A COROA DA JUSTIÇA - Hernandes Dias Lopes

A COROA DA JUSTIÇA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes Abra sua Bíblia comigo por favor na segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo o capítulo 4 segundo Timóteo Capítulo 4 a partir do verso 6 ao verso 18 antes da leitura deste texto é da mais alta importância entender que esta é a última carta que Paulo escreveu Paulo escreveu esta.

A COROA DA JUSTIÇA - Hernandes Dias Lopes

Carta da sua segunda prisão em Roma Quando ele estava na masmorra mamertina quando Paulo escreveu essa carta ele já estava sentenciado à morte já estava no corredor da Morte já estava aguardando o dia da sua execução Este é o último capítulo da carta e Estas são as últimas palavras do capítulo portanto Essas são as últimas palavras proferidas pelo Apóstolo Paulo antes de.

Ser decapitado estão carregadas de muita emoção e tem para nós um significado muito importante ele está escrevendo para Timóteo seu filho na fé que então era pastor em Éfeso na Ásia menor e ao escrever esta carta ele diz assim Timóteo quanto a mim estou sendo oferecido por libação e o tempo e a minha partida é chegado combati O Bom Combate completei a.

Carreira guardei a fé já agora a coroa da Justiça me está guardada a qual o senhor juiz me dará naquele dia e não apenas a mim mas a todos quantos am a sua vinda procura vir ter comigo depressa porque Demas tendo amado o presente século me abandonou se foi PR tessalônica crescente foi para galácia Tito para.

Somente Lucas está comigo toma contigo Marcos e traz Pois me é útil para o ministério quant tíquico mandei-o até Éfeso Quando vieres traz a capa que deixei em trode na casa de carpo bem como os livros especialmente os pergaminhos Alexandre o latoeiro causou-me muitos males o senhor lhe dará paga segundo as suas obras tu guarda-te também dele porque resistiu fortemente Às nossas palavras na minha primeira.

Defesa ninguém foi a meu favor mas todo dos me abandonaram isto não lhe seja posto em conta mas o senhor me assistiu e me revestiu de forças para que por meu intermédio a pregação fosse plenamente cumprida e todos os gentios ouvissem e Fui libertado da boca do leão o senhor me livrará também de toda a obra maligna me levará salvo para o seu reino Celestial.

A ele Glória pelos séculos dos séculos amém am quero pedir permissão a vocês para só voltar nesse texto já no final da minha fala nesta conferência missionária eu gostaria de apresentar a vocês aquele que foi considerado o maior missionário da igreja cristã apóstolo Paulo aquele homem que foi o maior.

Plantador de igrejas da história do cristianismo maior teólogo maior pastor maior Evangelista aquele homem que plantou igrejas nas províncias da galácia da Macedônia da acaia da Ásia menor aquele homem que dos 27 livros do novo testamento escreveu 13 aquele homem que morreu pobre velho cheio de cicatrizes abandonado acusado condenado a pena de morte.

Aquele homem que morreu degolado mas é mais influente na história do que todos os césares de Roma juntos quem é este homem que pode trazer para esta conferência missionária lampejos e direção a história deste homem começa lá em Filipenses Capítulo 3 versos 5 e 6 quando diz que foi circuncidada a oitavo dia da linhagem de Israel da Tribo de Benjamim judeu hebreu.

De Hebreus quanto a lei fariseu quanto a lei ainda Zeloso do Evangelho ele era um judeu por o sangue diz atos 22:3 que ele nasceu em taxo da silícia portanto era um cidadão Romano por direito de nascimento que mudou-se para Jerusalém onde morava a sua irmã para estudar aos pés do Grande Mestre gamaliel neto do Rabino rilo com o propósito de ser um dos grandes líderes do Judaísmo do.

Primeiro século Gálatas 1 diz que ele dentre os seus pares se destacou pelo zelo que ele tinha pela tradição dos juDeus tornou-se um homem culto poliglota personalidade firme capacidade invulgar liderança reconhecida se fortalecia entre o seu povo com a promessa de ser o grande líder do judaísmo daquele tempo.

Entretanto enquanto Saulo de táo se fortalecia em Jerusalém um outro Rabino também crescia em Israel não na decantada Jerusalém no lugar da mais refinada cultura lógica mas na pequena e Pobre Nazaré da Galileia não perlustrando os bancos de um academia trabalhando na ordura da luta de uma Carpintaria com as mãos calejadas o Rabino da Galileia aos 30.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Anos de idade deixa Nazaré vai ao rio Jordão e é batizado por João Batista

    Para dar início ao seu ministério e diz a bíblia que este Rabino da Galileia pregava e ensinava não como os escribas mas como quem tinha autoridade Os Cegos viam os coxos andavam os mudos falavam Os surdos ouviam os mortos ressuscitavam isso certamente provocou.

    Inveja do sinedrio judaico das autoridades religiosas de Israel então começaram a vigiá-lo a persegui-lo a acusá-lo prendam-no acusaram-no de blasfemia contra Deus e conspiração contra César foi levado ao pretório Romano ao tribunal romano do governador romano e foi condenado a pena de morte e morte de cruz crucificaram sepultaram-no para alívio do Cedro judaico porém no primeiro dia.

    Da semana o túmulo do rabi da Galileia Foi aberto de dentro para fora Ele entrou nas entranhas da Morte matou a morte e ressuscitou inaugurando a imortalidade provocou um grande tumulto entre os seus inimigos e é então que se levanta Saulo de Tarso o braço de ferro do do sinédrio judaico para perseguir com assassina a igreja cristã que acabava de nascer e o.

    Livro de Atos dos Apóstolos apresenta Saulo com duas figuras a primeira delas é que ele era uma fera selvagem isso está posto lá em Atos 9:1 quando diz que ele respirava abaças e morte contra os discípulos de Jesus e a palavra na língua grega significa a mesma Fúria ável de uma fera que salta sobre a sua presa para devorá-la ele era uma fera Selvagem se não.

    Vejamos ele a si mesmo se define lá em primeiro Timóteo 1:13 como um perseguidor insolente e blasfemo ele se denomina em primeiro Coríntios 15:99 como menor dos Apóstolos que nem tinha direito de ser chamado Apóstolo porque ele perseguiu a igreja de Deus lá em Atos 8:3 diz que ele assolava a igreja de Deus entrando nas casas arrastando homens e mulheres para lançá-los na.

    Prisão mas Gálatas 1 Versículo 13 diz que ele devastava a igreja de Deus porém atos 9:21 vai além e diz que ele exterminava os discípulos de Jesus que morava em Jerusalém e exterminar não é prender exterminar não é bater exterminar é matar Saulo era um assassino isso fica mais claro ainda.

    Quando você olha atos 22 Versículo 4 e diz que ele perseguia o caminho a religião Cristã até a morte mas ele não perseguia apenas a religião cristã Atos 26 Versículo 9 diz que ele entendia que devia fazer muitas coisas contra o nome de Jesus Ele não só perseguia a religião dos crentes ele não só perseguia os crentes ele perseguia o Deus dos crentes ele perseguia.

    Jesus atos 26:10 diz que ele em cerrou não poucos não alguns mas muitos dos Santos em prisões e contra esses muitos Santos dava o seu voto quando os matavam ele matou muitos Santos em Jerusalém diríamos nós Hoje ele foi um serial killer ele era um monstro ele era uma fera selvagem atos 2611 diz que muitas vezes.

    Por todas as sinagogas ele aflige os cristãos forçando-os a blasfemar ou em outras palavras ele não só perseguia fisicamente ele perseguia também psicologicamente ele entrava numa sinagoga e dizia ou você nega Jesus eu te prendo ou você nega Jesus eu te bato ou você nega Jesus eu te mato ele era uma fera selvagem mas em segundo lugar o Novo Testamento apresenta Saulo de Tarso como um touro Indomável.

    Está lá em Atos 261 quando ele caminhava cheio de fúria

    Para Damasco para aprender os cristãos quando de repente O doador de touro bravos joga esse touro bravo no chão e grita desde os céus Saulo Saulo porque me persegues dura coa te é recalcitrar es contra os aguilhões às vezes imaginamos que o Espírito Santo só começou a trabalhar em Saulo lá no caminho de Damasco isso não é uma.

    Verdade todas as vezes todas as vezes que Saulo entrava numa casa para prender um crente todas as vezes que Saulo entrava numa sinagoga para bater nos crentes e esses crentes em vez de negar a sua fé estavam prontos a morrer por causa de Jesus e não negar o nome de Jesus era o Espírito Santo Pando a consciência deste homem era o espírito santo ferrando esse touro.

    Bravo mas esse touro bravo não quer ser amado e aguilhão é o principal instrumento paraar um touro bravo mas esse touro bravo não quer ser amado não quer se submeter mas um dia o domador de touro bravos derruba chão e brada os ouvidos da sua alma Saulo Saulo Por que me persegues dura coa te é recalcitrar.

    Contra os aguilhões o touro bravo está caído o touro brav está vencido o maior perseguidor do cristianismo está convertido então ele diz quem és Tu Senhor Eu sou Jesus a quem tu persegues a levanta-te por quem te enviarei para longe aos gentios e mais tarde o senhor lhe disse Ananias eu lhe mostrarei o quanto importa sofrer pelo meu.

    Nome diz a bíblia que ele ficou cego D ele é levado para Damasco paraa Rua Direita E então diz a Bíblia que Deus diz a Ananias lá em Atos 9:13 Ananias vai a rua de direita e impõe as mãos sobre Saulo para ele ser curado E Ananias respondeu mas Senhor eu tenho escutado de tanta gente quantos males tem feito este homem aos teus santos em Jerusalém disz vai porque.

    Ele é para mim Um Vaso Escolhido eu enviarei para longe aos gentios e eu lhe mostrarei o quanto importa sofrer pelo meu nome Ananias foi Ananias pôs as mãos sobre ele ele ficou Curado seus olhos voltaram a enxergar ele foi revestido com o poder do Espírito Santo ele foi batizado Agora eu quero que você abra a sua Bíblia comigo em Atos.

    9:20 porque está escrito aí que logo depois que ele foi curado revestido com Espírito Santo e batizado ele começa a pregar nas sinagogas de Damasco mando que Jesus é o filho de Deus agora por favor dê uma olhadinha em Atos 922 diz que Saulo mais e mais se fortalecia confundindo J Deus demonstrando que Jesus é o.

    Cristo e eu pergunto a vocês Há alguma diferenç entre o que ele fez no verso 20 para o que ele fez no verso 22 Há alguma diferença e a resposta é há uma imensa diferença o verso 22 diz que ele demonstrava que Jesus é o Cristo e demonstrar é provar uma tese detalhada meticulosa e.

    Exaustivamente a grande Pergunta que é esta quanto tempo durou entre o que ele fez no verso 20 afirmar que Jesus é o filho de Deus e provar provar demonstrar que este Jesus é o messias que este Jesus é o prometido de Deus que este Jesus é o Cristo atos não responde essa pergunta mas a resposta está lá em Gálatas Capítulo primeiro.

    Versículos 16 17 e 18 diz o texto que quando ele foi convertido em Damasco ele não sobre para Jerusalém onde estavam os apóstolos mas ele vai pra região da Arábia e ele fica na região da Arábia 3 anos após o que ele retorna a damasco e então sobe a Jerusalém a grande pergunta é o que Saulo ficou fazendo em na Arábia durante 3 anos e a resposta é um seminário.

    Intensivo com o Senhor Jesus se Jesus dedicou 3S anos aos Apóstolos em Israel Jesus dedica TRS anos a Saulo de Tarso na Arábia ali ele relê certamente relê e relê e relê o antigo testamento e então ele conclui que este Jesus que ele perseguira era veramente o Cristo o.

    Messias ali ele aprende teologia não aos pés de um grande mestre como aprendera as doutrinas judaicas aos pés de gamaliel ali ele recebe do próprio Senhor Jesus a revelação e então convencido desta verdade ele volta segundo Gálatas 1:17 outra vez para Damasco depois de TR anos e exatamente aí se encaixa o verso 22 Saulo mais e mais se fortalecia confundindo os juDeus demonstrando provando que Jesus é o.

    Messias que Jesus é o Cristo que que acontece os juDeus de Damasco querem matá-lo ele precisa fugir de maneira humilhante de noite D Um cesto por ali abaixo e para onde ele vai agora veja comigo atos 9:26 agora ele sobe para Jerusalém Agora eu preciso muito da sua atenção muito porque gostaria de levantar uma tese aqui e a tese é esta quando Saulo Sobe.

    Aqui em Atos 9:26 para Jerusalém ele sobe não fundamentado na Nova Aliança mas ainda na velha aliança e o ponto que eu quero destacar é este Às vezes a gente imagina que Saulo foi poderosamente usado por Deus desde a sua conversão Isso não é um um fato não é um fato quando ele sobe para Jerusalém meus amados ele pensa ele acha que ele vai ser o grande líder da.

    Igreja O que é nova aliança o que é velha aliança vocês se lembram da velha aliança Quando Moisés desceu com as tábuas da lei do Sinai o que que o povo disse tudo que o senhor falou Nós faremos eu pergunto a vocês fizeram não fizeram o que faltou o povo ali sinceridade não faltou poder sabe por quê na velha aliança tudo depende de nós nada depende de Deus mas na Nova Aliança tudo depende de Deus nada depende de nós.

    A doutrina da Nova Aliança é uma verdade teológica que o próprio Paulo mais tarde vai ensinar na sua segunda carta aos Coríntios a partir do Capítulo 2 verso 14 quando ele diz assim graças porém a Deus que em Cristo sempre nos conduz em Triunfo e por meio de nós manifesta a fragrância do seu conhecimento tanto nos que são salvos como nos que se perdem para estes aroma de morte para morte para aqueles perfume de vida paraa vida porém quem é suficiente para essas coisas e a pergunta fica no ar no capítulo 2 verso 16 segundo a os.

    Coríntios e a resposta só chega no capítulo 3 versos 4 e 5 quando ele diz a a nossa suficiência vem de Deus isso é Nova Aliança então quando ele sobe para Jerusalém ele está ainda dentro da velha aliança porque ele está convencido que ele será o grande líder e por que que é possível pensar isso pensem comigo eu tinha razões primeiro todos os apóstolos de Jesus exceto Judas Iscariotes já tinha.

    Cometido suicídio eram Galileus ou seja lá do norte de Israel uma região agrícola uma região rural de vilas pequenas e aqui na Judeia aqui em Jerusalém os Galileus eram tratados como gente de segunda categoria Saulo deve ter pensado esses homens sendo Galileus não vão conseguir nada aqui segundo os apóstolos além de Galileus eram iletrados.

    E Jerusalém era a capital intelectual da teologia era a cidade que tinha o Cedro que tinha os escribas que tinha os saduceus os fariseus era o quartel general da religião Judaica ele deve ter pensado esses homens além de Galileus incultos e letrá não vão conseguir nada aqui ele pensou assim eu estou mais preparado eu tenho o melhor currículum eu tenho melhor performance eu conheço os corredores eclesiásticos de Jerusalém.

    Eu me criei aqui Eu me formei Aqui eu conheço toda a estrutura religiosa de Jerusalém eu serei o grande líder quando ele chega atos 9:26 a igreja de Jerusalém não acreditou na conversão dele a igreja de Jerusalém pensou que ele estava sabotando a fé cristã para perseguir os cristãos e bateu a porta da igreja na cara dele para quem queria ser líder nem recebido foi mas atos 9:27 diz que Barnabé o acolhe.

    Que Barnabé recebe que Barnabé apresenta os apóstolos que os apóstolos o abraçam o acolhem e agora sim ele tem entrada na igreja ele tem desenvoltura na igreja de Jerusalém ele discute ele conversa ele dialoga com os helenistas os juDeus nascidos fora de Israel e chegou um momento que os helenistas disseram assim nós vamos matar Paulo aí os membros igreja se reuniram e disseram para ele assim Ô.

    Paulo você tem que ir embora daqui você não pode ser nosso pastor notinha de rodapé nós pastores não tem n era mais complicado para um pastor de achar que ele deve ficar na igreja e todos os membros da igreja estão convencidos que ele deve ir embora da igreja a que aconteceu ele não foi embora mas não fori só os crentes queram que ele fosse embora não atos 22 do Versículo 17 diz que o próprio Deus.

    Apareceu para ele em visão e disse vai embora de Jerusalém eles vão não vão te ouvir meus irmãos ir embora da igreja porque os crentes não querem mais ou porque a liderança não quer mais é uma coisa mas ir embora da igre porque Deus tá diz vai embora não sobra mais opção a o que que aconteceu com ele ele não foi embora Ele discutiu com Deus tá lá em Atos 22:18 não senhor Eu eu eu persegui a igreja aqui quando se matou Estevan tu testemunho tava presente consentia nisso.

    Até guardei as vestes aquele que apedrejaram sabe o que que ele tá dizendo Deus senhor pensa melhor senhor pensa direito se eu sair dessa igreja nada vai funcionar aqui eu sou insubstituível só que Deus não mudou foi Saulo quem teve que mudar e mudarse disse vai sabe o que que aconteceu com ele ele não foi não foi volte para atos 9:30 o que tá escrito aí que os discípulos se reuniram e levaram Paulo até cesareia preste.

    Atenção ele não foi ele foi levado ele não saiu saíram com ele ele saiu de Jerusalém como ló saiu de Sodoma reboque e para onde ele foi atos 9:30 mandaram-no para Tarço Sabe onde era Tarso o lugar que ele nasceu sabe o que que Deus tá dizendo para esse cara que você acha insubstituível Meu filho se você pensa que eu preciso de você você tá muito enganado é você quem precisa de mim então faz uma coisa arruma as malas e volta para.

    Casa sabe quanto tempo eu fico lá no molho longe dos holofotes completamente esquecido 10 anos para quem queria ser líder 10 anos na sombra do Anonimato Mas o pior não tinha acontecido não dá uma conferida em asos 9:31 diz que no dia que Saulo foi embora da igreja de Jerusalém a igreja passou a ter paz e passou a crescer Você quer uma corar para um pastor que isso no dia que vai embora da igreja todos os problemas da igreja se resolve.

    E a igreja começa a desenvolver e crescer e ter paz sabe o que que Deus tá ensinando para ess homem eu não preciso de você é você que precisa de mim você precisa entender que tudo depende de Deus nada depende de nós nós somos apenas os instrumentos depois de 10 anos acontece um avivamento em Antioquia da Síria terceira maior cidade do mundo a igreja de Jerusalém manda para lá Barnabé.

    Melhor pastor da igreja e Barnabé eu chegar ali vi a graça de Deus prosperando e ficou muito feliz e lembrou-se de Saulo foi lá em buscou Saulo e eles então vieram para Jerusalém durante um ano ensinaram a multidão de discípulos num grande Avivamento e a igreja estava orando E jejuando quando o espírito santo disse à igreja separai agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

    Preste atenção a quem o espírito santo mandou separar não foi Saulo e Barnabé foi Barnabé e Saulo Você já foi reserva alguma vez já ficou na sombra de alguém alguma vez Saulo não era o líder ele era o liderado Deus ainda estava trabalhando nele para depois Deus trabalhar através dele porque Deus Está mais interessado em quem você é do que no que você.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pnUX_Ua2Yc4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem