Versículo 24 para os que foram chamados por Deus Cristo Poder de Deus Capítulo 2 Versículo 4 a minha palavra e a minha pregação foram demonstração do espírito e de poder Versículo 5 para que a vossa fé apoiasse no Poder de Deus E para completar acho que poderíamos adicionar alguns Versículos de segunda os Coríntios que é o Capítulo 4 Versículo 7.
Para que a excelência do Poder seja de Deus ou ainda Capítulo 12 Versículo 9 para que sobre mim repouse o poder de Cristo Então aqui estão sete referências ao poder o poder de Deus o poder de Cristo o poder da Cruz e o poder do Espírito Santo e esta concentração no poder instantaneamente enche os nossos olhos aqui no início do século XX Porque vivemos numa sociedade que.
Categoricamente venera o poder na verdade as três principais ambições humanas a busca por dinheiro fama e influência são todas um impulso oculto pelo poder vemos esta sede de poder em todo lado na política e na vida pública nos grandes negócios e na indústria nas profissões nas sociedades primitivas em que o chaman ou o.
Feiticeiro trocam o poder secreto por dinheiro e infelizmente também vemos isso na igreja nas lutas pelo poder eclesiásticos de alto nível nas disputas denominacionais em algumas igrejas locais nas quais o clero detém todo o poder as rédias do poder em suas próprias mãos e se recusa a partilhá-lo seja com os leigos ou menos ainda com os.
Jovens vemos isso aqui nas organizações paresias que sonham em se expandir para impérios mundiais e vemos isso aqui no púlpito que é um lugar muito perigoso para qualquer filho de Adão ocupar poder é mais intoxicante que o álcool e mais viciante que as drogas Acho que foi o Steve Brad outra noite quem citou aquele conhecido epigrama de Lord acton o poder tende a.
Corromper e o poder absoluto corrompe absolutamente ora Lord acton como devem saber foi um político britânico do século XIX amigo e Conselheiro do primeiro ministro gladston e ficou muito perturbado no seu tempo ao ver a democracia ser minada por esta sede de poder talvez vocês não saibam que Lord acon também era católico romano e em 1870 ano do primeiro Concílio Vaticano ele se opôs à decisão do Concílio de.
Atribuir infalibilidade ao Papa ele viu isso como um poder corrompendo a igreja agora passando da cena católica Romana para a cena evangélica quero dizer-lhes francamente que estou assustado com a fome evangélica contemporânea por poder até mesmo pela busca pelo poder do Espírito Santo seja honesto quemos.
Poder é honestamente poder para testemunhar poder para santidade poder para serviço humilde ou é realmente uma máscara para a ambição pessoal para que possamos estimular o nosso próprio ego ministrar a nossa própria importância ampliar a nossa influência a sede de poder é uma coisa muito.
Perigosa vou mais longe digo que mesmo algum evangelismo pode ser uma forma disfarçada de imperialismo porque pode edificar impérios humanos em vez de edificar o reino de Deus amigos só existe um imperialismo que é Cristão e que preocupa Sua Majestade Imperial nosso senhor e salvador Jesus Cristo e todos os outros imperialismos são.
Pecaminosos portanto a Bíblia contém advertências Claras sobre o uso e o abuso de poder e uma delas é o nosso texto desta manhã mas antes de abordar o assunto apenas menciono que no antigo testamento Lemos sobre Osias ou Azarias Rei de Judá vocês se lembram disto ele foi muito ajudado até se tornar poderoso e depois que o zas se tornou.
- Botão de Limpar Filtros para os seus Dashboards no Power BI #expertcursos #powerbi
- Como Personalizar GUIA do Excel
- Planilha de Gestão de Compras e Pedidos Completa - Atualização
Poderoso seu orgulho levou à queda e em contraste no Novo Testamento nosso
Senhor Jesus Cristo é o símbolo perfeito da fraqueza humilde a fraqueza da humildade é claro ele disse que sabeis que os governadores dos povos dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles não é assim entre vós pelo contrário quem quiser tornar-se grande entre vós será esse o que vos sirva e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo porque Jesus continuou tal como o.Filho do homem que não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos em outras palavras Jesus não veio para exercer o poder mas para renunciar a ele não para ser servido mas para servir e doar digo-vos amigos que em nenhum momento a mente Cristã entra em colisão.
Mais violenta com a mente secular do que na sua insistência na fraqueza da humildade a sabedoria do mundo não valoriza não me perdoe não valoriza muito a humildade bebemos mais do que imaginamos da filosofia de poder daquele filósofo alemão niet niet sonhava com a ascensão de uma raça governante uma raça ariana que.
Seria durona viril impetuosa e opressiva adorava o poder desprezava Jesus por sua fraqueza o ideal de niet era um o Superhomem o ideal de Jesus era uma criança não há possibilidade conciliação entre essas duas imagens temos que escolher entre elas sinto muito pela longa introdução.
Achei necessário repito ver o que vamos estudar à luz da ânsia contemporânea pelo poder assim o tema central da correspondência Coríntia não é o poder como parece indicar até agora mas o poder através da fraqueza poder divino através da fraqueza humana Este é o tema principal da correspondência Coríntia e particularmente do texto que temos diante de nós esta manhã o apóstolo.
Paulo reúne três ilustrações impressionantes desse mesmo princípio primeiro nos Versículos 17 a 25 o poder no próprio evangelho através da fraqueza porque a fraqueza da cruz é o poder de Deus em segundo lugar nos Versículos 26 a 31 do primeiro capítulo vemos o poder através da fraqueza nos convertidos porque Deus de Escolheu os fracos para envergonhar os.
Fortes e então em terceiro lugar no capítulo 2 Versículos 1 a 5 temos o poder através da fraqueza em Paulo o evangelista Versículos 3 e 4 e foi em fraqueza temor e grande tremor que eu estive entre vós em demonstração do espírito e de poder assim o evangelho os convertidos e os pregadores ou se preferir o evangelho o evangelizado e o.
Evangelista todos exibem o mesmo Princípio Fundamental o poder de Deus Opera melhor na fraqueza humana a fraqueza é a Arena na qual Deus pode manifestar mais eficazmente o seu poder divino Esse é o tema Deus nos ajude a absorvê-lo e vivê-lo em nossas vidas então vejamos O primeiro exemplo o poder no próprio evangelho através da fraqueza Versículos 17 e 18 ao Versículo 25 bem todo orador.
Todo comunicador Cristão e todo comunicador não Cristão tem que responder a duas perguntas o que tenho a dizer e como vou dizê-lo a primeira é a mensagem e a segunda é o método de comunicação e precisamos de saber que no século I depois de Cristo da cultura greco-romana estas duas questões foram prontamente respondidas o que da comunicação era a filosofia o modo de comunicação era.
Retórica uma elaborada ornamentação de linguagem e estilo mas
Paulo imediatamente renunciou a ambos ele se recusou aegar o evangelho como vimos ontem Versículo 17 na na sabedoria de palavra no lugar da filosofia humana ele colocou a cruz no lugar da retórica humana o poder do Espírito Santo e a cruz era tanto a sabedoria quanto o.Poder de Deus e Paulo amplia esta posição duas vezes primeiro nos Versículos 18 a 21 e depois nos Versículos 22 e 25 é a mesma mensagem repetida os golpes de martelo da repetição que são tão importantes em toda a nossa comunicação ainda hoje vou usar o Versículo 21 apenas no primeiro exemplo porque é uma frase lindamente esculpida o resumo disso é este Enquanto o mundo o o mundo não Cristão o mundo.
Secular falhou através de sua própria sabedoria em conhecer a Deus a agradou a Deus através da loucura do Evangelho do Querigma salvar aqueles que creem poderíamos meditar sobre isso por muito tempo é lindamente cinzelado e edificado mas quero continuar repetindo isso nos Versículos 22 a 25 aqui Paulo elabora a mesma tese a saber a sabedoria.
Através da loucura da Cruz e o poder através da fraqueza da cruz e para fazer isso ele divide a raça humana em três seções juDeus gentios ou gregos e cristãos e aponta a diferença essencial entre eles primeiro Versículo 22 no início os juDeus pedem sinais milagrosos eles esperavam um Messias político que expulsasse as legiões.
Romanas para o mar mediterrâneo e restabelecesse a soberania Nacional perdida de Israel e assim de cada revolucionário cada pretendente messiânico os juDeus exigiam provas apropriadas dá-nos um sinal de poder para nos indicar que tu és capaz de fazer o que se espera do Messias e as legiões romanas do país assim os juDeus pediram sinais.
Milagrosos eles pediram provas apropriadas queriam sinais de poder para dar plausibilidade ao pretendente messiânico é por isso que os juDeus perguntavam a Jesus que sinais fazes para que creamos em ti se tu se és oias sinais de poder para indicar e dar provas de que tu és sendo assim essa é a primeira coisa os juDeus pediam sinais milagrosos em segundo lugar os gregos.
Procuram procuram a sabedoria bem todos nós sabemos disso a Grécia tinha uma longa tradição de filosofia brilhante os gregos acreditavam na autonomia da mente humana eles ouviam atentamente cada nova ideia cada especulação desde que parecesse razoável assim os juDeus exigiam poder e os gregos procuravam sabedoria agora Contra Eles há uma terceira categoria de crentes cristãos.
Sejam juDeus ou gentios nós pregamos Este é o Versículo 23 se vocês estiverem seguindo a Cristo crucificado então Observe os verbos contrastantes os juDeus fazem exigências os gregos procuram e procuram mas nós proclamamos alguém proclamamos o Messias crucificado por nós na cruz então aí o.
Contraste é muito claro nos três verbos o que é característico dos pregadores cristãos é que eles não exigem algo não procuram algo eles proclamam alguém mas um Messias crucificado era uma tradi em termos se ele fosse expulsar as legiões romanas do país como poderia ser crucificado na cruz a própria palavra Messias significava poder esplendor Majestade Triunfo Vitória todos adjetivos da palavra.
Messias mas a crucificação foi exatamente o oposto a palavra crucificação significava fraqueza humilhação e derrota de Cristo crucificado provocou reações diversas para os JuDeus Primeiro ele foi uma pedra de tropeço eles estavam esperando um Messias militar montado num cavalo de guerra liderando um exército e o que lhes foi oferecido em vez disso foi lhes oferecido um fraco.
Patético e crucificado por foi um insulto ao orgulho Nacional deles o Messias de Deus terminar sua vida sob a condenação de seu próprio povo como ele poderia terminar sua vida sob a maldição de Deus na cruz era impossível era inconcebível um Messias crucificado você não pode conciliar as duas palavras para eles não fazia.
Sentido a cruz era um obstáculo absoluto para aqueles que adoram o poder agora em segundo lugar para os gentios Cristo crucificado era uma loucura a crucificação no mundo Romano antigo não era apenas uma execução dolorosa era também uma humilhação pública era reservado para a escória da sociedade era reservado para os escravos.
E criminosos nenhum homem ou cidadão livre Jamais foi crucificado Era inconcebível para eles que o filho de Deus terminasse a sua vida numa cruz Cícero o grande orador Romano disse numa ocasião o próprio nome da Cruz a própria Palavra da Cruz está ausente não apenas do corpo dos cidadãos Romanos Mas também da mente deles porque eles nunca são crucificados eles sequer pensariam ou imaginariam isso pelos seus olhos eles nunca assistiriam a uma crucificação e pelos seus ouvidos eles.
Nunca ouviriam falar sobre isso então horrível Era o conceito de crucificação para eles mas em terceiro lugar para os que foram chamados Versículo 24 Isto é para o povo de Deus em si independentemente de serem etnicamente juDeus ou gentios Cristo crucificado não é fraqueza mas o poder de Deus não é loucura é a sabedoria de Deus versículo 25 porque a loucura de de é mais sábia.
Do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens agora deixe-me fazer uma pausa por um instante a fim de fazer uma aplicação amigos todo este texto é embaraços relevante para nós hoje em dia é óbvio que não existem juDeus e nem gregos do século que tenham sobrevivido até hoje mas existem mos modernos primeiro a cruz ainda uma pedra de tropeço para todos aqueles que gostam.
Do poder de adoração de niet Que Confiam em sua própria capacidade de chegar ao céu por conta própria eles Confiam em si mesmos Ou pelo menos se não conseguem conquistar a sua salvação estão convencidos de que podem contribuir para ela temos que dizer não a vida eterna ou a salvação é uma dádiva de Deus totalmente sem contribuição vocês conhecem o grande ditado de William Temple Arcebispo de.
Cantuária até morrer nos anos 40 ele disse o seguinte a única coisa minha com a qual contribuo para a minha Redenção é H algo com que possamos contribuir para a nossa redenção a única coisa minha com a qual contribuo para a minha Redenção é o pecado do qual preciso ser redimido isso é tudo Caso contrário é uma dádiva de Deus sem contribuição e.
Temos que nos humilhar para recebê-la como uma dádiva gratuita lembro-me de tentar explicar isso a um colega de graduação em Cambridge ele era muito gentil e aristocrático e eu estava tentando fazê-lo humilde dizendo-lhe que ele não poderia fazer nada para ganhar sua própria salvação e de repente sem aviso eles clamou com toda força horrível horrível horrível você sabe que bastante surpreso Eu não disse nada horrível mas.
Muitas vezes agradeci a Deus por essa experiência isso me deu um vislumbre da arrogância do coração humano porque Adoramos o poder queremos chegar lá por nós mesmos dando a nossa própria contribuição mas a cruz nos diz que é impossível Cristo veio e morreu para nos salvar porque não podemos salvar a nós mesmos portanto a cruz é uma pedra de tropeço para os moralmente orgulhosos mas em segundo lugar é uma pedra de tropeço ou loucura para os.
Intelectualmente orgulhosos não faz sentido para eles o melhor exemplo que encontrei em nossos dias é AJ autor de o filósofo de Oxford autor de um livro chamado idioma verdade lógic um dosir do chamado positivismo lógico que tornou senf antes de morrer e aqui está ele odiava o cristianismo ele Não perdia nenhuma oportunidade ser Rude com o evangelho.
Este é o Senor Alfred ele disse de todas as religiões históricas há boas razões para considerar o cristianismo como aor B nas doutrinas aliadas do pecado original e da expiação vicária que são intelectualmente desprezíveis e moralmente ultrajantes esse é o nosso precioso evangelho intelectualmente.
Desprezível moralmente ultrajante Essa é a sabedoria do mundo mas para o povo de Deus a cruz não é fraqueza mas poder e não é loucura mas sabedoria é o poder de Deus porque através dela Deus salva aqueles que não podem se salvar e a sabedoria de Deus porque através da cruz Deus resolveu não apenas o nosso problema do pecado e da culpa mas também seu próprio problema e não É errado falar de um problema Divino.
Ou de um dilema Divino não podemos evitar de fazê-lo isso surge do caráter do amor oema de Deus era como ele poderia expressar sua Santidade a julgar e punir o pecado sem comprometer o seu amor pelos pecadores ou ainda como Deus poderia expressar o seu amor perdoando os pecadores sem comprometer a sua.
Justiça no julgamento do pecado como Deus poderia ser ao mesmo tempo um Deus justo e um Salvador e a resposta de Deus foi e ainda é a cruz porque na cruz ele tomou o nosso lugar carregou os nossos pecados morreu a nossa morte E assim pagou a nossa dívida e na cruz Deus demonstrou como Lemos em romanos 3:5 Ele demonstrou sua justiça romanos 3:2 e demonstrou seu.
Amoros 5 o e em sua dupla demonstração de amor e justiça a sabedoria de Deus é exibida sabedoria sua sabedoria na loucura da Cruz e o seu poder na nossa fraqueza ora tudo isso é poder no próprio evangelho através da fraqueza agora um segundo exemplo mais breve poder através da fraqueza dos.
Convertidos Versículos 26 a 31 Paulo convidava os Coríntios a refletirem sobre o evangelho e as fraquezas deles e agora os convida a refletirem sobre si mesmos e suas fraquezas Considere a situação em Corinto Versículos 26 a 28 poucos de vocês eram sábios pelos padrões humanos de educação ou seja poucos eram influentes na comunidade poucos eram de.
Origem Nobre em outras palavras a sabedoria e o poder não eram visíveis entre os Coríntios Na verdade o oposto tinha acontecido Versículo 27 Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas Humildes do mundo e as desprezadas e aquelas que não são para reduzir a nada à que são é o meso tema sabedoria através da loucura e.
Poder através da fraqueza então qual foi o propósito de Deus nesta ação Por que Deus escolheu os fracos os loucos e os humildes bem a resposta nos foi dita Versículos 29 a 31 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus para que ficasse Claro sem qualquer dúvida que o crédito pela salvação deles pertencia a Deus e somente a Deus eles não podiam caminhar pelo céu como Pavões.
Ostentando a plumage que tinham na terra não foi Deus quem Escolheu os fracos e os loucos para demonstrar que nenhum ser humano pode se vangloriar em sua presença e assim Versículo 30 é por causa dele Deus que eles os coros estavam Cristo Jesus eles não se colocaram em Cristo Jesus Deus os colocou em Cristo Jesus e era em Cristo que eles estavam consequência Cristo Jesus tornou-se para nós por um lado a.