A GLORIOSA SEGURANÇA DOS SALVOS - Hernandes Dias Lopes

A GLORIOSA SEGURANÇA DOS SALVOS - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes a o texto que vamos trabalhar é Romanos 8 a partir do verso 18 eu queria que você abrir Roubaram os oito a partir do verso 18 até o 39 hoje nós vamos fazer essa leitura e depois Vamos considerar juntos esta Preciosa a passagem da Bíblia a roubar os oito a partir do verso 18 Me acompanhe a leitura e depois deixa.

A GLORIOSA SEGURANÇA DOS SALVOS - Hernandes Dias Lopes

Sua Bíblia aberta no texto Paulo diz assim porque para mim tenho por certo que os Sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós a ardente expectativa da criação Aguarda a revelação dos filhos de Deus pois a criação está sujeita a vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que a sujeitou na esperança de que a.

Própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus é porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme o e suporta angústias até agora e não somente ela mas também nós que temos as Primícias do Espírito igualmente gememos em nosso íntimo aguardando adoção de filhos a redenção do nosso corpo porque na esperança fomos salvos ora esperança que se vê não é Esperança pois o que.

Alguém vê como o espera mas se Esperamos o que não vemos com paciência o aguardamos verso 26 também o espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém mas o mesmo espírito intercede por nós sobremaneira e Com Gemidos inexprimíveis e aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito porque segundo a vontade de.

Deus é que ele intercede pelos Santos sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito porquanto aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a estes também glorificou que.

Diremos pois a vista destas coisas Se Deus é por nós e quem será contra nós é aquele que não poupou o seu próprio filho antes por todos nós já entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas quem intentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus quem os justifica quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está à direita de Deus e também intercede por nós Quem nos separará do.

Amor de Cristo será tribulação ou angústia ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo ou espada como está escrito por amor de ti somos entregues à morte o dia todo fomos considerados como ovelhas para o matadouro em todas estas coisas porém Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou porque eu estou bem certo é de que nem a morte Nem a Vida Nem os anjos nem os principados nem as coisas.

Do presente nem do porvir nem os poderes nem a altura nem a profundidade nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor amém bom então hoje nós vamos trabalhar sobre o tema a gloriosa segurança dos salvos e este texto é como que o ponto culminante o apogeu pináculo a argumentação do apóstolo Paulo no que concerne a segurança da nossa salvação e.

Introdutória a mente eu diria para você que o verso 18 revela um belíssimo contraste entre o sofrimento presente e a glória Futura É assim nós focarmos a nossa atenção do sofrimento que te passo aqui parece que a vida a vida perde um pouco seu brilho bom é bem verdade que muitos de nós aqui não passa sofrimento estão profundos tão longos.

É Mas você conhece gente que e cuja vida é um Calvário de sofrimento e anos e anos às vezes enfermidade grave anos e anos privado da Liberdade anos e anos com lutas tremendas na família ou no casamento ou com os filhos é mas Paulo está aqui abrindo para nós na clareira de conforto dizer o seguinte o sofrimento que você enfrenta agora Esse é o sofrimento do tempo presentes.

Não pode ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nossa eu vejo você focar sua atenção na dor do agora se concentre sua atenção nas consolações por Viver das glórias por fim nas Recompensas divinas que estão reservadas para você tá eu queria Então olhar esse texto e dividir esse texto em alguns pontos primeiramente chamando a sua atenção para aquilo que Paulo chama de uns gemidos da criação Versículos 18 a.

22 e olha a linguagem que Paulo diz no versículo o 22016 porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora e você tinha saído aí você tem claramente essa ideia de que a natureza está gemendo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    É mas o que nunca né se contorcendo com cólicas intestinais

    A alma dor profunda na natureza bom e é muito importante entender que quando os nossos pais caíram no Éden eles não trouxeram desculpa da expressão pesada desgraça apenas para eles a natureza também foi atingida e a terra que era tão generosa começa a.

    Produzir Abrolhos espinhos agora o trabalho que era tão suave agora é com o suor do rosto o e Paulo vai mostrar para nós alguns pontos primeiro cativeiro da criação Versículo 20 dias aí que a criação foi submetida a vaidade você paga eu gasto o vídeo comigo vamos juntos pois a criação está sujeita a vaidade não voluntariamente mas por causa daquele.

    Que a sujeitou Ou seja a natureza a criação ela não tomou a decisão de entrar por esse caminho da vaidade ela foi sujeita isso e ela não é é ela é vítima e ela foi colocada nessa situação ela não se colocou nessa situação.

    E agora nossa tem Versículo 21 a criação vive prisioneira nunca tiver da corrupção na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção você a Paulo a escreveu aumento no primeiro século e só a e em 1859 é que Charles Darwin pública a origem das espécies ensinando a chamada Teoria da Evolução mas Paulo está na contramão de Darwin.

    E ele tá dizendo que o mundo não a natureza ao mundo está evoluindo o mundo está o que se corrompendo se degradando tô adoecendo e ele tá deu marcha-ré e o mundo está Prisioneiro entraram cativeiro de construção de degradação bom e se você perceber o verso 22 ele vai mostrar que a criação geme e suporta angústias até agora o gêmeo suporta angústias até agora.

    E no Versículo 20 Você nota aqui a sujeição da criação é involuntária é involuntária é dizendo ela é vítima dessa queda da corrupção do homem que atinja natureza então o Paulo vai mostrar para nós dos versos 19 21 expectativa da criação olha comigo por gentileza o que ele diz O Verso 19 ardente expectativa da criação Aguarda a.

    Revelação dos filhos de Deus pense bem nisso e a natureza está aqui e aqui dentro expectativa da língua grega traz a ideia de você está na ponta dos pés aguardando ansiosamente a chegada de alguém ou de algo e a natureza irmãos que foi sujeita a vaidade sujeito à corrupção está gemendo e suportando as rangos até agora Ela será libertar desse cativeiro dessa.

    Prisão dessa corrupção dessa vaidade quando isso acontecer quando Jesus voltar quando os filhos de Deus da linguagem aí do verso a de número 19 é forem revelados a palavra Revelação e Apocalipse vai mostrar o seguinte que a natureza Aguarda a revelação dos filhos de Deus quando os filhos de Deus foram glorificados na segunda vinda de Cristo então a natureza também será redimida desse cativeiro.

    E é muito importante você entender isso haverá novos céus e Nova Terra a a maneira como Deus vai libertar natureza do cativeiro é descrita graficamente segunda carta de Pedro quando diz que esses céus que você vê e essa terra que você vê e esse Cosmos que você vê vai ser depurado e não vai ser destruído não vai acabar para começar um novo Mas sexto que é.

    Está vai ser completamente restaurado restaurado de tal maneira que nós

    Glorificados na manifestação dos filhos de Deus vamos povoar vamos habitar todo o Cosmos restaurado de Deus que na linguagem bíblica se resume novos céus e Nova Terra bom então a natureza está aguardando isso a ela guarda de que maneira olha comigo Versículo 21 na esperança de que a própria criação será redimida do.

    Cativeiro da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus agora esse gemidos da natureza precisamos entender o porquê que a natureza está gemendo e é de desespero ou de esperança e pense comigo do gemidos de uma mulher que tá dando à luz ela está gemendo de desespero ou de esperança Esperança Então essa é a ideia que pau tá trazendo.

    A natureza está gemendo não no sentido de que ela está com medo da destruição ela está gemendo na expectativa da Redenção da Purificação da glorificação de ela ser tirada desse cativeiro e ela será completamente restaurada de tal maneira que a natureza e tá dando personagem fique personificação natureza a natureza está aguardando ansiosamente que Jesus volte que a igreja seja glorificada Porque no momento que Jesus.

    Volta a igreja fogo verificada a natureza será redimida desse cativeiro e então nós teremos novos céus e Nova Terra então é muito importante SP é isso na linguagem na teologia do Apóstolo Paulo mas ele faz uma transição agora do gemidos da natureza para os gemidos da igreja olha comigo Versículo 23 vamos juntos 23 e não somente ela ou seja a criação mas também nossa que temos as Primícias do Espírito.

    Igualmente gememos em nosso íntimo aguardando adoção de filhos a redenção do nosso corpo se você está observando os gemidos da igreja também não são gemidos de desespero bastão gemidos de esperança e nós gememos tô aguardando o que adoção de filhos a redenção do nosso corpo bom então por que que você e eu gememos.

    Isso apóstolo Paulo aqui no Versículo 22 é porque nós já recebemos as Primícias do Espírito só que significa isso eu já recebemos o penhor do Espírito sabe o que significa isso Deus já te deu uma espécie de antegosto do céu Deus já te deu uma espécie de prova inicial do que vai ser a glória e então como você já recebeu essas Primícias você já tem uma noção do que vai ser o céu porque o.

    Espírito Santo em você como garantia da sua glorificação você aguarda na ponta dos pés nessa expectativa esta adoção de filhos a redenção do nosso corpo A Redenção do nosso corpo é uma palavra sinônima de ressurreição do nosso corpo e onde nós teremos um corpo que não vai ficar cansado não vai ficar velho não vai ficar enrugado não vai ficar fraco não vai ficar senil aguardar esse corpo.

    Imortal incorruptível poderoso glorioso espiritual Celestial semelhante ao copo da Glória do Senhor Jesus é a razão dos gemidos da igreja e agora olhe mais por gentileza comigo e a Versículo a 24 e 25 disco gemidos da igreja não são gemidos por aquilo que se vê mais pelo anello do que se não vê e diz no Versículo 24 assim porque na esperança somos fomos salvos ora esperança que se vê não é Esperança pois.

    O que alguém vê como o espera mas se Esperamos o que não vemos com paciência aguardar você tá dizendo o seguinte a minha eu não estou gemendo aguardando aquilo que eu que eu vejo tô querendo riqueza não tô querendo sucesso humano é aquilo que eu apalpo que eu vejo não eu estou aguardando em gemendo por aqui que eu não posso ver é porque eu fui salvo na esperança ou seja você não tomou posse ainda Você tem certeza da vida eterna você tem.

    Ah mas você já tomou posse da forma plena da vida eterna ainda não se você ainda não está na glória se você ainda não está no céu você ainda não foi glorificado Você ainda está no corpo limitado você ainda não está num corpo que frágil Você ainda está nesse mundo caído Você ainda tem no seu coração inclinação para o mal você ainda entristece o espírito santo você ainda peca contra Deus você ainda fala que.

    Você não deve falar você ainda faz o que não deve fazer você ainda deixa de fazer o que deve fazer você ainda nutre na sua mente pensamentos errados então ainda nós aguardamos essa salvação temos respeito dessa salvação vai ser ela você não veio ainda se você a dever e se você tem certeza de que você tem essa vida eterna Você tem o quê paciência para esperar nesse interregno do a posse direito de posse e.

    Posse plena você aguarda você espera com paciência diz o apóstolo Paulo Ah pois bem aí eu vou fazer uma outra transição a transição do gemido da criação para os gêmeos da igreja e dos gemidos da igreja para os gemidos do Espírito Santo aí você percebe uma coisa linda a natureza geme a igreja GM Deus já me e esses gemidos saem do limite da terra.

    E chegou aos céus esse gemido sai do inanimado da criação ou da criação e racional para criação racional são os homens para própria divindade a e agora compara comigo versículo de número 26 E também o espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém aqui a tem algo.

    Que nos impressiona muito porque tá dizendo seguinte também o espírito a palavra que segue aí semelhantemente a natureza está gemendo a igreja está gemendo Espírito Santo está gemendo E porque é que o Espírito Santo geme e você parou para pensar nisso ó e aqui eu queria que você olhasse comigo alguns aspectos e é se Paulo está aqui nesse texto.

    Mostrando que nós temos uma segurança eterna e disse que essa segurança eterna Não é por causa da nossa força e nós estamos fincados na autoconfiança para ter certeza nós temos segurança eterna e certeza inabalável Apesar de que na nossa fraqueza se você se acha fraco o reconhece suas fraquezas e que tipo de fraquezas nós temos.

    Se você acha então ansiedade o neto a soberba Soberbo é uma fraqueza embora aqui é passar a mensagem o contrário mas a fraqueza a vaidade a tristeza e presta atenção nós temos primeiro fraquezas físicas Tempos Modernos.

    Se você nasce dependente e se você tiver a idade bem avançada morre dependente você sobe a maturidade o e desce a ladeira depois de novo e fraquezas físicas o gente não tem como ser humano permanecer Soberbo dia das fraquezas físicas e você pode pegar uma mulher pois eu fui miss universo e quando atacou 90 anos o beleza foi embora não tem jeito.

    E as Rugas aparecem e os olhos ficam embaçados e noventa e pouco né Essa senha não tá tanto não né então nós temos fraquezas físicas não tem jeito não o joelho do camarada não aguenta mais que o Visitei o irmão essa semana eu achei muito engraçado e a casa dele é cheio de escada e desce a escada de passar é é o meu joelho e tu passou tem de ser de facto.

    A fraqueza a fraqueza e nós temos fraquezas emocionais temos ou não temos oi oi gente tantas vezes quando vocês fizerem ansiedade medo angústia desespero até Oi Que hora que você diz meu Deus eu não aguento mais de uma fala de Paulo em segundo Coríntios 18 que me me deixa perplexo pode ser assim vocês sabem quantas lutas eu enfrentei em Éfeso os maiores do que minhas forças a ponto.

    De desesperar me da própria vida e eu não sei se você já enfrentou algumas lutas emocionais a ponto de desesperar se da própria vida o black power tá pensando em suicídio não e o que é para dizer o seguinte a luta era tão grande e eu achei que eu não fosse contar e eu sempre deixo agora nós temos fraquezas Morais.

    Em novelas e reconhece você tem fraqueza moral Oi hoje é quanto mais perto de Deus você chega mais consciência você tem que você é fraco moralmente a todos nós aqui eu acho que sem exceção já Prometemos a Deus não cometer mais um deslize um erro o pecado bom e você acaba cometendo mesmo aquela depois de confessar depois de chorar ou pedir perdão.

    E no dia seguinte a cena em chega no dia seguinte não é faltou para você sinceridade não faltou para você poder mesmo é fraco e a gente é meio torto e para que os espirituais Paulo chega dizem roubando certo nós usamos isso aqui na penúltima aula que o bem que eu quero fazer eu não faço mal que eu não quero eu faço E agora o que é maravilhoso e que a despeito da nossa fraqueza Deus não nos.

    Escorraçam mas o espírito nos assistir e essa ideia de assistir na língua grega é a ideia de a um fardo que você não consegue segurar e carregar sozinho Espírito Santo vem carrega esse fardo por você e assistir você e sua fraqueza e se não estavam perdidos é mas olha mais Versículo 26 e diz assim mas o mesmo espírito intercede por nós sobremaneira Com Gemidos inexprimíveis e agora entram outro elemento da.

    Assistência do Espírito Santo é intercessão o irmãos e intercessão humana é tão importante ora por mim meu irmão Paulo podia ora por mim eu tô aqui passando essa luta ora por mim e você pede oração para os irmãos que Orem por mim Ora pela minha família olha por essa por hora e por essa situação por essa circunstância agora você já pensou que o próprio Deus orando por nós é porque é tão Sublime isso mas você tem o Deus Pai o Deus filho e Deus Espírito Santo você tem a Trindade são da mesma.

    Essência tem as mesmos atributos realizam as mesmas obras é você tem dois intercessores da Trindade se você tem Jesus Cristo o seu intercessor legal forense e isso é destra de Deus tá indo Versículo 34 do nosso texto quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está à direita de Deus e também intercede por nós ou seja quando chega diante do tribunal de Deus na acusação contra você.

    É Jesus que se levanta o seguinte por esse crime aí por esse pecado aí eu já paguei eu já morri e essa pessoa que está sendo acusada aqui não deve mais nada essa aqui sua tua lei e é por isso que não tem condenação sobre a sua vida mas agora Paulo vai dizer que você tem um segundo intercessor na Trindade que é o intercessor existencial se o filho e intercede por você à direita de Deus Pai o espírito santo intercede por você em você ao Deus que está sobre você.

    E é a divindade em nós orando a divindade sobre nós e você parou para imaginar o que essa interseção do Espírito Santo e o texto nos diz que é 160 em 3 características Primeiro ela é intensa e intercede por nós de que maneira sobremaneira e isso é uma palavra de ênfase a segunda ou interseção agónica com gemidos inexprimíveis O terceiro eu intercessão eficaz o verso.

    27 diz que é segundo a vontade de Deus aquele intercede pelos Santos ou por nós agora vamos grátis E se eu não sei orar como convém o Paulo disse isso do Versículo 26 porque não sabemos orar como convém e o Espírito Santo sabe orar como convém e se a minha oração às vezes não está alinhada com vontade de Deus a intercessão do Espírito Santo tá sempre alinhada com a vontade de Deus.

    É porque se existe uma área meus irmãos de fraqueza em nós vocês apontaram algumas aqui outra delas é que nós não sabemos orar como convém Ah e por quê que nós não sabemos orar como convém que nós nem sabemos o que é melhor para nós se você já orou por uma causa alguma vez na vida descobriu mais tarde o que aquilo que você pedia se Deus desce para você ser um problema na sua vida.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t0f4KQMoAWA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem