Como ler e entender a Bíblia - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Como ler e entender a Bíblia - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras Vivendo as escrituras no dia de hoje onde nós vamos falar a respeito da palavra de Deus a maneira como a Bíblia foi feita e como também interpretar a escritura como nós podemos ler e compreender a palavra de Deus sejam todos muito bem-vindos pessoal que tá chegando agora nós estamos transmitindo aqui no Instagram numa Live aberta para todos os que quiserem participar e depois de uns 30 minutos mais ou menos nós vamos entrar.

Como ler e entender a Bíblia - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Paraa comunidade através do streamyard que é uma transmissão mais exclusiva para aqueles que são membros da comunidade vivendo as escrituras e nós vamos continuar a a aula por assim dizer lá e é também um período onde nós vamos responder às perguntas que por ventura apareça e deve aparecer não é porque esse assunto é um assunto que sempre desperta o interesse de todo mundo uma vez que a bíblia Ocupa um lugar central na nossa fé reformada na nossa fé.

Protestante por assim dizer e que foi realmente um dos pontos assim de discórdia né de briga ah de polêmica na na reforma protestante o papel das escrituras sagradas por um lado você tinha a igreja católica a dizendo que a igreja tinha como fonte de autoridade a Bíblia a tradição e o magistério e por outros reformadores que disseram que somente a Bíblia só escritura só ela é a.

Base e a fonte de referência a única regra de fé e prática para aquele que teme a Deus pela aquele que quer andar nos caminhos de Deus então por conta disso a Bíblia sempre ocupou um lugar primordial e Central na vida da Igreja Cristã eh eh igreja Protestante e reform amada e sobre isso nós estaremos falando eh na Live de hoje então sejam bem-vindos vocês que estão chegando é.

Com alegria que nós recebemos eh todos vocês e sem muita mais eh demora nós vamos passar para conversar um pouquinho a respeito do tema da nossa Live eu queria começar eh falando a respeito da Bíblia o que é a Bíblia Ah e pode parecer que uma redundância não é mas saber exatamente o que é a Bíblia vai nos ajudar a entender melhor quanto mais você sabe a respeito de uma coisa melhor você pode entender aquela coisa por assim dizer então vamos.

Lá primeiro lugar a Bíblia você tem que lembrar quando você pega sua Bíblia e você abre e você começa a ler que você tem diante de você um livro muito antigo é um dos livros mais antigos do mundo o primeiro livro dela foi escrito por volta de 1500 antes de crist nós entendemos que é essa data em que Gênesis foi escrito livro de Gênesis e o último livro foi escrito Cerca de 80 depois de Cristo.

Ah e aqui eu tô me referindo à literatura joanina o evangelho de João e as três cartas que ele escreveu então você tem um período aí de cerca de 1580 anos em que a Bíblia foi produzida outra coisa a você observar é que ela foi escrita por mais de 40 autores distintos muito embora a gente chama de Bíblia né mas a palavra Bíblia na verdade quer dizer uma coleção de.

Escritos mais de 40 pessoas participaram na confecção do livro que você tem na sua mão a maioria desses autores eram juDeus com poucas exceções como por exemplo Lucas que é gentil e que escreveu um dos quatro Evangelhos todos os autores da Bíblia vieram do mesmo lugar eles moraram viveram morreram no antigo Oriente que hoje é parte do Irã Turquia Síria Líbano Egito Israel e.

Todos eles Escreveram em hebraico alguns em aramaico por exemplo partes do livro de Daniel e de Jeremias e do livro de Esdras e o Novo Testamento que foi escrito totalmente na língua grega todas essas línguas são línguas já mortas não se falam mais o hebraico que se fala hoje não é mais o hebraico bíblico e nem o grego e que se fala hoje que é o grego Dem motique é o mesmo grego coin que em que a Bíblia foi composta no Novo.

Testamento eh ela tem 66 Livros divididos entre Antigo Testamento 36 e novo 27 perdão 29 livros perdão tô misturando aqui é 3927 né tô com a cabeça meio de mudança ainda né aliás Aproveitando né que você tá aí esses homens que você tá vendo aí atrás de mim eles são retratos dos reformadores eu estou num estúdio novo.

Ah estou já nos Estados Unidos e e transmitindo daqui e é com muita alegria gratidão a Deus que nós podemos conversar e falar usando esse meio de comunicação Tá bom então o cano hebraico ah com os seus livros ele é dividido em três partes Diferentemente da divisão tradicional que nós temos ele é dividido em lei profetas e escrito são as três grandes divisões da Bíblia Hebraica e o.

Cânon do novo Testamento ele é dividido em Evangelhos atos cartas Paulinas cartas Gerais e Apocalipse Então você tem uma verdadeira biblioteca na sua mão livro muito antigo escrito por mais de 40 autores diferentes todos vieram da mesma região do antigo Oriente e falaram essas três línguas e escreveram nessas três línguas e nós cristãos e juDeus recebemos o antigo testamento como.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Inspirado por Deus e portanto infalível E inerrante é claro que os juDeus não

    Chamam a Bíblia Hebraica de antigo testamento porque eles não creem no novo né eles não creem eles se referem como sendo tanar ou então as escrituras hebraicas nós cristãos acrescentamos o Novo Testamento que nós consideramos também inspirados por Deus então para nós a Bíblia tem duas partes o antigo e o novo testamentos o novo adicionado ao antigo Porque Nós cremos que o mesmo.

    Deus que inspirou a Bíblia Hebraica é o mesmo Deus que inspirou os apóstolos a escrever aquilo que eles escreveram os Evangelhos o livro de Atos e as cartas bom a gente poderia pensar o que é que um livro tão complexo tão multifacetado com tantos autores diferentes Vivendo em épocas diferentes eh eles têm uma única mensagem diversa para muita gente A bíblia é cheia de contradições de teologias diferentes os.

    Autores cada um tem um pensamento uma cosmovisão mas Nós cremos que na verdade apesar de toda essa diversidade da autoria humana de tal forma o espírito santo preservou o processo de escrituração da Bíblia que ela tem uma mensagem só e o tema central dessa mensagem é a revelação que o Deus triuno fez de de si mesmo Deus se revelou Deus se deu a conhecer aos homens que ele havia criado e essa revelação ela pode.

    Ser dividida em quatro partes criação queda redenção e consumação vou repetir criação queda redenção e consumação a terceira parte que é a redenção ela é a parte mais extensa e consiste nos atos redentores de Deus na história humana nós podemos dizer que a bíblia é o registro dos atos salvadores de Deus no tempo e no espaço é esse o tema que une todos os 66 Livros canônicos do antigo e.

    Do Novo testamentos cada um desses livros contribuindo eh para a o progresso da Revelação desse plano Extraordinário de Deus concebido na eternidade e executado aqui na história a Bíblia é o registro desses atos de Deus das intervenções divinas das falas divinas das Revelações que Deus fez de si e finalmente do fato de que ele se encarnou se tornou um de nós andou no nosso chão bebeu nossa água respirou o nosso ar morreu por nós ressuscitou e.

    Vivo está e voltará para julgar os vivos e os mortos Esse é o tema central agora em que que isso nos ajuda a compreender a Bíblia quando você entende a O que é a Bíblia qual a mensagem Central dela com que propósito ela foi escrita quando você se apercebe que está diante de um livro antigo e que portanto precisa ser interpretado para que você possa chegar ao conhecimento do seu.

    Sentido profundo e e o seu sentido desejado pelo autor você então eh tem mais condições de entender quando você está lendo nós estamos lendo um livro que foi escrito numa outra cultura por pessoas que já morreram em línguas que não se falam e que portanto a Bíblia num certo sentido ela precisa ser interpretada ela precisa ser avaliada cuidadosamente agora o que é interessante é que esse livro Com todas essas características.

    Eh ela tem uma mensagem tão Clara que qualquer pessoa mesmo no uso ário nos meios comuns sem conhecer grego hebraico aramaico gramática arqueologia ou história lendo a bíblia traduzida ela pode chegar a uma compreensão Clara do que é que ela ensina ninguém precisa ser um perito em grego para ler João 3:16 e entender o que é que tá sendo dito ali de um Deus que amou o mundo a ponto de dar o seu filho Jesus Cristo para que todo aquele que nele crê não pereça mas.

    Tenha a vida eterna esse versículo ele pode resumir muito bem a mensagem central de toda a escritura a o centro da Bíblia portanto aproveitando aqui é a revelação máxima de Deus na pessoa de Jesus Cristo Prometida no antigo testamento e cumprida no Novo Testamento a Bíblia portanto é a palavra de Deus infalível e inerrante Onde nós encontramos a verdade acerca de Deus de.

    Nós mesmos a origem de todas as coisas como podemos nos relacionar com Deus e

    Qual será o fim de todas as coisas olha só aqui na Bíblia você tem a resposta para todas estas questões então quando você for ler a Bíblia você precisa entender o que é que você está lendo você está lendo a revelação final maior última suficiente de Deus não cremos Que Deus tenha se revelado dessa forma em n.

    Nenhum outro escrito ou livro A bíblia é única ela e somente ela é a revelação verdadeira da parte de Deus não há outros livros que contenham ou sejam algo desse tipo não é não não tem nada que se pareça com a bíblia por isso que nós a recebemos com autoridade Olha o impacto disso na leitura e na interpretação se você considera a Bíblia como eu estou falando então você vai ler a Bíblia.

    Procurando entender a vontade de Deus e você vai se submeter à Bíblia você vai se aproximar da Bíblia com Espírito de submissão e de quebrantamento e de humildade diante do Deus que misericordiosamente se revelou dessa forma tão extraordinária nesse livro único a Bíblia nós dizemos ela num certo sentido é um livro humano porque foi escrito em linguagem humana por pessoas como você e como eu que viveram num.

    Determinado lugar no tempo e no espaço e que se valeram das regras gramaticais da sua época e usaram figuras e metáforas e ilustrações que faziam parte da sua cultura então num certo sentido a Bíblia deve ser lida como nós lemos qualquer outro livro usando as regras de interpretação como por exemplo prestar atenção no contexto olhar o quadro maior procurar com a intenção do autor que geralmente identifica Qual o sentido verdadeiro o sempre preferia a leitura.

    Simples e natural do texto sem alegorias sem fantasias e sem eh qualquer espiritualização A não ser que o texto demande isso mas esse mesmo livro que é humano Ele também é um livro divino uma vez que ele vem da parte de Deus é preciso que nós sejamos iluminados por Deus para entender porque veja só o criador dos céus e da terra o Deus santo onipotente onipresente se revelou a nós através de um livro nós podemos.

    Compreender aquela Revelação mas nós só iremos compreendê-la Salvador com proveito espiritual se Deus iluminar o nosso entendimento Se o Espírito Santo mais propriamente a terceira pessoa da Trindade ela nos abrir o entendimento iluminar os olhos do coração para que nós ao lermos João 3:16 nós possamos dizer is isso aqui é para mim ele morreu por mim e eu sei que.

    Crendo nele eu tenho a vida eterna somente Deus pode fazer esse tipo de coisa eu me lembro da quando eu tava fazendo o meu doutorado a aqui nos Estados Unidos na na na universidade de Westminster lá na Pensilvânia meu orientador era um homem chamado Moisés silva e apesar do nome não é ele era americano ele era de origem Cubana naturalizado e uma vez na na sala de aula ele falando a respeito de.

    Interpretação leitura e entendimento da Bíblia e ele falava a respeito do papel do Espírito Santo qual era o papel que o Espírito Santo desempenhava no processo de compreensão da escritura ele disse o seguinte ele fez uma pergunta paraa classe ele disse Olhe se eu pegar aquela passagem de primeiro aos Coríntios Capítulo 15 onde o apóstolo Paulo diz o que farão aqueles que se batizam pelos mortos e eu colocar três estudiosos que conhecem grego que conhecem hebraico e que são peritos em.

    Interpretação bíblica e dar para eles e der para eles esse texto e pedir que eles interpretem o texto eles não são crentes eles são ateus e no outro na outra sala eu coloco três crentes piedosos homens de oração Pessoas que andam com Deus dou o mesmo Versículo e peço para interpretar Silva perguntou quem vocês acham acha acham que será o grupo que vai interpretar melhor o que a passagem tá dizendo aí.

    Quase todos nós dizemos a maioria diz não os Os que são crentes né eles vão eh E ele disse não porque na verdade o espírito santo não ensina gramática o espírito santo não vai dar a você um conhecimento que você não teve antes interpretação 80% interpretação é você seguir gramaticais como qualquer outro livro A Bíblia se sujeita ela é Literatura e com.

    Isso ele quis dizer que nós não podemos em nome da direção do Espírito Santo negligenciar o estudo da palavra de Deus então uma vez que você está consciente disso que você está diante de um livro que é humano mas também é um livro divino inspirado por Deus você vai entender porque que Calvino adotou o lema orar labutar orar e labutar por um lado você tem que orar pedindo a Deus iluminação para compreender Salvador a palavra de Deus por outro você vai labutar você vai.

    Pesquisar você vai comparar versões você vai usar todas as ferramentas que você eh tiver ao seu alcance para poder chegar ao sentido original a aquele pretendido pelo autor humano então Eh por isso que é importante você saber o que é a Bíblia como ela foi feita Quais são as suas partes para que você possa ler com mais inteligência e você possa chegar ao verdadeiro entendimento do.

    Sentido que foi pretendido pelos autores Então é isso que a bíblia é a revelação única de Deus Deus não se revelou de outras maneiras em outros livros mas unicamente na escritura sagrada é nela que nós encontramos a vontade de Deus ah a respeito de nós a de que maneira nós podemos servir esse Deus adorar esse Deus agradar esse Deus tudo isso nós temos na Bíblia a palavra de Deus por.

    Isso que é tão importante que você leia que você entenda que você medite e que todos os dias você tire um tempo diante de Deus para penetrar Nas Profundezas maravilhosas desse livro que tem abençoado gerações e mudado continentes e a assim por diante muito bem agora vamos entrar mais um pouco aqui né e num eh na numa parte mais eu diria mais acadêmica mas eu acho.

    Que tem eh no fim eu vou mostrar como é que isso também é importante para que nós possamos interpretar a Bíblia eu tô me referindo à história da formação da Bíblia como é que ela foi formada ah muitos livros sobre a história e personagens do Antigo Testamento e sobre Cristo e os seus Apóstolos foram escritos entre os anos 250 antes de. Cristo e 250 depois de Cristo 250 anos antes de Cristo período aí do que a gente chama do segundo.

    Templo os juDeus produziram muito material escrito em grego ah livros Apocalípticos e livros e de história eu vou depois dar uma relação e depois da vinda de Cristo ser de mais 250 anos para frente os cristãos também escreveram muita literatura a respeito de Jesus da vida de Jesus da infância de Jesus do que ele fez do que ele disse e também os Atos dos Apóstolos eh individualmente e assim por diante antes.

    De Cristo esses livros escritos pelos juDeus Ah eles foram escritos em grego e depois de Cristo também tudo escrito por grego em grego pel pelos cristãos e isso vai do ano 50 até o ano 250 agora por que a igreja cristã reconheceu como inspirados por Deus Somente os 66 Livros que hoje compõe o cânon adotado nas igrejas históricas a igreja os cristãos primeiros cristãos eles rejeitaram os.

    Livros escritos antes de Cristo em grego como os juDeus também tinham feito é interessante não é que os juDeus foram os primeiros a rejeitar essa literatura que foi produzida antes de Cristo ah por outros juDeus Eles não aceitaram e uma das razões é que não batiam com os cânones ou com os critérios de canonicidade e de inspiração aí eles rejeitaram Olha o apocalipse de Moisés A Ascensão de Isaías a a Assunção de.

    Moisés a epístola de aristeas onde tem aquela famosa lenda da septo agin que foi traduzida por 70 sábios juDeus em Alexandria durante 70 dias o livro dos jubileus oráculos sibilinos primeiro livro de Enoque primeiro segundo terceiro e quarto macabeus primeiro segundo e terceiro livro de Enoque o testamento desculpem água aqui por.

    Favor precisa Testamento dos 12 patriarcas baru eclesias Tobias Judite os cristãos também rejeitaram muita coisa que havia sido escrita por exemplo o protoevangelho de Tiago ou Evangelho da infância de Tiago ou o evangelho de Tiago o evangelho da infância de Jesus escrito por Tomé ou o evangelho do pseudo Tomé evangelho árabe da infância livro sobre o nascimento de.

    Maria história de José o carpinteiro o evangelho dos ebionitas evangelho dos nazareus evangelho dos nazarenos evangelho dos hebreus evangelho de Judas evangelho de Tomé evangelho de Nicodemos Já pensou atos de Paulo e tecla que foi uma discípula dele diz lá né no livro apócrifo Atos de Pedro carta de Barnabé apocalipse de Pedro gente a lista é muito grande a igreja cristã decidiu que.

    Esses livros Apócrifos poderiam ser lidos como escritos meramente humanos mas não como Palavra de Deus não como palavra de Deus e para fazer a distinção entre o que era a palavra de Deus e o que não era diante de toda essa literatura que foi produzida utilizou-se o seguinte critério os seguintes critérios de canonicidade primeiro apostolicidade o livro teria de ter sido escrito por um dos Apóstolos de Cristo os 12 ou Paulo.

    Ou por alguém associado aos Apóstolos como Lucas e Marcos e Tiago que é irmão de Jesus e Judas também e meio irmão de Jesus não é ambos meio irmãos de Jesus então apostolicidade só isso já deixou de fora A grande maioria eh porque não foram escritos por apóstolos de Cristo nem por alguém próximo né associado aos Apóstolos Como Eu mencionei a o segundo critério é que esses livros para serem considerados canônicos palavra de Deus.

    Eles tinham que concordar com o ensino dos Apóstolos Então se ensinasse alguma coisa que não fosse ensinada que não tivesse sido ensinada por Pedro por Paulo por João por Mateus Então esse livro era considerado apócrifo era um livro que não merecia ou que não seria considerado como palavra de Deus e um terceiro critério era universalidade ou seja aceitação desse livro pelas igrejas tanto do oriente como do ocidente e isso Faria esses três.

    Critérios juntos fariam com que se reconhecesse a inspiração e a autoridade da palavra de Deus esses 66 Livros então eles foram reconhecidos como sendo os livros os únicos livros que eh preenchiam aqueles critérios que Eu mencionei e assim tiveram o reconhecimento como eh o cano final da palavra infalível confiável e autoritativa de.

    Deus isso tudo aconteceu até o século IV veja bem eh eh no Século IV a gente tem o reconhecimento formal desses Livros mas antes disso eles já eram considerados palavra de Deus você vê por exemplo o apóstolo Pedro na sua carta se referindo aos escritos de Paulo como sendo palavra de Deus o próprio apóstolo Paulo faz citações eh de Jesus preservada nos Evangelhos e coloca em pé de igualdade com as escrituras do Antigo Testamento então desde cedo já havia.

    Consciência de que os apóstolos eles eram os continuadores do Espírito Profético do Antigo Testamento e que os escritos deles eram estavam em pé de igualdade com a os escritos de Moisés e dos Profetas e assim por diante Então já cedo os escritos ainda enquanto os Apóstolos eram vivos os escritos que eles produziram eram reconhecidos como sendo de fato da parte de Deus porque eles entendiam que os apóstolos foram enviados da parte de Deus mediante Jesus.

    Cristo e uma prova disso eram os sinais e prodígios extraordinários que eles podiam fazer mas houve então a esses livros eles eram lidos eram usados na liturgia do culto eles eram o a base da da da da da Verdade era a base da pregação dos primeiros cristãos eles pregavam a partir das palavras dos Apóstolos e assim por diante mas houve alguns fatores que levaram a igreja finalmente a declarar oficialmente esses.

    Livros como inspirados por Deus e esses fatores foram em primeiro lugar o surgimento de um herge chamado Marcião que fez uma distinção entre o Deus do Antigo Testamento demiurgo um Deus mau e perverso e o Deus do novo testamento que era o pai do nosso senhor Jesus Cristo um Deus amoroso e um Deus bom então para ele Ah quem inspirou a a Bíblia não foi o o demiurgo mas o pai de Jesus portanto Ah o que fosse falar de amor o que fosse falar de Redenção e de graça isso era.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=L4hOSQwSPhI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem