07. Natural, espiritual e carnal (1Co 2.13-3.4)

07. Natural, espiritual e carnal (1Co 2.13-3.4) Queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 2 e nós vamos do verso 13 até o capítulo 3 verso 4 primeiros Coríntios Capítulo 2 do verso 13 até o capítulo 3 verso 4 somos a leitura da palavra de Deus disso também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais ora a.

07. Natural, espiritual e carnal (1Co 2.13-3.4)

Pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque eles são loucura e não pode entender elas porque elas se discernem espiritualmente Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas mas ela não é julgada por ninguém pois quem conheceu a mente do senhor para que eu possa instruir nós porém temos a mente de Cristo eu porém irmãos não pude falar a vocês como a pessoas espirituais e sim como a pessoas carnais como crianças em Cristo eles dei leite para beber não.

Pude alimentá-los com comida sólida porque vocês ainda não podiam suportar nem ainda agora podem porque vocês ainda são carnais Porque se é ciúmes e brigas entre vocês Será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos quando alguém eu sou de Paulo e outro diz eu sou de Apolo não é evidente que vocês andam segundo padrões humanos até aqui a leitura da palavra de Deus queridos nós vamos mais uma vez orar.

Dessa feita por iluminação para entendimento da escritura o Senhor nos diz aqui que somente pelo teu espírito Nós podemos conhecer as coisas do Senhor e também o senhor diz que nós temos a mente de Cristo e que ser espiritual é compreender as coisas da perspectiva do senhor nós pedimos então que teu espírito santo nos conduza nessa compreensão dá-nos uma.

Atitude espiritual aprovada por ti dá-nos ao Deus um coração aberto para aprender a tua palavra estar dispostos a fazer aquilo que ela nos ensina nós pedimos que nessa noite o Senhor falha ao coração que o senhor me dê graça para expor a tua palavra e também graça ao coração dos que ouvem de maneira que tu sejas glorificado e teu povo seja edificado confortado instruído tudo de acordo com.

A necessidade de cada um Oramos também por aqueles que nos acompanham pela internet que o Senhor abençoe a vida de cada um deles onde quer que estejam em nome de Jesus amém Cris nós chegamos no ponto aqui da primeira parte da carta capítulos de 1 a 4 em que Paulo confronta o verdadeiro problema que estava por detrás das divisões da igreja de Corinto e é aquilo que ele vai chamar de carnalidade ele menciona esse termo carnal várias vezes na passagem que nós acabamos de ler e ele aponta isso como sendo a razão de.

Todos os problemas que ele tá tratando aqui nessa primeira parte da carta mas para chegar aqui Paulo fez um longo caminho que eu vou tentar resumir apenas para que a gente siga o fio da minha Ele disse que tinha tomado conhecimento das divisões que havia na igreja formação de partidos em torno de celebridades que faziam parte da história recente da igreja Pedro Paulo e Apolo que tinha um outro grupo de Cristo e sempre vai sempre tô dizendo ele vai chegar a hora que vai falar dele ele disse então que.

Comparar pregadores e formar grupos em torno deles eram reflexo da sabedoria humana e não da sabedoria de Cristo que é a cruz do Calvário os sábios e os entendidos da época é que a elite da época que valorizava retórica eloquência sabedoria de palavras demonstração de erudição comparavam escolas filosóficas tinham seu filósofo Predileto o senhor orador Predileto se eu sou Vista Predileto mas não era assim na igreja na.

Igreja o que predomina é a sabedoria de Deus Cristo crucificado não tem Glória para homem não tem espaço para glorificarmos homens e darmos aos homens a um destaque que pertence somente a Jesus Cristo Paulo faz isso no capítulo 1 do verso 18 a 25 depois ele faz uma razoado com os Coríntios a partir de uma análise da a natureza da membresia deles Paulo diz assim olhem para vocês quantos de vocês são de Nobre Nascimento são.

Sábio segundo mundo são ricos e poderosos e que tem alguma influência e Paulo queria que os Coríntios percebessem o óbvio que a igreja cristã no primeiro século era feita exatamente daquela categoria de pessoas que as elites desprezavam eram destituídos Humildes não tinham força política não tinham força Econômica poucos eram letrados poucos eram de fato formados ou tinha uma educação superior naquela.

Época e Deus nos havia escolhido exatamente por isso para mostrar que ele não se impressiona com as conquistas humanas e com o progresso humano porque Deus conhece os corações Deus sabe que o coração do homem é mau continuamente ele pode ser erudito ele pode ser capaz pode ser de Nobre Nascimento pode ter uma série de predicados Mas o mais importante Eles não têm por si mesmo que é o conhecimento de Deus e o reconhecimento da cruz do Calvário então não fazia.

Sentido aquelas divisões dentro da igreja depois ainda nessa linha de argumentação Paulo lembra para eles o tipo de pregação que Deus usou para iluminar o coração deles e tirá-los das trevas e trazê-los para a luz ele diz aí no Capítulo 2 de 1 a 5 que quando esteve lá em Corinto ele decidiu que iria pregar Cristo Cristo crucificado e que ele não usaria os recursos que ele poderia usar em termos de eloquência retórica e demonstração de conhecimento sendo ele um dos homens mais curtos.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Daquela época formado em estruturas escritos que impactaram o mundo até o

    Dia de hoje os escritos de Paulo impactaram a sociedade a sociedade ocidental Na verdade o mundo todo muito mais do que os escritos dos filósofos daquela época grandes filósofos influência deles é nada comparada com a influência dos inscritos do apóstolo Paulo na formação da sociedade das sociedades através dos séculos Então mas Paulo Abriu Mão de todo o seu conhecimento e ele pregou Cristo com.

    Simplicidade em temor e tremor para usar as próprias palavras dele porque ele não queria que os Coríntios tivessem uma fé baseada na pessoa de Paulo no Carisma de Paulo mas que o foco fosse a pessoa de Cristo Jesus depois Paulo argumenta mostrando que a verdadeira sabedoria que Deus embora ele esteja falando o tempo todo né que ele é contra a sabedoria de palavras mas ele tinha uma sabedoria para pregar e essa sabedoria ele falava para os maduros para os espirituais que.

    Era o conhecimento da Cruz e suas implicações e esta sabedoria ela só pode ser reconhecida através do Espírito Santo Esse é o ponto dele no Capítulo 2 de 6 a 12 que foi o que a gente viu na segunda-feira passada Deus nos deu o seu espírito santo porque é o espírito santo que conhece os mistérios de Deus as profundezas de Deus para usar a expressão de Paulo aqui e Deus nos deu esse espírito exatamente para que a gente conheça aquilo que Deus nos dá gratuitamente que é o evangelho que é o evangelho de Cristo agora nós vamos ver.

    Mais um ponto que é onde Paulo fala o que é o verdadeiro espiritual verdadeiro espiritual é aquele que entende a cruz e suas implicações esse ponto é muito importante porque a igreja de Corinto achava que era uma igreja espiritual já já a gente vai chegar lá eles achavam que era espirituais Paulo Então vai dar uma definição do que é de fato ser espiritual e ele faz isso expondo a postura das pessoas diante da Mensagem da Cruz que ele categoriza em três ele vai falar.

    Do homem natural que não tem como ele não compreende as coisas do Espírito de Deus depois ele vai falar do espiritual que aquele que tem o espírito e que entende as coisas de Deus e vai chamar os Coríntios de nenhum nem outro vai chamar de carnais sejam eles eram crentes mas pensavam como pessoas do mundo por isso eles não entendiam a cruz e as suas implicações e por isso eles exaltavam homens porque é assim que o.

    Mundo funciona assim que as pessoas no mundo fazem então eles eram crentes Paulo não tá dizendo que eles não é no início não são no início da carta Paulo inclusive se dirige a ele dizendo a igreja de Deus que está em Corinto aos que foram chamados queridos de Deus pai eles eram crentes mas pensavam como as pessoas do mundo pensam ao formar aqueles partidos em vai celebridades que eles conheciam que era o que eles faziam quando não eram cristãos Tá bem então é isso que nós temos diante de nós nessa noite e Deus nos dê graça e garganta.

    Para poder chegar até o final e terminar essa essa missão Essa Noite Mais uma vez Então vamos lá primeiro Paulo fala a respeito da pregação Apostólica pregação dele e dos Apóstolos de Cristo aí no verso 13 disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito conferindo coisas espirituais com espirituais o disto aí no início do verso aí eu tô usando a versão Almeida a.

    Nova Almeida o dígito aí faz a conexão entre o verso 13 e o verso 12 no verso 12 Ele disse que nós recebemos o Espírito que vem de Deus para conhecer o que por Deus nos foi dar o gratuitamente ele tá falando da Cruz tá falando do Perdão de Pecados e da vida eterna ele continua disto dessas coisas da Cruz do perdão da vida eterna é conciliação com Deus destas coisas também falamos E lembramos aqui a discussão a respeito de.

    Quem é o nosso né lembra eu falei disso na segunda-feira passada o nós aqui é primeiramente os pregadores Apóstolos a quem esse mistério foi encarregado foi dado revelado que é o mistério da Cruz e essa revelação eles passaram para sua geração e registraram na Bíblia e nós hoje já recebemos o mistério revelado tá aqui na escritura sagrada nós utilizamos da iluminação do Espírito Santo para sua coleta compreensão e aplicar a nossa.

    Vida mas o caminho pelo qual Deus trouxe essa verdade a verdade da Cruz e do

    Evangelho era através da fala de Apóstolos como o apóstolo Paulo e ele diz né que disto dessas coisas nós falamos que ele fazia isso não em palavras ensinadas pela sabedoria humana sabedoria humana não tinha palavras para explicar o mistério de Deus que é Cristo caminho da salvação o conhecimento toda.

    A erudição humana toda a filosofia daquela época não tinha vocabulário não tinha não tinha como acessar o conhecimento de Deus não tinha então por isso que Paulo na sua pregação ele falava destas coisas não se valendo da ret foi dos recursos que os sábios entendidos da época usavam para difundir as suas ideias destas coisas falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana ao não aqui é bem enfático né E.

    Isso lembro que nós dissemos na segunda-feira passada que nem todo tipo de pregação nem todo tipo de comunicação se presta a transmissão do Evangelho nem todo se todo se prestasse não tinha essa esse limite aqui não em palavras ensinadas pela sabedoria humana ou seja não vale qualquer método não vale de qualquer jeito então tem um método que se adequa ao evangelho que é esse aqui que ele vai dizer mas usando palavras ensinadas pelo Espírito.

    Palavras ensinadas pelo Espírito Santo a origem do Evangelho espiritual e a transmissão dele também é o espírito santo não somente nos revela quem é Cristo e nos chama mas ele nos dá as palavras ele nos dá a argumentação ele nos dá a lógica para nós falarmos de Cristo para o mundo são palavras ensinadas pelo Espírito Santo o Evangelho é espiritual na sua origem e também na sua transmissão como ele diz.

    Em seguida e aqui nós estamos diante de uma passagem que tem desafiados intérpretes né tem três ou quatro possíveis explicações para essa expressão aqui no final do verso 13 conferindo coisas espirituais com espirituais essa é uma tradução possível agora existem outras outras traduções possíveis e são três ou quatro eu peguei as duas mais importantes além dessas aqui além essa tradução aqui conferindo.

    Coisas espirituais com espirituais essa expressão pode ser traduzida como explicando coisas espirituais em termos espirituais perfeitamente possível fazer tradução desse jeito ou a interpretação que eu considero a melhor interpretando coisas espirituais para pessoas espirituais que é Inclusive a opção da NVI da nova tradução na linguagem de hoje nova versão transformadora e várias traduções em.

    Inglês eles preferiram entender que Paulo Aqui está dizendo o seguinte o raciocínio de Paulo é o seguinte nós falamos destas coisas não em palavras ensinadas pela sabedoria humana mas ensinadas pelo Espírito Santo explicando estas coisas para aqueles que são espirituais Por que que a gente deve preferir essa opção porque é o que ele já disse no início do bloco Capítulo 2 verso 6 transmitimos sabedoria entre os que são.

    Maduros e nós vimos aqui que os maduros são os espirituais então é disso que ele tá falando né Nós transmitimos sabedoria para os maduros mas aqui adiante no capítulo 3 ele vai dizer não pude transmitir isso para vocês Coríntios porque vocês são carnais então a tradução que melhor se adequa ao contexto é essa quando ele diz conferindo coisas espirituais com espirituais Ele tá dizendo explicando as coisas de Deus para pessoas que são espirituais que podem entender aquilo.

    Que está sendo falado o que é uma tradução perfeitamente possível gramaticalmente e que faz todo sentido aqui dentro do texto Além do mais essa questão do que do que espiritual termo espiritual aparece 15 vezes aqui nessa carta 15 vezes aqui nessa carta nem sempre falando de pessoas mas aparece 15 vezes essa questão de espiritualidade era muito importante para os Coríntios era muito importante serem espiritual por isso que é mais isso reforça ainda.

    Mais a nossa opção por essa interpretação Tá certo então se a nossa interpretação é correta esses espirituais aqui a quem Paulo Explica as coisas de Deus eles são aqueles maduros do capítulo 2 verso 6 que entendem a sabedoria de Deus que percebem as implicações da Cruz e que portanto jamais exaltariam o homem porque eles entenderam o que é que a cruz representa a cruz é o juízo de Deus sobre a humanidade O que é que Deus pensa de mim tá lá um carpinteiro pendurado numa cruz isso é o juízo de Deus sobre a.

    Humanidade e portanto como exaltar homens como colocá-los em posição de você chegar a dizer eu sou de Paulo eu sou de eu pertenço a Fulano Então já era os Coríntios ainda não tinham entendido o que é que a cruz representa não tinha entendido por isso essa nossa explicação muito bem então a pregação Apostólica ela era essa e diante dela Havia três posturas que Paulo explora aqui é do verso 14 até o capítulo 3 verso 4 primeira postura da pessoa natural como.

    É que a pessoa que não tem o espírito santo reage diante dessa exposição espiritual das coisas espirituais pregada pelo Apóstolo Paulo ele diz no verso 14 hora a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus porque eles são loucura e ela não pode entender porque elas se discernem espiritualmente ela se disseram espiritualmente são duas a posturalidades a postura da pessoa que.

    Não tem o espírito é de não aceitar as coisas de Deus quando ele fala a pessoa natural ele ele se refere a pessoa no estado em que nasce nós Não nascemos convertidos não pelo menos com exceção de João Batista a gente não conhece nenhum caso não é João Batista já era crente no ventre da mãe tanto é que era cheio do Espírito Santo já no ventre da mãe mas normalmente as pessoas não nascem convertidas elas elas por natureza nós.

    Nascemos Inimigos de Deus é isso que Paulo tá dizendo aqui por natureza nós nascemos num estado em que nós não podemos compreender as coisas de Deus porque porque nós somos filhos de Adão e Eva somos herdeiros da natureza corrompida incrédula e hostil a Deus que nos foi dada por geração ordinária a partir dos nossos primeiros pais quando eles desobedeceram a Deus e precipitaram toda a sua descendência nesse caos nessa cegueira espiritual nós.

    Nascemos cegos para Deus nós nascemos sem o conhecimento de Deus esse conhecimento de Deus ele tem que ser imputado por Deus ele tem que ser inserido por Deus no nosso coração isso aí é o que a gente chama de conversão Novo Nascimento vem depois mas o ponto aqui é que a pessoa no seu estado natural diz Paulo aqui ela não aceita as coisas no espírito de Deus as coisas do Espírito de Deus a cruz A Ressurreição de Cristo a vida eterna perdão de.

    Pecados a esperança da Glória tudo aquilo que tem a ver com Deus e que o Espírito Santo se encarrega de transmitir de revelar através da pregação a pessoa que não tem o espírito santo ela não aceita a palavra aceitar ela significa literalmente não dá as boas vindas não não recebe aquilo e diz eu concordo com isso também é verdade eu creio nisso eu quero isso para mim por natureza nós somos Inimigos de Deus.

    Nós não queremos as coisas de Deus o homem natural ele não aceita as coisas que provém da parte de Deus e há duas razões que Paulo coloca aqui para isso no verso 14 A primeira é porque lição loucura para o homem do mundo que não tem o espírito santo que não é convertido o Evangelho é loucura quando ele tenta entender ele ele vai chegar à conclusão de que isso aí não pode ser verdade primeiro a existência de Deus segundo Um.

    Deus tão cruel que mata o filho para salvar um monte de gente pecadora terceiro Porque que a salvação a minha salvação tem que ser feita por outra pessoa eu sou uma pessoa justa eu sou uma pessoa reta não sou tão ruim Tem gente pior do que eu então eu compro os meus deveres eu sou bom marido sou boa esposa eu compro as minhas obrigações pago os meus impostos por que que eu preciso de um Salvador Ou seja a pessoa Parece loucura mensagem do evangelho para ela parece uma coisa absurda Que Deus tenha se revelado através de Jesus de Nazaré como sendo aquele por quem vem.

    A salvação isso não cabe na cabeça do descrente não cabe ele pode dizer que ele vai dizer que crê em Deus muita gente vai dizer que crê em Jesus Cristo nosso país é um país que foi catolicizado foi catalisado só se você for aprofundar dis e você chegar a esse ponto de inquirir-se a pessoa de fato entende compreende a necessidade e de todo o coração abraça recebe essa doutrina de Cristo pendurar na cruz como.

    Sendo a sabedoria de Deus você vai chegar no ponto em que você vai perceber que a pessoa vai dizer não isso aí não faz não faz sentido né não é isso que nós que nós queremos bom então é a primeira razão é que porque Parece loucura segunda razão que Paulo daqui pela qual o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus é porque ele não pode entender existe primeiro um problema com a vontade né ele não aceita ele não quer a vontade é contrária e tem um problema.

    Com não com inteligência porque o descrente ele entende o evangelho ele sabe o que é que o a mensagem do Evangelho é mas é um problema epistemológico um problema de compreensão que aceita ele não ele não consegue perceber não clica para ele não junta os pontinhos não não fecha o evangelho ele não consegue compreender a natureza da Cruz e o caminho da salvação porque estas coisas veja aí no.

    Final do verso 14 se disser nem espiritualmente Ou seja você só pode entender estas coisas mediante a ação do Espírito Santo Então tá aqui a primeira categoria de pessoas que é a maior parte do mundo diante da pregação da Cruz da pregação do evangelho essa pessoa não aceita ela não aceita porque Parece loucura e Parece loucura porque ela não pode entender e não entende porque para entender precisa do Espírito Santo.

    Porque são coisas que se discernem espiritualmente isso aqui tem um impacto muito grande para nós não quis respeito a missão da igreja evangelização e apologética e também ativismo Cristão nas redes sociais às vezes eu vejo os Cristão batendo boca nas redes sociais com descrentes não é sem perceber que não tá falando de igual são dois níveis diferentes são duas visões de mundo completamente diferente.

    E que elas não podem se sobrepor não conseguem se sobrepor então às vezes o crente está perdendo tempo nas redes sociais batendo boca com ativista é de ideologias bem contrárias a palavra de Deus né falando e discutindo não vai levar absolutamente a nada isso não quer dizer que nós não podemos argumentar com os descrentes a respeito das coisas de Deus Nós podemos nós podemos falar das evidências da existência de Deus das provas da.

    Veracidade da Bíblia de toda a confirmação histórica que a gente tem para os Evangelhos que de fato exigiu existiu Jesus de Nazaré nós podemos apelar para consciência dele você sabe que você faz coisas erradas podemos apelar para as emoções dele você sabe que você é uma pessoa que não tem paz você vive em busca de alguma coisa a gente pode usar todo esse tipo de argumentação se Deus porém não se o espírito santo Deus não mandar o espírito santo abriu o entendimento e ensinar a essa pessoa o evangelho ela.

    Não vai compreender ela não vai entender nunca nunca ela vai entender o descrente ele pode até ter um conhecimento claro do Evangelho uma experiência que quer uma constata essa constatação ficou Clara para mim durante os meus estudos durante o durante o meu mestrado na África do Sul na área de Novo Testamento eu tinha que ler comentários bíblicos e críticas bíblica feita por todo tipo de comentarista gente que era crente e.

    Gente que não era Liberal E por incrível que pareça os liberais às vezes tinham uma compreensão do texto que parecia muito mais clara do que o próprio comentarista que era Cristão comprometido não é porque porque ele conhecia mais o grego conhecia mais o hebraico conhecia mais história arqueologia trazia perspectivas e um exemplo que me chamou atenção foi o famoso Rudolf bultman O último é considerado um dos ícones da crítica bíblica Especialmente.

    Na área de Novo Testamento ele é muito conhecido através da crítica da forma ou seja ele acha que tudo que nós temos um novo testamento surgiu num determinado ambiente vivencial onde a igreja escreveu essas a respeito de Jesus para como Apologia como evangelização para se defender dos ataques dos juDeus dos ataques dos pagãos para promover suas ideias é inventou histórias Como Jesus andando sobre as águas Jesus multiplicando pães e tudo mais e ele tinha esse programa de tirar esses mitos.

    Da Bíblia para que o homem moderno pudesse entender e eu trouxe para ele que atualizar a Bíblia ao homem moderno né Para que o homem moderno pudesse então ler a Bíblia e aceitar tirando os entraves já que o homem moderno científico não acredita em milagre não acredita em Sobrenatural e tudo mais ele tem um comentário no Evangelho de João butman comentário no evangelho de João e eu tive que ler aquele comentário e chegou lendo no final do Evangelho de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2HyWDOEmwso

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem