39. As Bases da Certeza da Salvação (Rm 8.31-39)

39. As Bases da Certeza da Salvação (Rm 8.31-39) Queridos irmãos e irmãs Saúdo a todos com a paz do Senhor Jesus quero convidá-los abrir a palavra de Deus em Romanos Capítulo 8 do verso 31 até o verso 39 estamos terminando hoje à noite exposição do Capítulo 8 e a primeira grande parte da carta aos romanos Romanos Capítulo 8 de 31 a 39.

39. As Bases da Certeza da Salvação (Rm 8.31-39)

Nossa saudação a todos os irmãos irmãs estão conosco nessa noite aqueles que nos seguem pela internet pela transmissão no Facebook também queira Deus abençoar esse culto para sua glória para crescimento do seu povo ouçamos a leitura do verso 31 a 39 de Romanos 8 quebremos pois a vista dessas coisas Se Deus é por nós quem será contra nós Aquele que não poupou o seu próprio.

Filho antes por todos nós o entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas quem tentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus quem justifica quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está direita de Deus e também intercede por nós Quem nos separará do amor de Cristo será a tribulação ou angústia ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo.

Ou espada como está escrito por amor de ti somos entregues à morte o dia todo fomos considerados como ovelhas para o matador em todas estas coisas porém Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou porque eu estou bem certo de que nem a morte Nem a Vida Nem os anjos nem os principados nem as coisas do presente nem do porvir nem os poderes nem altura nem a profundidade nem qualquer outra.

Criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor até aqui a leitura da palavra de Deus buscamos a presença do Senhor irmãos em oração por iluminação e compreensão estamos diante do Senhor da tua Revelação escrita E pedimos portanto que o mesmo espírito que a inspirou ilumine os olhos do nosso entendimento para que vejamos as suas.

Maravilhas As Verdades aqui reveladas e não somente isso que inclines o nosso coração a obediência Oramos por conforto instrução repreensão educação encorajamento conversando Santificação tudo de acordo com a necessidade de todos nós que Tu conheces tão bem É o que nós Te pedimos essa noite em nome de Jesus amém queridos nós chegamos ao final do.

Capítulo 8 quando iniciamos esse capítulo Nós lembramos aos irmãos que o ponto do apóstolo Paulo aqui era assegurar os cristãos a respeito da sua Redenção final sobre a qual Paulo vem tratando desde o capítulo primeiro ou seja o Capítulo 8 é um capítulo que tem como Ponto Central a segurança que nós podemos ter Da Nossa Redenção em Cristo Jesus que o Deus que começou a boa obra.

Em nós ele haverá de terminar lá conforme ele prometeu Paulo em particular desenvolve essa esse ponto mostrando o que o Espírito de Deus faz por nós no início do capítulo 8 ele fala como pelo Espírito a justiça de Deus é aplicada a nós a justiça de Cristo é aplicada a nós ele nos mostra como espírito santo nos inclina a cogitar e pensar nas coisas de Deus ele.

Fala como espírito santo que habita em nós nos capacita vencer a carne e o pecado e testifica o nosso espírito que nós somos filhos de Deus e termina falando que o Espírito Santo intercede por nós Com Gemidos e nesse primíveis então todas estas ações e atitudes do Espírito Santo tem como objetivo assegurarmos da Redenção assegurarmos da promessa de Deus de que ele haverá de levar bom termo tudo aquilo que ele nos garante na sua palavra selada com sangue precioso do seu filho.

Na cruz do Calvário agora Paulo Termina Esse Capítulo escrevendo essa que é uma das passagens Mas sublimes gloriosas confortantes e tranquilizadores de toda a escritura lendo os comentaristas me preparando para falar Essa noite eu fiquei muito tranquilo que todos eles estavam quase todos eles estavam sentindo a mesma coisa que eu tava sentindo diante desse texto desse tamanho é muita coisa são verdades enormes sublimes que mal podemos divisar ou imaginar ou querer.

Compreender no nosso entendimento é segundo alguns a passagem mais nobre e elevada de toda a carta aos romanos quando Paulo aqui ao final desse Capítulo e do e da primeira sessão grande sessão da carta aos romanos ele nos assegura de que nada poderá nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus aqui Paulo tranquiliza frente de que ele realmente está salvo e que ele entrará na vida eterna e ele faz.

Isso com base em duas coisas primeiro Deus está o nosso lado e segundo não existe nada o ninguém em todo o universo que possa nos separar desse amor de Deus ou impedir que ele nos dê a vida eterna conforme ele prometeu Paulo desenvolve esse ponto aqui na passagem sob a forma de quatro perguntas quatro perguntas que ele faz São perguntas retóricas pergunta retórica quando você faz a pergunta por fazer porque você já sabe a resposta mas.

Veja Também, Vai te Interessar:

    É um artifício que a gente usa para tornar uma verdade mais dívida e Paulo é

    Mestre disso as suas cartas contém muitos muitos apelos e usos de estilos e argumentos que são retóricos em que ele procura dessa forma cativar do leitor e transformar o ouvido em olho de forma que a pessoa está como que vendo Paulo ali descrevendo aquelas coisas grandiosas aqui então ele faz essas perguntas com o objetivo de engajar a.

    Atenção do leitor porque nós todos queremos saber as respostas para as questões que ele levanta aqui e que estão todas relacionadas com essa segurança que Deus nos dá na pessoa de Cristo Jesus a primeira pergunta está aí no verso 31 até o verso 32 E é em resumo quem será contra nós quem será contra nós é a primeira pergunta verso 31 que diríamos pois a vista dessas coisas Se Deus é por nós quem será contra nós Aquele que não poupou seu próprio filho.

    Antes por todos nós o entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas o nós aqui que Paulo se refere no verso 31 Se Deus é por nós são aqueles que como Paulo creem no Senhor Jesus como seu senhor e salvador como filho de Deus aquele que veio ao mundo para morrer Pelos Pecados a quem Deus aos quais Deus prometeu dar a vida eterna Paulo está escrevendo para os cristãos na cidade de Roma então quando ele fala nós é ele e.

    Sua audiência Cristã O que é que une Paulo e sua audiência Cristã todos eles crêem Jesus como filho de Deus salvador do mundo Messias prometido morreu na cruz pelos nossos pecados então a pergunta é Se Deus é por nós eu Paulo que estou escrevendo e vocês cristãos que estão lendo e vocês hoje que a noite estão ouvindo Se Deus é por nós quem será contra nós essa pergunta quem será contra nós ela se deve ao fato de que muitas pessoas poderiam se levantar.

    Contra nós muitas pessoas de fato e até com direito poderiam se levantar e perguntar por exemplo como é que um Deus justo pode perdoar um pecador como você como é que um Deus justo e Santo pode justificar injustos e ainda lhes dar a vida eterna quando na verdade eles merecem a condenação pelos seus atos e por que vocês se consideram justificados e perdoados em quem vocês são melhores do que os outros Claro muita gente poderia ser contra nós mas a resposta.

    Que Paulo dá aqui a essa indagação quem será contra nós quem será contra estes que crê em Jesus que foram justificados e perdoados dos seus pecados a quem Deus prometeu a vida eterna a resposta que o próprio Paulo dá é que ninguém pode ser contra nós e impedir que nós Recebemos a vida eterna porque é o próprio Deus quem nos proporciona isso e ele usa três argumentos aqui que estão nos versos 31 e 32 o primeiro argumento é esse aqui que diremos à vista dessas coisas.

    Que coisa são essas as a vista das quais Paulo pode dizer que ninguém pode nos condenar ou ninguém pode ser contra nós que coisas são estas as regras de interpretação exigem que seja o que vem antes não é natural essas coisas quais são nós vamos buscar no contexto imediato olha o que é que Paulo tinha acabado de dizer e que nós vimos na última mensagem a partir do verso 28 sabemos que todas as coisas cooperam.

    Para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito por quanto aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou a vista dessas coisas quem será contra nós se Deus nos conheceu antes da fundação.

    Do mundo nos amou é isso que o verbo significa foi o que nós vimos na última exposição se Deus nos amou antes da fundação do mundo se ele nos predestinou para sermos conformes a imagem do seu filho se ele nos justificou dos nossos pecados se ele nos chamou e resistivelmente pelo Espírito Santo e se ele já nos glorificou a vista dessas coisas quem pode ser contra nós todas estas coisas são a nosso favor são feitas por Deus a nosso favor para o nosso.

    Benefício quem pode ser contra nós a vista dessas coisas que Deus já fez

    Começando na eternidade entrando no tempo e no espaço Esse é o primeiro argumento o segundo ainda está no verso 31 ele diz que teremos pois a vista destas coisas Se Deus é por nós quem será contra nós ou seja o foco aqui é que ninguém menos do que o todo poderoso elaborou esse plano ninguém menos que o criador dos céus e da terra é o autor de todo esse processo.

    E da história da Redenção o pai planejou na eternidade o filho encarnou e no tempo e no espaço cumprir o plano do pai os dois mandaram espírito santo que veio a habitar na igreja santificando a igreja selando sendo como Primícias e penhor da herança Futura é Deus que é por nós é ele não é ninguém superior a ele por isso se ele é por nós quem será contra nós mas o terceiro argumento está no verso 32 é um.

    Argumento do maior para o menor tipo assim aquele que não poupou o seu próprio filho antes por todos nós o entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas é como se Paulo dissesse o mais difícil ele já fez então ele fará o mais fácil Quem faz o maior faz o menor quem dá um presente mais caro Com certeza dá um presente mais barato também Deus não poupou o seu filho diz o.

    Apóstolo Paulo ou seja o pai não desistiu do plano da Redenção pensando no sofrimento que seu amado filho teria que passar aqui nesse mundo na mão de pecadores rejeitado pelo seu próprio povo sofrendo morte e morte de cruz sendo sepultado e passando três dias debaixo do Poder da morte o pensamento do sofrimento dos seus filhos não do seu filho não impediu Deus de entregá-lo por nós em nosso benefício ora se Deus fez.

    Esse sacrifício maior se ele não poupou o seu próprio filho amado como então ele não nos dará com Cristo todas as outras coisas perdão de Pecados vida eterna justificação novo sair Nova Terra imortalidade ele já deu o maior tudo mais vem com Jesus Cristo são os três argumentos que Paulo usa aqui para responder a pergunta quem será contra nós a resposta é ninguém pode ser contra nós a vista dessas coisas que Deus já.

    Fez por nós sabendo que é o próprio Deus triuno que fez tudo isso e sabendo que ele já entregou já fez o mais difícil que é seu filho e dá o seu filho ninguém pode ser contra nós contudo aqui eu pergunto o que será daqueles que Deus não é por eles o que será daqueles que Deus na verdade é contra eles o que será daqueles contra quem a ir ao.

    Poder e a santidade de Deus estão preparados para julgar e condenar quem poderá salvá-los Se Deus é por nós quem será contra nós mas esse Deus foi contra nós quem será nosso favor Essa é a situação a sua essa noite se você não é de Cristo se você não está nele se você não faz parte desse nosso que está aqui desses por quem Deus é a favor.

    Se Deus é por nós quem será contra nós segunda pergunta de Paulo está no verso 33 quem tentará acusação contra os eleitos de Deus e ele mesmo Responde é Deus quem o justifica Note que o nós do verso 31 agora virou os eleitos do verso 33 porque essa é uma das maneiras pelas quais Deus se refere ao povo de Deus aqueles por quem Cristo morreu aqueles.

    Que Deus conheceu predestinou escolheu chamou justificou e glorificou eles são os eleitos de Deus o povo que Deus escolheu de interesse a humanidade entre essa Humanidade para justificar perdoar fazer seu povo para eternamente viver com ele na glória Paulo aqui em vez de dizer nós ele podia ter dito quem tentará acusação contra nós porque é o que ele tinha dito no verso primeiro não é mas agora ele diz quem tentará acusação contra os eleitos de Deus quem são os eleitos de Deus esse nós aqui.

    Esses que creem no Senhor Jesus que foram justificados pela fé no seu sangue precioso são aqueles que Deus conheceu escolheu o predestinou justificou e glorificou agora é quando Paulo diz assim quem tentará a acusação contra os escolhidos de Deus não é porque não existe acusação contra eles porque existe e é muito nós podíamos começar conversando com teu vizinho ou então perguntando a tua mulher os teus colegas de trabalho ou lá na sua.

    Escola Claro que tem acusação contra você sempre vai ter acusação contra você não falta acusação de idolatria incredulidade blasfêmia escárnio desobediência diz respeito hipocrisia ódio raiva violência agressão embriaguez Adultério fornicação prostituição impureza mentira roubo falsidade ideológica falta de perdão cobiça Maus Pensamentos inveja blasfêmia e maledicência eu tô apenas Resumindo a lista que Paulo da em romanos 1 e em.

    Romanos 2 quando diz assim quem tentará a acusação contra os eleitos de Deus não é porque não haja acusação porque tem muita você sabe disso a sua consciência sabe disso mas a razão pela qual ninguém vai tentar acusação contra os eleitos de Deus não é porque eles não de fato mereçam ser acusados mas a resposta está no final do.

    Verso 33 porque é o próprio Deus quem os justifica é o próprio Deus Diante de quem Essas acusações são feitas que justifica os seus eleitos esse Deus contra quem eles pecaram e diante de quem podem ser acusados esse Deus o justificou de todas as suas acusações Deus lhe atribuiu uma Justiça tão perfeita que nenhum homem ou anjo ou demônio pode encontrar qualquer falha a.

    Ponto de que no dia do juízo não haverá absolutamente nada que possa ser levantado contra os eleitos de Deus não é que não haja não é que eles nunca cometeram nada errado mas é que Deus os cobriu com a justiça tão perfeita que a justiça do seu filho que ninguém pode tentar acusação contra eles porque eles estão em Cristo e portanto plenamente justificados É o próprio Deus quem o justifica por isso ninguém mais pode tentar acusar os.

    Eleitos de Deus os que crêem em Cristo Jesus de qualquer dos pecados que um dia eles cometeram nessa vida e é por isso que eles podem ter certeza da vida eterna a certeza a minha certeza de vida eterna não tá baseada na minha santidade na minha inocência ou na minha pureza que certamente não existem mas está baseado no fato de que Deus me faz justo em Cristo Jesus de forma que nenhuma acusação contra mim prevalecerá porque.

    Ele quem me justifica mediante Jesus Cristo por esse motivo eu disse nós podemos ter certeza da vida eterna contudo os que não creem os que não creem em Cristo Jesus os que estão em estado de rebelião e de incredulidade eles estão debaixo de todas essas acusações que vem contra todos os pecados que ele já cometeram um dia na sua vida e um dia eles vão ter que responder por todos eles.

    Que terrível estado do pecador em penitente Rebelde incrédulo que não se curva diante de Deus não se humilha e não se rende sem condições diante do senhor e salvador essa pergunta Quem tentará acusação contra os eleitos de Deus a resposta ninguém porque é Deus quem justifica mas se feita com relação ao incrédulo quem tentará acusação contra os incrédulos a resposta é todo mundo inclusive o próprio Deus.

    Terceira pergunta de Paulo é basicamente uma continuação extensão dessa mesma do verso 33 está no verso 34 Ele pergunta no verso 33 quem tentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus que justifica portanto verso 34 quem os condenará não somente eles não podem levantar a acusação como também não podem condenar não é que nós não mereçamos ser condenados não é que não.

    Haja razão de sermos condenados os homens teriam razão de se levantar e nos condenar porque nós pecamos contra eles nós é pegamos contra o nome deles nós é cobiçamos as coisas que eles têm começamos a mulher que ele tem um marido que eles têm começamos os seus carros os seus apartamentos os seus empregos a sua situação financeira os seus dois os seus talentos há coisas no nosso coração que Deus conhece muito bem os homens poderiam se levantar e nos.

    Os anjos poderiam se levantar e nos condenar porque enquanto feitos menores do que nós em Glória e Honra fomos feitos a imagem e semelhança de Deus nós viramos as costas para Deus e os anjos com o mistério da Redenção pasmos e maravilhados que Deus tenha misericórdia dos filhos de Abraão e não socorre aos anjos os demônios poderiam.

    Se levantarem nos condenar porque quantas vezes fomos cupinchas e cúmplices deles no pecado caímos em tentação seguimos a orientação dos demônios a tentação do diabo em nosso coração a criação toda poderia nos condenar porque por conta dos nossos pecados do pecado dos nossos primeiros pais toda criação foi trazida debaixo do cativeiro da corrupção como Paulo diz aqui no Capítulo 8.

    Não é que falta quem nos condene a resposta para a pergunta não é essa quem os condenará a razão pela qual Nós não seremos condenados não é porque não há causa de Condenação mas está nas quatro coisas que Paulo diz aqui no verso 34 primeiro quem nos condenará resposta ninguém primeiro porque foi Cristo quem morreu tá implícito aqui de que foi ele que a condenação é a morte então ele já sofreu.

    A condenação quando morreu em nosso lugar na cruz e foi ele não outro porque se fosse um outro homem igual a mim que morresse na cruz ele estaria apenas recebendo o resultado merecido pelos seus pecados mas se trata do filho de Deus puro inocente Sem Pecado cuja morte cujos benefícios da morte pode ser aplicados transferidos a outras pessoas é Cristo quem morreu por isso que não posso ser condenado porque a minha condenação já foi paga.

    Por ele ele já cumpriu a minha condenação quando naquela Cruz ele sofreu os terrores do inferno e da Ira de Deus bebendo cálice da Ira de Deus até a última gota mais do que isso eu gosto adoro quando Paulo se corrige né quando ele diz aqui é Cristo Jesus Quem morreu não não espera é ele que ressuscitou é a segunda coisa que ele diz aqui mas o que morreu ele.

    Ressuscitou ele venceu a morte rompeu os grilhões da Sepultura ressurgiu Triunfante como meu representante Quem Pode me condenar se ele já está livre da condenação e ele é o meu representante terceiro ele está à direita de Deus ou no verso 34 ele está à direita de Deus para lá ele subiu depois da Ressurreição sentou-se à direita de Deus foi glorificado e exaltar e recebeu todo o poder no céu e na terra e nós estamos.

    Assentados com ele nas regiões celestiais a direita de Deus pai e por último diz Paulo que também como se não bastasse né E também além dessas coisas também ele intercede por nós interceder significa pedir alguma coisa em favor de outra alguém em favor de outra ele intercede pelos seus escolhidos diariamente constantemente diariamente pai alguns dos caiu alguns.

    Não tem jeito alguns José um miserável pecador mas fui eu quem morri por ordem do senhor não eu que ressuscitei pelo teu poder foi exaltado como representante dele perdoa o levantam se sustentam não permita que ele seja tentado mais do que ele possa suportar como um dia eu intercedi por Pedro eu intercedo agora por ele e por todos aqueles que são meus.

    Diante disso queridos diante de tal Sumo Sacerdote intercessor representante justificador e defensor quem nos condenará quem poderá nos condenar diante da obra completa e perfeita de Cristo Jesus entretanto o que será daqueles porque em Cristo não morreu porque ele não ressuscitou que não representa a direita do Deus Pai e por quem ele não intercede.

    O que será de você sem Cristo com todos os seus pecados toda a sua culpa toda a condenação que lhe aguarda com justiça por causa de todas as desobediências cometidas quem vai nos separar do amor de Cristo A resposta é bem mais longa aqui porque essa quarta pergunta resume as outras três.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3hNJkazeJdU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem