11 - Salmo 130: Das Profundezas

11 - Salmo 130: Das Profundezas Eu queria convidá-los abrir a palavra de Deus no Salmo 130 Estamos dando continuidade à nossa série de mensagens nos salmos de romagem os salmos do Peregrino Salmo 130 possamos a leitura da palavra de Deus das profundezas Clamo a Ti senhor escuta senhor a minha voz.

11 - Salmo 130: Das Profundezas

Esteja um alertas os teus ouvidos as minhas súplicas se observar e senhor iniquidades quem senhor subsistirá contigo porém está o perdão para que esse tema aguardo o senhor a minha alma o aguarda eu espero na sua palavra a minha alma ceia pelo senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã mais do que os guardas pelo romper da manhã espere Israel no senhor pois no senhor a.

Misericórdia nele copiosa Redenção é ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades Oremos queridos pedindo a orientação do senhor para compreensão desse Salmo ó Deus nosso pai na tua presença nos encontramos agora desejosos de ouvir a tua voz através da exposição da tua palavra querendo o senhor ser alimentados de ti com pão do céu que é o nosso salvador.

Jesus Cristo queremos suplicar senhor que tu nos conduzas que teu espírito santo nos ilumine abençoa teu povo aqui presente que cada um de nós seja alimentado por ti de acordo com a necessidade Oramos também Senhor pelas demais igrejas onde teu teu nome está sendo honrado Tua Palavra está sendo ensinada que tu recebas a glória que tinha devida na manhã desse dia o.

Dia do Senhor dia que é feito para tua honra e louvor o dia da Ressurreição do nosso senhor Jesus em nome de quem nós Oramos amém queridos esse Salmo é um dos Salmos mais apreciados de todo o saltério para vocês terem uma ideia era um dos Salmos prediletos de Agostinho era o Salmo Predileto de Lutero e de Calvino.

O um dos grandes escritores puritanos chamado príncipe dos puritanos que foi o John Owen ele escreveu um comentário de mais de 300 páginas só sobre esse sal Lutero considerável esse Salmo um dos Salmos paulinos ou seja um dos Salmos onde o evangelho e a graça de Deus aparece de forma mais clara de toda de toda a Bíblia e não é sem motivo que estas pessoas gostavam desse Salmo basta.

Le-lo e nós já nos identificamos com ele nós percebemos que aqui estão algumas das verdades centrais da vida cristã relacionadas com o cristianismo esse Salmo ele está dentro daquela lista de Salmos que nós chamamos Salmos do Peregrino salmos de romagem que eram aqueles Salmos que eram cantados pelos Viajantes que iam de todas as partes do mundo para Jerusalém três vezes ao ano para Celebrar as festas judaicas mas.

Esse Salmo é também considerado um dos sete Salmos penitenciais que nós temos na Bíblia então ele tá na lista dos dois os salmos penitenciais são aqueles Salmos onde o autor Derrama o Coração Diante de Deus ele está quebrantado ele se encontra arrependido Ele quer o perdão de Deus ele expressa toda a tristeza do seu coração ele busca a Deus por misericórdia são sete desses Salmos o Salmo 6 o Salmo 32 o Salmo 51 o Salmo.

102 o Salmo 143 e esse Salmo aqui então ele é uma combinação das duas coisas ele expressa não somente os anseios do Peregrino quando ele caminha para Jerusalém mas também as profundidades do nosso coração a gente não não sabe quem escreveu esse Salmo nem exatamente a situação em que ele foi escrito ele é um Salmo onde o autor ele está passando uma grande tribulação na sua alma e ele busca a.

Deus lá do fundo do poço ele procura Deus por perdão e depois eles orta os seus companheiros a fazer a mesma coisa Esses são pode ter sido escrito como uma expressão do que é que tinha acontecido com a nação de Israel você se recordam que a nação de Israel os juDeus foram levados no cativeiro é como cativos para Babilônia onde passaram 70 anos longe de casa presos escravos sendo assediados sofrendo hostilidade abuso e alguns.

Acham que esse Salmo foi escrito naquela época outros acham que eram Salmo que foi escrito para ser cantado naqueles dias de jejum e oração e humilhação que havia na de Israel mas o mais provável é que esse Salmo aqui está expressando a experiência pessoal do seu autor a experiência pessoal do seu autor em que ele depois de ter caído em pecado ele se humilha diante de Deus busca ajuda de.

Deus busca restauração e depois ele exorta A os seus irmãos a fazerem a mesma coisa de qualquer forma esse Salmo descreve bem uma experiência a experiência de todos os filhos de Deus quando este se encontram Nas Profundezas e de lá eles Clamam a Deus por perdão Então nós vamos ver aqui primeiro Essa oração que ele faz nos versos 1 e 2 depois o argumento que ele usa com Deus para que Deus o perdoe nos versos 3 A 4.

    Depois a espera dele depois dele ter orado ele fica esperando a resposta de

    Deus aí versus as cinco e seis e depois ele ensina a nação de Israel a fazer a mesma coisa versus 7 e 8 quero nosso Deus nos guiar queridos na compreensão desse Salmo tão precioso nessa manhã e que todos nós sejamos edificados primeiro lugar então vamos ver a oração que ele faz a Deus.

    Versus 1 e 2 das profundezas Clamo a Ti senhor escuta senhor a minha voz esteja um alertas os teus ouvidos as minhas súplicas o que que motivou o salmista a orar a resposta é o estado em que ele se encontrava ele diz das profundezas Eu Clamo a Ti essa expressão profundezas ela descreve no livro de Salmos uma situação crítica de perigo de calamidade ou então uma angústia profunda da alma e.

    Com certeza Essa é a situação em que o salmista se encontra aqui ele está nas profundezas da sua alma perturbada pelo pecado que ele cometeu o coração dele estava turbado a consciência dele estava culpada ele tinha perdido alegria da salvação ele se sentia como alguém que tinha sido lançado no mar e foi afundando afundando e tinha chegado lá no fundo nas profundezas do oceano.

    Lançado fora da presença de Deus a nova tradução na linguagem de hoje traduz profundezas como em profundo desespero da seguinte maneira em profundo desespero Eu Clamo a Ti ó Deus porque essa era a situação em que ele se encontrava a sua alma estava turbada ele se sentia Nas Profundezas lançaram de diante de Deus em profundo desespero agora Note que o que ele perdeu aqui foi.

    A alegria da salvação Ele não perdeu a salvação porque ele ainda tá chamando por Deus ele dá mostra-se que ele está arrependido ele sente tristeza pelo seu pecado ele quer o perdão de Deus então é um crente que caiu é um crente que caiu e ele tá se sentindo Nas Profundezas a consciência culpada o coração inquieto incerteza do favor de Deus alegria espiritual foi embora ele se encontra em profunda perturbação é isso que a.

    Expressão profundezas significa e é de lá das profundezas que ele clama a Deus e Aqui nós temos já uma lição preciosa quando nós caímos em Pecado quando nós tropeçamos e fazemos o que não devemos e que começamos a nos sentir assim lá no fundo do poço Nas Profundezas a nossa primeira reação é nos escondermos de Deus ou pararmos de buscar a Deus nos sentirmos tão culpados que nós.

    Desanimamos de enfrentar a Deus mas esse homem aqui ele clama das profundezas ele não deixou as profundezas impedirem a sua busca de Deus e é o que nós devemos fazer quando nós nos encontramos lá no fundo do poço em profundo desespero nós temos que fazer um que esse Salmo nos ensina clamar a Deus E essa é uma experiência que é uma experiência comum ao crente quem é crente verdadeiro já passou por alguma experiência dessa não.

    É à toa que Lutero gostava desse Salmo que Calvino não gostava desse sal que Agostinho gostava desse sal e que é um dos Salmos prediletos da igreja através da história porque reflete uma situação onde nós cristãos com frequência nos encontramos lá nas profundezas lá no fundo nos sentindo desesperados sem saída a consciência turvada sem alegria da salvação incertos com relação ao que Deus está sentindo por nós então é isso essa é a.

    Situação que fez com que o salmista orasse agora em segundo lugar note Estamos vendo aqui a oração dele que a oração dele é uma Súplica das profundezas Clamo a Ti escuta senhor a minha voz estejam alertas os teus ouvidos as minhas súplicas então Súplica é uma expressão um pedido de socorro de alguém que sabe que não merece resposta por.

    Isso ele suplica ele ele pede é com emoção com o coração ele está ele

    Demonstra com essa Súplica toda a sua dependência de Deus quando a gente suplica alguém a gente se coloca numa posição de Total dependência e de não merecimento porque a Súplica já revela que nós temos consciência de que nós não merecemos que nós não não merecemos nem ser ouvidos nem atendidos e a Súplica é o último recurso do desesperado ele.

    Chegou no ponto onde ele não tem mais o que negociar ele não tem mais o que exigir ele não tem mais o que reivindicar demandar nada só lhe resta suplicar e é o que que ele faz isso E é isso que ele faz aqui lá das profundezas ele suplica como Jonas lá nas profundezas do mar como Daniel lá na cova dos leões ou como o profeta Jeremias quando foi.

    Lançado lá no fundo do poço e de lá das profundezas eles suplicaram a Deus e o que é que ele suplica o que é que ele quer de Deus os versos 1 e 2 nos dizem com clareza não é primeiro ele diz no verso ele diz no verso 2 escuta senhor a minha voz ele quer que Deus o ouça ele quer que Deus o escute e boa parte das vezes grande parte das vezes em que a gente pede a Deus que a gente.

    Suplica Deus quando a gente tá numa situação de desespero a gente quer só isso que Deus nos ouça porque a gente sabe que ele é bom a gente sabe que ela é todo poderoso a gente sabe que ele pode nos tirar daquela situação a gente quer só que ele nos ouça porque se Deus nos ouvir o problema está resolvido o problema tá resolvido da maneira que ele quiser no tempo que ele quiser da forma que ele quiser ouve a minha voz não é esse o Anseio do nosso coração se Deus Somente me Ouvisse.

    Saber que Deus está escutando saber que Deus está prestando atenção ao como ele coloca aqui ó estejam alertas os teus ouvidos ó Deus que Deus ouvidos estejam bem alertas ao som da minha voz é só isso que ele quer e é claro que aqui no meio está embutido um pedido de perdão uma Súplica pelo perdão dos pecados que ele cometeu e que o levar a ficar nessa situação e aqui.

    Meus irmãos Essa oração que ele faz aqui ela ilustra bem o verdadeiro arrependimento o verdadeiro arrependimento o que Deus deseja de nós quando nós caímos em pecado é que nós nos arrependamos daquele pecado e que nós o procuramos para que recebamos o perdão e Essa oração é uma oração de alguém que está verdadeiramente arrependido ele está procurando a Deus numa atitude.

    Suplice das profundezas em que ele se encontra e Deus com certeza está pronto a atender quando ele percebe O arrependimento verdadeiro no nosso coração então é isso que esses dois Versículos nos ensinam que lá das profundezas nós podemos suplicar que Deus nos Ouça e que ele nos perdoe no verso 3 e 4 o salmista argumenta com Deus como que querendo convencer a Deus a perdoá-lo e essa é uma parte importante da Vida de.

    Oração nós suplicamos nos colocamos diante de Deus totalmente Independentes dele mas Deus nos convida argumentar com ele do tipo assim era como se Deus dissesse tudo bem Eu tô te ouvindo me dê algum motivo para que eu perdoe você por que que eu deveria perdoar você por Qual razão eu deveria atender a sua oração escuta comigo me convença é como se Deus fizesse isso com a gente e uma.

    Parte uma boa parte de oração é você convencer Deus entre aspas porque é que ele vai atender o seu pedido quando você chega para ele diz ó Deus eu queria um Eu queria um marido Eu queria um marido a oração muito frequente não é eu queria um marido aí Deus disse eu tô te ouvindo continua não sei eu queria que o senhor me desse o marido tudo bem Me dê cinco razões pelas quais eu deveria lhe dar um marido aí você em oração vai convencer Deus porque é que ele tem que lhe dar um marido então essa parte de você se engajar em.

    Argumento com Deus é uma das é uma das partes mais profundas da oração não é só você chegar e dizer Deus eu quero um emprego eu sei que pode parecer óbvio né porque que você quer um emprego mas Deus quer que você Elabore Por que que você por que que eu diria daria um emprego para você ah senhor porque eu eu tenho que ganhar o meu pão porque eu quero ajudar as outras pessoas ah senhor porque eu quero comprar um carro novo né de dizer assim essa razão não é muito boa não né então entende.

    Argumentar com Deus Ele nos chama fazer isso na oração e é o que o salmista faz agora ele primeiro quer que Deus Ouça e em seguida ele argumenta com Deus porque é que Deus deveria perdoá-lo Por que que Deus deveria perdoá-lo e ele dá dois motivos a Deus Note que ele não ele não se defende nessa argumentação ele não vai dizer assim eu quero que o senhor me perdoe porque todo mundo.

    Porque entende eu tem jeito que é pior do que eu ou então quero que o senhor me perdoe porque eu a culpa não foi minha né eu pequei mas a culpa é do meu marido eu na verdade eu não pequei o senhor tá pensando que eu pequei mas se o senhor vier direitinho você vai ver que não foi bem um pecado ele não se desculpa Olha a argumentação que ele usa diante de Deus são dois argumentos o primeiro tá no verso 3 ele diz assim se observar e senhor iniquidades quem.

    Senhor subsistirá o que ele tá dizendo a Deus aqui é o seguinte se o senhor for seguir estritamente a lógica da tua Justiça o senhor vai ter que destruir a raça humana toda é mais ou menos assim um argumento o raciocínio é esse primeiro Deus é santo Deus é justo e verdadeiro e por isso Deus tem que castigar todos aqueles que praticam iniquidade porque ele é justo ele é santo ele não pode contemplar o mal ele não pode conviver com o pecado.

    Então a santidade de Deus exige que todo pecado seja castigado e que a pessoa que peca seja destruída a santidade de Deus exige isso mas aí vem segundo ponto todos os homens praticam a iniquidade todos não tem um que não pratica aí consequentemente Deus Tem que aniquilar toda a raça humana é isso que ele tá dizendo aqui ele até usa uma figura que a nossa Bíblia que traduziu se tu observares.

    Senhor as iniquidades observar aqui poderia ser traduzido Como fazer uma lista então Senhor se o senhor for anotar meticulosamente detalhadamente as iniquidades que os homens cometem e punir cada uma delas o senhor sabe quem vai sobrar na terra ninguém quem subsistirá nós somos pecadores pecamos.

    Diariamente quebramos a tua lei se o senhor for tomar nota ponto a ponto disso detalhe por detalhe e castigar-nos de acordo com as nossas iniquidades ninguém vai sobreviver diante de ti a raça será extinta E é isso que o senhor quer é isso que o senhor quer fazer veja que argumento né Ele tá argumentando é diante de Deus assim agora é claro que Deus anota é claro que Deus sabe que ele.

    Observa é todos os pecados iniquidades transgressões e faltas que os homens cometem diante dele o que ele está perguntando é o que ele tá perguntando o que ele tá dizendo argumentando com Deus é o seguinte não é questionando que Deus tem o direito de fazer isso mas que se Deus não tiver misericórdia que é o próximo argumento se Deus não tiver misericórdia a raça humana será completamente destruída diante dele porque não tem um justo um sequer e ao.

    Fazer isso ele tá confessando a culpa dele não é ele tá dizendo E eu estou no meio desse povo que vai ser destruído porque eu sou pecador eu admito a minha culpa e admito o meu Pecado aí vem o segundo argumento dele no verso 4 contigo porém está o perdão para que te temam contigo porém ó Deus está o perdão aqui ele diz e seu segundo argumento dele tu.

    És o Deus santo que podes E tens e tem que destruir a humanidade por causa dos seus pecados porém compete ao senhor o senhor tem autoridade não somente para destruir a raça humana mas o senhor tem autoridade para perdoar você tem poder para isso contigo está o perdão o perdão não está com os homens o perdão não está com os falsos Deuses o perdão não está em lugar nenhum outro.

    Mas o perdão está contigo só o senhor pode perdoar só o senhor pode perdoar em outras palavras Deus não siga não não use de de severidade conosco porque senão a raça humana seria destruída eu sei que o senhor pode perdoar contigo está o perdão e é isso que eu peço não justiça porque se o senhor me tratar com justiça eu serei aniquilado mas eu peço misericórdia eu peço perdão contigo está o perdão por que que o.

    Perdão está com Deus porque ele é o criador dos céus e da terra porque ele fez o homem a sua imagem semelhança e colocou a raça humana debaixo da sua autoridade porque quando nós pecamos nós pecamos contra ele quando você mente com o irmão é mentira contra Deus quando você maltrata um irmão você está maltratando a Deus quando você fala mal de um irmão em última análise você está falando mal de Deus todo pecado é contra Deus todo ele é contra Deus.

    Por isso somente ele ele é ofendido e portanto ele é ofendido maior e final e só quem é o ofendido pode perdoar eu não posso perdoar por outra pessoa mas como todo pecado no final é uma ofensa contra Deus quem pode nos perdoar é Deus contigo está o perdão é com ele não é com homens não é com falsos Deuses não sou eu que me perdoe mas o perdão está com Deus e o.

    Poder de conceder o perdão está também com Deus é claro que aqui quando o salmista fala do Perdão ele não perdoar na Bíblia não significa fazer Vista grossa tipo assim não vi nada né também não significa não levar em conta Minimizar relativizar ou deixar por isso mesmo mas o perdão na Bíblia é sempre o resultado de uma transação Alguém tem que ser punido porque Deus é.

    Justo para que Deus perdoe o pecado Tem Que Ser castigado o perdão não é liberado de graça não é liberado de graça o pecado tem que ser punido como é que isso era feito na época do salmista quando um judeu pecava ele trazia um animal ao templo como oferta pelo seu pecado O sacerdote derramava o sangue daquele animal e pronunciava o perdão para o Israelita pecador e ele saía do.

    Templo se considerando Perdoado mas aquele animal tinha morrido no lugar dele entre aspas a vida daquele animal o sangue daquele animal era considerado como pagamento pelo pecado que ele tinha cometido por isso que o Templo de Jerusalém Na verdade era um grande açougue centenas de animais eram sacrificados diariamente ali o sangue corria o tempo todo do altar Porque sem derramamento de sangue não há.

    Perdão de Pecados E é claro que aquele sangue dos animais Na verdade não não podia perdoar pecados mas eram tipo eram símbolo do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo esse sacrifícios apontavam para o filho de Deus Jesus Cristo que veio ao mundo e que se ofereceu no altar da Cruz no monte igual gota e o sangue dEle derramado na cruz é o preço que Deus ofereceu e pagou para poder perdoar nos hoje o sangue de Jesus então quando ele.

    Diz contigo está o perdão ele não somente está dizendo o senhor tem o poder de perdoar mas tá dizendo o senhor tem todos os recursos necessários para que esse perdão seja dado porque ele sabia que sem sangue porque ele é um judeu o salmista então ele sabe que sem sangue não tem perdão contigo está o perdão o senhor providencia o sacrifício o senhor tem todos os recursos pelos.

    Quais o perdão pode ser dado em terceiro lugar eu disse que eram dois argumentos não é mas na verdade são três O primeiro é senhor se o senhor for anotar as iniquidades então a tua justiça vai nos destruir segundo argumento o perdão está contigo tu és aquele que pode perdoar tu tens todos os recursos para isso e agora o terceiro argumento Note que.

    Ele está respondendo aquela pergunta que eu imaginei que Deus estava fazendo né Só lembrando Deus me Perdoa houve não Deus ouve a minha oração e me perdoa e Deus disse estou ouvindo Me convença que eu tenho que perdoar você senhor primeiro se eu for olhar o meu Pecado quanto a justiça não só eu mas a raça humana toda vai ser destruído Deus se tu quiser isto podes perdoar tu tens autoridade para isso e os recursos para isso tu podes perdoar Se Tu Quiseres ao terceiro argumento dele final do verso 4 eu vou.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k9b1MuwMFOo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem