08 - Glória Crescente (2Co 3.7-18)

08 - Glória Crescente (2Co 3.7-18) Queridos Segundo aos Coríntios Capítulo 3 nós vamos ler do verso do verso 7 até o verso 18 primeiros coríntios Capítulo 3 do verso 7 até o verso 18 E se o ministério da Morte gravado com letras em pedras se revestiu de glória a ponto de os filhos de Israel não poderem ficar a face de Moisés por causa da Glória do seu nome do seu rosto desculpem ainda que desonescente como.

08 - Glória Crescente (2Co 3.7-18)

Não será de maior glória ao Ministério do Espírito Porque se o ministério da condenação foi Glória em muito maior proporção será glorioso o Ministério da Justiça porquanto Na verdade o que outrora foi glorificado nesse respeito já não resplandece diante da atual sobre excelente glória porque se o que se desonecia teve sua glória muito mais Glória tem o que é permanente falar e não somos como Moisés que põe a véu sobre a face para que os filhos de.

Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia mas os sentidos dele sim botaram pois até o dia de hoje quando fazem a leitura da antiga aliança o mesmo véu permanece não lhe sendo revelado que em Cristo é removido Mas até hoje quando é lido Moisés O velho está posto sobre o coração deles quando porém Algum deles se converte ao Senhor o véu ele é retirado ora o senhor é o espírito e onde está o espírito do senhor aí a liberdade e.

Todos nós com o rosto desvendado contemplando como por espelho a glória do Senhor somos transformados de glória em glória na sua própria imagem como pelo Senhor o espírito até aqui queridos a leitura da palavra de Deus conforme nós temos visto nessas quartas-feiras Paulo um dos motivos que levou Paulo a escrever essa carta foi defender-se dos ataques que estavam sendo feitos na igreja de corninho que ele mesmo havia fundado e da qual Agora ele já estava ausente tempo ataques extras feitos por.

Falsos Apóstolos pregadores judaico cristãos que a gente chama de judaizantes mestres que se diziam enviados de Deus e com credenciais e autoridades das autoridades judaicas em Jerusalém para ensinar ou para corrigir o evangelho que tinha Paulo tinha pregado esses pregadores eles diziam que Paulo era um fracassado como pregador como.

Missionário como pastor e apóstolo a prova disso é que não tinha um lugar onde Paulo fosse que ele não era expulso apedrejado preso quando não escorraçado mandado embora da própria cidade ele vivia essa vida de rejeição da parte do povo de Israel que era o povo de Deus então como é que alguém que era de Deus não não tinha aceitação do próprio povo de Deus como é que ele poderia o nome de.

Deus se a sua mensagem não era recebida como tal nem mesmo pelo próprio povo de Deus Paulo Então se defende aqui nessa carta Lembrando que não não esse não é o único motivo para ele escreveu essa segunda carta aos Coríntios essa que nós conhecemos como segunda carta aos Coríntios Mas é uma das razões principais ele se defende dessas acusações e outras parecidas fazendo uma exposição do seu ministério em comparação com as alegações que estavam.

Sendo levantadas contra ele essa essa defesa de Paulo ela fez com que na providência de Deus nós tivéssemos aqui na Bíblia nos Capítulos 2 3 4 e 5 dessa carta uma das melhores Exposições do que o Ministério Cristão qualquer pastor que vai ou quer ensinar a respeito do que é o ministério ou a vocação Pastoral a qual é a finalidade do chamado qual deve ser o dever dos ministros pregadores do Evangelho o que é que eles.

Devem fazer e o que é que eles devem evitar eles terão inevitavelmente de passar pela segunda carta aos Coríntios do capítulo 2 até o capítulo 5 porque aqui é onde nós temos uma das mais completas definições do que é o verdadeiro Ministério Cristão e esse quadro surge quando Paulo Então se defende daqueles que o acusavam de ser um falso Ministro ele então responde apresentando o que é o verdadeiro Ministro encontra a posição verdadeiro Ministério contra a posição aquele.

Falsos profetas aqueles falsos Mestres nós começamos a ver então essa defesa de Paulo alguns estudos atrás para o Paulo se defende dizendo que apesar do que apesar de targem ela não é sempre aceita em todo lugar por todos contudo ele vê o seu ministério como um triunfo constante isso nós vimos do capítulo 2 verso 14 até o verso 17 Paulo inclusive usa figura do Triunfo Romano.

Quando aquele Generais vitoriosos entravam na sua própria cidade cobertos de glória e recebendo o aplauso e a aprovação do seu próprio povo entre um furo e Paulo diz então usando essa figura Graças a Deus que sempre nos conduz em Triunfo ou seja mesmo quando os resultados parecem não ser muitos ou mesmo quando muita gente rejeita a minha pregação ainda assim diz Paulo eu sei que o meu ministério é triunfa porque.

Deus não me chamou para ser bem sucedido Deus me chamou para ser fiel e ele vai me julgar pela fidelidade a sua palavra e não pelo sucesso que porventura eu venho a ter ou deixar de ter até porque ele diz não é no verso 15 que o Evangelho é um um perfume o aroma de Cristo e que é cheiro de morte para aqueles que se perdem e cheiro de vida para aqueles que se salvam o mesmo evangelho que salva é o mesmo evangelho que deixa a pessoa indesculpável diante.

    De Deus e portanto debaixo da sua condenação portanto a pregação Fiel do

    Evangelho ela sempre é bem sucedida porque o propósito de Deus com a pregação Nem sempre é salvar todos mas às vezes como nós já o objetivo é deixar algumas pessoas em desculpáveis diante dele então nesse sentido Ministro de Deus ele sempre é levado em Triunfo a segunda resposta a.

    Segunda argumentação de Paulo está aí do capítulo 3 de um a até três quando ele diz que ao falar estas coisas ele não tá fazendo uma auto recomendação né ele não está se recomendando a igreja de Corinto ou a qualquer outro lugar porque embora aqueles falsos Mestres tenham se apresentado com cartas de recomendação lá na igreja para dar autoridade ao que eles estavam falando Paulo tinha uma uma carta de apresentação superior que era a própria vida dos Coríntios a conversão.

    Deles o fato em que eles foram tocados que eles foram transformados era a carta de cristo escrita no coração deles ao contrário da mensagem daqueles falsos mestres que defendiam a lei que tinha sido gravado em tábuas de pedra a pregação de Paulo pelos foi usada pelo Espírito Santo para escrever o Evangelho no coração dos Coríntios e Então essa era uma carta de apresentação da parte de Deus superior àqueles documentos que aquele judaizantes estavam trazendo.

    Lá da parte das autoridades de Jerusalém o terceiro argumento de Paulo nós vimos na quarta-feira passada está indo verso 4 até o verso 6 quando Paulo diz que a confiança dele é empregar o evangelho e dizer essas coisas que podem parecer ousadas não é baseada naquilo que Ele é nem naquilo que Ele pensa mas a confiança dele está em Deus porque Deus o fez Ministro de uma nova aliança e ele diz que essa aliança é aliança do espírito que é superior a aliança antiga aliança porque a letra que caracteriza.

    Antiga aliança mata mas o espírito que caracteriza Nova Aliança vive fica Paulo Então se apresenta como esse ministro da Nova Aliança nós falamos bastante sobre isso ontem essa esse contraste antiga aliança e assim por diante aproveitando para dizer os irmãos que não podem sempre estar na quarta-feira que todos os estudos eles são gravados e disponibilizados no YouTube então há uma sequência Você pode ver isso no canal da.

    Igreja a sequência está toda lá então quem não estava na quarta-feira passada pode acessar e ver o que é que nós falamos agora nós chegamos no quarto argumento né vamos dizer assim do apóstolo Paulo em sua defesa em que ele fala da Glória crescente dessa Nova Aliança desse do ministério dele como ministro da Nova Aliança em contraste com a glória desvanescente que está se apagando do ministério judaico e é uma comparação muito interessante que envolve algumas.

    Figuras e algumas passagens do Antigo Testamento E é isso que eu quero ver com vocês nessa noite e é Portanto o quarto argumento de Paulo só para a gente ter só para estarmos Seguros que estamos na mesma página a primeira argumento o ministério é uma vitória constante tem uma autoridade inegável a confiança inabalável e a sua glória é crescente então Glória acrescente seria o nome que nós daríamos o resumo que nós daremos ao que Paulo vai dizer aqui do verso 6 a 18.

    Bom o pano de fundo dessa comparação que Paulo vai fazer aqui é a crítica que esses Mestres judaicos estavam fazendo a Paulo dizendo que a Glória do Ministério mosaico era superior a simplicidade do evangelho e a primeira vista isso pode parecer de fato assim quando nós olhamos para o antigo testamento e vemos toda a imponência e a glória da religião que Deus revelou os juDeus nós podemos sentir a força desse argumento a começar com a construção do.

    Próprio templo os utensílios do templo coberto de ouro cobertos de ouro materiais preciosos toda aquele ritual que envolvia a participação dos Levitas e dos sacerdotes que eram vestidos com trajes especiais com mitras de ouro com vestidos bordados de uma maneira que foi dita exatamente por Deus o estofo até o estofo das vestes foi determinado por Deus a maneira como os animais eram sacrificados a maneira como.

    Mais tarde Davi introduziu a presença dos Corais para cantarem junto com

    Instrumentos musicais desenvolvidos pelo próprio Davi para cantarem a medida no tempo dos sacrifícios e e tudo mais os Levitas ensinando a lei ao povo então toda a religião do Antigo Testamento era extremamente suntuosa parecia algo glorioso majestoso a própria maneira como a lei foi dada Moisés subiu ao alto do Monte não é a glória de Deus desceu.

    Sobre o Monte Sinai o monte estava em Chamas né havia trovões relâmpagos e o povo tinha medo até de chegar perto né quem tocasse no monte seria morto né quando Moisés desceu trazendo duas tábuas da lei nas suas mãos o rosto dele brilhava com aquela glória de quem esteve na presença de Deus durante 40 anos então o argumento parecia fácil né do judais antes os mestres que ensinavam judaísmo dizia olha compara a glória do Judaísmo daquela.

    Religião que Deus deu aos juDeus com isso com essas igrejinhas aí que Paulo tá plantando né onde o pessoal se reúne não tem nada né não tem sacrifício não tem cerimônia não tem nada os líderes são escolhidos dentro do próprio povo gente comum o culto consiste em vocês cantarem ler em trechos da Bíblia aqui acolá alguém exerce um dom espiritual Ou seja é uma religião muito assim sem expressão né O cristianismo comparado com o judaísmo da antiga aliança né então esse era argumento que estava.

    Sendo trazido a igreja de Corinto Na tentativa de fazer com que os Coríntios abandonassem o cristianismo e adotasse uma espécie de judaísmo Cristão que ainda preservava aquelas cerimônias gloriosas da antiga aliança a resposta de Paulo aqui vai em duas direções primeiro que na verdade a glória da Nova Aliança do evangelho em cristo Jesus é muito maior do que a glória da antiga aliança e do sistema do ministério.

    Mosaico e o segundo argumento de Paulo é que aquela glória da antiga aliança ela era uma glória que com o passar do tempo ela veio se apagando os juDeus é que não perceberam isso juDeus é que não perceberam além de ser uma glória inferior era uma glória desvanecente era uma glória que ia perder no seu brilho né com passar com o passado tempo e portanto Paulo insiste que o ministério dele como sendo ministro da.

    Nova Aliança Ministro do Evangelho é superior ao Ministro desses judaizantes que ensinavam a lei de Moisés como condição ainda para a salvação a figura principal que está aqui ou texto do Antigo Testamento o principal texto do Antigo Testamento que está por detrás de tudo que Paulo está falando é êxodo Capítulo 34 de 29 a 35 eu queria que você abrisse comigo acompanhar essa leitura porque ele vai se ver de base para o que.

    O apóstolo Paulo vai dizer aqui êxodo Capítulo 34 fica para quem tá tendo dificuldade fica no antigo testamento viu gente Essa é horrível né eu preciso eu preciso renovar meu estoque de piadinhas sem graça para contar Êxodo 34 de 29 em diante aqui tá relatando esse trecho se refere àquele momento quando depois de 40 dias.

    No Alto do Monte Sinai Moisés desce trazendo a lei e os dez mandamentos gravados em duas tábuas quando desceu Moisés do Monte Sinai tendo nas mãos as duas Tábuas do Testemunho sim quando desceu do Monte não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia depois de haver Deus falado com ele olhando o Arão e todos os filhos de Israel para Moisés Eis que resplandecia.

    A pele do seu rosto e temeram chegar-se a Moisés então Moisés o chamou Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele e Moisés lhes Falou depois Vieram também todos os filhos de Israel aos quais ordenou ele tudo que o senhor lhe falará no Monte Sinai tendo Moisés acabaram de falar com eles pois um véu sobre o rosto porém vindo Moisés perante o senhor para falar-lhe removi o véu até sair e saindo.

    Dizia aos filhos de Israel tudo que ele tinha sido ordenado assim pois viam os filhos de Israel o rosto de Moisés vinham que a pele do seu rosto resplandecia porém Moisés cobria de novo o rosto com véu Até entrar a falar com ele Moisés desce do monte seu rosto está brilhando né parece a antena da Rede Globo assim cheia de luz né farol iluminado assim brilhava ninguém conseguia olhar para a cara de Moisés aí.

    O que que Moisés fez ele colocou um véu a gente não sabe que tipo de véu era mas provavelmente um véu como uma burra alguma coisa que cobria completamente o seu rosto então ele quando falava com o povo ele falava com o véu falar com véu quando ele ia falar com Deus ele entrava no Tabernáculo e ele tirava o véu para falar com Deus tendo falado com Deus ele punho véu e vinha e transmitir as palavras de Deus ao povo então esse trecho aqui é o trecho que.

    Paulo agora vai usar para sua argumentação e vamos ver o que que ele vai o que é que Paulo vai aprontar aqui com essa passagem né em defesa do seu ministério ele faz a partir do verso 7 Deixa eu ver se eu tô com É isso mesmo na verdade a partir do verso 6 do verso 6 até o verso 18 ele faz cinco comparações entre o ministério da Nova Aliança que é o ministério do evangelho e a glória da.

    Antiga aliança que é o ministério desenvolvido debaixo da lei mosaica eu quero ver com vocês esses essas diferenças a primeira a primeira comparação que ele faz é com relação ao conteúdo tá no verso 6 que nós vimos na última quarta-feira mas que também faz parte do contraste Paulo diz no verso 6 Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança não da letra mas do Espírito porque a letra mata mas o espírito vivifica Então.

    A primeira comparação que ele faz aqui é com relação ao conteúdo das duas alianças e do dois Ministérios o ministério da antiga aliança que Paulo chama de lei diz que condena e mata enquanto que o ministério o novo o ministério da Nova Aliança no espírito e nosso quarta-feira passada argumentamos que espírito aqui é espírito com em maiúsculo se refere ao Espírito de Deus o ministério do Espírito ele vivifica Então pode parecer glorioso mas na verdade a lei tudo aquilo tinha como objetivo mostrar o pecado do homem e.

    Condená-lo e apontar para a necessidade de um Salvador enquanto que o ministério da nova aliança o evangelho cristianismo ele pode parecer mais simples mas ele pelo Espírito Santo traz vida ele traz vida isso portanto torna a Nova Aliança superior antiga essa é a primeira comparação segunda comparação é com respeito a finalidade versos 7 A 9 a antiga aliança trazia.

    Morte condenação e a Nova Aliança traz vida e justiça pelo Espírito veja de novo aí do verso 7 até o verso 9 e se o ministério da morte referindo-se a legislação Judaica gravado com pé letras em pedras se refere as duas tábuas da lei que Moisés trouxe do Alto do Monte se revestiu de glória a ponto de os filhos de Israel não puderem citar a face de Moisés por.

    Causa da Glória do seu rosto ainda que desonescente esse ponto aqui ele vai explorar mas adiante porque o antigo testamento não fala nada disso não é mais Paulo aqui já vai dizer aquela Glória era uma glória que tava acabando vocês tem que entender porque que Moisés botou o véu não é porque tava fuscando vocês não é para que os filhos de Israel não percebessem que o brilho estava diminuindo estava diminuindo já então ele já dá uma dica aqui eles olha se o ministério da.

    Morte da condenação veio com toda aquela glória a ponto de Moisés tem que cobrir o rosto com véu como não será de maior Glória o Ministério do Espírito Santo se o ministério de da Lei gravada em pedra vem com aquela Glória toda ao Ministério do Espírito de Deus mediante a pregação do evangelho baseado na morte e ressurreição de Jesus tem uma glória muito maior.

    Só que a glória da antiga aliança era uma glória visível a glória externa baseada no brilho externo a glória da Nova Aliança pelo Espírito Santo ela é baseada em ela é referida ou conferida de outras maneiras aqui aí ele diz no verso 9 se o ministério da condenação que foi a lei que Moisés trouxe foi Glória muito maior em muito maior proporção será glorioso o Ministério da Justiça ou.

    Seja o ministério pelo qual Deus justifica os homens porque o ministério da Lei não justificava o objetivo da lei da lei que Moisés trouxe do Alto do Monte Sinai era mostrar pecaminosidade do homem condená-lo subjulgá-lo debaixo da lei para mostrar que ele não podia ser o seu próprio Salvador porque ele não conseguia cumprir todos os requisitos da Lei então ele precisava de alguém que o redmisse que o salvasse Esse era o ministério da morte da lei da pedra que.

    Da letra que mata e se esse Ministério veio em Glória muito maior será a Glória do Ministério que salva que justifica o pecador que o regime das suas iniquidades e Paulo Então tá se ferindo a pregação do evangelho em Cristo Jesus a glória o ministério da da vida da Justiça com relação à finalidade também é superior ele continua agora a comparação no verso 10 até o verso.

    13 explorando aquele aquela frasezinha que ele ele tinha dito né final do verso 9 dizendo no final do verso 10 na verdade quando ele diz que no final do verso 7 desculpem por causa da Glória do seu rosto ainda que desonescente agora ele retoma o que ele disse no verso 7 no verso 10 até o verso 13 fazendo essa comparação entre a permanência da Glória na nova aliança e na antiga.

    Aliança o que que ele tá dizendo aqui ele vai trazer um conceito que não não é claro no antigo testamento mas é Paulo interpretando as escrituras autoritativamente como Apóstolo de Jesus Cristo o que ele vai dizer aqui é que a razão pela qual Moisés colocou o véu sobre o rosto não era para que o povo ficasse ofuscado evitar que o povo ficasse ofuscado com brilho de Moisés era para que o povo não visse que aquele brilho estava passando Essa foi a razão ó como ele diz aqui.

    Verso 10 na verdade o que outrora foi glorificado o ministério mosaico nesse respeito já não resplandece a glória já acabou isso diante da atual sobre excelente Glória apareceu uma glória maior que a glória do evangelho e ofuscou sobrepujou a glória da antiga aliança peço 11 Porque se o que se desvanecia teve a sua glória ou seja se o ministério de Moisés da antiga aliança da lei que era.

    Passageiro teve a sua glória muito mais Glória tem o que é permanente a lei de Moisés era provisória antiga aliança era provisória ela era típica ela apontava era sombra ela indicava para frente para a chegada do Messias Ora se ela que apontava para frente era provisória e passageira teve Glória muito mais Glória tem aquilo para o que ela apontava o Ministério do evangelho que agora é permanente é para todo sempre não vem.

    Mais nada agora depois do Evangelho é o último estágio do plano da Redenção de Deus se o primeiro estágio que era passageiro foi coberto de Glória imagine a glória do último estágio né que é permanente é o que vai ficar para sempre essa comparação que ele faz aí versos 12 e 13 e tendo pois tal esperança ou seja de que o evangelho ele tem uma glória muito maior um brilho muito maior nós servimos de muita ousadia no falar.

    E nós não somos como Moisés é aquilo a interpretação não somos como Moisés vê Paulo se comparando a Moisés agora né Nós não somos como Moisés que põe a véu sobre a face para que os filhos de Israel não percebessem a terminação daquilo que se desvanecer a razão pela qual Moisés põe o véu era para que os filhos de Israel não percebessem que a glória da antiga aliança ela estava passando ela era.

    Passageira ela teria que dar lugar ao Ministério mais glorioso é uma glória superior por isso o véu aí Paulo disse Nós não somos como Moisés eu não preciso esconder nada de vocês porque o brilho do Evangelho da Nova Aliança ele é Perpétuo ele é para sempre eu não há necessidade de ocultar essa verdade com havia sido ocultada na antiga aliança agora vemos Chegamos na quarta comparação de Paulo que vai aí do verso.

    14 até o verso 17 em que tem a ver com a o entendimento das escrituras o que Paulo vai dizer é que os juDeus até hoje quando eles leem o antigo testamento eles não entendem o antigo testamento porque aquele véu que estava sobre Moisés está no coração deles mas na Nova Aliança toda pessoa que se converteu a Cristo o véu foi tirado e portanto a pessoa pode olhar para um antigo testamento e entender a mensagem do Antigo Testamento com clareza a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qE7Zk-ifLoU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem