HDL Podcast - O TRANSFORMADOR ENCONTRO COM DEUS - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - O TRANSFORMADOR ENCONTRO COM DEUS - Hernandes Dias Lopes Eu quero conversar com você sobre uma das pessoas mais importantes da história bíblica uma das figuras mais emblemáticas da história da humanidade quero conversar com você sobre Jacó Isaque teve dois filhos Esaú e Jacó hoje eu não vou conversar sobre Isaú quero me deter.




Sobre este filho Caçula que vem a se tornar um dos homens mais importantes da história porque nenhum outro nome é mais repetido na Bíblia do que o nome de Jacó o nome de Jacó aparece mais na Bíblia do que Abraão do que Moisés do que apóstolo Paulo do que Pedro Este é um homem que diríamos nós foi Neto de crente filho de crente.

Mas ele não é crente a conversão de Jacó vai se dar na fase bem madura da sua vida quando ele tem um verdadeiro e transformador Encontro com Deus às vezes quando você lê na Bíblia que o Jacó saiu de casa depois de ter enganado seu pai traído seu irmão que tem que fugir para não sofrer A.

Retaliação do seu irmão Esaú ele que vivia diríamos nós na linguagem bem brasileira na Barra da Saia da mãe imaginamos um Jacó juvenil Talvez um adolescente diríamos hoje mas quando Jacó sai de casa depois de enganar o pai trair o irmão às pressas corrido fug porque Isaú ficou muito irado e prometeu matá-lo depois que o seu pai.

Moresse a gente imagina um Jacó ainda imaturo no sentido de idade mas Jacó tinha exatamente 77 anos quando ele fugiu de casa ou uma padara talvez você diga-se Mas isso não é chute isso não é conjectura que prova eu tem que Jacó tinha 77 anos quando saiu de Gaza Me acompanhe no raciocínio e você.

Chega a essa conclusão ele tinha 77 anos e foi para padan arã ali ele trabalhou 14 anos por Raquel e Lia a contra goost bem é verdade porque ele foi enganado também pelo do seu sobro então quando faz 14 anos que ele mora lá nasce o José então se você soma 77 com.

HDL Podcast - O TRANSFORMADOR ENCONTRO COM DEUS - Hernandes Dias Lopes

14 você terá 91 anos quando José nasceu o Jacó tinha 91 anos de idade ele queria embora seu sogo não permitiu reteve o mais 6 anos então 14 com se são 20 e é o que a Bíblia diz ele ficou 20 anos em pad arã antes de retornar paraa sua terra e portanto Jacó tem 97 anos quando passa pelo Val de chaboque há três momentos decisivos na história deste homem que se resume em.

Três palavras Betel Peniel e albel está ligado à Fuga dele a ida dele para padar quando ele tem um sonho à noite dormindo pedra como travesseiro ele viê uma escada cujo topo chegava ao céu e os anjos subiam e desciam por essa escada Deus se revelou a ele e fez promessas a ele de dar-lhe a terra de dar-lhe uma.

Grande descendência de abençoá-lo de protegê-lo e Deus se revela a ele Como o Deus de Abraão e como o Deus de Isaque como Deus do seu avô como Deus do seu pai mas não como seu Deus pessoal ali em bedel Jacó conheceu o Deus de seus pais Deus de Promessas que o abençoou que o protegeu até aos 97 anos quando passa.

Pelo Val de aboque que vai batizar o local por Peniel ele era Neto de crente filho de crente mas não era crente um homem que cresceu diríamos nós bebendo leite da Piedade conhecia as promessas de Deus que conhecia os cuidados de Deus a proteção de Deus ação de Deus sobre a sua vida e muitas promessas sobre a sua vida mas ele não conhecia Deus is é um grande risco para tanta gente que se.

Contentem apenas ter uma descendência ou uma ascendência Cristã meu avô foi Cristão minha meus pais foram cristãos Mas e você e a sua experiência talvez você tenha apenas um Deus de segunda mão o texto que eu quero explorar é o texto de Gênesis 3222 a 32 porque aqui está o encontro transformador que Jacó teve com Deus no.

Val de Jaboque Por que que aconteceu isso ele tá voltando paraa sua terra depois de 20 anos que fugiu e é informado que o seu irmão Isaú que prometera matá-lo está vindo ao encontro dele com 400 homens Jacó não é um guerreiro Jacó tem uma família numerosa tem filhos pequenos José com 6 anos rebanhos e tem que atravessar o.

Veja Também, Vai te Interessar:

Vale quear o Rio e então de for

Cuidados estendo escalonamento de famas que andando na frente deixa por último por último a Raquel e José porque Raquel era sua esposa querida e diz a bíblia que naquela noite um homem começa a lutar com ele na verdade estee homem não era um homem era um anjo.

Na verdade não era um homem não era um anjo era o próprio Senhor é Deus quem luta com ele Jacó resiste então o Anjo fere o senhor o fere e o deixo aleijado mexe na articulação da sua da sua coxa ele fica alejado senhor querin ir embora e ele disse em lágrimas pedindo misericórdia eu não deix Não te deixarei ir se tu não me abençoares o senhor pergunta qual é o seu nome Ele.

Respondeu Jacó e o senhor disse você não vai chamar mais Jacó você vai chamar Israel Porque como príncipe lutaste com Deus e prevalecente diz a bíblia que ali Jacó viu a Deus Face a Face e a sua vida foi salva então eu quero destacar duas grandes verdades nesse texto a primeira delas é o que eu chamaria para você de uma eleição Incondicional de Deus na vida do Jacó que veja você lá em Gênesis.

25 Versículo 23 que eram gêmeos os meninos e Deus quebra o protocolo inverte a ordem dos fatores e escolhe o Caçula e não o progênico Deus escolhe Jacó mas de maneira Incondicional porque não havia mérito nele é assim que Deus faz e comigo Deus nos amou antes da fundação do mundo Deus nos escu em Cristo antes que o mundo.

Fosse criado Deus não nos escolheu por causa dos nosos méritos apesar dos nossos deméritos A Escolha de Deus é soberana e incondicional Pois foi assim que aconteceu com Jacó Deus o escolheu antes mesmo dele nascer segundo lugar a Bíblia diz que Deus amou a Jacó e aborreceu a Isaú tá lá em Malaquias Capítulo 1 Versículo 2 e Deus não amou Jacó porque viu em.

Jacó virtudes dignas de serem amadas Deus não amou Jacó porque Jacó era um homem Virtuoso não não não Jacó era o espelho do seu nome a palavra Jacó significa suplantador enganador mentiroso trapaceiro se Deus fosse olhar para quem nós somos os nossos defeitos os nossos erros os nossos pecados as nossas mazelas as nossas transgressões a tortuosidade do nosso caráter ele.

Jamais os escolheria e jamais os amaria a causa do amor de Deus por você e por mim assim como foi com Jacó não está em nós mas em no próprio Deus ele é amor e por isso nos amou o amor eterno nos atraiu para ele com cordas Deó terceiro lugar tá escrita aqui no texto de Gênesis 32 Versículo 24 que.

Ficando Jacó só lutava com ele um homem até ao rerto dia ou seja não é Jacó que está querendo ser mudado transformado é Deus quem quer transformá-lo não é Jacó que está pedindo muda minha vida transforma meu caráter faz de mim um novo homem uma nova criatura eu quero mudar a minha a minha vida minha conduta meu ser não não não é Deus quem toma esse iniciativo é Deus quem luta com ele e é sempre.

Assim É sempre assim a Bíblia diz que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões se Deus não nos buscasse nós jamais o buscaríamos se Deus não nos encontrasse nós jamais o acharíamos se Deus não inclinasse o nosso coração para ele o nosso coração sempre afastaria dele a iniciativa de Deus a obra de Deus a salvação é uma obra exclusiva de Deus mas mais quarto.

Lugar Deus Não Desistiu de Jacó apesar da resistência de Jacó porque o verso 24

Diz que esse homem luta com ele até o romber do dia vendo e que não podia com ele tocou-lhe na articulação da coxa ou seja a luta foi a noite inteira não era uma luta para ver quem tinha mais capacidade de luta de musculatura de desenvoltura lutas marciais Não essa luta tinha um propósito específico mudar a vida de Jacó transformar a vida de Jacó fazer de Jacó um novo homem ele.

Está com 97 anos de idade Ele está na fase outonal da vida sendo apenas Neto de crente filho de crente mas ainda não é crente ele conhece a Deus apenas como Deus do seu avô e como Deus do seu pai até então não se conhecia o nome de Deus eu sou o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó Deus era apenas o Deus de Abraão e de Isaque mas não ainda de Jacó que Jacó ainda não era convertido e é maravilhoso que Deus continua lutando com ele e Jacó.

Resistindo medindo força com força poder com poder destreza com destreza a resistência de Jacó Não é por causa da luta física a resistência de Jacó era de mudar de vida mudar sua postura ter um novo nome uma nova vida um novo coração na nova mente ser uma nova criatura mas é muito curioso ainda que a Bíblia diz que nessa luta de Deus com Jacó e Deus feriu Jacó Para Não.

Perdê-lo Para Sempre Deus tocou na articulação da fora dele e ficou aleijado com Mano ficou limitado indefeso e eu quero dizer a você que Deus pode ir as últimas consequências para alcanar você há pessoas que precisa de um fato tremendo para ter um encontro com Deus o carcereiro de filipos Pou de um terremoto o apóstolo Paulo precisou de ficar cego no caminho de Damasco ser.

Jogado ao chão nab nozor precisou ver um bicho a viver lá com os animais cresceu pelos do seu corpo molhado pelo orvalho da noite para ele baixar a bola se quebrantar se humilhar o rei Manassés precisou ser preso carregado com Ganchos para se quebrantar e se.

Humilhar a Bíblia diz que Deus precisou deixou o Jacó aleijado manco arrastando de uma perna para ceder Deus ama tanto você que ele não abre mão de você ele não desiste de você assim como aconteceu com Jacó mas esse texto além desta verdade Tão rica e tão poderosa vai nos mostrar ainda um outro ângulo desse texto dessa.

Passagem já Vimos a eleição Incondicional de Deus mas agora poderemos ver a graça de Deus S Irresistível porque agora diante do fato de Deus ter tocado na vida dele o deixar alijado agora diz o texto que Jacó reconhece sua necessidade de Deus conforme está no Versículo 26 disse este deixa-me ir pois já rompeu o dia respondeu Jacó Não te deixarei ir senão.

Me abençoares agora Jacó se agarra o senhor agora ele tem plena consciência que precisa de Deus ele sabe que ali era um corte radical na história da vida dele que ele vivera 97 anos suplantando enganando mentindo trapassando e que não podia prosseguir mais com aquela mesma agenda com aquela mesma vida ele se agarra o senhor e diz a bíblia que ele diz eu não.

Te deixarei ir se tu não me abençoares de Que bênção ele tá falando será que ele tá falando eu preciso de mais dinheiro eu preciso ser mais rico preciso de mais rebanhos eu preciso de mais terras eu preciso de mais promessas do que que ele tá falando é óbvio que a luta toda daquela noite foi para mudar a vida do Jacó para que ele fosse um outro homem para que ele se rendesse ao Senhor para que ele tivesse uma experiência.

Pessoal com Deus para que Jacó não fosse apenas Neto de crente filho de crente o próprio Jacó precisava sê-lo ele precisava ter a sua própria experiência agora ele reconhece essa necessidade e diz eu não posso sair daqui eu não posso continuar minha vida do jeito que eu tô vivendo talvez você que tá me acompanhando agora também é neto de crente filho de crente talvez até criado na igreja você conhece a palavra de Deus você tem.

Promessas de Deus você tem o cuidado de Deus você tem a bênção da providência de Deus cercando a sua vida mas Deus ainda é apenas o Deus do seu avô O Deus do seu pai o Deus da sua mãe mas ainda não não é o Deus da sua filha talvez você tem tido tantas oportunidades e você tem adiado adiado adiado ou talvez até que Deus tenha lutado com você tantas vezes tantas vezes e você resistido resistido.

Resistido resistiu Pois é Deus pode fazer algo radical na sua vida para não perder você para sempre como fez com Jacó e agora é Jacó quem tem plena consciência que não dá mais para prosseguir sem ser transformado neste encontro com Deus esse agarra oo Senhor e eu quero encorajar você a não desistir também a.

Não retroceder a não adiar mais esse encontro com Deus Deus tem dado tantas provas e tantas evidências de que ele é bom com você de que ele ama você de que ele protege você de que ele abençoa você que ele cuida de você tá na hora de você se render Tá na hora de você se capitular tá na hora de você se agarrar ao senhor diz Senhor eu não te deixarei ir se tu não me abençoares mas uma segunda coisa que eu quero destacar Aqui não está no texto de Gênesis.

32 e 22 a 32 está lá em Oséias Capítulo 12 Versículo 3 e 4 diz que ele Lou Deus prevaleceu chorando pediu miseric quando você lê em gesis que ele agarra seu senhor e diz eu não te deixarei is tu não me abençoares Oséias Capítulo 12 interpreta como é que isso aconteceu não foi com olhos enxutos com coração.

Seco duro ele está em prantos as lágrimas estão rolando em seu rosto ele foi nocado pela graça ele agora entrega as armas arreia as armas ele se captura Ele está aqui agora completamente convencido de que não pode mais prosseguir sem ser transformado pelo Poder da Graça de Deus e ele chora pedindo misericórdia note você que ele.

Não pede justiça ele não tem méritos não tem nada nele que possa recomendá-lo tá com 97 anos mas a vida ainda não mudou e ele agora tá pedindo Senhor eu eu não posso mais prosseguir sem essa transformação você se encontram contigo e ele chora As Lágrimas do.

Arrependimento as lágrimas mais importantes do Novo Nascimento assim como um bebê que ao nascer chora começando a sua vida dando um sinal de vida Jacó chora porque ali ele tá nascendo de novo ai ele ele está começando a ser uma nova criatura e ele não pode mais prosseguir A não ser que Deus mude a vida dele transforme a vida dele neste glorioso Encontro com Deus mas H uma terceira coisa que eu quero destacar Jacó confessa o seu pecado a Deus porque.

O Versículo 27 diz assim perguntou-lhe pois Como te chamas Ele respondeu Jacó Isso não é uma resposta Isso é uma confissão há 20 anos quando ele fugiu de casa corrido naquele dia ele entrou no quarto do seu pai e mentiu por seu pai porque o enredo era esse o pai gostava mais do Esaú a.

Rebeca mãe gostava mais do Jacó erro na criação dos filhos os pais não podem ter preferência por um filho em detrimento do outro Jacó já estava velho já não enxergava direito casal já não dialogava mais a Rebeca escuta atrás da porta o Isaac dizendo para Isa você vai procurar uma caça Eu gosto do prato que você faz você vem vai fazer uma comida.

Saborosa para eu abençoar você o Isaac sabia que a benção de Deus tinha que estar ligada a Jacó e não a Isaú o Isaac está na contramão da vontade de Deus a Rebeca então chama Isaque e diz chama Jacó e diz ô Jacó você vai lá no campo pega um cabrito eu vou fazer um prato especial para seu pai Já cozinho para ele há tantos anos eu sei o gosto dele e você vai entrar no quarto do seu pai como se você fosse Isaú e se você.

Não entrar agora seu pai vai abençoar Isaú E você vai ficar fora dessa bênção então já que Deus não agiu até agora eu vou dou uma mãozinha para Deus outro erro Deus não precisa de mãozinha Nossa Deus tem o teu o seu tempo o seu modo de agir o Jacó disse não mamãe mas não vai funcionar e quando você pensa nisso você tá pensar fos adolescente não onde isso aconteceu tinha 77 anos não vai funcionar mamãe e meu pai vai descobrir que eu não sou Jacó que eu sou que eu não sou Esaú que eu sou Jacó e em vez de.

Benção vai ter maldição a Rebeca disse cai essa maldição sobre mim me obedeça 77 anos e vivia na Barra da Saia da mãe controlado pela mãe então ele obedece a sua mãe pega o cabrito prepara a refeição pega a pele do Cabrito bota no na na nas mãos dele nos braços porque o Isaú era peludo ele era liso pega a melhor roupa do guarda-roupa lá do Isaú bota nele e aí vem o Jacó com.

A bandeja de um cabrito saboroso e disse Papai eu trouxe a sua comida o pai pergunta mas quem é você o Jacó respondeu eu sou Isaú Ele respondeu bom eh a voz é do Jacó mas o perfume que eu tô sentindo é do ezaú chega aqui perto de mim apalpou cheio de pelo e perguntou de novo você é é Isaú.

Mesmo Jacó respondeu sim eu eu sou eu sou Esaú mas como é que você conseguiu tão rápido ess essa caça ah Deus botou Deus na história menti Em Nome de Deus trapaceou de todas as formas desta maneira roubou a bênção Enganou o pai traiu o irmão passaram-se 20 anos fugiu de casa constituiu família tornou-se homem rico tá voltando agora com 97 anos o.

José tem 6 anos e o Senhor então naquela luta naquela noite decisiva da sua história Val ja vó que o senhor pergunta qual é o teu nome o acha-se impressionante porque parece óbvia demais essa pergunta Será que o senhor não sabia que era ele será que o senhor não sabia o nome dele Óbvio que não essa pergunta não foi feita porque Deus precisava de uma informação esta pergunta foi feita porque Deus queria acordar a consciência Adormecida.

De Jacó Deus queria que ele reconhecesse a história que ele estava vivendo até hoje de engano de mentira de trapal de suplantador E então Deus pergun Qual é o seu nome há 20 anos ele respondeu eu sou Isaú e enganou e mentiu e trapaceou mas agora chorando pedindo misericórdia Quando o senhor perguntou qual é o seu nome Ele respondeu Jacó aquilo não foi uma resposta apenas foi uma confissão dizer o seguinte eu sou o que o meu nome representa eu sou um.

Suplantador eu sou mentiroso Eu sou enganador eu há 97 anos tenho vivido Debaixo deste peso de ser um homem que não anda na verdade que não te conhece pessoalmente o senhor até hoje foi o Deus do meu avô O Deus do meu pai mas agora eu reconheço que eu preciso de salvação eu não posso mais seguir na linha que eu tô seguindo eu preciso ser transformado eu preciso ser salvo eu preciso te encontrar eu preciso que tu sejas o Deus da minha vida e o senhor.

Respondeu para ele Então você não vai chamar mais Jacó você não vai ser mais um enganador você não vai ser mais um suplantador você vai ser príncipe de Deus você vai chamar Israel príncipe de Deus e a partir desse momento um novo nome de Deus é conhecido na história o Deus de Abraão o Deus de Isaque o Deus de Jacó porque agora Jacó não tem apenas uma fé de segunda mão ele conhece a Deus.

Pessoalmente ele foi transformado por esse Deus a sua salvação acontece a sua conversão acontece como o dia mais importante da sua vida o dia mais importante da sua história e diz a bíblia que agora tem um quarto ponto lá no Versículo 30 que diz assim aquele lugar chamou Jacó Peniel Pois disse vi a Deus Face a Face e a minha vida foi salva H te encontro.

AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O8OmwTawgtc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem