planos para nós hoje à noite no texto que nós acabamos de ler nós veremos esta oração que Paulo faz pela igreja e Éfeso pelos leitores da carta.

Depois de ter exposto o plano de Deus na redenção ele começa a oração em si ela foi motivada ele começa portanto dizendo a razão pela qual ele ora pelos irmãos tá no verso 15 por isso também eu tendo ouvido a fé que há entre vós no senhor Jesus e o amor para com todos os santos não censo de dar Graças.

Por voz aparentemente são duas coisas que levaram Paulo a fazer esta oração o por isso a ponta para trás ou seja tudo que ele escreveu do verso 3 ao verso 14 o que é que ele escreveu no verso 3 ao verso 14 ele falou de como Deus pai na eternidade escolheu e predestinou aqueles que ele quis para salvação como Deus Filho tomou forma humana e derramou o seu sangue para redimir estes.

Que foram eleitos por Deus na eternidade e como o espírito santo cela os benefícios de Cristo a Graça de Cristo A Redenção no coração desses eleitos quando eles ouviram a palavra da verdade o Evangelho da Salvação dito isso então verso 15 como Paulo ouviu a respeito da fé que eles tinham no senhor Jesus e do amor para com todos os santos Paulo.

    Então se enche de gratidão a Deus e intercede por eles para que eles

    Conheçam mais a respeito desta salvação que ele apresentou do verso 3 até o verso 14 ou seja essa oração que começa no verso 15 é para que os cristãos entendam o que Paulo disse de três a 14 a uma questão aqui que precisa ser esclarecida eu disse a vocês que Paulo fundou a Igreja de Éfeso e o relato está lá em Atos Capítulo 19 Paulo chega ali naquela.

    Cidade que era capital da acaia aliás capital da província da Ásia ele prega o evangelho ali durante dois anos a um avivamento espiritual de Grande Monte muitas pessoas que se converteram praticantes de artes mágicas elas vão em praça pública elas queimam os livros de Magia e nasce uma igreja poderosa ali naquela cidade debaixo da pregação do apóstolo Paulo cinco anos depois mais ou menos cinco.

    Seis anos depois estando na prisão Paulo tem notícia de que a igreja vai bem ela a essa altura devia ter dobrado triplicado e quadruplicado de número desde que Paulo estava lá é por isso que ele fala como se não conhecesse a igreja quando eu ouvi da fé que vocês têm no senhor Jesus e do amor que vocês têm então eu comecei a orar por vocês não é que ele não conhecia a igreja porque ele conhecia era uma igreja era a igreja de cinco seis anos atrás que agora havia se.

    Multiplicado e havia crescido fé em Cristo estou ainda no verso 15 fé no senhor Jesus e amor para com todos os santos no Novo Testamento são dois Sinais dos verdadeiros cristãos O que é um cristão é alguém que tem fé no Senhor Jesus Cristo e como resultado Ele ama seus irmãos Paulo ouviu falar que aquelas pessoas lá em Éfeso Jesus Cristo como ele havia ensinado e que.

    Demonstravam isso através do amor para com os irmãos e o seu coração se enche de gratidão a Deus por eles é como se Paulo dissesse o meu trabalho não foi em vão eu preguei durante dois anos ali e agora me chega essa notícia de que eles estão firmes na fé em Cristo Jesus e amando uns aos outros Paulo então se dirige ao Deus e Pai do senhor Jesus Cristo pai da Glória numa oração é importante aqui notar no verso 17 que.

    Ele se dirige a Deus dessa forma ele Ora para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo o pai da Glória eu não é qualquer Deus mas é o Deus o pai de Nosso Senhor Jesus Cristo Esse é o Deus a quem nós servimos é a ele que nós adoramos o pai de Jesus Cristo para nós Deus se define a partir de Cristo é isso que nos faz por exemplo diferente dos juDeus os juDeus Leiam o antigo testamento que é o mesmo antigo.

    Testamento que nós temos mas nós lemos o antigo testamento a partir do novo e o Deus do Antigo Testamento Ele é o pai de Nosso Senhor Jesus Cristo é isso que nos faz diferentes dos juDeus por exemplo os juDeus vão dizer que só há um Deus um Deus do Antigo Testamento mas nós sabemos mais do que isso nós queremos mais do que isso que esse Deus é o pai de Jesus Cristo e aqui que tem a separação entre cristianismo e judaísmo essa definição de Deus dirigisse a Deus.

    Como pai de Jesus Cristo e ele não é só o pai de Jesus Cristo mas ele é o pai da Glória Ele é aquele que deve receber toda glória a quem toda glória seja dada para todo sempre Paulo então quando ouve falar que aqueles pagãos lá de Éfeso que tinham crido na mensagem do Evangelho estavam firmes na fé em Jesus Cristo e amando os irmãos ele se dirige ao o Deus.

    De Jesus Cristo pai da Glória numa oração Essa oração incluía primeiro gratidão a Deus tá aí no verso 16 ele disse que não cesso de dar Graças por voz era parte da vida devocional do apóstolo Paulo o não cesso de dar Graça significa provavelmente que todo dia Paulo quando orava se lembrava daqueles cristãos e orava por eles pedindo a Deus basicamente duas coisas.

    O que que Paulo pedia primeira coisa que Paulo pedia a Deus em

    Favor dos Efésios era a concessão do Espírito Santo trazendo sabedoria e Revelação verso 17 oro para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo pai da Glória vos conceda espírito de Sabedoria e de Revelação no pleno conhecimento dele vocês sabem que a palavra espírito na língua grega Ela tanto pode significar o espírito humano.

    Como o espírito maligno como Espírito de Deus é a mesmíssima palavra e em grego não tem maiúscula quando você tá lendo sua Bíblia em português e você encontra espírito com e maiúsculo você imediatamente sabe que está se referindo ao Espírito de Deus quando você encontra com ele minúsculo Então pode estar se referindo a qualquer outro espírito só que no grego não tem maiúsculo e os tradutores são obrigados a entender a passagem para interpretar espírito Paulo.

    Está se referindo ou qualquer outro autor bíblico aqui no caso os tradutores da nossa Bíblia entenderam que Paulo está pedindo a Deus que Deus conceda aos cristãos iluminação espírito de Sabedoria e de iluminação como se fosse uma atitude mental apropriada para compreender as coisas do Evangelho Mas eu desconfio e comigo outras traduções e outros estudiosos da do novo testamento que Paulo aqui tá se.

    Referindo ao Espírito Santo e que a nossa tradução deveria ter colocado com e maiúsculo porque o que Paulo está pedindo é Que Deus conceda aqueles cristãos o espírito santo no seu poder e na sua capacidade de mestre para iluminar o entendimento deles e guiá-los na compreensão da Verdade é isso que Paulo está pedindo e se isso está correto e eu creio que está o que você tem aqui é uma daquelas poucas orações no antigo testamento que.

    Pode ser chamadas de oração de avivamento ou oração pelo Espírito Santo o Novo Testamento olha para o Cristão como tendo já o Espírito Santo mas Em algumas ocasiões você encontra Paulo e outros autores bíblicos se dirigindo a Deus em oração e pedindo Que Deus conceda o Espírito Santo a igreja conselho do Espírito Santo aos cristãos não é que o espírito santo vem pela primeira vez como se nunca tivesse habitado na igreja ou no Cristão mas que.

    Ele venha na capacidade de mestre com poder com autoridade para santificar para guiar e para iluminar e é o que nós temos aqui Paulo está pedindo a estes a Deus para que derrame o seu espírito santo sobre a Igreja de Éfeso e particularmente Paulo está querendo que esse derramamento do espírito santo essa concessão do Espírito Santo traga duas coisas aos.

    Cristãos e aqui nós vamos ficar um pouco surpresos porque quando modernamente nós escutamos orações por Avivamento Geralmente as pessoas associam a vinda do Espírito Santo e Avivamento com sinais prodígios Maravilhas Coisas extraordinárias mas Paulo quando pede que Deus deu o espírito santo aqueles irmãos pede simplesmente que o Espírito Santo ilumine a mente deles para que eles possam conhecer as grandezas do Evangelho Esse é um tipo de oração por Avivamento.

    Que é incomum geralmente quando as pessoas estão pedindo Avivamento orando pelo Espírito Santo elas associam isso a manifestações extraordinárias Paulo não tá pensando nisso aqui ele tá querendo que Deus derrame o espírito santo sobre aquela igreja para que aquela igreja tem uma compreensão profunda de quem é Deus O que Deus Fez por eles quem é Jesus Cristo e tudo que está associado a isso é isso que Paulo.

    Tá pedindo ele pede duas coisas então a primeira é essa concessão do Espírito Santo para que Deus vos conceda espírito de Sabedoria e de Revelação no pleno conhecimento dele lá no livro do profeta Isaías se você quiser me seguir no Capítulo 11 no verso 2 a uma passagem que pode ser muito bem a passagem que esteja por detrás do que Paulo está pedindo aqui Capítulo 11 de Isaías do tronco de Jessé.

    Sairá um rebento e das suas raízes o renovo repousará sobre ele o espírito do senhor aqui Não há dúvida não é o espírito de Deus repousará sobre ele o espírito do Senhor o espírito de Sabedoria e de entendimento o espírito de conselho e de Fortaleza o espírito de conhecimento e de temor do senhor quando o profeta Isaías profetiza acerca do Espírito vindo sobre o Messias ele diz que esse espírito daria ao Messias.

    Sabedoria entendimento conselho Fortaleza e conhecimento de Deus agora o que Paulo está fazendo é pedindo que esse mesmo espírito que veio sobre Jesus Cristo dando a ele conhecimento sabedoria e entendimento venha também sobre nós para que nós possamos também saber e desenvolver a mente de Cristo entender as coisas de Deus a profundidade dos mistérios da sabedoria e do conhecimento do pai é isso que ele.

    Tá pedindo aqui olha o alvo de Paulo para que que Paulo pede isso final do verso 17 Que Deus conceda espírito de Sabedoria e de Revelação no pleno conhecimento todo crente tem conhecimento de Deus mas o que Paulo está pedindo é que Deus mande o Espírito Santo para trazer pleno conhecimento um conhecimento profundo um conhecimento completo um conhecimento abrangente um conhecimento que transforme de fato pleno conhecimento de.

    Deus conhecer a Deus plenamente e as coisas de Deus é por isso que Paulo está orando por aqueles irmãos é isso que ele está pedindo uma palavrinha aqui a respeito do termo Revelação Já que é um termo muito carregado hoje né eu estou dizendo que Paulo está pedindo que Deus dê espírito de Revelação ao seu povo naturalmente não tô nem de perto me referindo o que acontece em algumas igrejas em que revelação do Espírito.

    Santo é comparada a você adivinhar o que é que tá acontecendo na vida dos irmãos O que é que os irmãos estão fazendo escondido ou o que é que vai acontecer daqui a dois três dias na vida de alguém eu não tô dizendo que Deus não pode fazer isso eu acredito que extraordinariamente extraordinariamente em situações de crise em situações inéditas Deus que é soberano e que não deve explicação a ninguém ele pode fazer o que ele quiser mas o que eu estou dizendo é que no Novo.

    Testamento que é a revelação que ele fez de si mesmo para nós ele não promete nos guiar através desse tipo de coisa mandar um profeta dizer para mim com quem eu vou casar qual vai ser minha profissão onde eu vou morar você não encontra isso no Novo Testamento como sendo a maneira pela qual Deus nos guia revelação na Bíblia não é isso revelação aqui como está explicado no verso seguinte verso 18 é iluminação.

    Iluminar é ajudar o seu entendimento é trazer luz para o seu entendimento para você entender não uma coisa que você nunca sabia não é lhe dar um conhecimento novo mas ajudar você a compreender alguma coisa que você já sabia É nesse sentido que Deus dá Revelação ao seu povo que a mesma coisa de iluminação Revelação no sentido de conteúdo novo mistérios de Deus coisas que Deus tinha oculta isso foi dada aos Apóstolos e aos.

    Escritores do Antigo Testamento eles nos trouxeram o conhecimento oculto de Deus através de Revelação pela inspiração ele eram isso na Bíblia e pela lição Nós lemos a Bíblia e entendemos o que Deus ali revelou então nós dizemos na igreja reformada e nós acreditamos que não é porque é reformada Mas porque é bíblica que não há mais Revelação no sentido de novos conteúdos essa fase já passou uma vez que a Bíblia está completa o que nós.

    Pedimos a Deus e queremos de Deus é aquilo que está no verso 18 e que é o segundo pedido de Paulo que na verdade é a mesma coisa em outras palavras verso 18 iluminados os olhos do vosso coração coração não tem olho a gente sabe né Paulo tá falando metaforicamente coração é o que nós somos por dentro é o nosso homem interior o que Paulo está pedindo.

    É que o espírito santo de Deus ilumine os nossos olhos espirituais sem iluminação do Espírito Santo Nós andamos em trevas nós podemos ouvir sermões podemos ler a Bíblia escutar bons pregadores ler bons livros mas não vamos entender nada não é uma questão de entendimento intelectual porque até nós podemos entender mas nós não vamos nos apropriar disso Isso não vai fazer sentido na minha vida eu sei que vocês todos têm essa experiência de escutar uma um.

    Sermão uma palestra e você entender aquilo e você concordar com aquilo mas aquilo não não não toca você não mexe você não impacta você não muda a sua vida não transforma a sua vida quando os olhos do seu coração são iluminados você Ah entendi isso é para mim e há uma mudança na sua vida há uma transformação no seu interior e só quem pode fazer.

    Isso é o espírito santo de Deus só Deus pode fazer isso e essa é a esperança de todo pregador e é por isso que nós dizemos que a mensagem sempre é maior do que o mensageiro sempre a mensagem é maior do que o mensageiro porque o resultado dela depende da aplicação do Espírito Santo por isso que Paulo Ora por aquela igreja que Deus derrame o espírito santo sobre aquela igreja para que os olhos do coração daqueles cristãos sejam iluminados para que eles.

    Possam conhecer três coisas Quais são as três coisas que Paulo quer que eles conheçam tá indo verso 18 começando no verso 18 primeira para saber diz qual é a esperança do seu chamamento segunda qual a riqueza da Glória da sua herança nos Santos e terceira Qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos ele pede três coisas eu sei que essa.

    Oração de Paulo ela soa muito estranha nos dias em que nós vivemos você aqui tem um pastor que tá preso milhares de quilômetros de distância do seu rebanho Éfeso Roma Éfeso ele tem notícias de que aqueles irmãos estão sendo perseguidos que estão angustiados apesar de com a prisão dele apesar de que eles têm fé em Jesus e amam seus irmãos e Paulo tá orando para que eles entendam o evangelho Paulo Ora para que Deus derrama o espírito santo sobre eles para que eles.

    Tenham uma compreensão de quem é Deus do que Deus Fez por eles parece não bater com o que a gente ouve com esse tipo de evangelho que predomina em nosso país e que as pessoas se dirigem a Deus pedindo coisas muito menos sublimes do que essa tipo saúde libertação cura solução para os seus problemas imediatos é tão raro você encontrar uma pessoa de joelhos diante de Deus dizendo Deus me enche do Espírito Santo porque eu quero compreender a plenitude do.

    Evangelho eu quero entender o que é que como a glória de Cristo eu quero perceber as implicações da sua ressurreição se ilumina os olhos do meu entendimento é tão difícil encontrar uma pessoa orando assim geralmente nós nos dirigimos a Deus por outras coisas mas Paulo aqui nos ensina que esse é o tipo de oração mais Fundamental e que nós deveríamos fazer na igreja.

    Porque em eu creio que dá boa parte dos casos o que nos falta é o conhecimento de Deus é sabermos estas coisas entendermos estas coisas há uma superficialidade na igreja evangélica dos nossos dias que é muito notória eu vou voltar para esse ponto daqui a pouco mas eu quero explorar aqui primeiro estas coisas que Paulo está pedindo aqui eu disse que era três coisas a primeira coisa que ele pede é que os crentes tenham Certeza da.

    Salvação é isso que a expressão do chamamento representa nós somos chamados por Deus é bom você saber disso né não foi você que se convidou Foi Deus que lhe chamou ninguém entra no céu indo entra no céu para o convite eu sei que isso pode parecer estranho mas o que é que significa a esperança o crente é chamado na Bíblia de que de chamado a nossa conversa é chamada de que de chamamento de vocação.

    Então não tem ninguém que vai entrar no céu porque se ofereceu para aí sabe por quê Porque não tem ninguém que se ofereça por aí ninguém quer só vai porque Deus chama se Deus não chamasse ninguém tava interessado Não muito obrigado tem outro compromisso não estou interessado comprei uma fazenda lembra da parábola comprei uma fazenda comprei uma junta de bois casei tem que ir para a lua de mel tem uma.

    Propriedade que eu vou examinar não estou interessado lembra que Jesus contou essa história é um chamado Deus chama e quando ele chama é fica as mente a pessoa vai e Deus nos chama para a vida eterna ele nos chama para herdar o seu reino Para vivermos com ele no Novo Céu e na nova terra onde habita a justiça e isso é a nossa esperança aqui nesse mundo que depois da nossa morte ou na vinda de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E6dY2dWzzXY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem